17/07/2017

Resenha: Contos sombrios (contos sombrios #1) - André Roméro

Contos sombrios

Autor(a): André Roméro
Editora: Scortecci
Páginas: 201
Resenha por: Larissa
Nota: 4/5
*Livro cedido pela editora para resenha




Sinopse: Este livro é uma coletânea de sete contos de terror, fantasia e suspense escritos por André Roméro entre 2013 e 2016.

Com influências que vão das histórias macabras de Stephen King e Neil Gaiman à crueza verbal e visceral dos roteiros de Quentin Tarantino, a coletânea "Contos Sombrios - Volume 1" é apenas o começo de uma grande história.

Aos poucos as peças vão se encaixando, os contos vão se interligando e as respostas vão aparecendo. Estes sete primeiros contos já dão uma boa ideia do caminho sombrio e enigmático que os próximos volumes da coletânea irão seguir.

Resenha: "Contos sombrios" é uma coletânea de sete contos muito bem elaborados; alguns de fantasia, outros de suspense ou terror... Tem de tudo e mais um pouco.

No primeiro conto, "Somnium - o destruidor de sonhos", somos apresentados à Somnium, alguém que vocês, que têm pesadelos, devem conhecer muito bem... Isso mesmo, Somnium é o responsável pelos nossos malditos pesadelos.

"Eu sou Somnium, o Mestre dos Sonhos. Eu faço aquilo que vocês acham que é obra das suas mentes: eu faço com que suas noites virem noites de terror. Eu faço com que a dor sentida durante um torturador pesadelo seja sentida durante o sonho e desapareça ao acordar. Eu faço com que sua voz suma quando você mais precisa gritar. Eu faço com que seus olhos permaneçam fechados quando você mais precisa acordar. Eu faço com que não haja saída quando você mais precisa escapar."

Guilherme é um garoto que, após perder seu pai, está desesperado chorando, pois sua mãe, grávida, está no hospital, e tanto ela quanto o bebê correm riscos. Ele está sofrendo, quando conhece Somnium, que diz poder pode salvar sua mãe, mas para isso o menino precisa, em um pesadelo criado por Somnium, roubar seis corações...

O segundo conto é bem curtinho, então só vou dizer que ele conta a estória de um rapaz que vai atrás de um dragão para salvar o seu reino.

"Estrada do perdão" nos trás um casal, Amanda e Eduardo, que estão indo para uma viagem, por uma estrada que dá nome ao título. Acontece que Eduardo trai Amanda com sua secretária, então vocês já podem imaginar mais ou menos o que acontece...

O conto "Expresso da morte" começa com Felipe e Sarah fugindo de Mário, um doido maníaco. Mário é um ex namorado de Sarah e, após sair da clínica em que estava - por ter tentado matar a garota -, tudo o que ele quer é a morte de Sarah. Não posso falar mais desse conto, mas eu gostei muito dele, pois nos traz várias lições e é muito criativo.

No próximo conto conhecemos Nik, um mochileiro que está andando sozinho por aí, até que encontra um parceiro, um cavalo. Então eles começam a andar juntos, até encontrarem uma vila. Nesse conto conhecemos vários outros personagens, que no fim estão interligados. Esse conto tem ação, aventura, fantasia e muito mais... Não posso dizer exatamente o que achei, pois ele continua no próximo volume, ou seja, não teve um final.

"Tirar o mal das mãos dos maus não impede que o mal aconteça, mas impede que os maus enriqueçam."

Em "Céu vermelho" conhecemos Gabriel, um menino de 13 anos que tem câncer terminal. Numa bela noite, ele conhece um feiticeiro, que diz ser sua esperança, e o leva para outra realidade, dizendo que irá trazer sua vida de volta. O final é bem doido e inesperado...

"Sim, nada. Nada para fazer. Nada para pensar. Nada para viver. 'Nada' resumia tudo que a atual vida dele representava no momento."

O último conto, "O fantástico mundo alternativo do Sr. Krozowski", é um dos melhores. Nele temos Max, Carol, Clarisse e Victor que, ao se encontrarem num parque, acabam indo parar na tenda do Sr. Krozowski. Conversa vai, conversa vem, eles acabam entrando em uma porta, que os leva para outra mundo, outra realidade, onde vivem muitas aventuras.

No geral, eu gostei muito dos contos. O autor diz no início do livro que não liga para gênero, mas eu diria que são fantasias misturadas com suspense e terror. Todos os contos são muito criativos e bem elaborados. É uma leitura que eu super indico para os amantes de boas surpresas e realidades paralelas!

30 comentários:

  1. Olá!

    Eu adoro contos de terror, e acho que me daria muito bem com o primeiro. Adorei a resenha, é uma otima dica!

    Beijão,
    Querida Cretina

    ResponderExcluir
  2. Oi, não gosto muito de contos de terror, mas tenho uma leve impressão que irei gostar desse! Gostei muito da resenha Flor ^-^
    Beijos ❤
    Jardim de Palavras

    ResponderExcluir
  3. Oie Larissa =)

    Não tenho o habito de ler contos, pois fico com a sensação que quando a história está ficando boa ela acaba rs...

    E mesmo com sua ótima resenha sobre esse livro, o fato dele ter um toque de terror já meu deixou assustada rs... Sou medrosa então fujo de livros assim.

    Beijos;***
    Ane Reis | Blog My Dear Library.

    ResponderExcluir
  4. Uau, parece ser exatamente o tipo de livro que eu gosto.
    Parabéns pela resenha!
    Bjos
    Mamis

    ResponderExcluir
  5. Oi tudo bem?
    Vou te confessar que esse livro não é meu gênero literário e nem curto muito ler contos mas a sua resenha me deixou bastante curiosa para fazer a leitura.

    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Que capa mais linda! Adorei o livro já, também curti muito a premissa, sempre gostei muito de contos, aí misturar suspense e fantasia <3 é perfeito. Adorei mesmo e sua resenha ficou muito bem escrita!

    http://www.leitorasvorazes.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oiii meninas tudo bem?
    Que incrível essa resenha menina, em primeiro lugar eu nem sabia da existência dessa obra e nem os contos escritos, com toda certeza seria uma boa pedida e adoraria ler!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  8. Oi, tudo bem?
    Adorei sua resenha e fiquei bem interessada pela leitura, eu amo livros de contos e gosto muito de histórias de suspense e terror, fiquei curiosa principalmente em saber que as histórias se conectam!

    Obrigada pelo carinho. Um super beijo :*
    Claris - Plasticodelic

    ResponderExcluir
  9. Oi oi querida,
    não conhecia o autor e nem mesmo a sua obra. Mas adorei conhecer um pouco mais sobre o livro. Não sou fã do gênero, mas estou louca pra conhecer mais sobre a escrita do autor.

    Beijoss, Enjoy Books

    ResponderExcluir
  10. Oiii!

    Sou blogueira hpa 3 anos e sempre travo para escrever sobre contos. Adorei sua resenha!!! Muito bem escrita e envolvente, conseguiu falar da essencia de cada conto. Achei bacana.
    Não sou muito fã do genero, mas leria.

    Beijnhos,

    ResponderExcluir
  11. Eu sou super medrosa e não sou muito fã de terror.
    E nem de contos, gosto de histórias corridas.
    Mas, pela sinopse dos contos, tenho certeza que quem gosta do gênero vai se identificar!

    Beijooos

    www.casosacasoselivros.com
    www.livrosdateca.com

    ResponderExcluir
  12. Olá, Larissa.
    Eu não sou muito de ler contos. Sempre fico querendo saber mais das histórias. mas quando são de terror ou parecido, eu acabo gostando porque a maioria deles acabam em tragédias, dai eu não fico com aquela sensação de que faltou parte da história hehe. Vou anotar a dica.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  13. Oi! Amo contos, só que não gosto de terror hahaha mas para quem é fã do gênero será uma boa leitura. Bjos <3

    Click Literário

    ResponderExcluir
  14. Oi, tudo bem? Adoro contos de terror e não conhecia esse livro, me interessei principalmente pelo primeiro conto.
    Beijos!
    Páginas Empoeiradas

    ResponderExcluir
  15. Oi!
    Eu não sou muito fã de contos de terror, mas eu já tive uma experiência com um livro e adorei! Pelo que vi, o livro tem mais fantasia, então estou mais inclinada a ler.
    Amei a capa, muito legal.
    Beijo!
    https://leitoraencantada.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  16. Oi, Larissa!
    Eu amo contos de terror, principalmente pra ler na época do Halloween haahahahahha Anotei a dica.
    Beijos
    Balaio de Babados
    Participe do Sorteio de Férias: cinco livros, um ganhador!

    ResponderExcluir
  17. Olá Lari
    Tenho estado apaixonada por livros de contos!
    São tantas possibilidades e técnicas de narrativas que acho maravilindooooos.
    Gosto também de personagens interligados então creio amar o cinto do mochileiro Nick, pena que o fim desse está no próximo livro.
    Amo suspense, terror e fantasia, ameeeei sua resenha e levo a indicação para a lista dos desejados 😁😁
    Bjs Luli
    https://cafecomleituranarede.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  18. Olá!
    Tenho lido poucos contos, mas quando pego pra leitura tem sido grandes surpresas. Não conhecia esse autor e nem a obra, achei fascinante as referências que usa para seus próprios contos.
    Gosto bastante de suspense e terror.
    Espero ter oportunidade de ler um dia.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  19. gostei mto das referências do autor e que podemos encontrar pelos contos... adorei essa premissa e já quero ler pra logo...^^
    adoro contos e principalmente nesses gêneros...
    bjs...

    ResponderExcluir
  20. Oi, tudo bem?

    Com certeza leria esse livro. Apesar de não ser muito fã de terror, gosto quando elementos de fantasia se misturam, pois confere um caráter menos assombroso. Tenho lido alguns contos no Kindle, mas de temáticas diversas - confesso que ler muitos de um mesmo gênero seguidos me cansaria rapidamente, mas os desse livro parecem ter propostas bem diversificadas, o que é ótimo.

    Love, Nina.
    http://ninaeuma.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  21. Eu gosto muito de livros de contos e achei bem interessante essa mistura nos gêneros de cada um deles. Eu não conhecia o livro, mas achei uma boa dica e fiquei curiosa para fazer a leitura.

    ResponderExcluir
  22. Não sou muito chegada em contos, mas se fosse só fantasia e suspense de repente eu até leria... Mas como tem o terror no meio prefiro não me aventurar, sou medrosa demais e esse dos pesadelos aposto que já me faria ter pesadelos de verdade... :( Esse Expresso da Morte provavelmente me deixaria aterrorizada.

    ResponderExcluir
  23. Oie amore,

    Esse gênero não me atrai muito não pra ser sincera, passo a dica...
    Mas vamos falar de sua resenha, parabéns está bem completinha.
    Adoro contos... talvez num outro momento dê uma chance pra leitura!

    Beijokas!

    ResponderExcluir
  24. Olá! Adoro contos e adoro fantasia, rs, então acho que é um livro que eu gostaria bastante de ler. Gostei da resenha, dica anotada.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  25. Olá!

    Realidades paralelas não são meu forte, então pra me prender, tem que ser muito bem escrito. Esse eu não conheço, mas daria uma chance a ele por causa dos personagens, bem vívidos e reais.

    ResponderExcluir
  26. Olá, adoro contos e adoro ler livros de fantasia, acho que pelo que fala eu iria gosta muito, ainda mais por conta que são vários ne.
    Beijos

    ResponderExcluir
  27. Oi, tudo bem?
    A capa está bonita, mas sendo contos de fantasia já não me chama tanto atenção pois não gosto taaaanto assim do gênero.
    Bjs

    ResponderExcluir
  28. Olá!!
    Não sou muito de ler contos, mas esses me chamaram muito a atenção e fiquei bem curiosa.
    Se eu tiver a oportunidade irei ler!

    ResponderExcluir
  29. Oi.

    Adoro ler contos, são muito rápidos e fáceis de ler. Sempre procuro um ou outro para ler se vez em quando. Vou procurar depois mais informações sobre esses contos e é ver quando consigo ler.

    ResponderExcluir
  30. Olá!
    Eu adoro livros de contos, então fiquei super empolgada quando conheci esse, já que parece ser uma leitura muito gostosa de ser feita. Adorei poder conferir a sua resenha!
    Beijos.

    ResponderExcluir