27/10/2017

Resenha: Morte - Orson Peter Carrara

Morte

Autor(a): Orson Peter Carrara
Editora: IDE
Páginas: 220
Resenha por: Larissa
Nota: 4/5
*Livro cedido pela editora para resenha




Sinopse: A morte é a única e real certeza que cada um possui, o que nos iguala como seres humanos, independentemente das condições materiais, pois todos nós, sem exceção, passaremos por isso. Somos a única espécie que não desconhece a existência desse momento, o que nos ocasiona constantes questionamentos, que ecoam em nosso modo de viver.

A MORTE SERIA O FIM DE TUDO? SE A VIDA CONTINUA, PARA ONDE VAMOS? O QUE ACONTECE NO MOMENTO DERRADEIRO? O QUE ACONTECE NO MOMENTO SEGUINTE? QUEM IRÁ NOS RECEBER? ENTÃO, POR QUE MORREMOS?

Com a proposta de discutir sobre alguns temas desse assunto, o autor nos oferece um texto que muito conforta e esclarece, abordando sobre casos que relatam a continuidade da vida, os diferentes tipos de desencarnação, os momentos do velório, céu, inferno, purgatório, e ainda outros temas que envolvem a morte, todos abordados de forma clara e reflexiva, ampliando a concepção da vida.

Resenha: O livro é dividido em três partes: casos, situações e temas.

Na primeira parte da obra, "casos", o autor vai nos contar sobre alguns casos, como se fossem provas do espiritismo, que aconteceram. Ele fala sobre vários acontecimentos, como o de seu pai; Lais Mariani Chiozzini, desencarnada por causa do um acidente em 2006; Zilda Arns, falecida durante o terremoto que atingiu o Haiti em 2010; Miltinho, que também desencarnou em um acidente e deixou uma história muito bonita; Augusto Zugliani, também com uma história maravilhosa, falecido com 99 anos de idade. Uma das mais bonitas é "Uma voz do além", em que nos é narrado como Coelho Neto, escritor e descrente da doutrina espírita, passou a entender e acreditar na espiritualidade, através de comprovações pelas quais passou.

Em "situações" o autor nos fala sobre os mais diversos tipos de morte e o porquê delas acontecerem, como suicídio, homicídio, mortes coletivas, guerras, acidentes, entre outros. Gostei muito dos capítulos "crianças", que nos fala o porquê de muitas crianças morrerem, sendo que mal chegaram ao mundo, e "aborto", do qual tirei uma frase muito interessante:

"A violência do aborto, como ato criminoso, igualmente traz sofrimento para o Espírito reencarnante. Basta pensar que se trata de um assassinato num ser que não tem boca para gritar nem mãos para se defender."

Por fim, em "temas", o autor irá nos esclarecer algumas dúvidas que surgem ao pensarmos no espiritismo, junto com alguns relatos também. No capítulo 29, "Testemunho de mãe", nos é narrada uma história muito bonita, de uma mãe que perdeu sua filha, mas que, sempre com fé e sabedoria, aceitou o ocorrido. Além dessa, tem uma outra história muito bela, "Joias devolvidas". Se tiverem a oportunidade, leiam...

"Apesar de sentimento de perda, a Doutrina Espírita matou a morte, porque a morte não existe. A separação é apenas física e momentânea, visual mesmo. Os laços de amor e afinidade entre os seres nunca se rompem."

O autor conversa bastante conosco durante o livro, fazendo com que nos sintamos mais à vontade...

"Se você se sente sensibilizou com esse texto, leitor, saiba que ele apenas reflete um das mais autênticas realidades da vida humana: somos seres imortais! Viveremos para sempre, e os laços de afeto que construímos nunca se perdem ou se destroem..."

O livro tem um sumário no início, onde cada pessoa vai direto ao tema ou dúvida que lhe interessa, porém eu comecei desde o início e, quando percebi, já tinha terminado de ler o livro inteiro. Acredito que outros leitores irão preferir ir direto ao ponto, mas se tiverem a oportunidade, não deixem de ler o livro inteiro, pois tudo é aprendizado, tudo nos acrescenta.

Para quem quer aprender mais sobre o espiritismo, ou até para quem não sabe muitas coisas sobre o assunto e quer saber, este livro está mais do que recomendado. Apenas certifiquem-se de ter os livros do Allan Kardec por perto, pois o autor várias vezes pede-nos que abra em tal página e leia tal trecho, para ajudar a compreender o que ele está nos dizendo. Mesmo já sabendo várias coisas sobre a Doutrina Espírita, aprendi coisas novas com este livro, coisas que eu nunca tinha parado para pensar. Indico demais!

17 comentários:

  1. OIe
    O livro parece ser bem esclarecedor sobre o tema. Eu tenho várias duvidas sobre o assunto, achei interessante.

    Beijinhos
    https://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi, tudo bom?
    Eu adorei a capa deste livro, não conhecia, mas de alguma forma me chamou atenção. Gostei de saber que ele apresenta um pouco de espiritismo e tal, gosto bastante desta religião. E ah, a resenha ficou muito boa, adorei saber também que o livro é divido em três partes! <3

    Allons-y,
    JUSTIFICOU | TEORIAS & INSPIRAÇÕES ♡

    ResponderExcluir
  3. Olá Larissa,
    adorei a dica, sou espírita e não conhecia essa obra. Vou ler!
    bjs

    Amor por Livros

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    Eu conheço Allan Kardec tenho alguns livros dele aqui. Mas com o passar do tempo embora simpatizante. Eu cansei.
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. oieee
    não conhecia a obra mas achei a capa bem atrativa e o assunto parece ter sido bem abordado, no momento não leria mas anotarei a dica pois adorei saber mais da obra.
    bjos

    ResponderExcluir
  6. Parece um livro bem interessante para aqueles que se interessam pelo tema e querem entender um pouco melhor sobre o assunto.
    Beijos
    Mari
    Pequenos Retalhos

    ResponderExcluir
  7. Oi Larissa, tudo bem? Parece uma excelente obra pra quem quer conhecer o espiritismo, eu mesma sei muito pouco e bom vc ter avisado sobre os livros da Allan Kardec, vou ter que comprar alguns rs

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  8. Ola,
    Não conhecia e achei interessante quando li que o livro falava sobre morte a primeira coisa que me passou na cabeça era que é um livro espírita, acho que essa é uma das religiões que mais traz respostas sobre essas questões pós-vida, como estudante já conhecia alguns dos conceitos que você citou e achei interessante a obra se puder quero conferir.
    Beijos
    Raquel Machado
    Leitura Kriativa
    leiturakriativa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Nossa, que livro maravilhoso!!
    Nunca tinha ouvido falar dele, mas o tema e a forma didática como ele é escrito muito me interessaram!! Com certeza vou lê-lo!
    Já anotei a dica, obrigadaaa!!! =D

    ResponderExcluir
  10. Oiiie,eu não conhecia o livro e como as outras pessoas disseram realmente é um livro maravilhoso eu que conheço pouco do assunto adoraria esse livro, sinceramente me chamou bem a atenção *-*

    ResponderExcluir
  11. Olá, tudo bem? Não conhecia o livro, até porque não me interesso muito no assunto confesso, porém posso ver que ele é cheio de informações importantes e boas. Quem sabe no futuro eu leia?! Ótima resenha!
    Beijos,
    diariasleituras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Oii! Eu já tinha visto essa capa, mas não sabia que falava sobre espiritismo haha. Apesar de não ler muito sobre o assunto, achei a proposta interessante. Espero conferir essa obra um dia, obrigada pela dica. Bjss!

    ResponderExcluir
  13. confesso que o assunto nao faz mto minha vibe... mas não duvido que seja uma leitura que vá encantar aqueles interessados pela temática...
    bjs...

    ResponderExcluir
  14. Olá!

    Não o conhecia, mas não curti muito a premissa, parece bem específico e não acho que sou o público alvo da obra.

    ResponderExcluir
  15. Oiii!

    Eu não sou o publico para o livro, mas fiquei feliz em ver que é uma obra bacana de se ler. Achei interessante, o livro ser dividido em partes, mas não leria.

    Beijihos

    ResponderExcluir
  16. Oie, amei demais os quotes, principalmente os que falam da infinidade da vida. Sou católica, mas acredito em muitas coisas da religião espírita, pois elas não dão muitas respostas que não encontramos em outras religiões. Nunca li nenhum livro espírita, mas nunca é tarde para começar, não é mesmo?
    Beijos
    Blog Relicário de Papel

    ResponderExcluir
  17. Oie, amei demais os quotes, principalmente os que falam da infinidade da vida. Sou católica, mas acredito em muitas coisas da religião espírita, pois elas não dão muitas respostas que não encontramos em outras religiões. Nunca li nenhum livro espírita, mas nunca é tarde para começar, não é mesmo?
    Beijos
    Blog Relicário de Papel

    ResponderExcluir