28/07/2017

Resenha: A garota de treze - Lilian Reis

A garota de treze

Autor(a): Lilian Reis
Editora: Mundo Uno
Páginas: 219
Resenha por: Larissa
Nota: 4/5
*Livro cedido pela editora para resenha




Sinopse: Oi, meu nome é Luce. Odeio ter treze anos, ser chamada de pirralha e não ser popular, mas, ACIMA DE TUDO, odeio nunca ter sido beijada! Só tenho uma amiga de verdade, a Rafa, e um amigo apaixonado que tenta de todas as formas chamar minha atenção, o Bruno. Ele é pra lá de fofo, mas não gosto de garotos tão novos, entende?

Minha vida sem graça começou a mudar quando botei os olhos no vocalista de uma nova banda.

Nossa. Que gato! Eu já queria fazer aulas de violão, mas, depois que ouvi o carinha, decidi me matricular. Quase caí dura quando descobri que ele era o professor! PELAMORDIDEUS! Além de atencioso, paciente e lindo, tocava MUITO!

Fiquei maluca por ele, tão maluca que decidi trapacear.

Eu só não imaginava que as consequências seriam tão desastrosas!

Resenha: Lucinda é uma menina de treze anos - como diz no nome do livro - que odeia ter treze anos... O que Luce queria mesmo era ter dezesseis ou mais.

Como amigos, Luce tem Rafa, sua BFF, e Bruno, que é amigo das duas, porém tem uma quedinha (ok, um tombo) por Luce, enquanto ela gosta dele apenas como amigo mesmo.

A família de Lucinda é complicada; além dos pais serem separados, sua mãe não facilita... Proíbe a menina de tudo: de sair, de usar maquiagem, etc. Ela não gosta nem do Bruno, por ele ser um menino.

"Minha mãe me ama tanto que me sufoca."

Num belo dia, nossa protagonista vai à uma festa com sua melhor amiga e elas veem que o carinha que está cantando lá, ao vivo, é um gato. Logo Luce fica caidinha por ele, afinal, além de lindo, ele é mais velho - e Luce ama garotos mais velhos.

No colégio de Luce sempre tem festas divertidas, com bandas tocando ao vivo e, em uma delas, qual não é a surpresa da garota ao ver que quem está tocando é mesmo carinha do outro dia...

Luce então resolve se matricular em uma aula de violão. E adivinhem quem é o professor dela na aula? Sim, o mesmo carinha dos outros dias, que ela descobre se chamar Noah.

"Ele se aproximou e estendeu a mão. Eu fiquei tão embasbacada que custei a perceber que tinha de estender a mão também. Era ele. ELE! Como assim?! O mundo não podia ser tão pequeno!"

Depois dessa última vez que ela o encontra, ela não se aguenta mais, principalmente porque percebe que Noah também está gostando dela. Mas ela tem treze anos, e ele, dezoito. Então o que fazer? Eis que ela resolve trapacear, mentindo ter dezesseis - o que uma boa e bem passada maquiagem (escondida de sua mãe, é claro) não faz?

Essa primeira mentira de Luce leva ela a mentir muitas outras vezes, tanto para o Noah quando para sua mãe, e a bola de neve só vai aumentando...

Além da vida da garota já estar toda embaraçada, sua mãe resolve casar com o namorado dela e em breve irão se mudar para a casa dele, que tem dois filhos - um de dezoito e outro de dezesseis - bem problemáticos, que não gostam nada da ideia de dividir a privacidade deles com duas mulheres.

Eu super me identifiquei com a Luce, pois também tenho uma mãe super protetora (não tanto quanto a dela, mas, ainda assim, protetora).

"Minha mãe estava desconfiada de alguma coisa. Será que tinha uma bola de cristal ou algo assim? Por que as mães são tão espertinhas?"

É uma leitura muito boa, engraçada e leve... Além de um romance, o livro também aborda assuntos familiares, amizade, etc. É claro que é mais recomendado para adolescentes, mas acredito que todos vão gostar de leitura, pois todos já tivemos - ou vamos ter - essa idade cheia de descobertas.

16 comentários:

  1. eu gosto de leituras levinhas assim, se tiver a oportunidade quero comprar ><
    www.byanak.com.br

    ResponderExcluir
  2. Olá, Larissa.
    Acho essa capa bem fofinha. E gosto de livros assim mais leves. E esse pelo jeito é bem clichê. Já até imagino quem será um dos filhos hehe. A se ela soubesse como essa idade é boa, ela ia querer ter treze para sempre hehe. Vou querer ler.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  3. Oi Larissa
    Definitivamente este livro não é para minha faixa etária, mas gostei tanto da sua resenha que fiquei com vontade de conhecer esta menina. Meu primeiro namorado foi com 13 anos e o garoto tinha 18, só que não menti sobre minha idade, mas sei muito bem o que ela passou, nesta idade queremos patecer mais velha mas na minha idade queremos parecer mais nova, as mulheres são mesmo assim.
    abraços
    Gisela
    www.lerparadivertir.com

    ResponderExcluir
  4. Oi. Já vi esse livro e já tive vontade de ler, o problema é que quando vejo personagens assim, se enfiando mais em mentiras, me incomoda muito. Fico louca para matar elas! Haha, mas quem sabe eu não leia.
    Beijo!
    http://www.leitoraencantada.com/

    ResponderExcluir
  5. Oi Meninas!
    Confesso que estou procurando livros com protagonistas mais maduras e mais velhas.
    Acho que esse livro não vai me agradar muito!
    Beijos
    https://estante-da-ale.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Oi! Deve ser uma leitura bem leve e que ensina algo para quem ler. Imagino que a protagonista venha se enfiar em vários problemas por mentir a idade e todos já passaram pela fase de querer ser mais velho kkkk Bjos ❤

    Click Literário

    ResponderExcluir
  7. Larissa, Obrigada pela resenha fofa. Beijão. Lilian.

    ResponderExcluir
  8. Poxa , 13 anos é a melhor idade.
    Otima resenha!

    ResponderExcluir
  9. Oi meninas. Nossa, eu amei esse enredo, super me identifiquei com a protagonista porque quando eu tinha 13 anos eu odiava a idade tb rsrsrs já fiquei curiosa pra saber como Luce vai escapar das mentiras!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  10. Oiii!
    Parece ser um livro interessante, mas a temática não me agrada mais. Curto uma leitura mais leve, até um livro adolescente, mas este não me cativou para ir para lista. hehehe
    Mas obrigada pela dica, é um livro para eu pensar em dar para minha afilhada logo [daqui uns 4 anos, quando será aceitável ela pensar em beijos...kkk]
    www.papuff.com

    ResponderExcluir
  11. Adoro livros leves, divertidos, pela tua resenha, já gostei desta sugestão.
    Ótima resenha!

    Acho que este blog faz um trabalho sensacional, incentivando a literatura, com resenhas muito bem elaboradas, uma mais incrível que a outra. Gosto muito de tudo o que leio aqui, e leio tudo com frequência. Toda semana estou acessando o blog pra conferir as novidades.

    Parabéns pelo trabalho de vocês duas. Já virei fã.
    Um abraço, Dieison, Humaitá/RS.

    ResponderExcluir
  12. Oi meninas, tudo bom?
    Que lindeza ver o livro da minha colega de editora aqui *o*
    Apesar de não ser um estilo que eu leio muito, tenho bastante curiosidade com esse título porque parece uma história levinha e descompromissada, daquele tipo que a gente lê pra se divertir.
    Adorei a resenha!

    Beijos,
    Denise Flaibam.
    www.queriaestarlendo.com.br

    ResponderExcluir
  13. Gosto bastante de livros desse estilo, a capa desse é linda demais! Obrigada por compartilhar. ❤

    www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  14. Oi Larissa!
    Dessa vez o livro não me interessou, mas adorei a capa dele, muito fofa.

    Beijos,
    Sora | Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  15. Oi, Lari!
    Eu já vi alguns comentários sobre esse livro e ele circula na listinha de leituras. Achei a capa super fofa e o enredo me agrada, apesar de não ser mais tão novinha assim hahahhaa
    Beijos
    Balaio de Babados
    Participe do Sorteio de Férias: cinco livros, um ganhador!
    Concorra ao livro Depois do Fim autografado

    ResponderExcluir
  16. Meu Deus a Luce querendo ficar adulta logo e eu querendo de volta meus treze anos!! Brincadeirinha!! Acho que o ela está sentindo é normal para a idade dela, mas fiquei curiosa para saber se ela tem alguma coisa com o Noah!!

    ResponderExcluir