23/09/2016

Resenha: Tudo tem um porquê - Marcelo Cezar

Tudo tem um porquê

Autor(a): Marcelo Cezar
Editora: Vida & Consciência
Páginas: 410
Resenha por: Viviane
Nota: 5/5
*Livro cedido pela editora para resenha




Sinopse: Todos nós somos iguais em oportunidades. A vida nos apresenta desafios para que possamos sair do lugar, do comodismo, seguir em frente e conquistar o que é nosso por direito. Mas, às vezes, nem tudo ocorre como idealizamos e certas coisas acontecem porque têm que acontecer.

Tudo tem um porquê revela que, embora nada aconteça por acaso, fomos criados para o sucesso. Se sofremos, é porque nos desviamos do rumo adequado e nos perdemos nas ilusões. E, se para muitos a dor é maldição, para Deus o sofrimento é o remédio, porque, só por meio de uma vivência marcada e profunda, somos estimulados a mudar e retornar para coisas importantes pelas quais nossa alma almeja, como a felicidade, que apenas é possível quando valorizamos as coisas simples da vida.

Resenha: Como explicar o fato de que, ao conhecermos uma pessoa, podemos amá-la ou odiá-la no primeiro contato? Após ler esse livro você entenderá que tudo tem um porquê.

"Qualquer hora é hora de ser feliz. Você escolhe. Não tem minuto, hora, data certa. Escolhe e pronto."

Elisa é uma mulher rica, da alta sociedade, com dois filhos lindos e um marido bem sucedido, mas sua vida é uma farsa, e ela além de um ódio inexplicável de seu filho mais velho, Guilherme, ainda guarda muitos segredos de seu passado.

Toninha é uma moça humilde, de bom coração, muito honesta e confiável. Trabalha na loja de Elisa e após encontrar o computador de sua patroa ligado e ver algumas transações duvidosas, começa a desconfiar dos desfalques que andam acontecendo na empresa.

Paula é uma mulher linda, mas muito ambiciosa, que após descobrir segredos do passado de Elisa, começa a chantageá-la para poder se aproximar de Guilherme, mas Elisa não deixará barato e começará a bolar um jeito de se livrar de Paula e Guilherme de uma só vez.

Guilherme nunca teve o amor de sua mãe, mas encontrou em Danusa, sua madrinha, tudo o que se espera de uma mãe. O amor que os une é tão intenso que Danusa, que é muito espiritualizada, tem certeza que essa ligação vem de outras vidas. Danusa e Elisa nunca se deram bem, pois a primeira sabe de um segredo terrível do passado de Humberto, marido de Elisa, e ela nem imagina o que a ricaça fez para conseguir se casar com ele.

Claro que em uma estória com muitos personagens, em devidos momentos, eles se encontram. É uma trama com traições, homossexualismo, segredos e assassinatos, mas também tem muito amor, cumplicidade e superação.

Esse livro tratou bastante de pessoas queridas que desencarnam cedo, mas que quando é chegada a hora, não importa se a morte é natural ou provocada, ela vai acontecer, e eu acredito muito que tudo tem sua hora e que já está tudo programado, que antes de reencarnar nós escolhemos como vamos viver e quando será a hora de partir. Acabei de ler com o rosto lavado de lágrimas, pois me lembrou uma pessoa muito querida, que partiu muito cedo e meus filhos não tiveram a oportunidade de conhecê-la, minha avózinha.

"A separação é apenas temporária. A família espiritual é formada por laços sinceros de afeto. Um dia vão se reencontrar."

Sempre que recebo um livro da editora Vida & Consciência, acredito que a estória me escolheu, então sempre tiro o máximo de proveito de cada lição.

19 comentários:

  1. O primeiro livro que eu li tinha esse tema e desde então, eu sempre leio livros assim. Amei a dica!!
    Beijos
    BlogCarolNM
    FanPage

    ResponderExcluir
  2. Olá. O tema reencarnação não é muito a minha praia, por isso não estou muito inclinada a ler o livro, mas gostei da trama ter diversos personagens que acabam se interligando de alguma maneira.
    Abraço! Leitora Encantada

    ResponderExcluir
  3. Olá meninas,
    Que resenha linda, o livro parece muito bom, romântico do jeitinho que eu gosto :)

    Beijos
    Fran
    Achei e Rabisquei

    ResponderExcluir
  4. Oi Viviane! Eu estou ficando louca pelos livros da editora e a culpa é sua!! rsrs
    Parece ser o tipo de livro que provoca reflexões e mudanças interior. Sua resenha ficou ótima!
    Beijos
    http://lua-literaria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi Meninas!

    Gostei do enredo, ando precisando ler romances espíritas e refletir mais sobre alguns assuntos. Gostei da indicação!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  6. Já me interessei, meninas minha lista só aumenta quando venho aqui,
    suas recomendações são uma maravilha. adorei a resenha. beijos

    Taynara Mello | indicar livros
    www.indicarlivros.com

    ResponderExcluir
  7. Que resenha tocante! É sempre interessante esses livros que contam com vários personagens e uma hora o destino deles se encontra. Achei a Elisa uma mulher superficial e rancorosa e já não gostei dela. Mas todos os ensinamentos claramente emocionam bastante o leitor, o que torna a leitura super válida!

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. O título e a capa do livro chamam muito a atenção. Não conheço o autor, porém também acredito que tudo há uma razão de ser, e depois de ler a sua resenha com certeza é um livro que eu leria.
    Estive afastada da blog, e acumulou tudo sabe, minhas leituras estão atrasadas, meus projetos mas assim que eu conseguir realizar o que já havia planejado quero ler esse livro. bjs
    www.pilateandosonhos.com

    ResponderExcluir
  9. Olá,
    Acredito que não leria esse livro porque não gosto de romances espíritas. Esses dias li um dessa mesma editora e não gostei. Mas que bom que você gosta e se emocionou com esse.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  10. oi
    parece ser legal, como uma mãe pode odiar o próprio filho, só que não leria esse livro por não ser meu tipo de leitura.

    momentocrivelli.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Oi, Meninas!
    Uau.. Fiquei curiosa para ler essa obra.
    Não conhecia esse livro e gosto de obras assim que despertam curiosidade em mim.
    Irei pesquisar para ler essa obra!
    Beijos,
    Keth.
    Blog: www.parbataibooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Oi oi, que legal sua resenha!!! Fiquei bem curiosa, e olha que nem gosto muito de livros assim, mas esse me chamou atenção.
    Um beijo,
    www.esteticando-se.com

    ResponderExcluir
  13. Oi!!
    Apesar de ter gostado bastante da sua resenha e de achar que a história pode ser muito boa, eu realmente não acho que eu vá ler ele. Não faz muito o meu estilo e eu estou cheeeia de livros na estante. rs
    Mas adorei conhecer o blog de vocês. ^^
    Beijo

    Canastra Literária | Facebook | Twitter

    ResponderExcluir
  14. Paula de Sá
    Eu tinha recebido o início do livro e amei o começo, mas não tinha o resto do livro pra ler. Amei a resenha e já quero!

    ResponderExcluir
  15. Oie, tudo bem?
    Não sou muito chegada em livros espíritas, mas gostei da resenha. =)
    Beijos,

    Priscilla
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  16. Adoro ler livros deste tipo, a estória me intrigou bastante. Vou procura-lo! *-*

    Beijão, mariasabetudo

    ResponderExcluir
  17. Amei o enredo desse livro e adoraria ler.
    Mil Beijos!
    http://pensamentosdeumageminiana.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir