19/04/2019

[Resenha] Mindspace | Glauco Baptista

Mindspace

Autor(a): Glauco Baptista
Editora: Chiado
Páginas: 234
Resenha por: Viviane
Avaliação: 4/5
Compre: Editora

*Livro cedido pelo autor para resenha


Sinopse: Arthur Sanley não imaginava sua vida em uma realidade paralela mortal. Ele sempre achou que a existência de outros mundos, não passava de mera literatura ou especulação científica, mas ao receber e-mails de um desconhecido, acabou tendo acesso a um universo alternativo completamente estranho, ilógico e perigoso, capaz de fundir sonhos e pesadelos em uma realidade intrigante...

O menino também descobre que uma celebridade está envolvida com a tal realidade alternativa secreta, conhecida como Mindspace, e a suposta pop star lhe concede algo que muda sua vida completamente, fazendo com que sua percepção de realidade fique distorcida. Arthur então se une a um grupo de "algoritmizados" para travar uma batalha contra um mal que não ameaça somente a Mindspace, mas sim todo o mundo, e, no decorrer de sua trajetória, o jovem percebe que sua criatividade é o seu maior poder, e acaba por ter de enfrentar desafios inimagináveis, ao lado de pessoas com habilidades sobre-humanas.

Mindspace é um universo que se expande de acordo com a criatividade das pessoas, e é repleto de tudo o que se pode imaginar, criaturas como: dragões, cogumelos falantes, gigantes, fadas, robôs, monstros e dinossauros são apenas a ponta do iceberg, do que realmente existe naquele lugar atemporal.

Resenha: Em "Mindspace" seremos apresentados a uma realidade futurística. Os computadores têm uma tecnologia chamada "Quantic Soul" e comunicam-se diretamente com seus usuários; é um sistema experimental que ainda tem falhas, mas é capaz de falar com a pessoa como se estivesse dentro de seus ouvidos.

Arthur é um jovem estudante que quase sempre chega atrasado na escola por dormir demais; um dia, no intervalo da aula vai até o banheiro lavar o rosto e encontra uma espécie de de smart code no espelho, automaticamente seu computador ativa o modo leitor, sem que o rapaz dê o comando do código e Arthur é teletransportado para um local e só consegue ouvir de uma moça, Avery, que foi escolhido por Zara para restaurar o equilíbrio de Mindspace e que deve acessar o novo programa de seu computador à noite, e então no segundo seguinte ele está de volta no banheiro sem entender o que aconteceu.

Em casa Arthur foi fazer o que a garota instruiu-lhe, estava muito curioso e achando que podia ter sido uma alucinação. Ao ativar o programa, primeiro não aconteceu nada, depois ele sentiu-se mal e desmaiou. O rapaz acordou em um lugar em escombros, não demorou muito e apareceram duas criaturas com três metros de altura que lembravam aranhas e queriam comê-lo, então foi salvo por uma garotinha que aparentava ter dez anos, descobriu que Zara é a forma de vida artificial naquele mundo, em seguida tudo na volta de Arthur e da garota, Mia, começou a desintegrar-se. Mia deu à Arthur uma esfera do pensamento, com a qual ele deveria pensar com detalhes no lugar em que queria estar e jogar a bolinha, assim um portal se abriria e seria possível passar por ele, então Arthur memoriza seu quarto e o portal se abre; o acordar pela manhã, o rapaz acha que foi tudo um pesadelo, mas tem uma mensagem de Mia em seu QS (Quantic Soul) pedindo que ele a encontre mais tarde.

Ao encontrar Mia, a garota explica que Arthur foi escolhido por ser um jovem muito criativo, Zara precisa de pessoas assim, mas tem mais gente - que não é do bem - querendo as habilidades de Arthur, e então ele e Mia são atacados; ele consegue fugir, mas Mia é capturada.

Mais tarde Arthur conversa com uma garota nova na escola, Lise, que está ali para ajudá-lo, e descobre que tem um dom, já que ele consegue ir até Mindspace - uma espécie de realidade paralela, onde estão todas as coisas que a nossa imaginação cria, o lugar aumenta e modifica-se conforme a criatividade das pessoas; esse mundo está repleto de seres como dragões, fadas, cogumelos falantes, robôs e tudo o que a mente humana pode criar, mas tem também o pessoal do mau, liderado por Ulf, que quer acabar com os humanos normais e deixar só os criativos -, mas Arthur não faz ideia de que dom possa ser esse e provavelmente só descobrirá na hora da necessidade.

Além de Ulf, tem outro inimigo que parece ser ainda pior, o Rei Espectral, que parece ser um vírus que consegue materializar-se, consegue abrir portais e trazer para o mundo real monstros que não deveriam sair de Mindspace; além disso, esse vírus consegue interferir na vida das pessoas, já que todas são conectadas diretamente com seus computadores - acho que posso dizer que nessa estória as pessoas podem ser infectadas por vírus de computadores.

Lise leva Arthur até Core Town para ser treinado e testado. Core Town é uma cidade compactada e flutuante, localizada em cima de uma árvore que flutua sobre um lago, como na capa do livro. O líder de lá é um peixe falante e passa instruções à dupla.

"Algo me dizia que de alguma forma aquele lugar era muito importante para ela e muitas outras pessoas, por isso não lutavam apenas para impedir que ambos os mundos fossem ameaçados, mas sim para preservar o mundo próprio onde você era capaz de ter e ser tudo que sempre desejou."

Pessoas normais treinam por meses para realizar a prova, mas como acreditam que Arthur seja um prodígio, supõe-se que algumas horas serão suficientes, pois ele vai saber o que fazer. Após os testes e a aprovação, Arthur, Lise e Line, que se juntou à dupla, partem com a missão de salvar Mindspace e o mundo real, enfrentando muitos desafios e lutas e carregando sempre a incerteza de que terão êxito.

O livro é narrado pelo Arthur, mas em diversos capítulos foi narrado sob o ponto de vista de outros personagens, o que possibilitou um visão mais ampla de tudo o que estava acontecendo. Foi uma leitura muito difícil para mim, encontrei bastante dificuldade em entender o que estava acontecendo, eram muitos cenários, muitos personagens, palavras difíceis, senti-me dentro de um jogo de videogame onde as coisas mudavam a cada comando. A estória tem bastante ação, emoção, cenas de luta e fuga e os seres místicos dão um toque a mais no livro. É preciso ter muita imaginação para conseguir ambientar-se no cenário da estória. Quem curte ficção científica com uma pegada boa de fantasia vai deliciar-se com essa leitura.

10 comentários:

  1. Eu gosto muito dos livros da Chiado, acho eles super legais e todos eles são sempre uma grata surpresa.
    Goste muito dessa indicação, parece ser um ótimo livro, eu senti uma coisa meio YA nele, adoro livros assim kkkk <3
    Amei a resenha! <3

    ResponderExcluir
  2. Sua última frase resume bem a impressão que tive sobre o livro pela resenha, parece ser uma boa sugestão para quem gosta muito de ficção científica com um toque de fantasia, uma história bem criativa.

    ResponderExcluir
  3. As vezes quando o livro tem muitos cenários e excesso de personagens, principalmente com nomes difíceis, eu me enrolo e tenho dificuldade em entender de início. Gostei da indicação e espero ter oportunidade de ler

    ResponderExcluir
  4. Olá

    Eu sonho desde criança ser levada para um mundo fantástico e adentrar dentro de uma aventura enorme e cheia de problemas a serem solucionados para o bem comum de algum reino de elfos haha, então já quero conhecer essa obra que se encaixa com minhas fantasias.

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Acho que a leitura acabou se tornando dificil porque é um genero que requer muita atenção durante a leitura, eu também me sentiria toda perdida hahaha. Não conhecia a obra e gostei bastante de conferir as suas impressões a respeito.

    ResponderExcluir
  6. Eu adoro esse tipo de livro e o fato de você ter se sentido dentro de um videogame me animou porque amo quanto isso acontece comigo, ainda não li o livro, mas acho que eu já não teria essa dificuldade e seria justamente o contrário, essa característica me deixaria vidrada na leitura. Enfim, adorei a sua dica <3

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    Adoro livros com temas futuristas! E já fiquei curiosa para saber mais sobre Arthur e todo este universo, ainda mais com uma leitura que promete tanta ação assim. Não conhecia o livro, mas já quero ler em breve!

    ResponderExcluir
  8. Olá, tudo bem? Não conhecia o livro, mas fiquei bem interessadas pois adoro a temática futurística, e essa parece ser bem legal. Dica mais que anotada <3 E adorei a resenha!
    Beijos,
    https://diariasleituras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Ola!

    Confesso que tenho um serio problema com os livros da Chiado, mas achei bem interessante essa obra. Não sou uma fã assidua de ficçao cientifica e nem de fantasia. Só por isso acredito que essa obra não seja para mim.

    ResponderExcluir
  10. Olá tudo bem?
    Ainda não conhecia o livro, mas com certeza isso irá mudar.
    Eu gosto demais de ficção científica, ainda mais quando se do em universos paralelos. Fiquei bastante intrigada com esse, ainda mais por se apresentar assim como um mundo de cyberspace.
    Dica anotada.

    ResponderExcluir