29/08/2016

Resenha: A costureira de Khair Khana - Gayle Tzemach Lemmon

A costureira de Khair Khana

Autor(a): Gayle Tzemach Lemmon
Editora: Seoman
Páginas: 200
Resenha por: Viviane
Nota: 5/5
*Audiolivro cedido pelo site para resenha




Sinopse: A vida que Kamila Sidiqi conhecia mudou da noite para o dia quando o Talibã tomou o controle da cidade de cabul.

Depois de estudar para professora durante a guerra civil – uma conquista rara para qualquer mulher afegã – Kamila foi confinada à sua casa e proibida de continuar estudando. Quando seu pai e seu irmão mais velho foram obrigados a abandonar a cidade, ela pegou agulha e linha e criou sozinha um próspero negócio. Esta é a incrível e real história dessa inacreditável empreendedora que mobilizou sua comunidade sob o domínio do Talibã.

Resenha: Esse livro é o resultado de uma pesquisa de anos sobre a vida em Cabul após o domínio dos talibãs.

"As histórias contadas neste livro são o resultado de três anos de entrevistas e pesquisas de campo em Cabul, Londres e Washington, D.C. A segurança no Afeganistão só piorou nesses últimos anos."

A escritora, Gayle, passou meses com Kamila Sidiqi, descobrindo com a família, composta por cinco irmãs, como conseguiu dar a volta por cima quando viram seu país ser ocupado pelos talibãs e proibindo as mulheres de sair na rua, estudar ou trabalhar.

Do dia para noite elas perderam tudo, mas principalmente a liberdade. Kamila buscou a ajuda de sua irmã Malika, que costurava para as senhoras de seu bairro, e pediu que a ensinasse a costurar. Depois, com muita cautela, a jovem recém formada saiu em busca das lojas do comércio local que tivessem interesse em comprar suas peças.

Mas o negócio que começou familiar, de repente precisou aumentar, tantas eram as garotas interessadas em trabalhar ou aprender que bateram na porta da casa de Kamila. Ela e suas irmãs transformaram sua casa em escola e fábrica, tudo com muito cuidado para que não chegasse aos ouvidos dos governantes, ou seria o fim.

É uma história muito triste, e infelizmente é real. Para mim é inimaginável o que essas mulheres passaram: a dor, o sofrimento, a humilhação. Nosso país tem sim seus problemas, muitas vezes reclamamos, mas não é nem de perto do que as mulheres passam na cultura do Afeganistão. Eu não sei dizer se ainda é assim, e nem me interessei muito em pesquisar, pois é muito triste.

"Naquele exato momento, um membro do Amr bil-Maroof entrou correndo na loja e começou a gritar que as mulheres não deviam se expor em público e que isso era proibido. O talibã deu uma bofetada em sua cara e derrubou-a no chão. Eu não conseguia acreditar no que estava vendo."

O livro me deixou um pouco deprimida, normalmente não curto esse tipo de leitura. Eu não escolheria esse livro, mas acho que ele me escolheu, já que chegou até mim através de nossa parceria com o site TocaLivros, então sou muito grata por tê-lo "lido".

13 comentários:

  1. A história parece muito triste, como sou muito "emotiva".. Prefiro não ler livros assim. Mas gostei muito da resenha, escreveu muito bem!

    Um bigbeijo e boa semana!

    http://www.blahoestraich.com.br

    ResponderExcluir
  2. Achei a história incrível, de superação. Adorei!

    Beijos lindona!
    Fran
    Achei e Rabisquei

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Oi?
    Nossa que triste. Mas adorei a resenha me fez refletir.
    Naquela região as mulher ainda são submissas e não podem fazer quase nada, na maioria dos países onde as mulher usam a burca.

    http://chovendo-risos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Amo histórias de superação, amei sua indicação.

    www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  6. Olá,

    Nunca tinha ouvido falar nesse livro. Mas, achei a premissa muito boa, mesmo você achando triste e um pouco deprimente, eu gostaria de um dia poder fazer a leitura, pois gosto do gênero sick-lit.

    Beijos,
    entreoculoselivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Ahhh de fato às vezes os livros nos escolhem! Não é algo que eu "leria" no momento porque eu acho que tb ficaria deprimida, mas o enredo é bem interessante, em outro momento eu tento conferir.

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  8. Oi
    parece ser uma história emocionante e nem conhecia, tão triste saber que essas situações acontecem no real, gostei de conhecer pela sua resenha.

    momentocrivelli.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Adorei sua resenha, a história parece ser incrível!
    Beijo*
    http://umminutoumlivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Anônimo14:23

    Olá.
    Esse livro parece ter uma história bem construída, gosto de histórias assim e adoro livros que me emocionam.
    Sua resenha está ótima!

    Beijos.
    Amanda Pires || A World to Read

    ResponderExcluir
  11. Olar!
    Gosto de histórias emocionantes, mas não tenho clima pra ler algo assim. Fico mais pra baixo do que já sou hahaha
    Adorei a resenha!
    Beijos!
    Borboletas de Papel | InstagramFanpageTwitter

    ResponderExcluir
  12. Que emocionante!
    Sei que quando tiver a oportunidade de lê-lo irei chorar horrores!
    Seguindo o Blog <3
    Te indiquei numa tag !!
    Com Suspiros | #DeTudoUmPouco

    ResponderExcluir
  13. Parabens pelo conteúdo oferecido vcs são sucesso!!!

    ResponderExcluir