15/09/2017

Resenha: Ensaios - Camila Pontes e +

Ensaios

Autor(a): Camila Pontes e +
Editora: IDE
Páginas: 231
Resenha por: Larissa
Nota: 5/5
*Livro cedido pela editora para resenha




Sinopse: 13 novos autores, 13 contos inéditos, 13 histórias de vida com um ponto em comum: O SER HUMANO.

"... SÓ OS GRITOS eram mais altos do que o barulho da chuva..."
"... A GAROTA ABRIU a porta lentamente e o que viu jamais esqueceria..."
"... NO JANTAR QUE SE seguiu ela apenas conseguia pensar em como tudo acontecera..."
"... NO AMANHECER do dia seguinte, fui qualificado como órfão."
"... UM ARREPIO ESTRANHO, como se algo transpassasse meu corpo..."
"... EU ERA POPULAR. Um post meu alcançava, nos dias ruins, mais de 500 likes e 3.000 views."
"... MAS EU AINDA me sentia um homem velho e acabado..."
"... SAÍ CORRENDO, nem vi se o playboy tava vivo ou morto..."
"... AMBOS SABENDO que haviam sido forjados a ferro e fogo..."
"... EU NÃO QUERIA que ninguém me dissesse nada!"
"... QUE DIFERENÇA isso faz?"
"... ERA SÓ MAIS UM dia como os outros..."
"... UM CÁLIDO VENTO de verão balançava suavemente as cortinas..."

Resenha: "Ensaios" é um livro que nos traz 13 contos simplesmente maravilhosos, de 13 novos autores muito talentosos. Vou falar um pouco de cada conto, e não só de alguns (como faço em algumas resenhas), pois todos merecem...

O primeiro conto fala sobre mãe e filha. Elas não tem uma relação muito boa; Camila (a filha) não ajuda sua mãe em casa e com isso ela se estressa facilmente. Um dia, porém, acontece algo horrível, que deixa Camila apavorada e faz com que dê mais valor a sua mãe...

"Sabe quando algo dentro de nós nos diz que tudo está mal? Então... Era exatamente assim que eu me sentia."

"Um assassino em minha vida" nos apresenta primeiramente Martin, um monstro, que vai até uma lanchonete e acaba matando uma mãe e seu filho, deixando apenas uma garotinha, a filha, pois ele devia fazer isso, devia matar e roubar... Anos depois, acompanhamos a estória de Gwen, a garota - agora já uma mulher -, que quer vingança. No fim tudo fica claro e o leitor é surpreendido.

"A vida é uma escola" faz jus ao nome, pois nos mostra que, realmente, a vida é uma escola. Sofia é daquele tipo de garota mimada e rica, que tem tudo o que quer, até que seu pai tem uma crise financeira e ela tem que partir da melhor escola particular da cidade para uma escola pública, cheia de gente que "não faz o tipo dela", e é aí que ela vai aprender muitas coisas.

"Um amigo é alguém que divide as coisas, principalmente as experiências, os pensamentos, e que está ao nosso lado, que é verdadeiro, que não nos engana..."

Em "Caminho certo" vamos conhecer Eduardo, um rapaz que quando ainda era criança foi abandonado pelos pais, que morreram na criminalidade. Após ser descoberto sozinho em casa, o menino foi para um orfanato, onde passou a ser tratado muito mal, até que ele e mais uns amigos resolveram fugir... O que acontece depois vocês terão que ler para descobrir (haha).

"Apesar de tudo, estava tranquilo, pois o que aprendi foi que nenhuma folha cai da árvore sem que seja pela vontade do Pai."

Bem, o conto "Piloto" começou muito bom, com um mistério e uma narrativa muito interessantes, porém eu não entendi muito bem o final (gente, eu sou lerda, então vocês com certeza entenderão e não ficaram "boiando" como eu)...

Em "Bicho virtual" vamos conhecer um rapaz viciado em internet e nas redes sociais, o que faz com que ele não tenha amigos "de verdade" e nem repare nas coisas que estão ao seu redor. Um dia ele fica sem bateria em seu celular, fora de casa, e aí, o que será que acontece? É claro que vocês terão que ler para descobrir, mas posso dizer que o final é muito bom e digno.

