27/04/2018

[Resenha] Renitências do amor (predestinados #2) | Ligia Ortiz

Renitências do amor

Autor(a): Ligia Ortiz
Editora: Independente
Páginas: 464
Resenha por: Viviane
Avaliação: 5/5
Compre: Autora

*Livro cedido pela autora para resenha


Sinopse: Há muito Thais é sinônimo de liberdade. Criativa, vivaz e libertina, faz o que dá na telha e vive o hoje intensamente. No melhor momento de sua vida profissional, a amizade colorida com Max vai muito bem, obrigado. E mesmo com a imprevisibilidade vibrando a cada dia, mantém tudo sob controle. Contudo, Nalu, sua melhor amiga vai se casar. E como agora está radicada em Londres, resta à Thais e à Laura - mãe da noiva - a organização da festa. E é aí que mora o perigo. De volta à fazenda, frente a frente com Lucas, irmão de Nalu, o passado ressurge como uma ferida fétida que escancara a cada provocação trocada. Em meio a docinhos, lírios, insultos e injúrias, os arranjos para o casamento são feitos e o que estava adormecido ameaça acordar. Duas verdades, dois lutadores, duas bombas prestes a explodir.

Há muito mais a se esperar deste casamento que um simples "sim".

Resenha: Há um ano eu resenhei o livro "Nas proximidades do amor" (resenha), onde descobrimos como Nalu e Alec se conheceram e o romance que se seguiu; no livro anterior Thais era amiga de Nalu, mas agora, nesse livro, vamos saber o que se seguiu após a primeira estória, tendo como progonista a Thais.

No primeiro livro ficamos sabendo que aconteceu algo entre Thais e Lucas, que é irmão gêmeo de Nalu, mas sem muito detalhes, apenas que eles se conhecem e se odeiam. Já no começo deste segundo livro, Nalu vai casar-se, mas como está morando fora do país, precisa que Laura, sua mãe, e Thais, sua melhor amiga, organizem toda a festa. Como a família de Nalu mora na zona rural de Lins, a quatro horas de viagem de onde Thais mora, a moça meio que se muda para a fazenda por mais de um mês. Seu sangue gela ao saber que encontrará com Lucas todos os dias, mas ela precisa fazer isso por sua amiga, até porque ninguém sabe do passado de Thais e Lucas.

A partir de então, a narração começa a alternar entre o presente e o passado (3 anos antes), para entendermos o que se passou com o casal, e a narrativa alterna também durante todo o livro entre o ponto de vista de Thais e de Lucas, coisa que eu adoro no livros, pois nos dá uma visão mais ampla do que está acontecendo, mas principalmente dos reais sentimentos de cada personagem.

Aos poucos vamos descobrindo uma paixão tórrida entre os dois protagonistas (no passado), mas quando se une um machista cabeça dura e uma mulher moderna, descolada, que ama sexo e que tem um passado bem movimentado, sabemos que não pode dar boa coisa. O curto relacionamento acabou com Lucas falando coisas horríveis à Thais e magoando-a muito.

"Onde no mundo eu estava com a cabeça quando concordei com isso? Está na cara que nada de bom pode acontecer se eu ficar uma temporada perto do Lucas."

Com a ocasião do planejamento da festa e com Thais "morando" na fazenda, os dois começam a trocar farpas e fica evidente que eles têm algo não resolvido. Lucas está namorando Vanessa, e começa a levar a moça lá todo dia para provocar Thais. Peter, um amigo de Lucas, aparece e Thais aproveita para se vingar, e é claro que não acabaria bem; Lucas, machista do jeito que é, desfere muitas ofensas à moça. Posteriormente, após discutirem, ela cai do cavalo e machuca-se muito, o que o faz arrepender-se, e ela, odiá-lo, já que acha que ele deixou a sela frouxa de propósito para ela cair.

Após vários dias de repouso, chega o dia do casamento. Nalu está na fazenda e todas as amigas das moças. Com o acidente de Thais, ela e Lucas acabam dando um trégua, e já que serão padrinhos da noiva, eles não têm outra alternativa a não ser se tolerarem, mas eis que, na véspera da festa, a chama da paixão reacende e os dois passam a noite juntos. Lucas faz juras de amor à Thais e promete mudar; a moça acredita e aceita, mas na manhã da festa Lucas vê Thais com Peter e, entendendo tudo errado, com seu machismo, a julga sem nem saber o que se passa. Para se vingar, ele aparece com a namorada e esfrega na cara de Thais a sua felicidade. A moça fica desolada, pois acha que foi usada e enganada e, assim que pode, foge da festa e volta para sua casa.

