06/03/2017

Resenha: Histórias em retalhos - Alana Gabriela

Histórias em retalhos

Autor(a): Alana Gabriela
Editora: Amazon
Páginas: 109
Resenha por: Larissa
Nota: 4/5
*E-book cedido pela autora para resenha




Sinopse: O amor é a meta infinita da história do mundo.

Histórias em Retalhos é uma coletânea de histórias curtas intrínsecas e sinceras, que narra de forma sensível o sentimento mais singelo de todos: o amor.

Um relato de uma mãe introspectiva, o amor de uma irmã pelos irmãos, uma carta de uma garota apaixonada para seu melhor amigo e uma filha que enfrenta dificuldades com a perda dos pais. Além, de uma história extra sobre o descobrimento do amor pela leitura.

Todas essas histórias compactam a sutileza e nuances desse sentimento dolorido, complicado e bonito em seus diversos ângulos.

Resenha: O livro "Histórias em retalhos" nos traz contos (que a autora diz não se chamarem contos e sim "histórias curtas", mas vou chamar de "contos" para ficar mais fácil e porque para mim ainda parecem contos) e poemas/poesias escritos pela Alana Gabriela. Contos e poemas que surgiram para ela de formas bem diferentes. Como são poucos contos, falarei um pouquinho de cada um.

O primeiro conto é uma carta de uma menina apaixonada pelo seu amigo desde pequena, que resolveu contar todo o seu amor por ele para encerrar ali tudo o que ela sentia. O amigo responde e assim se segue a história (se você ler a nota da autora no fim do livro, entenderá porque é uma "história" e não uma "estória").

"As pessoas mudam e eu mudei."

O segundo conto é também uma carta, mas essa única e escrita por uma menina para seus irmãos emprestados, Ava e Tommy. Esse conto tem meio que um mistério envolvido, pois pelo jeito que a carta está escrita, sabemos que algo aconteceu para que a garota esteja se desculpando, mas só mais no fim que iremos descobrir o que é.

Em "O inverno de Aurora" conhecemos Aurora (sério?), uma mulher que, de tanto que vive para o trabalho, acaba se esquecendo de ver as coisas simples, como seu falecido pai gostava de fazer com ela.

"Não havia tempo suficiente para prestar atenção nas coisas da vida por muito tempo. O tempo não permitia. A vida fluía e se escorria de uma maneira rápida demais."

Seguindo a ordem, temos "A menina da biblioteca", um dos meus favoritos. Tiago adorava ficar de canto, do lado da fora da biblioteca, observando através do vidro um menina que estava sempre lendo. Num belo dia ele finalmente cria coragem e vai até ela. O resto vocês terão que ler para descobrir...

"Quem está de fora acha estranho e anormal até se deparar com a maravilhosa realidade que é o mundo imaginativo dos livros."

O próximo conto é bem triste. Temos uma menina com câncer que está perto da morte e que nunca ouviu um "Eu te amo" de sua mãe, que não gosta de demonstrar seus sentimentos. Quando ela desejar dizer, bem, talvez possa ser tarde demais, ou não, novamente vocês terão que ler para descobrir.

Depois desses contos temos algumas poesias muito bonitas escritas pela Alana. Gostei bastante de "Manga longa ou manga curta?".

É um livro pequeno, que dá para ler em poucas horas. Eu só não li ele rápido porque comecei a lê-lo junto com o início das minhas aulas, o que atrasou muito a minha leitura. Enfim, gostei bastante dos contos e indico a leitura. Ah, e Alana, me desculpe por qualquer erro de português, viu (para quem não sabe, a Alana é estudante de letras)?

8 comentários:

  1. Olá, Larissa.
    Esse foi meu primeiro contato com a Alana e amei a escrita dela. Na época que li ela assinava um pseudônimo e eu nem sabia que era ela hehe. E eu que nem sou muito fã de histórias curtas, acabei amando o livro hehe. adorei essa nova capa, mas a outra ainda é minha favorita.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  2. Oi! Fiz parceria recentemente com ela e me deixa muito feliz saber que a história te agradou. Bjos <3

    Click Literário

    ResponderExcluir
  3. Ainda não conhecia esse livro da Alana, e mesmo não sendo a maior fã de contos (ou histórias curtas), eu fiquei curiosa com alguns deles, como o segundo e o terceiro!
    Um beijão,
    Gabs do likegabs.blogspot.com ❣

    ResponderExcluir
  4. Oi! Eu não conhecia esse livro da autora mas confesso que não curto muitos contos, geralmente gosto de dois ou no máximo três contos em uma história senão acho que não teve muito aprofundamento, mesmo assim estou muito curiosa em relação ao livro.
    Beijo! Leitora Encantada
    Participe do sorteio do blog e concorra a três livros

    ResponderExcluir
  5. Oi Larissa! A Alana sempre me surpreende com a variedade de coisas que ela escreve. As histórias curtam parecem ser ótimas!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  6. Não conhecia mas parece ser aqueles livros bem levinhos que a gente le com facilidade, principalmente por se tratar de histórias sobre amor!
    Adorei conhecer!
    Beijo!
    Colorindo Nuvens

    ResponderExcluir
  7. Oi, Larissa!
    Sou suspeita pra falar da Alana porque leio até a lista do supermercado dela. Esse livro ainda não conferir, mas tenho certeza que é tão bom quanto os outros.
    Beijos
    Balaio de Babados
    Sorteio Literário de Carnaval
    Resenha premiada Paixão e Crime
    Sorteio Três Anos de Historiar

    ResponderExcluir
  8. Oi Larissa!
    Já ouvi muita coisa boa sobre a escrita da Alana!E toda sinopse de livro dela que vejo sempre acaba me interessando.Ainda não tive oportunidade de ler algum livro dela,mas com certeza esse ano lerei.Quem sabe começo por esse.
    Beijos!

    http://livreirocultural.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir