23/06/2017

Resenha: Aparências - Ligia Ortiz

Aparências

Autor(a): Ligia Ortiz
Editora: Amazon
Páginas: 419
Resenha por: Larissa
Nota: 4/5
*E-book cedido pela autora para resenha




Sinopse: Nascida em uma família abastada, sustenta uma postura nobre, exibindo a educação refinada no melhor dos círculos sociais com uma beleza ímpar. A sorte parece sorrir para Mariana.

Até adentrar em sua casa.

A majestosa mansão padece sem cuidados, objetos de arte valiosos foram substituídos por réplicas medíocres e o dinheiro que enchia os bolsos da família Albuquerque é tão escasso que dívidas se acumulam entre bancos e credores.

Num cenário ditado pelo severo Sr. Renato, Mariana mantém as aparências, independentemente de sua vontade. Tudo muda quando conhece Rafael. Dono de um poder de sedução intenso e incrivelmente persistente, aos poucos ela abre as portas de sua vida e mostra que sob as brumas há segredos indecorosos, escondidos por anos.

Contudo Rafael também guarda segredos e quanto mais eles se aproximam, mais complexa a relação fica. Ressentimentos tingem o passado, marcando o ritmo entre os dois corações.

Aceitação pode não ser uma opção e, quando muito é escondido, nada é o que parece ser.

Resenha: Em "Aparências" vamos conhecer Mariana, nossa protagonista e narradora, que vive, como o título já diz, uma vida de aparências.

Mari tem pais problemáticos: o pai gastou tudo o que tinham em jogos e agora é um alcoólatra doido que não para em casa; a mãe não saí do quarto nunca e não aceita ajuda de Mariana, pois, como ela mesma diz, ela é a mãe e Mari é a filha. Enquanto isso, Mariana tem que viver uma vida de aparências (nunca um título fez tanto sentido)... A família está falida, porém ninguém pode saber disso, o que obriga Mari a trabalhar escondida de seu pai para conseguir alguma grana.

"Bati na porta do quarto da minha mãe até cansar, para nada. Ela sequer falou. Só fiquei sossegada, se é que posso falar assim, quando ouvi o barulho de alguma coisa caindo no chão. Ao menos está viva. Cheguei ao cúmulo de me contentar com apenas isso."

A protagonista tem uma amiga, a Angela, e confesso que odiei e amei ao mesmo tempo essa personagem. Ela é engraçada e preocupada com Mari na mesma medida em que é chata e faz pouco caso da situação da mãe da amiga, que está mal e precisa de ajuda, por mais que não queira ser ajudada.

No meio de tudo isso, é claro que tem que ter um ou dois rapazes que fazem o coração de Mari bater mais forte. Denis é o chefe de Mariana e é um rapaz fofo que faz tudo por ela; já Rafael é o oposto.

Mari conhece Rafael na sua faculdade, e em um primeiro momento eu até pensei "Ah, que fofo!", porém, a partir do terceiro encontro deles, o garoto passou a ser insuportável... Ele começou com algumas indiretas, falando da vida financeira da menina, e depois tudo piorou: ele obrigava ela a ir embora com ele; trancava as portas do carro e não deixava ela sair; se agarrava com outra na frente dela; chantageava-a de várias formas para conseguir o que queria.

"As pessoas que passam na rua ao nosso redor nos encaram como se fôssemos loucos, ele sequer repara. Começo realmente a duvidar se de fato não somos."

Num belo dia, o pai de Mari planeja um jantar para, quem sabe, juntar a filha com um rapaz rico, filho de um amigo seu. É aí que tudo desanda mais ainda... Mari resolve levar Rafael junto - nesse momento do livro eles estão se dando um pouco melhor - no jantar e, ao chegar, qual não é a surpresa e raiva de seu pai... Ele acaba descobrindo (ou lembrando) algumas coisas sobre Rafael que ela não foi capaz de descobrir no tempo em que estiveram juntos e a estória sofre uma grande mudança.

O livro aborda, além do romance, assuntos importantes e difíceis, como a violência doméstica. Nas cenas em que ocorria violência doméstica, eu quase passava mal, com tanta brutalidade. O pior de tudo é saber que isso não acontece apenas no livro, mas sim com milhares de famílias, dia após dia.

Eu gostei muito da estória e dos assuntos abordados - e da forma como foram abordados. As únicas coisas que me incomodaram um pouco foram a cabecinha de Mariana - que às vezes parece não funcionar adequadamente - e o final. Eu esperava um pouco mais do pouco que foi dito, porém, como a autora disse que terá continuação, me sinto um pouco mais tranquila em saber que poderei saber o que aconteceu após isso tudo. O rumo que a estória tomou depois do meio para o fim me deixou bem confusa e o final foi diferente do que eu esperava.