"Reprise" foi um conto que começou meio confuso para mim, mas que depois, quando passei a entender a estória, se tornou muito bom. Nesse conto conhecemos um escritor, que já no mundo espiritual, nos conta sua história quando ainda era vivo. E o final? O final nem se fala! Certamente é um conto surpreendente e que me deixou de boca aberta - literalmente.

Em "Vida bandida" vamos conhecer um homem que está preso, e está relatando sua vida até ali para o "doutor". Ele teve, literalmente, uma vida bandida, e foi parar ali. O conto é escrito bem na forma como falamos, então no início estranhei um pouco, mas depois acostumei.

"Estandarte" nos trás um homem que está no dia de sua formatura e, com isso, resolve perguntar à sua mãe quem é seu pai. Ela conta toda a estória para ele; uma estória bem triste, mas que a tornou na mulher determinada que é hoje.

No conto "Eu queria muito acreditar" acompanhamos a tristeza de um rapaz após perder seu pai... A dor é descrita de uma forma bem triste, que dá para o leitor sentir o que o personagem está sentindo.

"Eutimia" nos traz um diálogo entre dois homens sobre o espiritismo. O começo é um pouco confuso, mas ao longo do conto vamos entendendo melhor.

Em "American dream" vamos conhecer uma mulher que tem tudo o que é material, mas que, sem seus pais neste grande mundo, sente-se sozinha e faz com que percebamos que, no fim, de nada nos vale uma vida material sem pessoas queridas ao nosso lado.

O conto "Botão de flor" é bem curtinho, mas muito bonito. Aqui temos outra protagonista "sozinha", mas esta quer tirar sua vida...

A ideia da editora com este livro é dialogar com o jovem, ao mesmo tempo em que passa valores importantes, o que com certeza foi realizado com sucesso! São contos que nos passam valores muito importantes, mas que em nenhum momento se tornam chatos ou repetitivos. Cada autor soube construir uma estória bonita com seus ensinamentos. O público alvo do livro seriam os jovens, mas eu digo que é um livro para todos, pois tenho certeza de que todos irão aprender muito com os contos, ao mesmo tempo em que irão surpreender-se e usufruir de estórias belíssimas. É um ótimo livro para presentear alguém!

29 comentários:

  1. Que lindo, fiquei louca para ler, adoro lições e ensinamentos. E este, por ter diversas estórias diferentes me deixou bem interessada. Vou ler, com certeza.
    Bjos
    Te amo!
    Mamis

    ResponderExcluir
  2. Oi!
    Tenho lido muitos contos ultimamente e fiquei animada com esse pela temática que é muito abrangente. Fiquei curiosa em especial com o conto "Um assassino em minha vida" pois adoro histórias em que há reviravoltas que surpreendem o leitor. Vou deixar a dica anotada pra ficar de olho nas promoções.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Adorei o post! Fiquei muito curiosa para ler alguns desses contos, parecem ótimos!
    By: atravesdaescrita.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Oi!!
    Gostei do livro 😀 adoro contos. Já coloquei na minha lista de leitura 😉
    Bjo

    ResponderExcluir
  5. Tenho minha predileção por contos e isso não é segredo para ninguém, então adorei a dica. Fico feliz que o livro tenha alcançado o objetivo dele, espero que os leitores apreciem estes valores.

    Beijos.
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Que livro lindoo! Eu não conhecia essa obra, mas fiquei bem curiosa para conhecer todos os contos, ainda mais por cada um passar uma lição para os leitores. Dica anotada, bjss!

    ResponderExcluir
  7. Oi Larissa! eu gosto bastante de coletânea de contos e acho que vou curti principalmente Bicho Virtual!! Gostei da dica.

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  8. Olá!

    Não o conhecia, mas gostei da premissa, quem sabe eu dê uma chance a ele? Obrigada pela dica!

    ResponderExcluir
  9. Bem o tipo de livro que gosto, já quero ler!

    ResponderExcluir
  10. Olá!
    Não conhecia esse livro de contos, não sou muito de ler mas ando me interessando por alguns livros. Gostei de saber um pouco sobre cada e já anotei a dica aqui. A capa está lindíssima, sucesso aos autores!

    beijos!

    ResponderExcluir
  11. A capa já é linda por si ❤
    Eu gosto muito de contos e gosto mais ainda quando são vários autores ❤

    ResponderExcluir
  12. Olá!! :)

    Eu confesso que não conhecia este conto mas ainda bem que gostaste de fazer a leitura!

    Bem, eu não estou habituado a ler muitos contos, mas esta premissa ate me pareceu diferente...

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir
  13. Olá !!
    Não costumo ler contos,mas fiquei bem curiosa com seu resumo e achei a capa muito linda também,já quero rs
    Bjs

    ResponderExcluir
  14. Esses contos parecem ser bem interessantes, fiquei bastante curiosa pela leitura.
    Beijos
    Mari
    Pequenos Retalhos

    ResponderExcluir
  15. Achei a capa bem interessante. Adoro ler contos, mas faz um bom tempo que não leio nada. E quando é um livro com vários autores, me chama a atenção pela diversidade. Beijos!

    http://www.solteirasnoivascasadas.com/

    :-)

    ResponderExcluir
  16. Oi tudo bem?
    Adoro livros que vão além e nos trazem reflexões para a vida. Não conhecia o livro mas fiquei bem curiosa.

    Beijos

    ResponderExcluir
  17. Adorei o post. Me deixou super curiosa. Amo contos. E a capa é linda!! beijos

    ResponderExcluir
  18. Olá!
    Que bacana essa livro!
    Os contos tem ganhado cada vez mais espaço entre as leituras.
    Gostei de conhecer mais sobre essa obra. Me deixou com a sensação de ter uma gama de sentimentos e muito envolvente.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  19. Olá,

    Não conhecia o livro, mas os contos parecem ser muito interessantes, adorei sua resenha e já anotei a dica.

    Abraços,
    Cá Entre Nós

    ResponderExcluir
  20. Olá!
    Gosto muito de contos e realmente estes parecem bem interessantes tanto pelas histórias como por passar algo positivo.
    Só é vendido pela editora?

    ResponderExcluir
  21. Olá! Eu até curto contos, mas não estou na vibe no momento. rsrs
    Acho interessante reunir vários autores que escrevam contos com uma temática mais série e com várias lições de vida. Pelo que entendi, tem um toque de espiritualidade em cada conto. Muito bom, gostei da ideia.
    Bjos!
    Por essas páginas

    ResponderExcluir
  22. Muito legal o livro, por gostar muito de contos já quero ler!

    ResponderExcluir
  23. Heeeey!

    Não sou muito fã de contos, mais confesso que ver 13 autores diferentes em um só livro me chamou atenção.
    A diversidade de estorias que se pode encontrar em um só livro me deixou bem instagada a fazer a leitura.
    Beijos

    ResponderExcluir
  24. Oi, tudo bem? Gosto muito de contos, mas faz um tempo que não leio, o último que li foi Amora, que ganhou o Jabuti do ano passado. Tenho certeza de que gostaria deste livro, pois a temática dos contos, na sua resenha, me interessou. Gosto muito dessa diversidade de temas numa única coletânea - por isso, prefiro estas, ao invés daquelas que trazem um único mote -, pois tem uma dinâmica diferente e dificilmente vamos nos cansando ao longo da leitura. Gostei muito que você falou de todos os contos, por isso, sua resenha tá ótima e muito completa, parabéns!

    Love, Nina.
    http://ninaeuma.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  25. Gostei, parece ser bem interessante...
    Beijos,

    Jamille www.achadosedetalhes.com | Moda, Beleza e Variedades

    ResponderExcluir
  26. Adorei sua resenha, normalmente eu não gosto de livros com vários autores e contos, acho que o último que li tinha a cassandra Clare e não lembro o nome da outra escritora. Mas achei interessante as histórias, vou tentar dar uma chance para o livro :)

    ResponderExcluir
  27. Apesar de não conhecer o livro, gostei dos contos que você apresentou. Com certeza vou anotar para procurar.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  28. Olá. Sou uma fã de contos, principalmente pra sair de ressacas de livros mais densos. O fato de serem autores novos se aventurando a publicar tbm me agradou bastante.
    Bjs

    ResponderExcluir
  29. Esses contos parecem ótimos! Quero lê-los <3

    ResponderExcluir