15/01/2018

[Resenha] Almas de aço | Ana Cristina Vargas

Almas de aço

Autor(a): Ana Cristina Vargas
Editora: Vida & Consciência (selo Redentor)
Páginas: 288
Resenha por: Larissa
Avaliação: 3/5
Compre: Americanas / Buscapé / Editora

*Livro cedido pela editora para resenha


Sinopse: Uma família, gerações de mulheres ligadas por uma herança física e emocional.

Nossa linhagem determina as bases de nossa personalidade como se fôssemos o somatório de nossos antepassados, porém, é nosso espírito que consegue harmonizar nosso mundo interior. Estamos todos numa busca de nós mesmos.

Resenha: Em "Almas de aço" temos como protagonista uma senhora de oitenta e oito anos, que viveu todas estas décadas com muita sabedoria e aproveitando cada minuto. Incrivelmente ela está cheia de saúde e encanta a todos por onde passa.

Uma coisa bem curiosa à respeito de dona Luciana, nossa protagonista, é que suas filhas e netas são todas mulheres, cada uma com seus problemas e desavenças.

Magda é filha de Luciana e deu à luz Juliana, uma moça que atualmente é casada com Roberto, porém o relacionamento dos dois não é lá essas coisas. Sem falar que a moça tem problemas com a outra neta de dona Luciana, Cristina, com quem sempre teve brigas, desde quando eram crianças.

"Não existe o que me disse: fazer tudo pela felicidade do outro. É uma frase bonita, soa forte, mas é uma ilusão. Esconde outras verdades, não tão bonitas, mas humanas e por isso compreensíveis."

Cristina fora criada por dona Luciana desde nova, pois os pais tinham um casamento conturbado, então ela acabou, aos poucos, indo morar com a avó, que sempre deu à ela todo o amor do mundo. Aliás, ela é sua neta preferida.

Renata, outra neta da nossa protagonista, casou-se com Pedro. O rapaz não podia ter filhos, então sentia-se culpado e frustrado. Porém, um dia, um acontecimento muito bonito fez com que Pedro parasse de pensar apenas em ter um filho feito por ele e começasse a pensar em adoção. Foi aí que o casal adotou duas meninas lindas e cheias de luz.

Dona Luciana tem outras netas e filhas, porém não são muito citadas na história; falei só das que apareceram mais durante o livro...

Não é uma história cheia de surpresas e com um final "uau", porém é um ótimo livro para lermos e refletirmos sobre a vida, pois dona Luciana, além de saudável e encantadora, também tem muitos ensinamentos para nos passar, afinal, em seus quase noventa anos ela deve ter aprendido muitas coisas, não é?! É uma leitura bem mais leve e diferente do que costumo ler, mas não deixa de ser válida.

"Viver muito pode ser uma grande vantagem quando os anos da vida física correspondem ao amadurecimento e aprendizado espiritual."

28 comentários:

  1. Que livro gostoso para se ler de tarde em... Gostei muito, vou deixar anotado aqui, porque fiquei muito curiosa com a história. Sua resenha Larissa, ficou muito boa, parabéns ❤️
    Beijos ❤

    Jardim de Palavras

    ResponderExcluir
  2. Não é meu tipo ideal de leitura, achei a resenha bem escrita mas o livro parece chatinho. Mas os trechos que colocou realmente chamam a atenção bastante. Fiquei um pouco curiosa e seria um livro a mais para adicionar a minha lista, vou ler mais criticas sobre ele. Bjs ^^

    ResponderExcluir
  3. Olá, tudo bem?
    Esse não seria um livro que gostaria de ler pois, não achei o meu estilo. Adorei a sua resenha, parabéns.

    Beijinhos,
    http://livroseimaginacoes.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Livros narrados por protagonistas mais velhos são muito raros da gente encontrar, acho a narração deles muito interessante porque são sempre cheios de conhecimento e boas histórias, não conhecia a obra mas adorei sua resenha.

    ResponderExcluir
  5. Oi, tudo bem?

    E quando a gente se identifica com o livro sem ter lido, como faz? Minha bisavó teve 8 filhas, minha avó, duas filhas, minha mãe, duas filhas... Olha! Cada uma com sua história. Ah, eu quero muito ler esse livro, pelo simples fato que parece que vou me identificar com algumas coisas. E assim espero, de verdade! Adorei saber dele, já anotei aqui!

    Beijinhos,
    Fer

    ResponderExcluir
  6. Mesmo sendo um livro bem básico é uma leitura que deve valer a pena, ainda mais por tratar assuntos familiares, afinal todos nos temos algum ponto a melhorar com a nossa família. Eu não conhecia a obra, mas sem dúvida deve nos fazer refletir, ótima dica.

    Beijos.
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Que amor de livro menina, com toda certeza eu adoraria ler, sua resenha ficou ótima por mais que a avaliação não tenha sido muito alta, dica anotada.
    Abraços

    ResponderExcluir
  8. Oie
    Gostei da premissa do livro, parece ser uma história que nos faz refletir sobre a vida.

    Beijinhos
    https://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Interessante a premissa do livro.
    Lembrei da minha família que é cada um para um lado rs.
    Acredito que é fácil se identificar com os personagens desse livro, né? Fiquei com vontade de conhecer a Luciana <3

    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Quantos temas importantes a serem debatidos esse livro trás hein? Amei a resenha realmente me deixou com muita vontade de ler o livro!

    ResponderExcluir
  11. Oi, tudo bem?
    Não conhecia o livro e de momento não tenho interesse em ler, mas não descarto a possibilidade de ler futuramente. Adorei a resenha! Bjo
    http://colecionandoromances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Oiie
    Confesso que não me interessei muito por isso, mas algumas obras que li que também tinham reflexões, eu gostei até, então pode ser que goste desse aí. Talvez no futuro eu leia. Adorei a resenha.
    Bjos, Bya! 💋

    ResponderExcluir
  13. oi tudo bem ?
    confesso que apesar da sua resenha o livro não me conquistou =/
    mais talvez outro dia eu leia quem sabe talvez não seja o momento certo.

    bjs

    ResponderExcluir
  14. Olá, eu não conhecia o livro e não me interessei pela leitura, mas achei bem interessante ler a sua resenha. Não é um tipo de história que me interesse para ler ou comprar o livro, mas acho que para quem gosta de livros assim até possa se interessar por esse.

    ResponderExcluir
  15. Oii meninas, tudo bom?

    Apesar de não ser uma história top com "aquele" final achei legal a idéia de ser uma trama que nos convida a refletir, que nos deixa com aquela nostalgia gostosa. Não conhecia o livro, mas achei a obra interessante.

    Beijos

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
  16. Olá!
    Quando bati o olho na imagem da capa imaginei que fosse um filme, mas ai lendo sua resenha vi que o livro traz tantos elementos importantes e emocionantes que me agradaria a possibilidade da leitura e ainda de ver uma adaptação com esse texto.
    Adorei sua resenha!

    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  17. Apesar de não ser muito fã dos livros da editora gostei da premissa dessa obra, pois adoro livros com muitos ensinamentos e então já coloquei na listinha para ler um dia.

    beijinhos!

    ResponderExcluir
  18. Olá, eu não conhecia o livro, mas pela sua resenha parece ser uma obra cheia de pontos para se refletir *-* Dica anotada.

    ResponderExcluir
  19. Olá, ainda não conhecia esse livro e pela sua resenha achei bem interessante termos todos esse destaque para as personagens femininas.

    ResponderExcluir
  20. Como tenho uma excelente mãe e três queridas irmãs, a resenha chamou minha atenção e despertou sem dúvida meu interesse em fazer essa leitura. É bom fugirmos um pouco dos enredos mais óbvios e ler algo assim. Fiquei com muita vontade. Beijos

    Nara Dias
    Viagens de Papel

    ResponderExcluir
  21. Oie, tudo bem?
    Ah, não curto muito livros sem reviravoltas ou final eletrizante, a leitura acaba sendo massante para mim. Então, passo a dica no momento!

    ResponderExcluir
  22. Olá!
    Sou apaixonada pelo gênero, eu gosto muito de livros nesse estilo e fiquei super animada quando comecei a ler sua resenha, mas desanimei quando vi que o livro não é tão uau. Senti que falta alguma coisa nele, então, vou passar a dica por enquanto.
    Beijos

    ResponderExcluir
  23. Olá!
    Esse livro parece ser realmente uma delícia de ser lido! Adorei a sua resenha e me deixou super curiosa para a leitura!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  24. Olá!
    O livro é um parece ser bem gostoso de ler. É realmente bem diferente dos que costumamos ver. Com certeza o leitor tem muito o que aprender com os ensinamentos dessa senhorinha encantadora.
    Bjim!
    Tammy

    ResponderExcluir
  25. Olá.
    Não conhecia o livro, nem a editora, mas adorei a premissa, embora o final não seja UAU como você mesma diz, mas amo livros que nos deixa refletindo sabe? Amei

    ResponderExcluir
  26. Oi, tudo bem? Preciso dizer que adoro livros que me fazem refletir, sinto que são esses que criam um espaço ainda maior no coração. Eu não conhecia esse em questão, e fico receosa ao saber que você esperava mais. Mesmo assim, estou curiosa quanto a leitura. Quem sabe não arrisco :) Obrigada pela dica.

    ResponderExcluir
  27. Augusta23:13

    Estou finalizando a leitura e apesar dele não ter um final uau, ele nos faz refletir muito sobre a nossa existência, sobre conflitos que criamos e achamos ser culpa da vida, do destino, dos espíritos ou até de Deus. É uma leitura enriquecedora. Pontos que nos fazem pensar em quem somos, no que queremos e o que fato precisamos. Perfeito! Indico muito!

    ResponderExcluir
  28. Livro lindo, leitura super envolvente! Gostei muito .

    ResponderExcluir