22/04/2016

Resenha: O penúltimo capítulo - Clarice Pessato

O penúltimo capítulo

Autor(a): Clarice Pessato
Editora: Imprensa Livre
Páginas: 206
Resenha por: Viviane
Nota: 4/5
*Livro cedido pela autora para resenha




Sinopse: Ao referir-se a capítulos, a autora faz uma alegoria como se a vida fosse um livro esperando um último capítulo com final feliz, Clarice, uma jovem de 18 anos, ativa e cheia de sonhos, vê sua vida se transformar quando foi vítima de um acidente automobilístico que a deixou tetraplégica.

Ela conta a história da luta contra a tetraplegia e a discriminação e que, pela fé, venceu o sofrimento e a falta de respostas, recebendo a capacidade para superá-los. Também mostra como Deus pode usar até mesmo as experiências mais dolorosas de nossa vida a fim de levar-nos para mais perto d'Ele e executar seus propósitos através de nós.

Resenha: O livro "O penúltimo capítulo" conta a estória de Clarice, que aos dezoito anos sofreu um terrível acidente, por culpa de um motorista alcoolizado, e como consequência, ficou tetraplégica.

Já no primeiro capítulo "debulhei-me" em lágrimas, acho que não há nada pior para uma mãe e um pai do que receber um telefonema avisando que sua filha sofreu um grave acidente e está sendo levada para um hospital em outra cidade. Pais estes que se deslocaram para lá, sem ter ideia do real estado da filha.

Todo este drama se passou aqui no Rio Grande do Sul, meu estado querido, então tive um apego sentimental à estória.

Clarice viajava com o namorado, Júlio, quando um caminhão, transportando um time de futebol na carroceria (ilegalmente), e com um motorista bêbado, bateram em outro veículo, envolvendo o carro em que Clarice estava. Seu namorado teve ferimentos leves, mas Clarice ficou por vários dias em coma e quase dois meses internada em um hospital. Devido à uma grave lesão na coluna cervical, ela ficou tetraplégica, e pelo o que os médicos falaram, foi um milagre ela ter sobrevivido.

"Eu teria um comprometimento irreversível para a ciência e para os homens, mas no momento a luta ainda era pela vida. Somente um milagre de Deus, até mesmo para sobreviver."

Mas a batalha estava só começando, foram muitos médicos, muitos hospitais, mudanças de endereço para facilitar o tratamento, algumas cirurgias, fisioterapias diariamente, o que sua mãe, Celina, precisou aprender para ajudar a filha.

Com o tempo, o namorado e os amigos se afastaram de Clarice, mas novas amizades surgiram, principalmente através de cartas e emails. Clarice e sua família conheceram várias outras famílias que também estavam passando pelo mesmo dilema. Não foi uma tarefa fácil ser aceita na sociedade, e principalmente, se aceitar na nova condição.

Mas como nada nesta vida acontece por acaso, Clarice encontrou na palavra de Deus um significado e um consolo para tudo que estava vivendo. Passou a frequentar a igreja e a estudar mais sobre religião, foi professora de uma turma de crianças, tinha uma coluna semanal em um jornal local e desenvolveu um lindo trabalho com presidiários, ajudando-os a conhecer a palavra de Deus.

Clarice conseguiu um limitado movimento no braço esquerdo, isto a possibilitou escrever e mais tarde, digitar este livro. Inicialmente ela não considerou a ideia quando algum amigo sugeriu, pois não teria o "último capítulo" para escrever, mas com o tempo ela entendeu que este capítulo pertence unicamente a Deus, e só Ele tem o poder de escrevê-lo.

"A vitória não é dos que largam na frente, mas dos que perseveram até o fim."

Eu não posso dizer que foi uma linda estória, pois ela é real, mas foi muito emocionante e edificante. A coragem e a força que Clarice demonstrou, me envergonham de reclamar dos pequenos problemas do dia a dia. Sou imensamente agradecida por ter conhecido esta mulher de força, coragem e fé.

"Enquanto eu estava escrevendo estas linhas, confirmo este propósito de ser benção. Este livro não é para ser só uma leitura, mas é para abençoar a vida de quem estiver lendo."

38 comentários:

  1. Oi
    eu li esse livro e gostei muito, a clarice teve muita força e foi uma lutadora para seguir em frente.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Denise, pois é, clarice é um exemplo pra todos que reclamam da vida por qualquer coisinha.
      Beijos

      Excluir
  2. Olá!
    Já li esse livro e até já fiz resenha lá no blog. E é realmente incrível a força e a fé que a Clarice tem, sem dúvidas é um exemplo de mulher.
    Beijos

    www.lendoeapreciando.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente, um grande exemplo a ser seguido, eu por muito menos parei de estudar.
      Beijos!

      Excluir
  3. Não conhecia o livro, mas adorei a premissa de como ela superou os obstáculos e usou tudo que aprendeu pra inspirar outras pessoas. Fiquei com vontade de emocionar com a estória também!

    Virando Amor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carol, se tu é emotiva, com certeza já vão correr lágrimas no primeiro capítulo.
      bjos!

      Excluir
  4. Não conhecia o livro ainda, mas pelo que vi demostra determinação e fé. ótima resenha.
    Bjs
    http://eternamente-princesa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luiza, sim, muita determinação, fé e persistência acima de tudo. A família da Clarice foi muito importante nas decisões dela.
      Bjos

      Excluir
  5. Olá. Não vou mentir dizendo que eu pegaria este livro para ler, pois dificilmente eu faria. Ainda mais sendo uma história real sei o quanto eu ficaria abalada com as coisas que Clarice narra durante a obra. :(
    Beijos
    Sil - Estilhaçando Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Silviane, eu também evito biografias, por serem reais, meu sofrimento também é mais real. Mas mesmo assim eu gosto de conhecer as história de vida das pessoas, e a da Clarice, é comovente.
      Bjos!

      Excluir
  6. Olá, tudo bem?
    Já vi esse livro em muitos blogs e sempre fico com vontade de ler, mas ainda não tive a oportunidade.
    Tenho certeza de que essa é uma história muito inspiradora e que assim como ajudou a autora, pode ajudar os leitores :)
    Um beijão
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Gislaine!
      É inspiradora sim, nos passa uma grande lição de persistência.
      Bjos!

      Excluir
  7. Olá,
    Geralmente eu prefiro ler ficção. Mas uma história como essa merece ser lida. São histórias assim que nos dão forças e nos faz ver que o maior problema que estamos passando não é nada se for olhar para o problema dos outros.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sil, também prefiro ficção, pois sei que não é real, mas de vez em quando precisamos voltar a realidade e ver o que se passa ao nosso redor.
      Bjos!

      Excluir
  8. Olá meninas,
    Eu não conhecia o livro e por ser real, já me deixa intrigada.
    Gosto de ler coisas com fundamentos, sabe? Parece que sinto a realidade e sentimento nas palavras.
    Quero ler.
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Alessandra, fico feliz que a história tenha te interessado, quando ler, me conte o que achou.
      Bjos

      Excluir
  9. Ola! Livros com histórias reais são emocionantes e este foi o caso não é? Uma pessoa que tinha uma vida sem dificuldades e de repente tudo muda é complicado, mas quando acreditamos em Deus e nas maravilhas que ele pode fazer em nossas vidas, as dificuldades se tornam pequenas em torno de tudo aquilo que está ao nosso redor. E mais ainda, a família é a coisa mais importante em toda nossa vida, os amigos....olha eu não sei, são poucos os que mantém contanto quando a vida de uma pessoa, e mais ainda uma adolescente, muda drasticamente.

    Beijão da Lari!
    Brilliant Diamond |Fan Page

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Larissa, tu captou exatamente a mensagem que a história nos passa, a família foi tudo na vida da Clarice, os amigos de antes se afastaram, mas novos e melhores surgiram. Não foi fácil, mas Clarice encarou como uma grande lição o que lhe aconteceu, e só tirou coisas boas de tudo isso. Tenho certeza que Deus reservou a ela um lindo último capítulo.
      Bjos Lari.

      Excluir
  10. Que bacana essa história!!!
    Eu gosto de livros que deixam essas lições!!
    E ainda é real, nossa!
    Gostei muito!

    Bom final de semana!!

    Beijinhos!
    Sankas Books

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Thay, muito real, e muito emocionante.
      Bjos!

