27/02/2017

Resenha: Nas esquinas da vida - Márcio Fiorillo

Nas esquinas da vida

Autor(a): Márcio Fiorillo
Editora: Vida & Consciência
Páginas: 272
Resenha por: Viviane
Nota: 5/5
*Livro cedido pela editora para resenha




Sinopse: A vida impõe desafios para todas as pessoas, e não seria diferente para Marília. Após ficar viúva, ela muda-se de cidade com seus dois filhos para refazer sua vida. Tudo vai bem até que Marília conhece Beth, uma bela jovem que de dia é estudante universitária e, à noite, se transforma na sedutora Mila, uma garota de programa. Questões sobre moral, amor, sexo, preconceito e a presença de um assassino em série dão dinamismo e tempero à trama.

Resenha: Este é daqueles livros que eu chamo de novela, pois são vários cenários, muitos personagens e, em um determinado momento da história, as vidas deles se cruzam.

Marília casou-se jovem e teve dois filhos, Clara e César. Ela era feliz, até que o marido começou a ficar estranho, beber e chegar tarde em casa... Num dia eles discutiram e, após ser agredida, ela fugiu com os filhos para a casa da irmã, Olga. Olga vivia em São Paulo com os filhos, Mário e Fábio.

Beth é uma jovem esforçada, que estuda e trabalha. Sua mãe morreu há alguns anos e um problema de saúde deixou seu pai na cama, em estado vegetativo. Seu irmão, Pedro, ajuda nas despesas, mas como estava difícil manter a casa e os estudos, Beth passou a se prostituir em segredo. Nas ruas, usa o nome Mila.

Na rua onde Mila trabalha, tem várias outras meninas, mas Telma é sua única amiga. Ambas tem o sonho de se casar com um homem bom e sair das ruas, e Telma acha estar próxima disso, pois tem um homem mais velho, Adalberto, que é seu cliente e que prometeu se separar da esposa e dar um lar para a garota.

"Preciso refazer minha vida e guardar dessa experiência somente a lição de que nada paga a paz de espírito e a consciência tranquila de viver de forma correta, mesmo que na pobreza."

Júlia e seu marido, Adalberto, estão enfrentando problemas conjugais. Ela desconfia que o marido está saindo com garotas de programa e como são de família muito rica, ela faz vista grossa, para evitar escândalos e um possível pedido de separação do marido.

Após ficar viúva sem seu segundo marido, Marília se muda com os filhos para o condomínio de luxo em que Júlia mora e logo as duas se tornam amigas. Clara é colega de Beth na faculdade e as moças também fazem amizade.

Beth não esconde da amiga sua profissão e, ao frequentar a casa de Clara, começa a se interessar por Mário, primo da amiga, mas Olga, a mãe do rapaz, não medirá esforços para separar os dois.

"Amor, para mim, é aceitar o outro do jeito que é. É entender os sentimentos dá outra pessoa, sem cobranças ou críticas, mas com compreensão."

O ponto alto do livro fica por conta de um serial killer que está matando prostitutas, e todas elas parecem ter alguma ligação com Mila. Daí entra na história Paulo, um investigador da polícia. Mila passa a colaborar com as investigações, pois a primeira vítima foi sua amiga Telma. Parece que vários personagens no livro são suspeitos, então ora eu achava que era um, ora desconfiava de outro, e isto não me deixou largar o livro, terminei de ler ele já era bem tarde da noite. Outro grande mistério envolve o pai de Beth, que, durante toda a história, encontrava-se acamado, e seu nome nunca era dito.

Eu gostei bastante da leitura. Ainda não conhecia o autor, mas ele desenvolveu bem a trama, e claro que só com uma ajudinha do além para não se perder, porque eram muitos personagens e cenário, mas foi tudo bem esclarecido sem deixar fios soltos.

