02/12/2016

Resenha: O orfanato da srta. Peregrine para crianças peculiares (o lar da srta. Peregrine para crianças peculiares #1) - Ransom Riggs

O orfanato da srta. Peregrine para crianças peculiares

Autor(a): Ransom Riggs
Editora: Leya
Páginas: 333
Resenha por: Viviane
Nota: 5/5





Sinopse: Tudo está à espera para ser descoberto em 'O orfanato da Srta. Peregrine para Crianças Peculiares', um romance que tenta misturar ficção e fotografia. A história começa com uma tragédia familiar que lança Jacob, um rapaz de 16 anos, em uma jornada até uma ilha remota na costa do País de Gales, onde descobre as ruínas do Orfanato da Srta. Peregrine para Crianças Peculiares. Enquanto Jacob explora os quartos e corredores abandonados, fica claro que as crianças do orfanato são muito mais do que simplesmente peculiares. Elas podem ter sido perigosas e confinadas na ilha deserta por um bom motivo. E, de algum modo - por mais impossível que possa parecer - ainda podem estar vivas.

Resenha: Atualmente, este é um dos livros mais falados e, quando é assim, normalmente criamos muitas expectativas em relação à leitura, portanto, fico imensamente feliz por o livro não ter me decepcionado.

O livro conta a estória de Jacob, um menino inicialmente com quinze anos, que desde sua infância ouve seu avô contar como foi ter fugido da Segunda Guerra Mundial e ser acolhido em um orfanato para crianças peculiares. O menino sempre duvidou daquelas estórias, mesmo seu avô tendo lhe mostrado fotos das crianças.

Tudo mudou quando seu avô, Abraham Portman, foi assassinado e Jacob teve a certeza de ter visto uma "criatura". Baseado nas últimas palavras de seu avô, que morreu em seus braços, e com apoio do psiquiatra (ele precisou fazer análise, pois todos achavam que ele era louco), Jacob parte com seu pai para a ilha de Gales, onde, supostamente, ficaria esse orfanato.

Chegando lá, o garoto se decepciona, pois o orfanato não passa de escombros deixados pelo ataque de aviões nazistas, e descobre que todos no orfanato morreram, exceto seu avô, que partiu ainda jovem para se alistar e lutar contra os alemães.

Mas Jacob não desistiu, e continuou voltando ao orfanato em busca de pistas. Então um dia ele vê crianças e as segue, indo direto para uma "fenda no tempo".

"Às vezes tudo o que você precisa fazer é cruzar uma porta."

A estória, que já era intensa desde o início, se torna ainda mais empolgante após Jacob conhecer a Srta. Peregrine e suas crianças peculiares que estão presas, há dezenas de anos, no dia 3 de setembro de 1940. O menino descobre ser muito importante para a sobrevivência do grupo, já que eles são constantemente perseguidos por "Etéreos" e "Acólitos".

Li o livro em dois dias e era impossível largá-lo. Eu não tenho palavras para descrever o quanto a estória foi intensa e por algumas vezes me deixou de "boca aberta", ao descobrir fatos que eu nem sequer desconfiei.

A escrita é muito rica em detalhes e as fotos ajudam bastante, apesar de algumas me darem arrepios. Então foi fácil visualizar o cenário e os personagens. Com certeza, foi um dos melhores livros que tive o prazer de ler neste ano.

"Começava a descobrir uma coisa sobre mentir: quanto mais eu mentia, mais fácil ficava."

15 comentários:

  1. Oie
    Eu tbm curti muito a leitura deste livro e as fotos realmente completam a leitura, eu só achei os monstros meio toscos, mas até que é legal e uma história que prende até o fim. estou curiosa pelos próximos da série, quero saber como tudo vai se resolver.

    Beijinhos
    Diário de Incentivo a Leitura

    ResponderExcluir
  2. Quero muito ler <3

    Abraços...

    http://blogmichaelvasconcelos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi flor!

    Fico feliz que tenha gostado do orfanato, é realmente uma obra incrível, um de meus livros favoritos :) a continuação chega ser mil vezes melhor, da para acreditar? HAHAHAHA adorei a riqueza de detalhes no livro, que pena que filme foi uma fracasso.

    Beijinhos

    https://resenhaatual.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    Eu também adorei esse livro, estou louca para ver o filme. Passa lá no blog e veja a minha resenha: http://amo-os-livros.blogspot.com.br/2016/11/o-orfanato-da-srta-pelegrine-para.html

    bjs

    Amor por Livros

    ResponderExcluir
  5. Estou meeeega ansiosa para ler essa série!!!
    Na realidade, quero assistir ao filme também.
    Adoro a Eva Green, rs.
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oii,
    Comprei o livro recentemente em uma promoção do Black Friday. Acredito que vou gostar muito tambem. Espero ler em breve.
    Bjs e um bom fim de semana!
    Diário dos Livros
    Siga o Twitter

    ResponderExcluir
  7. Olá, Viviane.
    É sempre assim quando lançam o filme, o livro vira febre hehe. Eu comprei a trilogia na black friday, mas ainda não chegou. Que bom que você gostou, espero gostar também. E estou até com medo de ver essas fotos hehe.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  8. Tenho vontade de assistir o filme, e também ler o livro, são ótimos! <3


    Diamante Turquesa
    Instagram

    ResponderExcluir
  9. Oi Vivi, tudo bem?

    Que bom que vc gostou da leitura. Eu tb gostei bastante do livro e não vejo a hora de conseguir ler a continuação!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  10. Oi amore, tudo bem contigo?

    Eu ainda não li, adorei conhecer mais a respeito do livro. Sua opinião positiva me empolgou e me deixou com vontade conhecer o enredo.

    Beeijos

    http://lua-literaria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Oi Viviane!
    Até gostei da leitura,mas pelo que todo mundo falava eu esperava mais.O mundo criado pelo autor é muito rico mesmo,os peculiares são bem fáceis de serem visualizados por conta das fotos.Só achei que as passagens de tempo poderiam ser melhores,mas ainda sim gostei bastante da leitura.
    Quero a minha versão capa dura!hahahahhahaa
    Beijos!

    http://livreirocultural.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Caramba! Se eu já estava louca por esse livro, após a sua resenha eu tô é desesperada haha. Segundo meu primo, irei ganhar ele de presente de aniversário (nunca estive tão ansiosa).
    Concordo com o que você disse no começo, quando muitas pessoas estão falando sobre um livro, já começamos a ler com grande expectativa, fico feliz que esse não tenha decepcionado ♥ Amei sua resenha, tá? Beijos!

    www.aventurasliterarias.com.br

    ResponderExcluir
  13. Oláá! Tudo bem?
    Estou loucaaa para ler esse livro!! Bom saber que não decepcionou as suas expectativas! tomara que eu também adorei.. ^^

    beeijo
    http://lecaferouge.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Existem pessoas que amam e outras que odeiam esse livro e história. Eu tenho que dizer que só assisti o filme, e gostei da essência, apesar de não ter me dado vontade de ler os livros :)

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  15. Eu já li, gostei demais desse livro e estou ansiosa pelos outros dois. Só assim posso ver o filme! Hahah

    Beijos,
    www.coisasdepriscila.tk

    ResponderExcluir