20/06/2016

Resenha: Cartas de amor de Paris - Samantha Vérant

Cartas de amor de Paris

Autor(a): Samantha Vérant
Editora: Universo dos Livros
Páginas: 320
Resenha por: Larissa
Nota: 3/5
*Audiolivro cedido pelo site para resenha




Sinopse: Vinte anos depois do primeiro encontro, Samantha finalmente descobre o amor de sua vida...

Aos 19 anos, Samantha Vérant conheceu o encantador Jean-Luc em uma curta viagem à França. Eles aproveitaram o clima romântico de Paris e, quando ela voltou para casa, ele escreveu sete lindas cartas de amor - que ela nunca respondeu.

Vinte anos mais tarde, à beira de um divórcio e se perguntando em que ponto sua vida começou a dar errado, Samantha encontra as cartas de Jean-Luc. Ela então o procura na internet para enfim responder às cartas com um longo pedido de desculpas atrasado. Então rapidamente descobre que a conexão entre ambos continua tão forte quanto no dia em que ela o deixou sozinho em uma plataforma de trem em Paris.

Samantha sabe que ir à França para reencontrar o homem com o qual dividiu apenas um dia ensolarado e cheio de paixão é loucura! Mas é por este tipo de loucura que ela tem esperado a vida inteira...

Resenha: Em "Cartas de amor de Paris", a autora, Samantha Vérant, não nos conta uma estória ficcional, mas sim a sua própria história, a história de como encontrou e, vinte anos depois, reencontrou o amor de sua vida.

"Esta é a história de como formatei minha vida e reiniciei meu coração."

Na beira dos quarenta anos, Samantha tem uma vida realmente péssima: não consegue arrumar um emprego fixo, tem um marido mega explosivo e babaca, seu único filho é um cão lindo e peludo, com o qual ela passou a dormir, depois de ser expulsa pelo marido de seu quarto, entre outras coisas.

"Procurando no meu passado, imaginei, talvez eu pudesse pensar no meu futuro. Porque eu não queria viver o resto da minha vida num casamento sem paixão, nem me tornar uma solteirona amargurada, com um coração de pedra. Se existia algum momento para mudar tudo na minha vida, era agora."

Mas toda essa vida drástica de Sam muda quando, em uma conversa com sua melhor amiga, Tracey, ela lembra de um carinha apaixonante que conheceu há vinte anos atrás, quando foi visitar, pela primeira vez, um lugar incrível: Paris.

Jean-Luc, o homem com o qual Samantha havia passado vinte e quatro horas, enviou para ela sete cartas, uma mais linda que a outra, mas isso há muitos anos atrás. Sam, curiosa em saber porque nunca respondeu às belíssimas cartas escritas por Jean-Luc, resolve relê-las, e a seguir, postá-las em um blog (dizem que esse blog ainda existe), para tentar reencontrar seu antigo amor.

"As palavras de Jean-Luc eram um afrodisíaco, um alimento para os famintos de amor. Lê- las era melhor do que comer chocolate compulsivamente, e consumi suas cartas com um apetite voraz, cada página era mais bonita, poética e romântica do que a anterior. Suas palavras eram requintadas, cheias de paixão e promessa. Por mais que ele tivesse escrito, eu sentia meu coração batendo a cada palavra."

Então Sam começa a postar em seu blog sobre seu amor com Jean-Luc, e depois de investigar o Google, descobre o email do local onde ele trabalha, e o que ela faz a seguir é óbvio: envia um email. Assim que a resposta chega, os dois começam a trocar emails e a relembrar os velhos tempos.

Sam logo divorcia-se de seu marido grosso e estúpido e passa a trocar cada vez mais emails com Jean-Luc, e depois de um tempo, telefonemas com duração de mais de duas horas em cada ligação, sendo umas três ligações por dia. Jean-Luc não só chama Sam de "minha princesa", como também a trata como uma.

"Temos muitas coisas em comum, tanto intelectual quanto fisicamente, e é difícil ser atraído pelas duas coisas numa mesma pessoa. Por isso, quando a gente acha essa mulher, não quer deixá- la ir embora. Eu queria muito estar com você, mesmo que seja complicado. Temos de avançar juntos, de mãos dadas, coração com coração, pele contra pele."

O francês de Sam então compra as passagens para que ela possa ir novamente até Paris, e eles se reencontram. Jean-Luc leva Sam à todos os lugares possíveis na França, inclusive no topo da torre Eiffel (juro que nessa parte eu quis ser a Sam). Eles vivem momentos lindos, até que chega a hora de Sam voltar para sua casa, ou melhor, para a casa de seus pais, local onde mora desde que se divorciou de seu ex marido.

"Samantha, alguém em Paris sente sua falta como a escuridão pode sentir falta da luz do sol. Todas as estrelas que você vê no céu mostram o brilho dos meus olhos, que surgiu depois que te conheci. Se você fosse Julieta, eu gostaria de ser o seu Romeu."

Confesso que escolhi esse livro porque nele tem aquela palavrinha mágica que me faz suspirar e sonhar cada vez mais: Paris, mas eu não sabia que através dele eu poderia conhecer um pouco mais da França, de todos aqueles palácios e tudo mais. Foi algo mágico!

Outra confissão que tenho que fazer é que se essa história não fosse real, seria mais uma daquelas que você lê e pensa "Só em livros para esse tipo de coisa acontecer mesmo", mas ela é, e isso nos faz acreditar no amor verdadeiro, nos príncipes encantados.

Apesar de ser um romance, como muitos outros daqueles em que você já sabe o que vai acontecer no final, eu digo para vocês que vale muito a pena a leitura, sério. Principalmente se vocês escutarem o audiolivro, assim como eu, porque o site TocaLivros realmente cumpriu a promessa de "dar vida aos nossos livros", tudo ficou mais engraçado e triste com os tons de voz que a narradora fazia. Ah, e se quiserem saber como foi a minha primeira experiência com audiolivros, aguardem porque em breve farei uma postagem especial sobre o assunto.

30 comentários:

  1. Oi meninas!
    Amei a resenha! Realmente, Paris é mágica! Até os livros que se passam lá tem alguma coisa diferente, não? Um encantamento a mais, não sei explicar o que é.
    Muito legal saber que este livro é sobre a vida da autora e que tudo isso aconteceu com ela. Bem como mencionaram, poderia se passar como um simples romance clichê, sem nenhum fundo de realidade, se acontecesse em qualquer outro livro.
    Fiquei bem curiosa!
    Beijos
    www.blogleituravirtual.com

    ResponderExcluir
  2. Own parece um romance fofo, e Paris é tudo de bom neh, sonho em conhecer algum dia

    http://dailyofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oii, que livro mais fofo.
    Fiquei com vontade de ler pra conhecer mais sobre Paris, também suspiro sempre que ouço esse nome!
    Nunca ouvi um audiobook e tenho um certo receio, vou esperar você contar o que achou!

    Beijos,
    Natália.

    www.doprefacioaoepilogo.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Nossa, que história!!! Realmente parece ser algo de livro mesmo! rs Incrível!! Fiquei curiosa pra ler ou ouvir rs

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  5. Olá!! Esse livro parece ser um máximo!!
    Adorei o blog, Ja estou seguindo.
    Beijokas
    Pensamentos de uma Paloma ~Visite e Siga

    ResponderExcluir
  6. Tão delicioso quando 'um clichê que parece tão pouco cabível para a realidade' é algo real, tão próximo, tão palpável. Adorei saber da obra e, além de tudo, apesar das bases que podem não muito surpreender, parece ter mensagens em entrelinhas maravilhosas, como muito meio de autoconhecimento e críticas que impulsionam a nossa busca pelo que nos dá mais paz do que zunido. Adorei!

    SEMQUASES.COM

    ResponderExcluir
  7. Que legal um audiobook, fiquei curiosa, livro parece ser muito bom ♥

    Beijos
    www.conversandocomalua.com

    ResponderExcluir
  8. Olá,
    Ainda não tive experiência com audiobooks, mas deve ser bacana. O melhor, deve super disciplinar.

    Eu gostei do enredo desse livro e me surpreendi por não ser ficcional. Realmente, dá uma alegrada para ser mais positivo.

    tenha uma ótima semana.
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
  9. Que livro mais fofo! Sempre caimos de amores por um romance clichê desses né, apesar de termos sempre o mesmo pensamento, nunca deixamos de ler, adorei mesmo!

    http://www.leitorasvorazes.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Esse eu já li e recomendo!
    Nunca ouvi um audiobook! Agora me interessei rs
    Bjus
    Taty
    Na Casa dos Abrantes
    Canal

    ResponderExcluir
  11. Olá meninas;
    Preciso tanto formatar a minha vida e reiniciar o meu coração. Adorei a resenha e o livro parece ótimo.
    Queria ter a sorte de viver algo do tipo e nem precisa ser em Paris rsrs

    Beijos da Camila.
    http://cabinedeleitura1.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Não conhecia esse livro, mas a sinopse me encantou! eu adoro livros desse gênero, parece ser uma leitura que flui bem... e já me simpatizei com a Samantha! kkkk vou adiciona-lo nas minhas proximas leituras.
    Beijos!
    http://leitoraemsagas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Achei a sinopse bastante interessante. Curto esses livros menininha, sabe? as vezes tudo que a gente quer é algo bem levinho pra animar a vida HAHAH

    beijo
    beinghellz.com

    ResponderExcluir
  14. Amo esse tipo de história, bem clichê hahah e quando li que era real, fiquei boquiaberta! Realmente parece aquelas histórias que só acontecem em filmes e livros! Adorei mesmo, fiquei com vontade de ler!
    Um beijão,
    Gabi do likegabs.blogspot.com ♡

