29/04/2016

Resenha: Coraline - Neil Gaiman

Coraline

Autor(a): Neil Gaiman
Editora: Rocco
Páginas: 155
Resenha por: Viviane
Nota: 4/5





Sinopse: No livro, a jovem Coraline acaba de se mudar para um apartamento num prédio antigo. Seus vizinhos são velhinhos excêntricos e amáveis que não conseguem dizer seu nome do jeito certo, mas encorajam sua curiosidade e seu instinto de exploração. Em uma tarde chuvosa, a menina consegue abrir uma porta que sempre estivera trancada na sala de visitas de casa e descobre um caminho para um misterioso apartamento 'vazio' no quarto andar do prédio. Para sua surpresa, o apartamento não tem nada de desabitado, e ela fica cara a cara com duas criaturas que afirmam ser seus "outros" pais. Na verdade, aquele parece ser um “outro” mundo mágico atrás da porta. Lá, há brinquedos incríveis e vizinhos que nunca falam seu nome errado. Porém a menina logo percebe que aquele mundo é tão mortal quanto encantador e que terá de usar toda a sua inteligência para derrotar seus adversários.

Resenha: Eu costumo ler o livro e, após, assistir o filme, mas desta vez fiz ao contrário. Confesso que prefiro ler e depois assistir, pois a memória do filme é muito forte e quando tem diferenças, prejudica um pouco a leitura, mas vamos à resenha.

O livro narra (em terceira pessoa) a grande aventura da vida de Coraline. Após se mudar com os pais para o que me pareceu ser uma cidade pequena, ela se sente entediada e sem nada para fazer. Seus vizinhos de apartamento são duas senhoras, ex atrizes de teatro, e um velho que "treina" ratos para um show, ele seria um ex integrante de circo.

Sem nada para fazer e ainda em férias, Coraline começa a explorar seu apartamento e descobre, em uma sala, uma porta trancada. Quando ela encontra a chave, descobre que há apenas uma parede de tijolo atrás dela. A menina se decepciona, mas não desiste. Durante a noite, após ouvir barulhos na sala, ela vai até lá e descobre a porta aberta e com uma passagem para algum lugar, então ela, muito curiosa, entra na porta para ver onde ela vai dar.

No final do corredor escuro que se seguia após passar pela porta, Coraline encontra um mundo semelhante ao seu, com pais e vizinhos iguais aos seus, exceto por um pequeno detalhe: todos têm olhos de botões.

Ali ela se sente no paraíso. A "outra mãe" faz tudo que ela quer, inclusive comidas maravilhosas. Ela poderia ficar ali para sempre, mas para isso teria que abandonar seus verdadeiros pais e... costurar botões no lugar de seus olhos.

"Eu não quero tudo o que eu quiser. Ninguém quer. Não realmente. Que graça teria ter tudo o que se deseja? Em um piscar de olhos e sem o menor sentido. E daí?"

Coraline fica apavorada e volta para o "mundo real", mas seus pais verdadeiros desapareceram e ela precisa voltar através da porta e tentar encontrá-los.

Ao voltar, Coraline propõe à "outra mãe" um jogo, onde se ela ganhar, pode ir embora com seus pais, e se perder, ficará ali para sempre. Mas as coisas não serão tão fáceis quanto Coraline pensa e as coisas que ela vai descobrir neste mundo, são de arrepiar.

Eu adorei o livro, acho que o filme foi um pouco diferente, mas a essência é a mesma. Gostaria de finalizar minha resenha com uma frase do livro que é a minha preferida deste e de qualquer outro livro que eu tenha lido. É tipo a frase que me define...

"- Porque - disse ela - quando você tem medo e faz mesmo assim, isso é coragem."

19 comentários:

  1. Olá!
    Eu também prefiro ler e depois assistir o filme, se eu faço o contrário acabo perdendo a vontade :(
    Nunca tinha visto esse livro e a capa me chamou atenção. Achei a história super diferente, emocionante e com uma baita aventura!
    Adorei a resenha.

    Beijão
    Leitora Cretina

    ResponderExcluir
  2. Oie...
    Não havia melhor jeito de terminar essa resenha do que com essa fantástica frase!
    Adorei a sua resenha e tenho um pezar danado de até hoje não ter lido nada desse autor.
    Beijos

    http://coisasdediane.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Olá, eu amo esse filme! Sempre tive medo que o livro fosse muito simples comparado ao livro mas aparentemente não é. Já anotei a dica :)

    Abraços.
    aressacaliteraria.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Gostei da resenha Viviane. Parece realmente ser um excelente livro e fiquei curiosa quanto ao filme. Beijo!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
  5. Oi meninas! Eu tb prefiro ler e depois assistir, mas acreditam que até pouco tempo não sabia que o filme era baseado num livro? Estou louca para conferir a leitura.
    Beeijos
    http://lua-literaria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Que bacana a premissa!!
    Acho que eu iria gostar!
    E que lindo esse quote no final <3

    Beijinhos :*
    Sankas Books

    ResponderExcluir
  7. Olá, Viviane!
    Sou apaixonada pelo filme "Coraline e o Mundo Secreto" acho incrível e é um dos meus favoritos <3 Há um tempo que fui descobrir que tinha livro haha Amei sua resenha!
    Beijos, Garota Vermelha
    www.livrosdagarotavermelha.wordpress.com

    ResponderExcluir
  8. Olá,
    Eu li um livro do autor e não gostei muito, mas não desisti dele e tenho vontade de ler esse. Acho essa premissa muito fascinante. Ainda não vi o filme e prefiro ler antes também. Mas quando assistimos antes a decepção com o filme é menor hehe.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  9. Tenho muita curiosidade sobre os livros de Neil Gaiman, adquiri um que não é tão conhecido, mas ainda não chegou :/
    Beijo, beijo!

    Blog da Gih

    ResponderExcluir
  10. Oie tudo bem? já ouvi muito falar desse autor e sempre coisas boas, porém ainda não tive oportunidade de conhecer, sua resenha me deixou super curiosa e espero poder ler em breve!

    XoXo

    http://www.leituraentreamigas.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Infelizmente eu só vi o filme, mas tenho muita, muita vontade de ler o livro! Uma hora eu consigo rsrsrsrs

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  12. Oi meninas!
    Não li o livro, mas vi o filme e achei assustador!
    Mas tenho curiosidade de ler o livro também, Neil Gaiman é sempre bom.

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  13. Oie =)

    Eu tenho meio que uma relação de amor e ódio com o Gaiman rs... tem livros dele que amo muito e outros que não amo tanto assim.
    Coraline eu assisti só ao filme e para falar a verdade gostei mais da trilha sonora do da história em si.
    Mas ainda pretendo ler o livro, só não sei quando rs...

    Ótima resenha!

    Beijos;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary

    ResponderExcluir
  14. Esse livro está no top livros que tenho de começar a ler do Gaiman.
    Confesso que o filme me deu medinho...
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  15. Adorei a resenha!
    Faz parceria ?
    Um beijo ;*
    Email para contato: quele.sunflower.lorrane@gmail.com´
    Quele Lorrane ♥ | Girls Sweet

    ResponderExcluir
  16. Oie, tudo bem?
    Primeira visita ao blog de vocês, e estou adorando!
    Eu ainda não tive a oportunidade de ler o livro, mas vi o filme e gostei muito, só acho que não pode ser chamado de "infantil", é meio sombrio né? rsrsrs
    Adorei a resenha, parabéns!
    Convido vocês a visitar o meu blog <3

    Beijos,
    Ana | Blog Entre Páginas
    www.entrepaginas.com.br

    ResponderExcluir
  17. Oiii!!
    A único livro do Gaiman que eu li foi Um Oceano no Fim do Caminho
    e, apesar de ter gostado, acabei não lendo mais nada dele. Adorei
    a resenha e achei essa premissa muuito interessante. Já entrou pra minha lista de desejados.

    Também prefiro ler antes de assistir e vou me segurar pra não procurar o filme antes de conseguir o livro.

    Beeijos,
    Sala de Leitura

    ResponderExcluir
  18. A melhor definição de coragem de todos os tempos é a de Neil Gaiman em Coraline: "quando você tem medo e faz mesmo assim, isso é coragem". Eu amo Neil Gaiman então Coraline também tem um espaço enorme no meu coração. Dei minha edição a uma amiga, mas estou me sentindo tentada a comprar outra. Sua resenha ficou muito linda, começamos da mesma forma com essa história, primeiro o filme, depois o livro, concordo que tem coisas diferentes entre um e outro, mas os dois são perfeitos.

    #DoQueEuLeio

    ResponderExcluir
  19. Oi!! Quando um amigo meu disse que já havia lido Coraline eu fiquei muito ansiosa para ler o livro, porque é um dos meus filmes favoritos, além de ter algo sobrenatural na história. Uma história de terror infantil! Que coisa demais. Mas infelizmente nunca encontrei o livro mas lendo sua resenha, ao menos sei que ele existe de verdade!! Vou tentar procurar de novo e ler logo.
    Beijos!
    https://oreinoencantadodeumaleitora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir