10/07/2017

Resenha: Esta é a minha confissão - Thiago Savelli

Esta é a minha confissão

Autor(a): Thiago Savelli
Editora: Chiado
Páginas: 221
Resenha por: Viviane
Nota: 4/5
*Livro cedido pelo autor para resenha




Sinopse: Um grupo de seis amigos que se conhece há mais de quinze anos, se reúne uma vez por mês para um jogo de poker. Trabalho, família, dificuldades da vida, são alguns dos tópicos discutidos na mesa. Entretanto, para um deles a noite é ainda mais especial. Um escritor sem muito rumo na vida e na carreira vai aproveitar a oportunidade para entregar uma carta a um deles. Na "coisa mais importante que ele já escreveu" o personagem confessa que está prestes há tirar a vida de uma pessoa, ainda nesta noite. O escritor começa sozinho em casa, esperando os amigos atrasados. Um a um eles vão chegando e é nesse momento que conhecemos os personagens que passam a noite conversando e jogando. Enquanto isso o protagonista pensa em como se justificar do que está prestes a fazer, para si mesmo, para Deus e para quem mais estiver ouvindo.

Resenha: O personagem já começa o livro dizendo que vai matar alguém, e se justifica dizendo que não gosta do que vai fazer, mas que precisa. Ele parece estar em um dilema, falando consigo mesmo.

"E eu simplesmente não acredito na morte como punição. Pelo contrário. A morte é libertadora. Ela acaba instantaneamente com todos os problemas. Criando, é claro, novas preocupações e muita dor para quem continua vivo. E principalmente para quem amava o falecido."

O personagem é um escritor, relativamente famoso, e até gosta do que faz, mas sente falta dos amigos e ultimamente não tem visto muito sentido na vida. Ele parece estar bem amargurado...

"Minha capacidade de acreditar é tão pequena que também não acredito em mim mesmo."

Tem uma amizade com alguns rapazes, desde que tinham quinze anos, e ele está na faixa dos trinta. Seus amigos seguiram suas vidas, casaram, têm empregos, e ele vive sozinho e parece não gostar da própria companhia, então imaginem os outros. O escritor se queixa de que cada vez está mais difícil a reunião mensal, já que os amigos estão sempre arranjando desculpas.

"Sinto orgulho de todos eles na verdade. Todos se tornaram bons homens e todos conseguiram cumprir seus objetivos. Menos eu."

Nesta última reunião, ele planeja uma morte, e está escrevendo uma justificativa. A intenção deste encontro é escolher o amigo para quem ele deixará a carta.

No decorrer do livro vamos conhecendo cada amigo que chega em seu apartamento. Os personagens são chamados por apelido: 5-sílabas, pois fala palavras complicadas; Aposentado, pois desde criança sempre sonhou em se aposentar; Rico, pois tem uma boa profissão e ficou rico; Pai, pois foi o primeiro do grupo a ter filhos e é o paizão do grupo; Físico, pois é formado em física; e o Escritor, nosso narrador. Após conhecer um pouco do seu passado, sua relação com a mãe e a ausência do pai, até é possível entender porque Escritor é tão amargurado e recluso.

Conforme seus amigos vão chegando, ele vai narrando com detalhes a personalidade de cada um, e reflete sobre quem seria mais sensato para receber a carta. A noite passa depressa e ele ainda não decidiu quem vai ser...

"Tudo está pronto. Eu já tenho o motivo, a arma do crime, oportunidade. A única coisa que faltava era coragem para agir."

A leitura foi bem agradável enquanto conhecíamos os personagens, mas se tornou um pouco tensa quando começou a evoluir mostrando quem seria a vítima. Não encontrei nenhuma menção de que o livro terá uma continuação, mas, de acordo com o final, eu gostaria muito que tivesse.

15 comentários:

  1. Oiii, diva! Nossa, que diferente esse livro, ein?! Senti a tensão só de ler sua resenha, imagina se eu for ler o livro, hehe... Tenho minhas apostas de quem que ele irá matar, e se for isso mesmo, será ainda mais tenso. Adorei a resenha! <3

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Eu achei super interessante a premissa do livro, muito diferente e isso me chamou muita atenção. Espero poder ler a obra um dia.
    Beijo.
    http://leitoraencantada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Olá,
    Não conhecia, mas achei bem interessante a questão do assassinato. Fiquei imaginando o final!

    tenha uma ótima semana =D
    Nana - Canto Cultzíneo

    ResponderExcluir
  4. Oi Vivi! Uau achei bem original o personagem já dizer que vai matar alguém, imagino a tensão na narrativa! Parece ser uma boa obra! Curti a indicação.

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  5. Que livro lindo, amei a apresentação e a proposta! Já anotei a dica. ❤

    www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  6. Anônimo23:58

    Nossa esse livro é cheio de suspense, e um pouco macabro kkk acho que me interessei bastante kkkkkk
    Estou conhecendo o blog e amando! Já estou seguindo, curtindo a fan page, e convido você a conhecer meu blog também, pois estamos com metas! Espero que possa dar um help!
    Amei o post, e estou te esperando lá no meu blog ♥
    Beijos,

    batomveermelhoblog.blogspot.com
    @batomdamanda

    ResponderExcluir
  7. Oiie
    Adorei a sua resenha, ainda não conhecia, já quero ler!!
    Blog Entrelinhas

    ResponderExcluir
  8. Oi, Vivi!
    Gente, gostei da história. Achei legal essa do personagem querer justificar o assassinato (não que nada justifica, mas a visão é interessante)
    Esse personagem Aposentado super me representa hahahahha
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  9. Nossa, que história!

    Achei a temática diferente, super chamou minha atenção.
    Já quero ler!aahahahahahhaha
    Amei a resenha!

    Beijão

    Livros em Contexto

    ResponderExcluir
  10. Oi
    parece ser uma história diferente, não conhecia o livro. Ele é um suspense? pois parece ser legal até porque fiquei curiosa para saber o porque quer matar alguém e quem será.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Oii Vivi,
    Não conhecia esse livro, mas eu adoro um mistério, e pelo rumo da sinopse e resenha até imagino quem seria a vitima. Gostei da premissa do livro, eu leria fácil fácil.

    Beijinhos!!
    Amanhecer Literário

    ResponderExcluir
  12. Parece ser uma leitura bem interessante! Não conhecia o livro também, mas gostei muito do estilo dele.

    Beijo!
    CONTROVÉRSIAS.

    ResponderExcluir
  13. Caramba, que enredo diferente! É diferente de tudo que eu já li, fiquei bem curiosa pra saber qual será o final dessa história.
    Mil Beijos!
    http://pensamentosdeumageminiana.blogspot.com.br/2017/07/top-10-motivos-para-assistir-orgulho-e.html

    ResponderExcluir
  14. Nossa parece ser um livro bastante intenso.
    Gostei bastante da resenha.

    www.paginasempreto.blogspot.com.br

    Beijos

    ResponderExcluir
  15. Boa tarde,

    Não conhecia o livro e nem o autor, mas gostei da premissa e sua resenha me deixou curioso, só não gostei da capa....kkkk.

    Bjs.

    http://devoradordeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir