04/12/2017

[Resenha] França bonjour | Cecilia Machado

França bonjour

Autor(a): Cecilia Machado
Editora: Autografia
Páginas: 240
Resenha por: Larissa
Avaliação: 4/5
Compre: Americanas / Buscapé
*Livro cedido pela editora para resenha



Sinopse: É uma historia de uma jovem francesa que queria muito o seu amor de adolescência. Só que ele de maneira traiçoeira, a abandona e ela sente uma grande decepção, por ser estupidamente substituída pela sua amiga e confidente. Se dedica a estudar para ter o seu vinho e homenagear a sua região Champanhe. E não só conseguiu o seu vinho TOP como o super top, como uma linda família construída pelo marido e sua linda filha e seu sonho da sua champanhe. Era realizada e tudo como um filme se desenrolava só lhe dando prazer e sucesso. Era notícia em toda França como no exterior. Nessa vida de contos de fadas, o seu marido que fazia tudo por ela, a deixa numa manhã sendo atingido por um infarto. Ela se entregou ao isolamento e a depressão vindo tomou conta dela, que nem da filha podia cuidar. O que a salvou foi a fé que nem sabia que ainda tinha. Sua vida que ela seguia paralela a vida familiar e do sagrado vinho, segui com total diversidade de interesses, mas somente quando se doa totalmente de coração percebe que é importante, até deixar de ser. Assim refazendo sua vida com um professor cientizado, um homem normal sem nenhum brilho na vida social. A ele se entrega e com a milagrosa cura que somente se encontra no amor.

Resenha: Valerie tinha dezoito anos, uma melhor amiga e um namorado quando seus pais resolveram mudar-se bruscamente para outra cidade francesa.

Ao chegar em Marseille, sua nova cidade, Valerie tenta entrar em contato com François, seu grande amor, por telefone, como haviam combinado, porém o moço não a atende. Depois de algum tempo tentando ligar para François - sem sucesso -, Valerie manda cartas, mas de nada adianta também... Todos os familiares e amigos para quem ela liga dizem que não sabem nada do rapaz, inclusive sua melhor amiga, Lennierè. Nossa protagonista resolve, então, voltar a sua antiga cidade para descobrir o que François tanto a esconde e aproveita também para rever os familiares, tudo isso para descobrir que ele estava namorando sua melhor amiga...

Após a descoberta, Valerie retorna para sua cidade bastante decepcionada e sentindo-se traída, porém resolve seguir a vida, já que não pode fazer nada quando a isto...

Os pais de Valerie comandam uma empresa de vinhos, e tentando entrar nesse meio para seguir os pais, é que a garota conhece um homem - com idade para ser pai dela! - e os dois começam a conhecerem-se melhor...

Jean-Pierre, o homem por quem Valerie está interessada - e é recíproco - já foi casado e tem dois filhos, mas isso não é barreira para dois apaixonados, muito menos a diferença de idade, então eles começam a construir, juntos, uma família...

A partir de então passamos a acompanhar a vida de Valerie e seu esposo. Os dois são muito felizes juntos, gostam das mesmas coisas e se dão super bem... Porém, depois de algum tempo, acontece algo bem trágico que irá deixar nossa protagonista desestruturada, e a estória passa a ser triste.

"Eu agia como um modo de me voltar contra o mundo, o culpando como se ninguém merecia que eu saísse do casulo que me coloquei."

Devo parar de falar da estória por aqui, pois não quero dar spoiler... Enfim, gostei muito do livro e recomendo à todos que curtem um bom romance! É uma estória leve, mas que não é "parada". Para os que, assim como eu, sonham em conhecer a França, o livro também está super recomendado!

"Como o famoso francês Allan Kardec diz nos seus registros, é o nosso espírito que nos envia mensagem e que devemos seguir. Terá o objetivo determinado realizado. Realiza nossos desejos desde que não seja fazendo mal a ninguém."

23 comentários:

  1. Confesso que amo um romance, então, acho que iria gostar do livro, se ela tiver uma história que nos prenda... e pela sua nota, acho que tem, né? Adorei a dica e já a anotei aqui!

    ResponderExcluir
  2. Oi tudo bem?
    Adoro a França ( mesmo que nunca tenha ido pra lá) e acredito que sera um ótimo livro para conhecer um pouco mais com um romance leve e divertido, anotei a dica.

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Quem não gosta da frança, não é?
    Estou querendo ler alguns livros mais leves mesmos e esse parece bem interessante mesmo. Vou anotar a dica.

    Magia é Sonhar

    ResponderExcluir
  4. Parece ser um ótimo romance, ainda mais com a história acontecendo nesse cenário maravilhoso!
    Beijos
    Mari
    Pequenos Retalhos

    ResponderExcluir
  5. Olaaaaa
    O cenário é maravilhoso, e essa história parace ser aquela otima para ler apos uma leitura pesada, intensa e dificil. dica anotada e adorei a resenha.
    Bjus
    Jis Rocha
    Blog Cá Entre Nós

    ResponderExcluir
  6. Olha, vou ser sincera: estou com medo de ler esse livro e por isso estou adiando a leitura dele. Recentemente eu li o livro Itália Amore Mio da mesma autora e detestei. Pelo que li na tua resenha eu até achei esse mais interessante, mas ainda estou com um pé atrás.

    ResponderExcluir
  7. Olá, tudo bem?
    Eu tenho vários livros da Autografia mas não conhecia esse, uma pena. Deve ter sido um enorme choque ser trocada pela sua (ex) melhor amiga, o pior é que eu vivi uma situação mega parecida kkk
    Ótima resenha, beijos

    ResponderExcluir
  8. Olá, tudo bem?

    Que história interessante. E agora to curiosa para saber o que acontece com Valerie. E confesso que já estou com raiva dessa melhor amiga dela. Anotei a dica!

    Beijos.

    ResponderExcluir
  9. Ola, não tinha conhecimento sobre esse livro fiquei extremamente curiosa. Vou anotar a dica sim. O livro tem tudo para me conquistar pois é um romance e se passa na França

    ResponderExcluir
  10. Olá!
    Adoro romances com ambientação na Europa. Ainda não conhecia esse livro mas a história parece ser daquelas bem facinhas de ler.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  11. Ola,
    Não conhecia o livro, achei legal ele trazer a França como país de pano de fundo acho lindooooooo esse lugar. Sobre a história parece ter vários altos e baixos. Gostei da dica.
    Beijos
    Raquel Machado
    Leitura Kriativa
    http://leiturakriativa.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Olá, fiquei curiosa para saber mais sobre essa história. Não deve ter sido fácil pra Valerie o baque de ver o ex e a amiga juntos. Ainda não conhecia esse livro, mas com essa capa linda e falando um pouco sobre a França, já quero ler.

    ResponderExcluir
  13. Olá!
    Ainda não conhecia esse livro, mas confesso que fiquei muito interessada em fazer a leitura. Achei a premissa dele bem interessante e simpatizei muito com relação aos personagens, que são encantadores por sua resenha.
    Fiquei contente por você ter gostado e vou anotar a dica.
    Beijos,
    http://www.umoceanodehistorias.com/

    ResponderExcluir
  14. Hey!

    Não conhecia a obra e não me interessei muito ao ler a capa, mas depois da resenha eu achei muito interessante o fato dela se relacionar com alguém muito mais velho e se dar bem cm a pessoa, também fiquei curiosa para saber qual é o acontecimento. Dica anotada.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  15. Olá!
    O livro não me chamou atenção.Parece bem clichê,mas com uma tragédia fica dramático,eu gosto muito de dramas mas esse não parece ser meu tipo.
    Creio que outras pessoas vão amar.
    Bjs

    ResponderExcluir
  16. Nossa, eu ainda nem li o livro e já estava ficando indignada com a traição do François e a melhor amiga da Valerie haha. Depois fiquei feliz por ela ter conhecido um novo amor e agora estou apreensiva sobre a tragédia. A sua resenha está incrível, eu gostei muito do livro Itália amore mio que também é da Cecilia e agora estou ansiosa para ler essa nova história. Bjss!

    ResponderExcluir
  17. heheheh um dia, quero conhecer a França, mas primeiro a América Latina, porém, enquanto isso, fico com as obras que como esta, trazem um pedacinho da França para nós, afinal, leitura é viajar sem sair do lugar.

    ResponderExcluir
  18. Oie, tudo bom?
    Adorei a premissa do livro, principalmente por nos fazer sentir tantas emoções diferentes. Quero ler para descobrir o que aconteceu para deixar a história triste, qual foi a tragédia! Amei a capa também, e a resenha ^^

    ResponderExcluir
  19. Achei a premissa interessante, mas eu não leria no momento. Talvez pela grande diferença de idade eu me sentiria incomoda hoje. É algo com meu momento e não sobre o livro, apesar da história ser boa e da sua resenha positiva eu não leria. Mas é uma excelente dica pra presentear. Obrigada pela resenha,.

    ResponderExcluir
  20. Olá,

    Adoro livros românticos com muita carga dramática a ser trabalhada. Não conhecia esse livro, porém já desejo fazer essa leitura e conhecer a mocinha.

    Beijos,
    oculoselivrosblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Olá!

    Não conhecia o livro, mas gostei da premissa, amo um bom romance e me parece ser uma ótima leitura. Obrigada pela dica!

    ResponderExcluir
  22. Fiquei curiosa quanto ao que acontece com a protagonista que muda a sua vida. Parece uma leitura muito envolvente.

    ResponderExcluir
  23. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir