01/06/2018

[Resenha] O sol na cabeça | Geovani Martins

O sol na cabeça

Autor(a): Geovani Martins
Editora: Companhia das letras
Páginas: 120
Resenha por: Larissa
Avaliação: 4/5
Compre: Americanas / Editora

*Livro cedido pela editora para resenha


Sinopse: O sol carioca esquenta a prosa destes treze contos que retratam a infância e a adolescência de moradores de favelas como jamais foram retratados. O prazer dos banhos de mar, as brincadeiras de rua, a adrenalina da pichação, as paqueras e o barato do baseado são modulados tanto pela violência da polícia e do tráfico quanto pela discriminação racial indisfarçável no olhar da classe média amedrontada. Com a estreia de Geovani Martins, a literatura brasileira encontra a voz de seu novo realismo.

Resenha: Esse é um livro de conto onde o autor nos leva diretamente para a favela do Rio de Janeiro, mostrando-nos um pouco de tudo que acontece por lá.

O primeiro texto, "Rolezim", narra-nos, como já diz o título, um "rolezinho" durante um dia do nosso protagonista em uma praia. Na volta para casa ele e seus amigos são parados pela polícia. Será que irão escapar ilesos?

Em "Espiral" nosso personagem fala-nos sobre como é triste ver olhares reprovadores em sua direção e pessoas fugindo dele, só por ele morar em um lugar "diferente". O texto fala-nos, basicamente, sobre o preconceito que as pessoas têm dentro de si. Ao notar as reações das pessoas, o rapaz ficou abismado com isso e resolveu passar a observar e investigar melhor o comportamento das pessoas que o olhavam de um jeito "diferente". Para isso, resolveu seguir um deles, Mário.

"É foda sair do beco, dividindo com canos e mais canos o espaço da escada, atravessar as valas abertas, encarar os olhares dos ratos, desviar a cabeça dos fios de energia elétrica, ver seus amigos de infância portando armas de guerra, pra depois de quinze minutos estar de frente para um condomínio, com plantas ornamentais enfeitando o caminho das grades, e então assistir adolescentes fazendo aulas particulares de tênis. É tudo muito próximo é muito distante. E, quanto mais crescemos, maiores se tornam os muros."

"Roleta-russa" vai apresentar-nos Paulo. O pai do rapaz guarda uma arma em casa - coisa do trabalho -, e durante o texto acompanhamos o desejo e ao mesmo tempo o medo que Paulo tem de admirar a arma do pai quando este não está em casa, pois não quer trair sua confiança.

Em "O rabisco" vamos acompanhar a fuga de um pichador que, decidido a não mais fazer seus rabiscos por causa do seu filho, acabou cedendo ao vício e precisa, então, fugir da polícia ao ser descoberto.

No texto "O cego" somos apresentados ao seu Matias, um homem que nasceu cego já. Com o intuito de ganhar dinheiro com isso, o rapaz espalha sua história de vida nos coletivos, emocionando à todos. Porém, com o tempo, isso parece não gerar mais tanto lucro. No fim, ele acaba tendo o mesmo destino que todos os outros...

O texto "Os mistérios da vila" traz-nos dona Iara, uma macumbeira, que rende muitas brincadeiras e histórias assustadoras entre as crianças moradoras da vila.

Os textos são escritos, principalmente os diálogos, da mesma forma como os moradores da favela costumam falar - creio eu -, fazendo uso de gírias e expressões com as quais não estou acostumada, então confesso que fiquei sem entender algumas palavras ou frases, mas nada que afetasse meu entendimento geral da leitura. O autor narra-nos os fatos e acontecimentos das favelas do Rio de Janeiro de uma forma tão natural e cotidiana que é impossível não nos sentirmos dentro da própria favela; até mesmo eu, que não tenho muito conhecimento de como é a vida por lá, senti que estava dentro do local.

É um livro muito bacana para quem quer conhecer o lado menos favorecido do Rio de Janeiro, que nos mostra absolutamente todas as atrocidades deste "mundo". Foi muito bom ter tido a oportunidade de ler essa obra!

"Existia de alguma forma, naqueles momentos em que me juntava com os amigos pra queimar um baseado, uma sensação de que a vida podia ser boa, que ela não precisava ser essa loucura que ensinam pra gente desde pequeno, essa pressa, essa caretice toda."

18 comentários:

  1. Olá, tudo bem?
    Confesso que não sou muito fã de contos, gosto mais de livros com uma única história para acompanhar, mas sua resenha despertou meu interesse por essa obra. Leio poucos livros brasileiros então estou tentando mudar meu hábito, e dar mais valor a nossa literatura.
    Obrigada pela indicação

    Xoxo,
    Abby
    Blog Linhas Tortas

    ResponderExcluir
  2. Oi meninas, tudo bem?
    Não conhecia a obra e nem o autor. Mesmo não sendo fã de contos, achei interessante o que foi trabalhado. Anotei essa dica e espero conseguir ler futuramente.

