10/11/2017

Resenha: Filósofo suicida - Leonardo de Andrade

Filósofo suicida

Autor(a): Leonardo de Andrade
Editora: Em Foco
Páginas: 207
Resenha por: Larissa
Nota: 5/5
*Livro cedido pelo autor para resenha




Sinopse: Quando conheci Lars Justino, o sujeito tinha pontinhas brancas nos cabelos e uns fiapos quase invisíveis delatando a loucura em sua pobre alma nada sonhadora. De fato, era uma figura bem típica dos covis de malucos e covardes e mais malucos. Porém, não era um covarde, nem maluco (tudo bem, um pouquinho), pouco corajoso, mas bravo igual leão.

Não contei a parte mais estranha: era imortal.

Lars tinha vivido muitos séculos, andado por muitas terras, conhecido gente mais estranha, e falava todas as línguas, menos inglês. Entre todas as épocas, sua favorita era a Guerra Fria e o inicio dos anos oitenta. Conheci esse sujeito há longos 17 anos, quando eu mesmo não tinha bigodes brancos e não estava cego de um olho. Disse-me estar vivo há exatos 2000 anos, cinco meses, quatro dias, três horas, dois minutos e um segundo.

Não acreditei. Você acreditaria?

O conheci por puro acaso. Tudo porque um dia, sem mais nem menos, Lars Justino ficou cansado de ser imortal e embarcou em busca da morte. Se está procurando uma narrativa concisa, inteligente, consistente e toda bonitinha, advirto-o: pegue outro livro. Este aqui é recomendado para os mais problemáticos.

Resenha: Começamos o livro sendo apresentados a Lars Justino, um homem com mais de 2015 anos, um imortal. Tendo vivido já vários fatos históricos, tido várias profissões, conhecido diversas pessoas, Lars acabou por cansar-se da imortalidade. Quem não gostaria de ser imortal? Pois é, o sujeito estava cansado desta vida eterna, por mais incrível que pareça. Com isso, Lars acaba indo em busca da morte...

"E assim, sem mais nem menos, Lars Justino embarcou em busca da morte."

No caminho, em sua passada pela cidade de Abismal, Lars conhece Anna Anedota, uma moça super engraçada, que vive sempre com um gato pendurado nos ombros, que passa a acompanhá-lo nesta longa jornada.

Anna Anedota leva Lars até seu tio, que não via há muito tempo, pois sabe que ele pode ajudar o viajante.

Chegando ao tio Genghis, o homem conta que conhece uma arma que pode matar qualquer ser imortal, então é claro que nosso protagonista já fica interessado nesta tal arma. Além disso, o tio conta a estória de como conheceu o Diabo e, aliás, fez um pacto com ele, o que eu achei bem legal.

Depois de algumas estórias contadas, Lars acaba descobrindo com o tio de Anna onde está a tal arma que pode matar qualquer ser, e então resolve ir atrás dela, já que é a única chance de acabar com sua vida. Junto com o imortal, embarcam nesta aventura Anna e Cegonha, o dono e motorista do balão que eles irão usar para irem até Parafernália, lugar onde está a arma das armas, capaz de matar até o Diabo.

Contudo, caros leitores, não pensem que será a primeira vez que Lars Justino tentará matar-se, pois ele já tentou outras vezes, inclusive já atirou-se de um avião - ele quebrou-se, mas não morreu. A primeira vez que o imortal tentou suicídio foi tentando afogar-se, porém, como sabemos, não morreu.

"Deixava aquela vida passar-lhe sem fazer nada e sem ser nada porque já tinha sido de tudo. E não aguentava mais os momentos infames."

Quando os viajantes chegam em Parafernália e conseguem, por fim, encontrar a casa do amigo do tio de Anna, que é onde está a arma, descobrem que o homem está morto, e a arma fora roubada. Nossos personagens não desistem, principalmente Lars, pois precisa da arma para acabar com tudo, então partem para Brasílica, com a esperança de encontrar o objeto roubado. Depois de muitas aventuras, por fim, chegam a Brasílica... Mas, será que os viajantes irão encontrar a arma facilmente?

O final é daqueles que deixam para a imaginação, ou seja, fica meio "aberto". Eu odeio finais abertos, porém, neste caso, acho que esse tipo de final caiu muito bem, pois gostei desta margem para nós, leitores, podermos imaginar algumas respostas.

Eu gostei bastante da estória, que me tirou da minha zona de conforto, sem dúvidas. Os personagens são diferentes, a narrativa é diferente, enfim... se você quer fugir de livros convencionais, este livro é o perfeito para você. Como o autor já avisa na parte de trás do livro, é uma estória diferente, nada de  uma narrativa bonitinha e consistente, então não espere encontrar nada convencional na obra, pois aqui tudo foge do que estamos acostumados!

"Já tinha vivido milhares de vezes e começava a ficar enjoado daquele lenga-lenga. No fundo, não conseguia admitir para si mesmo: queria repetir aquela sensação mais uma vez. Queria sentir, outra vez, como era ver o nascer do sol pela primeira vez. Assim como queria ficar bêbado pela primeira vez mais uma vez. Nada se comparava à primeira vez."

Aviso: o autor irá lançar o livro na Feira do livro de Pelotas amanhã, dia 11/11, às 19hrs, então quem tiver a oportunidade não deixe de comparecer ao lançamento deste livro incrível.

24 comentários:

  1. Oie
    Gostei da premissa, bem diferente do que costumamos ler mesmo. Achei legal esta coisa de ser imortal e curioso ele querer morrer. Fiquei curiosa pelo desvendar da história, mas confesso que não curto muito finais em aberto. Mas o livro aparece ser muito bom.

