08/02/2017

Papo de livreiras: Parcerias com editoras

Olá, livreiras e livreiros! Aproveitando a época de início de ano, onde quase todas as editoras abrem as inscrições para parcerias, eu vim discutir sobre esse assunto com vocês. Vamos lá!

Como nós, blogueiros literários, bem sabemos, todos os anos, no início e/ou no meio do ano, as editoras abrem o processo de seleção de parcerias com blogs literários, onde nós nos inscrevemos e a editora avalia blog por blog, selecionando alguns deles para divulgar e resenhar os livros publicados por elas.

Ser selecionado para ser parceiro de alguma editora não é fácil. Principalmente se temos poucos seguidores ou se fomos criados recentemente. É triste saber disso, mas sim, algumas editoras selecionam os blogs parceiros apenas por números. Números de seguidores, de visitantes ou de curtidores, esquecendo-se de que o que importa de verdade são a qualidade das resenhas e das postagens do blog e a interação do público com ele. É claro que não tenho como provar que esse é o critério de avaliação delas, mas acredito que seja, pois se vamos ver os blogs selecionados, são só aqueles que tem de mil seguidores para cima. "Ah, mas são esses os blogs que tem qualidade!", ok, pode ser, não estou dizendo que os blogs cheios de seguidores não fazem boas resenhas.

A primeira editora parceira do blog Duas Livreiras foi a Chiado Editora. Foi também a editora que não deixou a gente perder as esperanças, pois nunca éramos selecionadas para ser parceiras de ninguém. Até hoje nossa parceria continua firme e forte e nós sempre seremos gratas a ela.

Na minha opinião, todos nós, leitores e blogueiros literários, merecemos ter o nosso espaço no mundo das editoras. Teve uma vez que uma editora selecionou apenas blogs sem outras editoras parcerias, e eu achei isso demais, mesmo não tendo sido escolhida. Todas editoras deveriam abrir esse espaço para os menos "afortunados" de seguidores.

Eu sei, às vezes bate sim aquela vontade de desistir de preencher aqueles formulários imensos, pois no fundo você acredita que não tem chances mesmo, mas eu digo uma coisa: Nunca desista! Faça/compre um layout bonito, capriche nas postagens, corrija-as mil vezes se for preciso para ter certeza de que não tem nenhum erro ortográfico nelas, divulgue seu blog em todos os lugares possíveis (grupos de blogs literários são uma boa pedida), para assim ganhar mais seguidores, e continue tentando, pois uma hora você consegue. 

Então é isso, livreiras e livreiros! Espero que tenham gostado do nosso "bate-bapo" de hoje e aguardo para saber a opinião de vocês quanto a esse tema nos comentários. Desejo boa sorte à todos que acompanham nosso blog nesses processos seletivos, e lembrem-se de jamais desistir, pois às vezes você pode estar mais perto do que imagina! Beijos e até a próxima postagem!

16 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Realmente não é fácil... mas o importante é não desistir nunca. Fazer um trabalho sempre bem feito. É claro que essas parcerias ajudam, mas acho sempre válido e importante ter um blog bacana para as pessoas que visitam ele, não apenas para atrair parceiros :)
    Adorei o seu post!! Representa muitos blogs literários <3

    Beijão
    Leitora Cretina

    ResponderExcluir
  3. Esse ano eu meio que chutei o balde e me inscrevi apenas para a Companhia das Letras. Perdi as datas de inscrição de outras editoras que eu queria. Uma delas eu achei um absurdo pois nem era tão conhecida e exigia que o blog tivesse ao menos 200 seguidores. Outras fornecem como parceria apenas descontos e você ainda é obrigado a comprar livros para resenhar... Acho que nesse aspecto as editoras pecam em relação a outras empresas, que além do produto ainda dão comissões que ajudam o blogueiro a manter o blog, pois sabemos que nos dá um certo gasto. Foi legal você trazer essa discussão aqui.

    ResponderExcluir
  4. Olá, gostei muito do post. Acredito que muitos blogueiros se desmotivam para se inscrever nas editoras, pois a maioria só avalia por números o que deixa o leitor desmotivado em se inscrever por já pensar que não vai ser selecionado, mas há sempre esperança e o importante é não desistir. ;)

    www.mundofantasticodoslivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Olá, Meninas.
    Só consegui parcerias com editoras grandes depois de 3 anos de blog, antes nunca passava nas seleções. Eu não sei qual é o critério porque já cansei de ver blogs sendo selecionados e você vai ver o blog não tem um comentário nas postagens. Mas tem muitas editoras que é só decepção também. Não responde os e-mails, só quer divulgação e não envia nenhum livro. Mas mesmo não sendo selecionada sempre mantive meu blog firme e forte porque não foi esse o motivo de eu ter criado ele.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  6. Oii.
    Amei o post... Isso mesmo. Este ano vai ser um pouco corrido para todos do Parabatai, mas melhoramos a organização para o blog ficar melhor tanto para o leitores como as editoras e autores parceiros que querendo ou não investem na gente para divulgar suas obras.
    Beijos,
    Keth.
    Blog: www.parbataivooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Olá, eu falo muito raramente sobre livros, antes lia muito, hoje em dia quase não consigo...

    https://amebatom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oi meninas,
    Essa questão sempre é complicada na blogosfera.
    Acho que as editoras tem uma visão bem comercial sobre as parcerias. Para elas é uma forma de divulgação, então elas precisam apostar em plataformas que conseguem unir qualidade e visibilidade. Afinal, se o blog não tem público, de que adianta as boas resenhas?
    O importante é não desanimar e manter o blog por amor. Público cresce com o tempo e se as postagens tiverem qualidade, as parcerias são uma mera consequência.
    Abraço,
    Alê
    www.alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com você, Alexandre. A visão das editoras com relação às parcerias é meramente comercial....

      Excluir
  9. Imagino só como deve ser, fazer um trabalho bem feito e bonitinho e ser avaliada somente por "números". É um pouquinho chato, mas seguir em frente é fundamental :D

    Bjinhos,
    ❥ AmigaDelicada.com.br

    ResponderExcluir
  10. Realmente é muito difícil... o meu blog, tadinho, com layout super simples e com poucos seguidores e visitas, nunca teve a menor chance... nunca tentei com afinco, até hoje só preenchi inscrição de poucos formulários, até porque tenho consciência de que meu blog está muito aquém do pretendido pelas editoras... procuro fazer um trabalho legal, sincero, sem cópias, quem sabe um dia dá, né... rsrs

    bjs

    Amor por Livros

    ResponderExcluir
  11. Oi meninas! Olha, não é fácil não, antes do primeiro sim foram muitos e muitos nãos e ainda continuamos recebemos alguns nãos, Faz parte, o importante é não desistir nunca! Força na peruca rsrsrs

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  12. Gostei do post. Este é um assunto bem polêmico e como blogueira há mais de cinco anos posso atestar que reconhecimento vem com esforço, determinação, qualidade e perseverança. O mais importante de tudo é fazer o nosso trabalho com amor e carinho. Beijo!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
  13. eu tenho uma imensa paixão pela editora intrínseca e infelizmente nunca consegui fazer parte do grupo de parceiros, mas quem sabe eu consiga um dia. adorei o post e concordo plenamente beijos

    Taynara Mello
    www.indicarlivros.con

    ResponderExcluir
  14. Eu acho que as pessoas não devem desistir, e é claro, trabalhar muito. No primeiro ano que comecei a me inscrever (a 2 anos atrás) consegui ser selecionada para só uma editora. No segundo ano, já foram mais de 6 editoras. Acho que com certeza, se o blogueiro faz o seu trabalho, com certeza consegue.
    Nunca desistam :)

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  15. Boa noite,
    Tudo bem?
    Realmente. não é fácil ter parceira com editoras. Muitas não levam em consideração o conteúdo de quem vai divulgá-la e sim para quantos seguidores.
    Não desistam nunca de ter mais e mais novos parceiros :)

    Beijos e cuidem-se
    www.rimasdopreto.com

    ResponderExcluir