      Excluir
  11. Olá!
    Poxa, que história bacana. Não deve ser fácil se ver deficiente. Eu sou deficiente, mas a minha deficiência é congênita. Para mim, a deficiência não é um peso nem um castigo. Porque de fato não é. É uma condição. É um modo peculiar de viver, mas tão válido quanto todos os outros. No entanto, ver-se deficiente de um dia para o outro é um baque, é um choque, sem dúvida. E encontrar forças para se aceitar e entender que a nova condição não é algo terrível, mas que apenas precisa de adaptações e outros elementos que até então não eram necessários, é fundamental. Cada um encontra essa força em algum lugar e em algo. Fico contente que essa moça tenha encontrado o seu instrumento de força e finalmente deu a volta por cima e vive a vida de maneira bela e leve. É o que vale. O que importa é ser feliz, apesar dos pesares.
    Beijo!

    Blog || Fan Page

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Erica, pois é, acho que o pior é o choque de estar "perfeita" e de repente, acordar em uma cama de hospital sem mexer do pescoço para baixo. Clarice como toda jovem, primeiro se revoltou, mas mas tarde encontrou em Deus um conforto e uma explicação para tudo que aconteceu. Eu, particularmente, acho que nada acontece por acaso em nossas vidas e de tudo, devemos tirar uma lição e um lado bom.
      Um super beijo, gostei que tu me confiou um pouquinha da tua história.

      Excluir
  12. Oi! Este livro para ser muito triste, não conhecia mas fiquei mexida apenas lendo a resenha. Dica anotada.

    Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cida, que legal que minha resenha já mexeu contigo, agora tu imagina o livro...?!?!
      Bjos!

      Excluir
  13. Oi, moças! Já li várias resenhas a respeito desse livro, todas muito positivas. Realmente conhecer histórias de superação nos faz repensar várias coisas e dar valor ao que temos e ao que somos.

    Beijos, Entre Aspas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade Carla.
      Muito obrigada por sua visita e comentário.
      Bjos!

      Excluir
  14. A capa do livro me agradou bastante e a resenha dele mais ainda, adoro historias emocionantes *0*
    http://b-uscandosonhos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi flor, a capa é linda mesmo, Clarice se compara a borboleta devido a metamorfose que ela própria sofreu.
      Bjos

      Excluir
  15. Oii, tudo bom?
    Já é a segunda resenha que vejo falando desse livro e estou começando a querer ler também, apesar de não gostar de livros baseados em fatos reais. Essa capa realmente chama a atenção e me deixou bastante curiosa para saber como tudo termina :)
    Estante de uma Fangirl

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Daniele, que legal que gostou e te deu vontade de ler. Leia sim.
      Bjos

      Excluir
  16. Não conhecia o livro, mas parece ser uma história intensa. Que bom que você se envolveu tanto com a leitura :)
    Beijos,
    alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mari, é intensa e envolvente, vale a pena ler.
      Bjos!

      Excluir
  17. Não conhecia, mas também não sei se teria coragem de ler, nem posso imaginar a dor pela qual Clarice passou, acho que eu choraria o livro inteiro.

    Beijos
    http://orangelily.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lilian, com certeza choraria bastante. Prepare-se.
      Bjos!

      Excluir
  18. Poxa, não é um livro lindo, mas deve emocionar pra caramba né, principalmente por ser uma história real :C Não sei se leria, sou muito fraca para histórias assim, mas adorei sua resenha!

    http://www.leitorasvorazes.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lilian, acho que seria lindo se não fosse real. Mas é muito emocionante e motivador.
      Obrigada!
      Bjos

      Excluir
  19. Uma lição de vida, sem dúvida. Mesmo sem ler o livro me senti envergonhada por reclamar de coisas tão banais. Faço ideia se eu ler o livro!
    Eu adorei a sua resenha. Sensível e direta, ao mesmo tempo. Narrou exatamente as emoções que o livro proporciona! E eu adorei o blog de vocês! Como não amar um cantinho todo cor de rosa? Rsrsr...
    Seguindo!
    Adoraria receber a visita de vocês!

    Beijos!
    Fabi Carvalhais
    Pausa Para Pitacos | Participe do TOP COMENTARISTA | Promoção PQ SIM!

    ResponderExcluir
  20. Oi Fabi, que legal que gostou da minha resenha, fico muito feliz, e este lindo cantinho rosa, é a minha livreira favorita, Larissa, que cuida. Obrigada.
    Bjos!

    ResponderExcluir