12/04/2019

[Resenha] A aventura dos livros | Sandra Russo

A aventura dos livros

Autor(a): Sandra Russo
Editora: Scortecci
Páginas: 20
Resenha por: Leonardo
Avaliação: 5/5
Compre: Editora

*Livro cedido pela editora para resenha


Sinopse: Nesta noite, Camila recebe uma mensagem via skype, na qual, a bibliotecária faz uma espantosa revelação: os livros desapareceram! Camila e seus amigos haviam combinado de ir à biblioteca para fazer uma pesquisa. Cada aluno leria cinco livros e escolheria um deles para comentar com a classe. Como isso será possível, agora? E onde foram parar os livros? Tendo ganhado vida própria, eles agora circulam por toda a cidade: ensinam receitas, enfrentam o trânsito, visitam os shoppings, compartilham seus dilemas, até mesmo conquistam pela simpatia, posando para selfies com seus leitores. Pode ser que um deles esteja bem pertinho de você!

Resenha: Camila sempre gostou muito de ler, mas seus colegas não tinham esse costume. Um dia a professora deu uma missão para eles: deveriam ir à biblioteca da cidade e escolherem cinco livros, cada um, para ler e depois contar a história para a turma, para que alguns livros fossem escolhidos para fazer parte da biblioteca nova da escola.

Os amigos de Camila ficaram com preguiça de ler, mas a garota os convenceu de que seria legal. Como Camila era amiga da bibliotecária, pediu que ela separasse alguns livros que achasse que a turma iria gostar.

No dia da visita à biblioteca, Camila recebe uma ligação da bibliotecária dizendo que quase todos os livros haviam sumido das prateleiras. Não demorou a virar notícia que vários livros estavam pela cidade causando problemas, era como se os livros tivessem ganhado vida e saído andando.

"A cidade foi invadida por milhares de livros que, rebelados por não serem lidos, fugiram da biblioteca central."

Na biblioteca, Camila e a bibliotecária conversaram com os livros antigos que ficaram lá, eles contaram que os livros estavam tristes porque ninguém mais os procurava para ler ou consultar devido às novas tecnologias.

"Estamos sendo cada vez menos consultados. Estamos sendo deixados de lado. A televisão, a internet e as redes sociais usurparam o nosso lugar."

Camila teve então uma ideia para convencer os livros de que eles ainda eram importantes e que precisavam voltar para as prateleiras da biblioteca.

Minha mãe sempre me incentivou a ler, e desde bem pequeno ela me dá livros de presente; meus favoritos são as estórias em quadrinhos e tudo do Minecraft. Eu fico bem triste quando alguém diz que não gosta de ler.

Achei esta estória bem legal e divertida, sei que os livros não têm sentimentos igual as pessoas, mas mesmo assim eu fiquei com pena deles.

11 comentários:

  1. Ah, que história legal para se ler à noite para os filhos antes deles irem dormir! Adorei!!!
    Eu gosto da ideia de que os exemplos irão marcar meus filhos. Eles já gostam muito de livrinhos, mas são pequenos ainda, não sabem ler, nem nada. Mas, quero muito que ver o pai e a mãe sempre com um livro (ou vários) por perto, os moldem como bons leitores um dia.

    Um beijo

    www.coisasdemineira.com

    ResponderExcluir
  2. Já adorei o livro só pelo nome da personagem rsrs. Também fiquei com pena dos livros e acho que essa é uma ótima pedida para conferir com meu pequeno que está começando a se interessar por este universo.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  3. Oi, amei conhecer esse livrinho pelo seu post, achei super interessante a premissa com isso dos livros fugitivos que precisavam ser convencidos a voltar para a biblioteca.

    ResponderExcluir
  4. Oi Leonardo, tudo bem?
    Você conhece o canal do AuthenticGames? É muito legal, para quem curte Minecraft. É só entrar no youtube, que você acha. Também fico triste quando alguém diz que não gosta de ler, porque eu amo desde pequena. Por isso acho esse livro muito legal para incentivarmos todos a lerem. Sua resenha ficou ótima.
    beijinhos.
    cila.

    ResponderExcluir
  5. Oiii Leonardo

    Realmente parece ser uma história bem leve, ideal para leitores mais jovens. Adorei a dica, não conhecia o livro ainda.

    Beijos

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
  6. Ola!!

    Ai meu Deus que resenha mais linda!! Não conhecia esse livrinho, mas fiquei encantada com essa resenha, parece ser extremamente encantadora essa história! E realmente, serve como um incentivo explendido para as crianças começarem a ler.

    beijos

    ResponderExcluir
  7. Olá, tudo bem? Que história mais fofinha e com certeza traz uma reflexão boa! Adorei saber que sua mãe sempre te incentivou a ler. Isso é maravilhoso, pois parece que às vezes é um hábito que está perdendo cada vez mais espaço para a tecnologia. Amei conferir sua resenha <3
    Beijos,
    http://diariasleituras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Oi, Leo. Eu sempre fico muito contente quando entro aqui e vejo uma resenha sua, acho isso tão lindo!
    Eu adorei a indicação de leitura, com certeza é um livro que quero ler com o meu filho.

    ResponderExcluir
  9. Oi, tudo bem? Ah, que história mais divertida. Conforme fui lendo já imaginei indicando para crianças e adolescentes. Com certeza um jeito de incentivar a leitura e conquistá-los pelo enredo cheio de aventura. Gostei da resenha e indicação. Beijos, Érika =^.^=

    ResponderExcluir
  10. Olá!
    Adorei a trama do livro! Muito bom um livro desses para conscientizar as pessoas de que não se vive só de tecnologia e que nós podemos aprender e muito com os livros, além de alimentar nossa imaginação. Um incentivo à leitura muito legal!
    bjos
    Lucy - Por essas páginas

    ResponderExcluir
  11. Que resenha mais amor. Eu adorei essa história. Fiquei imaginando os sentimentos de Camila. Fora que a mensagem que o livro traz é super válida para os dias atuais.
    Bjim!
    Tammy

    ResponderExcluir