    Beijinhos
    http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Olá! Não conhecia o livro, mas achei bem interessante pela sua resenha. Assim como você, também não sou fã por histórias com finais em aberto, mas as vezes até que caí bem, dependendo da história. Parabéns pela resenha!

    Beijos

    Vivian

    Saleta de Leitura

    ResponderExcluir
  3. oiee
    adorei conhecer o seu cantinho
    muito bom saber que você divide o espaço com a sua mãe, que parece até sua irmã hehehe
    lindas
    beijão
    Karina Pinheiro

    ResponderExcluir
  4. Que leitura diferente, parece ser bem divertida. Gostei!

    ResponderExcluir
  5. Olá,
    A premissa é bem bacana e é um livro interessante de se ler pela trama.
    Dica anotada por mim.
    Bjs
    http://diarioelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Olá, tudo bem?
    Parece ser uma leitura bem diferente e ao mesmo tempo bem divertida. Se algum dia tiver oportunidade irei ler.
    Bjus
    Doces Letras

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    Fiquei muito interessada pelo livro, realmente, parece ser totalmente diferente do vemos por aí. Até hoje, só li um livro que abordasse a imortalidade, e gostei bastante.

    Enfim, gostei da resenha!
    Beijão
    Cantinho da Escrita

    ResponderExcluir
  8. Esse é aquele tipo de livro que se virasse série eu certamente assistiria, sua resenha ficou muito bem escrita e a narrativa do livro me conquistou, espero ler em breve.
    Beijoos

    https://vestigioliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola o livro e bastante diferente gostei da premissa mais não é o tipo de livro que eu queira ler no momento

      Excluir
  9. Oi Larissa, que bom que o final aberto foi condizente com a obra, eu tb tenho problemas com esse tipo de fim.... e livros que tiram a gente da zona de conforto são ótimos! Mexem com a gente de maneira positiva!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  10. Oi Meninas!
    Não conhecia o livro, mas confesso que não o escolheria em uma livraria/Amazon.
    Não faz muito meu gênero.
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Olá, esse livro tem mesmo uma premissa super diferente. Apesar do final aberto (que eu detesto) fiquei com vontade de ler ele e descobrir mais de perto esses personagens tão peculiares.

    ResponderExcluir
  12. Oi tudo bem?
    Adorei a premissa do livro bem diferentes da maioria dos livros em que eu já li é uma pena que o final tenha pontas soltas afinal assim como você eu odeio, mas anotei a dica.

    Beijos

    ResponderExcluir
  13. Oi meninas, tudo bem?
    Gostei da resenha, mas o livro não me chamou muito a atenção. :(
    Ainda mais sabendo que o final é em aberto...
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
  14. Ai que demais essa resenha menina, gostei muito de conhecer o cantinho de vocês né, e esse livro nos leva a pensar em muitas coisas, seria uma ótima pedida, dica anotada!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  15. Ola,
    Não conhecia autor nem obra, achei interessante essa ideia de o protagonista ser imortal e não conseguir se matar mesmo querendo. Lerei se tiver oportunidade.ótima dica.
    Beijos
    Raquel Machado
    Leitura Kriativa
    http://leiturakriativa.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  16. Oie meninas =)

    Não conhecia o livro e nem o autor. Mas gostei da premissa em especial por abordar um tema que ainda é pouco discutido de uma forma inusitada.

    Ótima dica!


    Beijos ;**

    Ane Reis | Blog My Dear Library

    ResponderExcluir
  17. Olá!
    Que resenha maravilhosa. Apesar do livro não me chamar tanto atenção em si, gostei bastante da forma como o autor levou a trama e desse meio sobrenatural.
    Espero que seja um sucesso de vendas!
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  18. Olá, eu achei a resenha bem detalhada e gostei de ver a opinião sobre a leitura, porém o livro não me despertou interesse. Desejo sucesso ao autor com o seu trabalho.

    ResponderExcluir
  19. Oi, tudo bem? Não conhecia o livro, mas gostei. Acho importante falar de suicídio (até porque ele não está ligado somente à depressão), porque precisamos parar de achar o assunto é tabu. Achei que a narrativa ofereceu isso de forma bem inusitada e surpreendente e me convenceu a querer conhecer a obra. Eu acho que é totalmente compreensível que o personagem queira se suicidar, uma vez que ser imortal significa ver pessoas que você ama partir, enquanto você fica ali pra sempre (isso não deve ser nada bom). Gostei muito da resenha! :)

    Love, Nina.
    http://ninaeuma.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  20. Não costumo gostar de enredos com finais em aberto, mas entendo que em alguns casos isso seja necessário, o que parece ser aqui. Vou anotar sua dica.
    Bjs, rose

    ResponderExcluir
  21. Que demais! Adoro livros que me tiram da zona de conforto, fiquei logo curiosa quando você mencionou que o personagem era imortal haha. Parece ser uma história bem viciante e interessante, amei a sua resenha e espero conferir essa história um dia. Bjss!

    ResponderExcluir
  22. Achei a proposta interessante, mas não leria no momento. Tendo a sair da zona de conforto às vezes mas, eu faço quando sinto que estou acomodada demais. Apesar da história ser deveras interessante não me encheu os olhos.

    ResponderExcluir
  23. Oiii!

    Eu não conhecia esse livro sabia?? Também não gosto de finais abertos e fiquei curiosa para saber como esse pode ter sido bom e diferente.

    Dica anotada.

    Beijnhos,

    ResponderExcluir