01/12/2017

[Resenha] Cem dias na prisão | Marcos A. Junior

Cem dias na prisão

Autor(a): Marcos A. Junior
Editora: Giostri
Páginas: 223
Resenha por: Viviane
Avaliação: 4/5
Compre: Americanas / Buscapé / Editora
*Livro cedido pelo autor para resenha



Sinopse: O presente de aniversário de 18 anos de Thomaz foi uma inexplicável prisão. Seus dias naquele lugar horrendo foram os piores que já vivera. A única salvação para o aspirante a escritor foi relatar todos os seus pensamentos e sentimentos em um caderno velho, tentando manter-se o mais afastado possível do mal.

Por muito tempo o terror do ambiente foi repelido de suas ponderações, mas a terrível rotina da penitenciária fez incisões massacrantes em sua mente. Os acontecimentos ficaram mais sombrios e a real redenção cada vez mais distante.

Resenha: Pode uma circunstância mudar o caráter de uma pessoa?

O livro é literalmente um diário, onde vamos conhecer em detalhes todos os cem dias que Thomas ficou na prisão. Aos poucos vamos descobrindo seu nome, idade, personalidade, vínculos familiares e, o principal, o motivo que o levou a ser preso.

Thomas é um jovem de 18 anos que no dia de seu aniversário foi vítima de uma cilada, pois confiou em quem não deveria, e agora não confia em mais ninguém. Na prisão, desde o primeiro dia, procurava manter-se invisível; não olhava nem falava com ninguém, a menos que fosse requisitado. Após alguns dias, alguém puxou conversa, um outro preso de 21 anos, da mesma cela, mas no outro dia o rapaz foi assassinado dentro da prisão. Ninguém sabe dizer quem foi e, se sabe, nunca dirá.

Nosso protagonista ficou inicialmente em uma cela muito apertada e com muitos outros presos; o calor era escaldante, o cheiro insuportável. Este período foi chamado de triagem. Após estes dias terríveis, o protagonista foi levado para uma cela maior, com menos detentos.

"Nunca me esquecerei do pior lugar que já visitei. Do desespero que sucedia cada noite mal dormida. Da angústia presente em cada amanhecer. Da multidão de Corpos amontoados como primeiro retrato do dia."

Tinha dias que o desespero e a saudade batiam forte, e nestas ocasiões Thomas chegava até a pensar em suicídio, mas pensava em sua mãe, e achava que o sofrimento seria maior do que ter um filho bandido.

Thomas alternava seus dias entre sentir-se no fundo do poço e acordar sentindo-se em paz. O rapaz relata-nos que alguns presos tinham certas regalias; alguns, ou vários, usavam sem pudor os aparelhos celulares, outros faziam uso de drogas, tanto que em certos horários o ar chegava a ficar com uma aparência turva, e até quem não usava acabava entorpecido pela fumaça tóxica.

"Nunca pensei que a liberdade, dentro de uma prisão, pudesse ser tão grande. Acho que eles, lá fora, é questão realmente presos."

O protagonista conheceu um colega que foi preso por traficar, e continuava fazendo a mesma coisa dentro da cadeia, mas agora para os colegas de cela. Outra situação rotineira eram as brigas entre detentos, que pareciam arranjadas pelos carcereiros. Ele juntavam presos que eram inimigos e estes lutavam até a morte de um deles.

Depois de vinte e dois dias chega a notícia da primeira visita; o coração de Thomas quase sai pela boca, imaginando quem poderia ser... os pais, a mulher, os irmãos... Mas a surpresa foi grande, pois era um advogado, daqueles com frases prontas. A decepção foi imensa; ele começou a acreditar que realmente era o criminoso que todos pensavam. Dias depois, Thomas recebe a visita da mãe. Aquele abraço amoroso deu forças para que ele resistisse mais um pouco. Muitos dias depois, Thomas recebe a visita da esposa, grávida de sete meses, e ele começa a temer o futuro do filho, chegando a pensar se não seria melhor ela arranjar outro homem, para ajudá-la e protegê-la. Mas esta ideia começa a dar-lhe pesadelos e o rapaz fica com medo de que isto se concretize realmente, principalmente após um colega contar que fora preso por assassinar a esposa e o amante após um flagra bem constrangedor.

Um dia, durante a noite, Thomas vê um movimento estranho na cela e percebe que seus colegas estão arquitetando uma fuga em massa; ele chega a ser convidado a participar, mas alguém os delata e a punição que recebem por tal ato é extremamente dolorida. Após o ocorrido eles são todos transferidos para um cela muito pequena, onde precisam ficar amontoados novamente.

Os dias vão passando, o desespero e a depressão vão fazendo-se presente... Thomas chega a ter um colapso nervoso e precisa de atendimento médico. Mais tarde rende-se ao uso de entorpecentes, pois naqueles momentos de alucinação encontrava paz e esquecia a realidade que estava vivendo.

"Esqueci tudo o que havia acontecido e me enchi de serenidade. Renovei minhas esperanças no amanhã."

Logo após chegar a noticia de que o culpado por sua prisão fora preso, vem a surpresa maior: o meliante seria seu colega de cela. Imediatamente Thomas começa a planejar a vingança, mas tem em mente que se fizer justiça com as próprias mãos, talvez nunca saia daquele inferno de concreto.

Surpreendeu-me a escrita do autor. O livro é todo composto por frases de uma a duas linhas; foram raras as vezes que passou deste número. Muitas vezes os acontecimentos eram descritos em forma de metáforas, o que eu achei extremamente inteligente e sagaz. A descrição das cenas fez-me sentir parte do enredo, eu envolvo-me muito facilmente com os personagens, chego a sentir o que eles estão sentindo, então do meio para o final a leitura foi tensa e intensa. A "cereja do bolo" o autor guardou para o final... Mas o que eu quero dizer com isto? Vocês só saberão se ler.

26 comentários:

  1. Viviane, foi um prazer imenso fazer essa parceria com você. Gostaria que mantivéssemos contato, para possíveis livros/resenhas futuras. O seu "parecer" acerca do livro foi realmente bem detalhado, o que só engrandeceu a obra. Grato, de coração.

    ResponderExcluir
  2. Oi!!
    Eu não conhecia o autor, o livro é otimo. Vou pesquisar mas sobre o autor 😉
    Bjo

    ResponderExcluir
  3. Oii, eu amei a resenha e fiquei curiosa com o livro, achei a temática bem diferente e interessante ao mesmo tempo.
    - Beijos, Carol!
    http://entrehistoriasblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Olá! Que história interessante, eu fiquei curiosa para saber qual foi o motivo de prisão do Thomaz e também saber como ele lida com a vida dentro da prisão já que ele tem 18 anos e normalmente jovens de 18 anos tem uma grande visão de liberdade. Só estou com um pouco de receio pois como você citou o livro é um diário e eu particularmente não simpatizo com livros dessa forma, mas estou empolgada para ler.
    Parabéns pela resenha!
    Sucesso com o blog!

    Estante Clássica

    ResponderExcluir
  5. Oi Vivi! Tudo bem? Só de ler a resenha foi me dando angustia, que situação a do protagonista! Parece realmente uma leitura tensa!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  6. adore ia premissa do livro! bem interessante! :)
    ja entrou pra lista! sua resenha ficou muito bem escrita, parabens s2
    Beijos!
    Para cacheadas e lisas: como cuidar do cabelo em viagens?

    ResponderExcluir
  7. Oie,

    Não conhecia o livro, mas parece ser bem tenso.
    Adorei conhecer mais da história.
    Bjs e uma ótima noite!
    Diário dos Livros
    Siga o Instagram

    ResponderExcluir
  8. gostei da tematica do livro e a historia me chamou a atençao parabens pela resenha bjs
    BLOG♥ Coisas da bueno
    Fanpage♥ Coisas da bueno
    Instagram♥ Coisas da bueno

    ResponderExcluir
  9. Sinceramente, eu acredito que o homem também é formado pelo meio em que ele está inserido sim, e principalmente no mundo carcerário, onde se vê coisas bárbaras. Tem que ter muita força de caráter para não se deixar influenciar. O livro parece muito bom e tem um tema bem atual.

    Blog da Sah | Instagram | Facebook

    ResponderExcluir
  10. O tema do livro é bem contemporâneo e muito verdadeiro! Amei sa excelente resenha que só me deixou com curiosidade para ler!

    ResponderExcluir
  11. Gostei bastante da história do livro, é um livro que de uma certa forma prende o leitor pela história ser numa prisão. O personagem tem uma situação bastante complicada na prisão. Parabéns pela resenha, bjs.

    ResponderExcluir
  12. Anônimo21:30

    Huum.. achei bem interessante essa história!
    Fiquei curiosa com a tal cilada que colocou ele na prisão e é claro, como acaba tudo isso!!Adorei

    ResponderExcluir
  13. Oie
    Achei o enredo interessante, mas acho que não faz muito meu estilo de leitura.

    Beijinhos
    https://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Olá, tudo bem?

    Não conhecia o livro, mas posso dizer que fiquei extremamente curiosa depois da sua resenha, que está muito bem escrita, por sinal. Gostei dos elementos que o autor inseriu e dessa forma de escrever com apenas 2 linhas. Parece um super livro, que mexe com o psicológico (coisa que adoro), vai para a lista!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  15. Está é a segunda resenha que leio deste livro e ambas concordam que a escrita do autor é inteligente e pra mim que nunca li nada do tipo é inovadora. Nem preciso dizer que o Thomas me deixa bem curiosa, mas só lendo mesmo né rsrs

    Beijos.
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Estava me segurando para ler essa resenha... rs...Preferi soltar a minha para depois conhecer seu parecer.

    "Surpreendeu-me a escrita do autor. O livro é todo composto por frases de uma a duas linhas; foram raras as vezes que passou deste número. Muitas vezes os acontecimentos eram descritos em forma de metáforas,..."

    Ele foi corajoso em escrever neste estilo e ainda consegue prender o leitor.

    Sua resenha ficou show e tivemos o mesmo impacto.
    Bjocas na alma.
    Patrícia Brito
    www.leiturasplus.com
    www.patriciabritto.com

    ResponderExcluir
  17. Gente, como eu ainda não tinha ouvido falar desse livro, já fiquei morta de curiosidade para ler pq mesmo sendo em forma de diário deve ser muito minha cara.

    ResponderExcluir
  18. Realmente parece um estilo de escrita bem diferente, mas acho que é aquele tipo de leitura que nos causa muitas reflexões...
    Beijos!
    Colorindo Nuvens

    ResponderExcluir
  19. Hey! Tudo bem?

    Adorei sua resenha, o livro me parece ser algo que eu adoraria ler, por isso está anotada a dica.

    Beijos
    Mari Barros
    Blog Diversamente

    ResponderExcluir
  20. Adorei sua resenha, não conhecia o livro mas me deixou morrendo de curiosidade para saber o desfecho da história. Já vou colocar na minha lista de leitura futura. Bjs

    ResponderExcluir
  21. Oiiie,
    Eu não conhecia o livro porém eu gostei bastante da sinopse pra mim já valia a pena ler pela sinopse e essa história que você disse? meu deus!eu queria ler *-*

    ResponderExcluir
  22. Oie, tudo bem? Achei incrível a maneira como o autor montou o livro. Com certeza ele ser diagramado como um diário nos faz ficar curiosos para saber o que acontece nos dias seguintes. Alguns acontecimentos podem sim mudar quem somos e como enxergamos o mundo a nossa volta. Beijos, Érika =^.^=

    ResponderExcluir
  23. Gosto muito de leituras do tipo, cheias de suspense e ao mesmo tempo vamos descobrindo detalhes sobre acontecimentos, amei sua resenha e o livro eu já quero ler :)

    ResponderExcluir
  24. Olá, não conhecia esse livro e estou super interessada nele, é uma questão bem delicada tratada na história e mexe com muita coisa. Quero muito saber mais sobre!

    ResponderExcluir
  25. Olá! Tudo bom?
    Nossa como eu não conhecia esse livro? eu quero muito ler agora, fiquei extremamente curiosa a cerca de sua narrativa.
    Beijos, Joyce de Freitas.

    ResponderExcluir
  26. Gente, eu tenho o livro e vou falar, é MARAVILHOSO. A qualidade literária é nota 10 e o tema, dispensa comentários. O livro é envolvente e tem um "Gran finale", é um livro surpreendente. Super indico. Sucesso ao escritor Marcos, sou fã dos seus escritos!

    ResponderExcluir