    ResponderExcluir
  15. Adorei a resenha e o livro parece ser ótimo. Amores assim sempre nos fazem suspirar.
    Amei a indicação!
    Bjs❤
    Abrir Janela

    ResponderExcluir
  16. Olá,
    Apesar de preferir ler ficção, quando a história parece ser bonita como essa eu me interesso em ler. Fiquei aqui curiosa para saber o porque dela não ter respondido as cartas e como ficou a vida dele depois de tanto tempo. Só não sei se teria paciência para ficar ouvindo hehe.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  17. Oie meninas =)

    Adoro um clichê bem desenvolvido e pelo caso é isso que acontece aqui.
    Não conhecia o livro e nem a autora, mas já anotei a dica aqui ^^

    Beijos;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary

    ResponderExcluir
  18. Que maravilhoso, acredita que eu não conhecia o livro?! Fiquei encantada pela resenha, assim que for a uma livraria correrei em busca deste! haha
    Beijos, Jardim de primavera

    ResponderExcluir
  19. ''Esta é a história de como formatei minha vida e reiniciei meu coração.''

    Genteeeeeeeee, que amor esse livro!!
    super apaixonei por ele! *-*
    Amei sua resenha, super completinha! <3

    beijooooos!
    www.ressurgente.com

    ResponderExcluir
  20. Estou lendo esse livro. <333

    Beijos,
    Postando Trechos

    ResponderExcluir
  21. Oi meninas! Eu adoro histórias ambientadas em Paris e saber que este livro explora mais do que apenas a cidade e sim muito mais da França me deixa bem animada.

    Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  22. Quando vi o livro, logo pensei que era uma historia de ficção, mas fiquei muito feliz por ser uma historia de não ficção, adorei com certeza o livro, nos passa um sentimento de que segundas chances são reais e que nunca é tarde.

    Resenha | Fangirl, Rainbow Rowell

    ResponderExcluir
  23. Chocada que é uma história real! É amor demais <3 Gostei muito da história e sou exatamente que nem você: amo viajar através dos livros! No meu caso, meu local favorito do mundo inteiro é NY, se tem essa cidade no meio, estou comprando hahahha!

    Um beijo! ♥
    www.daniquedisse.com.br

    ResponderExcluir
  24. Gostei muito do blog, você escreve muito bem e as resenhas são ótimas! Já tem uma nova seguidora, beijoss

    literalizza.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  25. Capa linda a desse livro!
    Deu pra perceber que o Jean Luc é suuuper romântico! Haha
    Tbm gosto de livros q passam em Paris, é bem mágico msm. E deve ser realmente legal ouvir o áudio do livro!
    Bjs
    http://acolecionadoradehistorias.blogspot.com
    Ps: tem sorteio rolando no blog ;)

    ResponderExcluir
  26. Amo histórias assim, apesar do romance cliché esses são sempre os que nos ganham né, até porque sempre procuramos alguém romantico assim como Jean! Adorei a resenha!

    http://www.leitorasvorazes.com.br/

    ResponderExcluir
  27. Estou ansiosa pelo post sobre audio books! Nunca ouvi, acredita? Sério que a história é real? Que fofo! Não sou muito apegada a romances assim, mas o fato de se passar em Paris, me deixou bem interessada! Beijos!
    Blog Vintee5 | Canal Vintee5

    ResponderExcluir
  28. Amo histórias com base em Paris e amo ainda mais esses romances mais "maduros" sabe? E saber que é uma história real elevou mais ainda minha curiosidade... Amei sua resenha e vou procurar mais sobre ele no skoob ♥

    www.vodkaescarpin.com.br

    ResponderExcluir
  29. Tem um tempinho que peguei nesse livro na Saraiva e me apaixonei por ele! Mas... não comprei . Ele ainda está na minha lista , quero muito lê-lo. Amei demais tua resenha, fiquei ainda mais curiosa e cheia de vontade de saber da história. Amo livros de romance entre outros.
    Beijos <3

    www.chuvanojardim.com.br

    ResponderExcluir
  30. Ainda não tive oportunidade de ler esse livro. Na verdade, li apenas um livro dessa Editora. Até que fiquei um pouquinho curiosa para lê-lo rs.

    Ainda não conhecia o seu cantinho, mas adorei seu blog e já estou seguindo! :D Convido você para conhecer o meu cantinho também: http://psamoleitura.blogspot.com.br

    Beijos!

    ResponderExcluir