28 comentários:

  1. Conhecendo esse livro agora e que bom que no final não há nenhum fio solto, também gosto de livros assim com tudo esclarecido.
    Bjs
    https://eternamente-princesa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luiza, que bom que gostou do livro.
      Bjos

      Excluir
  2. Oi, minha diva! Eu tenho quase certeza de que iria me perder com esse monte de personagens, mas se a história é boa mesmo, acho que vale a pena. Adorei a resenha!

    Beijos, te amo! <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Diva, vale a pena sim, desta vez nem precisei ir anotando os personagens.
      Bjos, te amo!

      Excluir
  3. Oie =)

    Não conhecia o livro e nem o autor, mas gosto desses livros meio estilo novela. A história não fica centrada em um único personagem nos dando uma visão mais ampla do enredo.

    Ótima resenha!

    Beijos;***
    Ane Reis | Blog My Dear Library.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ariane, por ser diversas histórias que se cruzam, a leitura é bem agradável.
      Bjos

      Excluir
  4. Olá,
    Não conhecia nem o autor, nem a obra.
    Acho que não faz muito meu estilo, eu já sou meio perdida, em uma obra tão complexa assim ficaria ainda mais difícil, rs.
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ale, mas lendo a gente se acha fácil.
      Obrigada pela visita.
      Bjos

      Excluir
  5. Gostei da resenha Viviane. Imagino que deva ser bem difícil escrever uma trama complexa como essa e fico feliz por saber que o desfecho foi bem satisfatório. Beijo!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vanessa, a leitura foi bem agradável. Recomendo.
      Bjos

      Excluir
  6. Olá, tudo bem?
    Não conhecia o livro, mas amei a resenha.
    Mesmo tendo bastante personagens, e tendo certeza que vou ficar um pouco perdida, fiquei com vontade de lê-lo... rs.
    Beijos!

    Http://excentricagarota.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Sou apaixonada em livros desse tipo! Tem horas que você fica tensa, né? rsrs
    Amei a resenha!

    Um beijo.
    www.annecollise.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Anne, sim, fiquei tensa em vários trechos, principalmente no final, quando o assassino ia ser desvendado.
      Obrigada!
      Bjos

      Excluir
  8. Oi
    você sempre faz resenhas de livros não muito conhecidos, gosto disso. Só que infelizmente pela resenha ele não chamou minha atenção.

    momentocrivelli.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Denise, sim, diversificamos muito nossas leituras e adoramos nacionais.
      Obrigada pela visita.
      Bjos

      Excluir
  9. Oi Viviane! Eu adoro novelas! e gosto bastante de tramas que se cruzam e pela premissa o livro parece ser bom! Parabéns pela resenha.

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  10. Oie, tudo bem?
    Nossa, deve ter sido difícil pro autor conectar tantos personagens e tramas diferentes. Que bom que o desenrolar dos fatos foi bacana e você curtiu a leitura!
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Pri, muitos personagens as vezes confundem, mas este livro foi tranquilo, nem precisei anotar os nomes.
      Bjos

      Excluir
  11. Não é meu estilo de livro, mas achei sua resenha super completa. Para quem gosta do estilo, com certeza vai adorar esse livro :D

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Monique, que bom que gostou da minha resenha, obrigada pela visita.
      Bjos

      Excluir
  12. Oie
    Gostei do enredo do livro, gosto quando a história envolve personagens adultos, relacionamentos e questões familiares.

    Beijinhos
    http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nessa, acho que tu ia gostar desta leitura.
      Bjos

      Excluir
  13. Gostei muito da resenha e não conhecia este livro. Mas, fiquei com muita vontade lê-lo.

    Um beijo,

    www.purestyle.com.br

    ResponderExcluir
  14. Olá, Viviane.
    Gosto bastante desse tipo de história onde temos vários personagens e no fim todos se cruzam e vemos que era uma história só. Me interessei bastante por ele e vou anotar aqui para ler. E já quero saber quem está matando as moças hehe

    Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sil, fico feliz que tenha gostado.
      Também estava louca para conhecer o assassino, tanto que não larguei o livro enquanto não descobri, e foi uma grande surpresa pra mim.
      Bjos

      Excluir