Indico bastante a leitura, mas aviso desde já: estejam preparados para acontecimento fofos, brutais, bonitos, doentes, legais, estranhos, engraçados, difíceis; tudo isso junto e misturado.

"A confiança é uma coisa engraçada. Tem pessoas que se sabe logo de cara que não dá para confiar. Outras, mesmo em um primeiro momento, se confia automaticamente. E também tem aquelas que tudo nos leva a não confiar, mas alguma esperança tenebrosa insiste em querer acreditar que com você vai ser diferente. É aí que eu me encaixo."

20 comentários:

  1. Que livro gente!!! Estou louca para ler ele, é um tema que gosto bastante! Ótima resenha ^-^
    Beijos ❤
    Jardim de Palavras

    ResponderExcluir
  2. Oie
    Não conhecia o livro, mas me pareceu um enredo interessante, gostei.

    Beijinhos
    http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi meninas, gostei da dica, acho o tema violência doméstica super importante, parece ser um bom livro!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  4. Oi Lari! Que livro incrível!
    Amo quando a leitura nos desperta esse mix de sentimentos.
    Amei a sua resenha e o blog de vocês!
    Um beijo ♡
    Resenhando por Marina

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Eu já gostei da premissa e depois de saber que as temáticas são fortes e bem desenvolvidas: quero!!!
    Adorei a dica de hoje, não conhecia.
    beijos
    https://estante-da-ale.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. OOi gostei da dica, ainda não conhecia o livro mas não me cativou muito.
    beijos bom final de semana
    bellapagina.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Oi Larissa!
    Ainda não conhecia o livro, mas parece ser interessante!

    Beijos,
    Sora | Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  8. É muito interessante as histórias/livros que abordam coisas séries, e que nos fazem refletir sobre os mesmos.. gostei da indicação :)

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  9. Achei bem interessante

    Beijos,
    www.thalitamaia.com

    ResponderExcluir
  10. Menina, parece que é um livro bem intenso, ainda mais por mostrar um assunto que muitas mulheres sofrem por aí. Não sei se leria, pois estou fugindo um pouco de livros pesados, quero leituras mais leves. Mas a resenha está excelente!

    Beijos

    Vivian

    Saleta de Leitura

    ResponderExcluir
  11. Que livro interessante. Eu não conhecia, mas gostei muito da proposta. Parece ter personagens bem humanas. Em pensar que tem um monte de gente vivendo apenas de aparência como a protagonista da trama.
    Beijos,
    Monólogo de Julieta

    ResponderExcluir
  12. Oi! Uau, que premissa interessante. A capa não demonstra o quão instigante é a história, fiquei curiosa para saber se Rafael é bom ou não ou com quem ela termina, já que a descrição que deu dele não é legal. Imagino que a continuação promete fortes emoções. Bjos <3

    Click Literário

    ResponderExcluir
  13. Gosto bastante de livros assim e ainda por cima nacional! Quero muito ler agora <3

    Beijos,
    Próxima Primavera

    ResponderExcluir
  14. Oi, tudo bem?
    Não conhecia esse livro e já anotei pra ler! Parece ser forte né? Ainda mais por tratar esse tema da violência doméstica.
    Beijos
    www.somosvisiveiseinfinitos.com.br

    ResponderExcluir
  15. Olá, tudo bem??

    Menina parece ser uma história bem escrita e desenvolvida, ainda mais por falar sobre a violência doméstica, que eu tenho uma enorme curiosidade para ler algo semelhante. Xero!!!

    minhasescriturasdih.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Oi!
    Já ouvi falar do livro há muito tempo atrás e até me interessei, mas a gente passa tanta obra na frente que acaba esquecendo. Eu ainda não sei se leria porque pelo que falou, a história sofre mudanças e a personagem principal talvez tome decisões que me irrite, mas vou anotar a dica.
    Beijo.
    https://leitoraencantada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Oi, Lari!
    Pelo visto, esse livro é uma montanha-russa de emoções hein? Já quero!
    Beijos
    Balaio de Babados
    Sorteio Três Anos do blog A Colecionadora de Histórias

    ResponderExcluir
  18. Oie, tudo bem?
    Gostei da resenha!
    Não conhecia o livro, mas o tema abordado parece bem interessante.
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  19. Oiee!

    Muito bom quando gostamos de um livro, né? Legal ele ter as cultivado! Não o conhecia. Beijos,

    www.estranhoscomoeu.com

    ResponderExcluir
  20. Sim, já aconteceu comigo!
    Adorei a resenha, ainda não conhecia esse livro. Bjs

    www.mayaravieira.com.br

    ResponderExcluir