08/05/2017

Resenha: Vinícius - Marquinhos Paralama

Vinícius

Autor(a): Marquinhos Paralama
Editora: Chiado
Páginas: 60
Resenha por: Viviane
Nota: 5/5
*Livro cedido pelo autor para resenha




Sinopse: Vinícius é um menino que procura ajudar todos ao seu redor e acaba em variadas confusões. Na trajetória dessa criança, além de tumultos, constrói muitas amizades. Ele possui a característica que o ser humano precisa exercer em sua passagem aqui na Terra. O objetivo principal do texto "Vinícius" é mostrar que é possível solucionar os obstáculos da vida com alegria e vontade. Fazer a diferença em um universo de aventuras, desafios e dificuldades. Facilitar a vida do próximo e obter resultados concretos. É preciso buscar e encontrar, os milhares de Vinícius que existem pelo mundo e ajudá-los a ajudar os outros.

Resenha: Quando o livro chegou até mim, tive certeza de que iria me divertir muito lendo.

A estória é dividida em contos que narram, com muito humor, as aventuras de um bebê chamado Vinícius, "por causa da sonoridade", que está sempre ajudando todo mundo, e todos os contos têm uma linda mensagem nas entrelinhas.

No primeiro conto, Vinícius vai à praia com a família - que é muito grande e está sempre unida. Lá ele encontra um cachorro e os dois entram em uma caixa de isopor, partindo mar à dentro, indo parar na Ilha dos Caranguejos Sibilares, que estavam enfrentando problemas, já que cada vez que chegava um visitante, sua população diminuía significativamente. Então Vinícius tem a ideia de cobrir a ilha com algas e deixá-la assustadora, para que nunca mais algum barco se aproximasse dela. Todos os contos são nesse estilo, com Vinícius tentando ajudar alguém.

Em outro conto, Vinícius decide limpar os esgotos e os ratinhos que vivem lá, mas os roedores acabam pegando todos os produtos de beleza da mãe do bebê.

Durante um piquenique, Vinícius ajuda as formigas a juntar alimentos, mas acaba destruindo a plantação de um senhor.

"Já aprenderam e sabem que quem guarda tem!!! É a verdadeira lei da sobrevivência. Se todos fossem como as formigas... O mundo seria melhor."

Embaixo da cama, Vinícius acaba indo parar em Marte e ajuda um alienígena a se livrar do lixo que é enviado pelos terráqueos.

Durante a queima de fogos no réveillon, Vinícius encontra uma estela que caiu do céu e ajuda a pobrezinha a voltar para o céu, e assim por diante.

É um livro bem pequeno, super agradável de ler, cheio de onomatopeias:

"- Gugudadá!!! (Traduzindo: - Oi!!!) - Gugudadá!!! (Traduzindo: - Qual seu nome?) - Luziiiiiiii!!! (Traduzindo: - Estrela!!!)"

Foi uma leitura rápida, divertida e bem proveitosa. É uma pena ter só 60 páginas... Se tivesse muito mais, eu não me cansaria de ler.

"- Chichichuim? (Traduzindo: - Qual seu nome?) E Vinícius respondeu: - Gugudadá, gugudadá... (Traduzindo: - Vinícius, por causa da sonoridade...)"

12 comentários:

  1. Olá, esse conto parece ser bem gostosinho de ler. Fiquei curiosa para conhecer.

    www.mundofantasticodoslivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Oi Viviane tudo bem? Acho que esse livro deve ser uma fofura, já tenho mega simpatia pelo Vinicius <3

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  3. Oi Viviane...
    Com certeza um livro que eu gostaria de ler, ou melhor passar um tempo ao lado, afinal pelo que você disse é um prazer acompanhar as travessuras fofas de Vinicius. Ótima dica!
    Beijos

    Divagando Palavras
    www.divagandopalavras.com

    ResponderExcluir
  4. Viviane!
    Gosto demais de livros de contos e se são infantis, melhor, porque podemos literalmente viajar na histórioa.
    Desejo uma ótima semana!
    “Conhecer os outros é sabedoria. Conhecer-se a si próprio é sabedoria superior.” (Lao-Tsé)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP COMENTARISTA MAIO 3 livros, 3 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
  5. Olá, Viviane.
    Esse livro tem uma capa bem fofa. Mas acho que não leria ele por não curtir muito o gênero. Mas vou repassar a dica para minha amiga que sei que gosta hehe.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  6. Oi
    parece ser contos bonitos e inocentes já que são protagonizados por um garotinha, que bom que gostou da leitura, não leria por não ser muito meu gênero.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Olá, tudo bem?
    Esse livrinho de contos parece ser bem lúdico e agradável de ser lido, fiquei curiosa.
    Beijos
    http://amandastale.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Oi flor, tudo bom?
    O livro não faz muito o meu estilo de leitura, então provavelmente não me daria bem lendo. Mas parece muito fofo e divertido! Que bom que foi uma ótima experiência pra ti *-*

    Beijos,
    Denise Flaibam.
    www.queriaestarlendo.com.br

    ResponderExcluir
  9. Ai que saudades de ler livros com leitura mais "leve", adorei a indicação desse.

    www.vestindoideias.com

    ResponderExcluir
  10. Oi, Vivi!
    Gente, que livro fofo! Tenho certeza que vou ficar querendo mais depois que acabar..
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  11. Gostaria de agradecer pelos elogios ao meu humilde trabalho. Muito obrigado, um grande abraço a todos, de coração, e família!!! Vocês são demais!!! (Marquinhos Paralama)

    ResponderExcluir
  12. Estarei autografando meu livro na 18ª Bienal Internacional do Livro do Rio de Janeiro em 2017. (Marquinhos Paralama)

    ResponderExcluir