05/12/2018

[Lidos do mês] Novembro | 2018

Olá, livreiras e livreiros! Hoje viemos trazer para vocês nossas leituras do mês de novembro. Vamos conferir?!

Larissa

Memórias de um amigo imaginário | Matthew Dicks (5/5): "Enquanto Max acreditar em mim, eu existo. Posso precisar da imaginação do Max para existir, mas tenho os meus pensamentos, as minhas ideias e a minha vida, tudo isso separado dele." "Max não gosta de gente da mesma forma que as outras crianças gostam. Ele gosta das pessoas, mas bem de longe. Quanto mais afastado alguém ficar de Max, mais ele vai gostar dessa pessoa." "Nós dois não gostamos da Sra. Patterson, mas ultimamente ela e Max estão estranhamente próximos. Isso não é normal, muito menos para alguém como o meu amigo. Ele corre perigo, tenho certeza..."

Anatomias poéticas | Angela Malheiros (3/5): A autora Angela Malheiros lança, pela Autografia, a obra "Anatomias Poéticas", uma coletânea que mescla poesias divididas em duas partes: a primeira traz versos bem-humorados, surrealistas e ritmados, que fazem paralelo entre sensações da vida e os órgãos vitais do corpo humano, como o coração, pulmão, estômago e rins; já a segunda, conta com releituras de cantigas medievais portuguesas e da arte brasileira contemporânea.
Meu coração & outros buracos negros | Jasmine Warga (5/5): Um tema amargo, mas necessário. Em Meu coração e outros buracos negros, a estreante Jasmine Warga apresenta aos leitores um romance adolescente que aborda, de forma aberta, honesta e emocionante, o suicídio. Aysel, a protagonista, enfrenta problemas com a família e os colegas de escola, como tantos jovens por aí, e, aos 16 anos, planeja acabar com a própria vida. Mas quando ela conhece Roman num site de suicídio, em busca de um cúmplice que a ajude a planejar a própria morte, num pacto desesperado, a vida dos dois literalmente vira de cabeça para baixo. Aos poucos, Aysel percebe que seu coração ainda é capaz de bater alegremente. E ela precisará lutar por sua vida, pela vida de Roman e pelo amor que os une, antes que seja tarde.

Todas as flores que não te enviei | Felipe Rocha (5/5): Todas as flores que não te enviei trata de sentimentos, inclusive aqueles que lutamos para esconder, mas que estão ali, esperando o momento exato para serem libertos. A inspiração dos poemas de Felipe Rocha chega através da sua imaginação e da sensibilidade, e também da percepção de tudo que está ao seu redor. Foi depois de muita reflexão que, em 2016, nasceu o @tipobilhete, como forma de trazer um pouco de alegria para o dia a dia e transbordar aquilo que atitudes não são capazes de demonstrar.
O desconhecido | Vanessa Tourinho (4/5): Tudo que Luisa queria, ao sair do orfanato onde cresceu, era uma vida tranquila e normal, mas ao invés disso, em seu décimo oitavo aniversário descobre possuir o poder de ler pensamentos alheios. A beira do colapso emocional acaba conhecendo Toni, de uma maneira nada convencional, e então aprende que nasceu com uma anomalia genética chamada Transmutação, que gera habilidades sobre-humanas. Além disso, Luisa descobre que todo Transmutado é destinado a um parceiro ideal, e apega-se a ideia de amar sua suposta alma-gêmea, sem sequer conhecê-lo, e parte em busca deste homem desconhecido, ignorando todos os perigos que essa busca pode trazer aos seus amigos e a si mesma.

@invernoemsaturno | Davi Melo (5/5): Aqui você encontrará uma parte daquilo que me compõe. São palavras escritas entre os dias de sol e as noites de frio, entre cobertas e descobertas, entre a sobrevivência em alguns invernos, a insistência e a busca pelo amor e a persistência da saudade. Eu sou grave, e você não faz ideia da gravidade que é a poesia.
Não se iluda, não | Isabela Freitas (4/5): Depois de passar um ano sem namorado, Isabela está determinada a realizar o grande sonho de ser uma escritora reconhecida. Resolve dar os primeiros passos anonimamente, criando um blog onde assina como 'A Garota em Preto e Branco'. Em seu diário virtual, ela desabafa, fala dos amigos, dos não tão amigos assim, e confessa suas aventuras e desventuras amorosas. Assunto é o que não falta. Durante uma temporada agitada em Costa do Sauípe, na Bahia, acompanhada por Pedro, Amanda e sua insuportável prima Nataly, Isabela conhece o irresistível Gabriel, um sujeito praticamente perfeito, a não ser por um pequeno detalhe... Entre shows e passeios na praia, Isabela precisa admitir para si mesma que sente uma atração cada vez maior pelo seu melhor amigo. Em seu segundo livro, Isabela Freitas dá sequência às histórias dos personagens de 'Não se apega, não'. Dessa vez, com a cabeça nas nuvens e os pés firmemente no chão, a personagem Isabela vai em busca daquilo que seu coração realmente deseja, mesmo quando seu caminho é bem acidentado e cada curva parece esconder uma nova surpresa.

