03/03/2017

Resenha: Quatro vidas de um cachorro - W. Bruce Cameron

Quatro vidas de um cachorro

Autor(a): W. Bruce Cameron
Editora: Harper Collins
Páginas: 282
Resenha por: Larissa + Viviane
Nota: 5/5 + 5/5





Sinopse: Surpreso ao se ver como um golden retriever após uma trágica e curta vida de vira-lata, Bailey encontra Ethan, um garoto de oito anos. Amado pelo menino e por sua família, ele descobre as emoções de uma vida intensa e o valor da amizade, aprendendo a ser um cachorro bonzinho. Mas essa existência com um animal doméstico não é o fim de sua jornada. Renascido novamente - como Ellie, um cão policial -, ele se pergunta se um dia encontrará a razão de tudo isso. Entretanto, o verdadeiro sentido de sua vida ainda não está totalmente claro até ele voltar, dessa vez como Amigão.

Na voz de um cachorro adorável, esperto e divertido, o autor W. Bruce Cameron mostra a capacidade canina de amar e proteger de uma forma tão apaixonante e humana que, depois de ler este livro, você provavelmente verá os cães de um jeito bem diferente.

Resenha (Larissa): Já imaginou se aquele cachorrinho de estimação que você teve há anos atrás, e que foi para o céu dos cachorros, pudesse voltar várias e várias outras vezes? Pudesse ter outros donos, outros lares, mas sempre pudesse se lembrar do passado? É isso o que acontece com Toby, o protagonista do nosso livro (Toby é o primeiro nome dele, mas ele tem outros depois desse).

Toby nasceu sendo um SRD (sem raça definida, mais conhecido como vira-lata) com outros três irmãos e morava na rua, até que um dia uma mulher e uns homens vieram e recolheram Toby, sua mãe e um dos seus irmãos, o qual ele chamava de Veloz.

Já em sua segunda e mais importante vida, Toby renasce como Bailey, um lindo golden retriever. Ele não entende o porquê disso, nem faz ideia do que está acontecendo, o porquê de ter uma segunda vida, até conhecer Ethan... Bailey (que até então não era Bailey) foi encontrado pela mãe do garoto quando estava preso em um carro, prestes a morrer, pois estava muito calor e ele tinha sede. Então a mãe de Ethan levou o cachorro para sua casa e o apresentou à Ethan. Os dois se apaixonaram um pelo outro na hora... Ethan tinha aproximadamente oito anos e fazia Bailey muito feliz, assim como Bailey fazia Ethan feliz. Os dois se amavam. Até que, como já era de se esperar, Bailey foi envelhecendo e junto com isso chegou sua morte (quando eu falar que o cão morreu, não é spoiler, pois pelo título já da para imaginar que o cachorro morre e renasce mais de uma vez).

"Meu propósito, toda a minha vida, tinha sido amá-lo e ficar com ele, fazê-lo feliz."

Bailey então renasceu como Ellie, uma bela e muito inteligente pastor alemão. Novamente, ele(a) não entendia o porquê de ter renascido... Será que tinha algo mais importante nesse mundo do que amar o menino? Sua vida era bem mais séria agora, pois o que ele tinha que fazer sempre era trabalhar. Seu dono, um policial, estava sempre sério e triste. Ellie salvava vidas, Encontrava (com letra maiúscula porque era o comando que ela entendia) e Mostrava pessoas para seu dono. Ela salvou muitas vidas durante a sua vida e então ela tinha certeza de que não havia outro propósito mais importante que esse. Mas então aconteceu...

"Eu me sentia tão completo que simplesmente não havia motivo para seguir em frente - como seria possível que me coubesse uma missão mais importante do que amar o menino?" 

Ellie renasceu novamente, agora sendo chamado de Urso (depois, nessa mesma vida, ele ganhou outro nome). Ele era novamente um cão de raça e foi dado de presente a uma mulher. Depois de algum tempo, a moça não podia mais cuidar do cachorro no apartamento dela, pois todo mundo havia descoberto, e uma das regras de onde ela morava era que não podia ter cachorros. Então Urso foi deixado na casa de sua mãe, e lá coisas horríveis acontecem... Vou deixar para que vocês leiam e descubram sozinhos. Depois disso, temos o final mais lindo e emocionante da história dos livros que a Larissa já leu.

Ah, não posso esquecer-me de dizer que em todas as suas vidas, o cão se lembra de tudo o que passou em suas vidas passadas. O que ele mais lembra, no entanto, é de Ethan. Ele nunca esqueceu seu primeiro dono de verdade e passa o livro inteiro pensando nele, em reencontrá-lo.

"Porque eu voltara a ser um filhote? Por que essa sensação insistente de que, como cachorro, havia alguma coisa que eu precisava fazer?"

Como podem ver, eu escrevi bastante, mas, se eu pudesse, passaria muito mais tempo aqui digitando sobre como esse livro é lindo e o mundo inteiro precisa lê-lo. É sem dúvidas um dos livros mais lindos que eu já li na minha vida, se não o mais. Eu amei com todas as minhas forças essa obra incrível e vou levar ela comigo pelo resto da minha vida. Agradeço muito por ter tido a oportunidade de ler um livro tão lindo como este.

Resenha (Viviane): Eu estava com muita expectativa em relação a este livro, mais ainda depois de ver dezenas de vezes o trailer do filme (que quando eu li, ainda não tinha sido lançado). Ganhei ele de aniversário de uma pessoa muito querida e, assim que as parcerias deram uma trégua, resolvi ler.

Como todos sabem, o livro conta a estória de um cãozinho que renasce várias vezes até entender qual seu propósito na vida.

Em sua primeira vida, conhecemos Tobby, um cãozinho vira latas que vivia na rua até ser resgatado para um abrigo de animais.


"Não existem cachorros maus, Bobby, só gente má. Eles precisam apenas de amor."

Logo após ele renasce como Bailey, um golden retriever, e aí se vai mais da metade do livro. Após fugir do canil em que nasceu e passar por alguns apuros, Bailey chega nas mãos de Ethan, um garotinho de oito anos. Os dois se tornam amigos inseparáveis, até que sua hora chega e ele se vai... Para renascer como Ellie (minha favorita), uma pastor alemão que tem a missão de salvar vidas trabalhando com policiais de busca e resgate. Mas seu tempo também chega ao fim.

"Minha vida no pátio me ensinara como fugir por um portão. Ela me levara direto ao menino, e amar e morar com ele era o propósito da minha vida. Da hora em que acordávamos até a gora em que adormecíamos, vivíamos juntos."

Já no finalzinho do livro conhecemos Urso, ou, mais tarde, Amigão, um labrador preto que passa por muitos lugares até chegar na cidadezinha em que Ethan, agora um senhor de idade, vive.

É indescritível a emoção que senti durante toda a leitura deste livro. Me diverti muito, pois o cão tem um raciocínio espetacular, é muito engraçado e espirituoso e, ah, esqueci de mencionar que é ele que narra o livro o tempo todo. Eu sou uma apaixonada por cães (temos quatro), então imaginar se eles pensam assim mesmo, que têm tanto sentimento e sensibilidade, me deixou ainda mais apaixonada por meus cachorros. Eu sou muito emotiva, então foi bem difícil ler este livro, ainda mais que na maioria do tempo eu estava em público, e fiquei com vergonha de chorar. Mas posso dizer que por muitas vezes as lágrimas correram, então se prepare com alguns lencinhos, pois vai precisar.

14 comentários:

  1. Olá, tudo bem?
    Vi o trailer e fiquei bastante curiosa pra assisti-lo, mas depois daquele vídeo...
    Fico feliz em saber que tem um livro, amei a resenha.
    Beijos!

    http://excentricagarota.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. AAHhhh esse livro é lindo! Amei demais! Muito fofo!
    bjs

    Amor Por Livros
    http://amo-os-livros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Eu ia chorar toda vez que ele voltasse kkkkk fiquei vidrada nessa história, o enredo é muito bom <3

    Bjinhos,
    ❥ AmigaDelicada.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oie
    Tenho certeza que eu iria gostar deste livro, amo cachorros e este parece ser um livro de história linda.

    Beijinhos
    http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Já tinha visto esse livro em algum lugar, mas não tinha lido nenhuma resenha dele, deve ser sensacional ter a possibilidade do seu animal de estimação voltar ♥

    Divagando Palavras
    www.divagandopalavras.com

    ResponderExcluir
  6. Oi meninas! Eu vi que saiu uma adaptação para os cinemas, mas acho que vou só ler o livro mesmo e preparar os lenços rsrsrsrs

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  7. Olá, Meninas.
    Eu não sabia que tinha livro. Só tomei conhecimento da história por causa da polemica envolvendo o filme. Também gosto muito de cachorros, apesar de preferir gatos, então acho que leria ele com certeza.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  8. Oi, meninas!
    Esse livro tem cara de deixar um rio aos pés hein? Não faz muito meu estilo, mas pra quem gosta é um deleite.
    Beijos
    Balaio de Babados
    Sorteio Literário de Carnaval
    Resenha Premiada Paixão e Crime
    Sorteio Três Anos de Historiar

    ResponderExcluir
  9. Não conhecia o livro, mas pelo que contaste parece ser muito interessante! :)
    Style Days Blog

    ResponderExcluir
  10. Oi meninas, tudo bem?
    Só conhecia a obra em função daquela polêmica que rolou com o filme, que queriam boicotar. Eu não assisti, e também não pensava em ler. Mas vocês falaram com tanto carinho sobre a obra que fiquei curiosa!
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  11. Oi meninas!
    Eu nunca tive cachorro, então talvez por isso não sinta essa conexão com a história. Mas para quem tem essa experiência, deve ser mesmo emocionante. Que bom que vocês gostaram :)
    Beijos,
    alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Oi meninas!
    Esse livro parece ser maravilhoso! Só que eu não leria porque iria chorar horrores, lembrando dos meus dois cachorros que já morreram.

    Beijos,
    Sora | Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  13. Eu amei a história, tanto o filme quanto o livro são impecáveis! Uma pena ele não ter tido tanto sucesso por conta do vídeo, que por fim era forjado, né? Vale super a pena ler/assistir! ❤

    www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  14. Eu estou doida pra ler esse livro, mas o filme não pretendo assistir pelo que os produtores fizeram com o pobre do cachorro.
    Amei Marley e eu, chorei horrores, acredito que vai acontecer exatamente o mesmo ao ler essa obra!

    Duas Leitoras - no Top Comentarista de Março você pode escolher entre 4 livros!

    ResponderExcluir