Nos meses que se seguem, Thais começa a se sentir mal e, após uma consulta, descobre estar grávida - de gêmeos, para piorar o desastre que já é sua vida. Nesse tempo, Lucas descobre que cometeu um erro ao jugar a moça, mas aí pode já ser tarde, porque Thais já alimenta muita raiva dele e nada que ele possa vir a dizer irá dissuadi-la de sua decisão.

"Não, isso não pode continuar como está. Ao observar tudo que já perdi com ela, e tudo que vou perder com meus filhos, a dor parece transpassar meu peito."

Muitas coisas acontecem e eu já falei demais, então vou deixar no ar o fato de que a gestação não será tranquila e acontecerão coisas que porão em risco a vida de mãe e filhos.

Este é um livro de quase 500 paginas e eu li em dois dias (para mim, é um grande feito), de tão envolvente que estava a estória; tinham muitas coisas acontecendo, primeiro era descobrir o que se passou com o casal no passado, depois o desfecho da turbulenta gravidez, e o principal: será que teria um final feliz? A escrita da Ligia é muito fluída e agradável de ler. Como no primeiro livro, as cenas de sexo são bem presentes durante todo o desenrolar dos fatos.

9 comentários:

  1. Já quero o livro.
    Adoro esse tipo de narrativa que nos faz mergulhar no passado, e fala de amor do passado e tal. AMoo
    Amei a premissa, e já vai para minha lista de desejados. Agora estou é impressionada com vc ter lido um livro de quase 500 páginas em apenas 2 dias, meu sonho.
    Fico feliz em saber que é uma leitura rápida.

    ResponderExcluir
  2. Ola
    Nossa quantas indas e vindas, pior quando o personagem é machista e muito como foi citado, o dificil é fazê-lo mudar a opiião e aceitar certas coisas, mas parece que ele com o tempo é forçado a mudar...
    Já li um livro grande assim tambem em poucos dias, depende do quanto o livro me prende.
    Anotei a dica.
    Bjus

    ResponderExcluir
  3. Ai, que lindezura! A curiosidade bateu forte aqui. Adoro tramas que mostram consequências de atos passados, construindo uma consciência metafórica sobre liberdade ser saber ao que se prende. Resenha maravilhosa!

    semquases.com

    ResponderExcluir
  4. É tão gostoso quando não sentimos as páginas passar hahaha.. 500 páginas em 2 dias é muita coisa. adorei.
    Não conhecia a trama, fiquei curiosa =D

    Sai da Minha Lente

    ResponderExcluir
  5. Caramba, livro cheio de dramas e reviravoltas? Só quero pra hoje!
    Adorei, de verdade, essa trama carregada no drama, pois realmente gosto muito de livros assim, e se for bem escrito, como disse que esse é, como não ficar preso, né?
    Adorei sua resenha e já anotei a dica!

    Abraços

    ResponderExcluir
  6. Wow! 500 páginas em dois dias não é mole não, viu?
    Claro que se a letra não for muito pequena, ajuda, mas ainda sim, precisa ter se envolvido mesmo com o livro.
    Parece que você gostou mesmo dele!
    Particularmente, não é do tipo de livro que me atrai, mas que ótimo que você apreciou!

    Beijos,
    Luisa
    www.degradeinvisivel.com.br

    ResponderExcluir
  7. Sinceramente, não me interessei. Primeiro, pelas cenas de sexo serem bem presentes, morro de preguiça disso. Segundo, porque a trama não chamou em nada a minha atenção. Não curto quando a história de um casal envolve outras pessoas, acho que não tem como alguém não sair machucado. Fora que o fato do cara ser machista ia me deixar maluca. Mas que bom que foi uma boa leitura pra você.

    ResponderExcluir
  8. Olá!
    Esse livro deve ser bem apaixonante. Adoro quando na narrativa fica aquele suspense e fiquei curiosa pra saber mais de como o casal vai lidar com essa nova etapa da vida com a gestação e tudo mais.
    Espero ler o desfecho por aqui.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  9. Eu também adoro narração dos de dois ou mais personagens. A história fica muito mais dinâmica. Não conhecia o livro, mas fiquei bem envolvida com tudo que você pontou.

    ResponderExcluir