Ilustre poesia | Pedro Gabriel (5/5): Antônio é um personagem de um romance que ainda está para ser escrito e que, entre um chope e outro, despeja frases e desenhos em guardanapos no bar que frequenta. Pedro Gabriel é autor da página Eu me chamo Antônio, no Facebook e no Instagram, que reúne as divagações e os rabiscos de seu alter ego. Antônio pertence à ficção e conquistou mais de 1 milhão de seguidores na internet. Pedro, por sua vez, consolidou seu espaço na literatura com dois best-sellers: Eu me chamo Antônio (2013) e Segundo (2014). Em Ilustre Poesia, seu terceiro livro, fantasia e realidade colidem. Criador e criatura dialogam por meio de palavras e ilustrações. Desta vez, Antônio procura escapulir do confinamento nos quadradinhos de papel dos guardanapos e ganhar a liberdade. Ao mesmo tempo, Pedro Gabriel explora galáxias, as profundezas do mar e os confins da terra em textos de prosa poética que podem ser lidos como uma espécie de correspondência com o personagem. O senso de humor, a irreverência e o gosto pelos trocadilhos são compartilhados pelo personagem e seu poeta. A relação entre Pedro Gabriel e Antônio começou há quatro anos no balcão do Café Lamas, um dos mais tradicionais do Rio de Janeiro. Pedro costumava passar as noites tomando chope e escrevendo em guardanapos com caneta hidrográfica. Um belo dia, ocorreu-lhe a ideia de fotografar suas criações e compartilhá-las no Facebook. O sucesso foi imediato. Em poucos meses, ele havia se transformado numa verdadeira celebridade da internet.

Viviane

Objetos cortantes | Gillian Flynn (4/5): Recém-saída de um hospital psiquiátrico, onde foi internada para tratar a tendência à automutilação que deixou seu corpo todo marcado, a repórter de um jornal sem prestígio em Chicago, Camille Preaker, tem um novo desafio pela frente. Frank Curry, o editor-chefe da publicação, pede que ela retorne à cidade onde nasceu para cobrir o caso de uma menina assassinada e outra misteriosamente desaparecida. Desde que deixou a pequena Wind Gap, no Missouri, oito anos antes, Camille quase não falou com a mãe neurótica, o padrasto e a meia-irmã, praticamente uma desconhecida. Mas, sem recursos para se hospedar na cidade, é obrigada a ficar na casa da família e lidar com todas as reminiscências de seu passado. Entrevistando velhos conhecidos e recém-chegados a fim de aprofundar as investigações e elaborar sua matéria, a jornalista relembra a infância e a adolescência conturbadas e aos poucos desvenda os segredos de sua família, quase tão macabros quanto as cicatrizes sob suas roupas.

Uma nova chance | Jeaney Calabria (4/5): Quando ignoramos as verdades da vida, as dificuldades tornam-se necessárias para compreendermos os verdadeiros valores do nosso espírito. Foi assim com Luiz Cláudio, um jovem de 16 anos que perdeu os pais em um acidente de carro e que foi criado por sua avó Marlene, sempre disposta a fazer todas as vontades do rapaz. Preso às ilusões do mundo, o adolescente de classe média acaba entregando-se às drogas.
Gaslight | John Roach (4/5): "- Você já viajou para o passado Doutor? - ele não disse nada - uma viagem fria, da qual você não quer se lembrar? Da qual você não deve lembrar e que vai voltando aos poucos mesmo que não queira? Por que se nunca esteve em um lugar assim, se nunca se perdeu nesse mundo, então não sei se vai entender minha história." John Silent tomou Sandra por esposa. Suas vidas passaram por demasiadas turbulências e graças a seu trabalho ele não pode dar a ela a tão sonhada lua-de-mel. Levou três anos para que a oportunidade surgisse. Graças à indicação de seu bom amigo Arthur, John aluga uma cabana na colina ao topo da simpática cidade de New Perrish. Tudo esta belo para os Silent, até o momento em que Sandra desenvolve acessos de sonambulismos e pesadelos. O desconforto chega a um ponto em que o mais lógico a fazer é deixa o lugar, contudo a cidade tem outros planos. John é separado de sua esposa e jogado ao limite oposto da cidade, onde tudo que irá encontrar são fortes indícios de que deve fugir e deixar sua amada a própria sorte. A recusa em ouvir os sinais o fará pagar um alto preço. Conflitante entre dois sentimentos, o medo de ser engolido pelo horror que compõe cada centímetro da cidade ou o desejo desesperado de descobrir a verdade e encontrar seu bem mais precioso que lhe fora arrancado. Sua mente esta prestes a engoli-lo numa tormenta de duvidas e desespero até que, quando tudo parece esclarecido, não poderia ele estar mais no escuro. Ao fim ele esta a salvo, relatando tudo que viveu. Tortura-se imaginando se alguém poderá acreditar nele, ou se declararão John Silent um insano. Seja como for ele pode respirar tranquilo, o que quer que tenha passado já terminou antes mesmo de começar, e ele esta a salvo... Não é?

A lista negra | Jennifer Brown (5/5): E se você desejasse a morte de uma pessoa e isso acontecesse? E se o assassino fosse alguém que você ama? O namorado de Valerie Leftman, Nick Levil, abriu fogo contra vários alunos na cantina da escola em que estudavam. Atingida ao tentar detê-lo, Valerie também acaba salvando a vida de uma colega que a maltratava, mas é responsabilizada pela tragédia por causa da lista que ajudou a criar. A lista com o nome dos estudantes que praticavam bullying contra os dois. A lista que ele usou para escolher seus alvos. Agora, ainda se recuperando do ferimento e do trauma, Val é forçada a enfrentar uma dura realidade ao voltar para a escola para terminar o Ensino Médio. Assombrada pela lembrança do namorado, que ainda ama, passando por problemas de relacionamento com a família, com os ex-amigos e a garota a quem salvou, Val deve enfrentar seus fantasmas e encontrar seu papel nessa história em que todos são, ao mesmo tempo, responsáveis e vítimas.

O dia em que a minha vida mudou por causa de um chocolate comprado nas Ilhas Maldivas | Keka Reis (5/5): Parecia um dia comum. Bom, pelo menos um dia comum do sexto ano. Até que, no meio da aula de ciências, Mia recebeu um embrulho inesperado. Um chocolate Pura Magia Aquele chocolate trazia as melhores lembranças de seu pai, e há anos ela não encontrava mais pra vender. Junto com o chocolate, um bilhete "Quer sentar do meu lado hoje na perua?", com a letra do Bereba. E agora? Eles não eram só amigos. Por que tudo estava ficando estranho de repente? O pessoal tinha começado a passar o dia inteiro no celular e a chamar o recreio de intervalo, os adultos só queriam ter conversas sérias, não dava mais para comprar roupa na seção infantil. Como sobreviver a tudo isso e ainda decidir como responder o bilhete.

POSTAGEM POR: LARISSA E VIVIANE

10 comentários:

  1. não li nenhum da lista, mas tenho memórias de um amigo imaginário e ele ta aqui na fila pra ser lido
    to morrendo de curiosidade
    adorei suas leituras, foram muitas hein

    ResponderExcluir
  2. Dos livros listados li apenas Memórias de um amigo imaginário. Muito linda a história. A Lista Negra e Objetos Cortantes são bem interessantes. Boas leituras. Abraços literários.

    ResponderExcluir
  3. OI, meninas. Tudo bem?
    Dessa listinha eu só li Gaslight e adorei a leitura, foi um livro intenso em determinadas cenas e que me chocou muito, mas que faz jus ao gênero e adorei. Os outros eu tenho curiosidade com alguns.

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    Arrasaram na listinha hein? Destes eu só li A lista negra, mas to doida pra ler Meu coração & outros buracos negros e gostei bastante da premissa de Gaslight

    ResponderExcluir
  5. Oiii meninas

    Eu tentei ler aquele Garota Perdida da Gillian Flynn e acabei desistindo, não foi pra mim, mas me disseram que Objetos Cortantes pode me fazer mudar de opinião, espero que sim, estou querendo dar uma oportunidade até porque vi que também agradou por aqui. Meu Coração e outros buracos negros também parece ser bem tocante, retrata um tema duro, acho que vou gostar.

    Beijos

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
  6. Olá,
    Quanta coisa vocês leram! De tudo eu só li Objetos Cortantes e confesso que não gostei tanto do livro, até li outro livro da autora, mas ela continua com as mesmas coisas das quais não gostei rs. Enfim muitas coisas diferentes, o que é bom, varias de gêneros torna as leituras mais interessantes.

    Debyh
    Eu Insisto

    ResponderExcluir
  7. Dos lidos eu só li A lista negra, e que leitura mais intensa. Foi chocante demais. E os outros: quero muito ler Objetos cortantes e Memórias de um amigo imaginário.
    beijos

    ResponderExcluir
  8. Quantos livros legais! Eu também já li A lista negra e Meu coração e outros buracos negros, foram duas leituras que também me agradaram muito. Estou super curiosa para ler esse livro da Keka, e Memórias de um amigo imaginário é outro que já quero ler faz tempo.

    ResponderExcluir
  9. Nossa senhora, quantos livros vocês leram esse mês, parabens!!
    Nao tive a oportunidade de ler nenhum deles, mas achei bem interessante e vou buscar as resenhas deles por aqui

    Beijao

    ResponderExcluir