    Sai da Minha Lente

    ResponderExcluir
  3. Olá,
    Gosto bastante de contos, estes parecem retratar bem o dia a dia da população. Mesmo que não seja um tema tão atraente para mim eu leria por curiosidade.

    Debyh
    Eu Insisto

    ResponderExcluir
  4. Que livro importante! Já tinha ouvido falar, mas nunca mergulhei em uma resenha profunda sobre a obra - até agora. Fiquei encantada com a premissa e forma de construção, que acaba nos trazendo denúncias sociais que, sem dúvidas, servem para quaisquer cantos em diversos dos aspectos. Mais uma indicação de ouro!

    semquases.com

    ResponderExcluir
  5. Eu já tinha visto a capa do livro por aí, mas não sabia nada sobre ele. Achei muito interessante e fiquei curiosa com a leitura, ainda mais por saber que o autor consegue nos levar assim para dentro do livro. Dica anotada.

    ResponderExcluir
  6. Eu fico feliz com o sucesso que esse autor vem alcançando, esteve até no programa do Bial. Acho bacana que uma literatura que fale sobre comunidades alcance tantas pessoas, isso e incrivel, espero ler o quanto antes.

    ResponderExcluir
  7. Oiii meninas, tudo bom?

    Confesso que contos não são muito o meu estilo de história, nem tenho muito costume em ler, mas pra quem curte histórias mais rápidas é uma ótima dica.

    Beijos

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
  8. Olá, eu gosto muito de contos e amei saber um pouquinho sobre eles através do seu post, fiquei mais animada para pegar o meu exemplar desse livro e realizar a leitura.

    ResponderExcluir
  9. Gosto de conto e esse me chama atenção por retratar realidades cotidianas, ainda mais por nos falar do preconceito que carregamos dentro de nós, ainda mais em relação aos menos favorecidos como mencionou. Gosto da dinâmica dos diálogos, eles costumam dar mais fluidez a leitura, então é um livro que se tiver a oportunidade eu quero ler.

    Abraços.
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  10. Olá,

    Resenhei esse livro no blog que participo a pouco tempo. Eu amei a leitura dele, apesar de ter me assustado no primeiro conto continuei lendo e ficou super fluído e interessante. Também achei super fascinante conhecer um pouco mais sobre a favela carioca.

    Beijos e parabéns pela resenha!
    www.blogancoraliteraria.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Acho que esse é um livro que todo mundo deveria ler.
    Ainda não recebi o meu exemplar, mas ele deve estar chegando, adorei sua resenha e fiquei ainda mais animada.
    Não tinha costume de ler livros de contos e tal, mas esse ano quebrei essa barreira e amei.

    ResponderExcluir
  12. Olá!
    Como carioca essa deve ser uma leitura bem impactante e muito reflexiva. Ver nos contos uma outra forma, aos olhos do autor é bem interessante.
    Não conhecia esse livro, mas vou pesquisar para conhecer.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  13. Olá
    O livro curtinho, uma leitura super rápida. Gosto de contos, independente do gênero, quando fui no Rio visitar uma amiga passei em frente a favela e parece um outro mundo, impressionante o contraste que tem . Sobre as gírias, ela me traduziu algumas que fiquei com cara de paisagem , sem entender nada kkkkk.
    Gostei da dica.
    Bjus

    ResponderExcluir
  14. Oi, tudo bem? Ainda não tinha lido uma resenha desse livro, não sabia que era contos. Gostei do fato de ele ser temático e garantir protagonismo de personagens que, geralmente, têm uma utilidade bem engessada na literatura em geral. Não sei se lerei agora, mas, com certeza, me interessei.

    Love, Nina.
    www.ninaeuma.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. Não conhecia a obra nem o autor, fiquei bem interessada para ler esse.. Gosto muito de contos e gostei muito do que você escreveu sobre os contos..
    Vou anotar sua dica, beijos!

    ResponderExcluir
  16. Olá!
    Parece um livro de contos bem diferente do que estamos acostumadas. Não lembro de nenhum livro de contos que falasse da realidade nua e crua do Rio de Janeiro. ótima dica!
    Bjs
    Lucy - Por essas páginas

    ResponderExcluir
  17. Oie!
    É uma realidade muito diferente das quais estamos acostumadas. Esse pequeno trecho sobre as escadas já me deixou com o coração na mão. Apesar de não curtir contos, eu daria uma chance a esse livro, pela mensagem e aprendizado.

    ResponderExcluir
  18. Olá, tudo bem? Nunca fiquei tão animada com um livro nacional como este. Por ser justamente no estado que moro, e sempre ver elogios por ai, quero muito adquiri-lo. Sua resenha me deixou mais curiosa ainda!
    Beijos,
    http://diariasleituras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir