04/05/2020

[Resenha] Poesia completa | Maya Angelou

Poesia completa

Autor(a): Maya Angelou
Editora: Astral Cultural
Páginas: 336
Resenha por: Larissa
Avaliação: 4/5
Compre: Amazon / Livraria da Travessa

*Livro cedido pela editora para resenha


Sinopse: Por meio de sua ilustre carreira na literatura, Maya Angelou presenteou, curou e inspirou o mundo com suas palavras. Em sua comovente e poética escrita, a beleza e espírito de sua voz vivem nesta obra que reflete e honra a história notável da escritora - de suas reflexões sobre a vida afro-americana à celebração revolucionária da condição da mulher negra. Atemporais, os versos de Maya passam por gerações e mostram por quais motivos a poeta legendária, ativista e professora é considerada uma mulher fenomenal.

Resenha: O livro é dividido de acordo com os livros de poesia publicados pela autora - "Apenas me dê um copo de água gelada antes que eu morraaa", "Oh, reze para que minhas asas me caiam bem", "E ainda assim eu me levanto", "Shaker, por que você não conta?" e "Eu não serei levada" - e mais alguns outros poemas avulsos.

No primeiro livro, "Apenas me dê um copo de água gelada antes que eu morraaa", as poesias falam de homens, amor, perdas, lembranças, lágrimas, morte, capitalismo, liberdade, negro, injustiças, desigualdade, escravidão, etc. Eu gostei muito do poema "Quando penso sobre mim mesma", que é bonito e triste ao mesmo tempo.

"Meus pais podem me fazer cair na gargalhada,
Rir tanto até quase morrer,
As histórias que eles contam soam como mentiras,
Eles cultivam a fruta,
Mas só comem a casca,
Gargalho até começar a chorar,
Quando penso sobre meus pais."

A segunda parte é "Oh, reze para que minhas asas me caiam bem", e nela são trabalhados temas como recomposição, quarenta anos, tempo, saudade, amores, insegurança, África e Estados Unidos, negro e branco, ódio, lembranças, seus pais, medo, etc. Dessa obra eu destaco o texto "Sozinha", em que o eu lírico fala que ninguém se dá bem na vida sozinho.

"E ainda assim eu me levanto" é o próximo livro, acredito que um dos mais famosos da autora. Desse livro eu gostei muito dos poemas "Ainda assim eu me levanto", que dá nome ao livro, e "Obrigada, Senhor", que é simplesmente lindo e emocionante, é praticamente uma oração, agradecendo a Deus.

"Obrigada, Senhor
Eu quero agradecê-lo, Senhor,
Pela vida e tudo o que existe nela.
Obrigada pelo dia
E pela hora e pelo minuto.
Eu sei que muitos já se foram,
E eu ainda estou vivendo,
Eu quero Te agradecer."

O próximo livro é "Shaker, por que você não canta?", onde a autora trabalha temas como tristeza, amor, recuperação, poeta, pássaros, liberdade e prisão, sua mãe, esperança, fome, perda, despedida, insônia, mudanças, inocência, etc. Dois poemas bem tristes e tocantes são "Uma boa mulher se sentindo mal" e "Minha vida virou tristeza".

E o último livro é "Eu não serei levada", que traz temas como intolerância, velhos, amor, mudanças, abuso infantil, anseios, lembranças, luta, mulheres, almas, etc. Um poema muito interessante dessa parte é "Humanidade", no qual Maya fala da humanidade, falando das diferenças que existem entre a gente, mas no final conclui dizendo que as semelhanças são bem maiores do que as diferenças.

"Eu percebi as diferenças óbvias
entre cada tipo e modelo,
mas nós somos mais semelhantes, meus amigos,
do que diferentes."

"No ritmo da manhã" trata-se de um poema avulso, que fala sobre história, inclusão social e responsabilidade; pesquisando mais a respeito, descobri que este poema foi lido por Maya Angelou na tomada de posse de Bill Clinton como presidente, e trouxe ainda um Grammy para a autora. Outros poemas avulsos presentes no livro são "A maravilha se anuncia", que foi escrito na ocasião das Olimpíadas de 2008 por solicitação do comitê olímpico, e "Seu dia acabou", escrito para o ex-presidente Nelson Mandela, quando este veio a falecer.

A parte "Celebrações" traz poemas que foram escritos para fins especiais. "Uma verdade corajosa e surpreendente" fala sobre a paz que almejamos, em um mundo tão caótico, e foi o segundo poema da autora lido em público, em comemoração ao 50º aniversário da ONU. "Continue" é um parabéns pelo aniversário de cinquenta anos de Oprah Winfrey, e é muito bonito. "Paz incrível" fala também sobre a paz, principalmente aquela que chega no tempo do Natal, cheia de esperança. Um dos poemas mais lindos, tanto desta parte quanto do livro inteiro, é "Mãe", que a poeta escreveu no dia das mães para sua mãe.

Como acredito que vocês puderam perceber, foi uma leitura que me trouxe muitas reflexões e aprendizados. Não li os livros autobiográficos - ela tem sete - de Maya Angelou, mas através de seus poemas pude perceber que ela foi uma mulher muito batalhadora e revolucionária. Seus escritos emanam beleza e uma poeticidade incrível. Foi uma honra ter tido a oportunidade de ler esse livro.

11 comentários:

  1. Oii!

    Eu não conhecia a autora e faz muito tempo não lia algo de poemas. Gosto de saber que pela escrita dela dá pra saber como foi a vida de Maya. Fiquei bem curiosa, principalmente os que falam sobre a busca pela paz (que é sempre atual) e esse sobre o dia das mães.
    Parece ser uma obra delicada e profunda.

    Beijinhos,
    Ani
    www.entrechocolatesemusicas.com.br

    ResponderExcluir
  2. A leitura que os poemas nos proporcionam é incrível. Nós aprendemos e sentimos emoções a todo momento, mas acho que cada poema vem na hora certa, não leio poemas diretamente, sempre faço pausas e tento ler no momento ideal.
    Não conhecia esta autora e gostei bastante do tema abordada de suas poesias.
    Parabéns pela resenha <3

    https://bibliotecandoblog.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Eu tenho muita vontade de ler alguma obra da Maya Angelou, inclusive tenho um e-book no Kindle, mas ainda não tive a chance de lê-lo. E como eu gosto bastante de poesia, principalmente escritas por mulheres, sei que irei adorar esse livro. Eu ainda não o conhecia, por isso fiquei feliz em ler sua resenha.

    www.sonhandoatravesdepalavras.com.br

    ResponderExcluir
  4. Olá, tudo bem? Adoro quando podemos tirar grandes reflexões da obra, Admito que não conhecia a autora e suas poesias, porém depois da resenha me atentei mais sobre. Acho que talvez para mim, funcionaria melhor primeiro conhecer sua biografia, para que assim acontecesse uma maior conexão nos seus pensamentos. Enfim, dica mais que anotada! E ótima resenha!
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Tenho muita vontade de ler algo da autora e acho que começar pelas poesias seria o ideal. Tenho a impressão que vai super funcionar pra mim.
    bEIJOS

    ResponderExcluir
  6. Olá, como vão as coisas?

    Ainda não tive a oportunidade de ler alguma obra da Maya, porém, admiro-a bastante. Realmente, como você escreveu em sua resenha, ela nos passa a impressão de uma mulher batalhadora e revolucionária para a época. Um exemplo e tanto de mulher!

    Abraços!
    www.acampamentodaleitura.com

    ResponderExcluir
  7. Oi, Larissa.
    Não li nenhum livro dessa autora, mas pela sua resenha pude ver que ela parece ser uma mulher e tanto! Poesia não é o meu forte, mas vou anotar a dica para poder passar para quem eu sei que curte bastante!
    beijos
    Camis - blog Leitora Compulsiva

    ResponderExcluir
  8. Pelos trechos que li dos poemas, notei que há muita emoção e intensidade por parte da autora, parece ser um livro intenso com muita reflexão após sua leitura.

    ResponderExcluir
  9. Oi, Larissa! confesso que desconheço livro pouco tenho lido de poesia, mas adorei a proposta!
    bjos
    Lucy - Por essas páginas

    ResponderExcluir
  10. Oi!
    Ador poemas e poesias, me trazem sempre uma reflexão e me deixa meditando em muitas coisas sobre a vida, não conhecia essa autora, mas estou muito curiosa para ler sobre ela e seus poemas, obrigado pela dica, parabéns pela resenha, bjs!

    ResponderExcluir
  11. Eu adoro livros que trazem reflexões para a gente, porque elas são sempre proveitosas e mudam algumas coisas em nós. amei essa indicação, já salvei!

    ResponderExcluir