02/09/2019

[Resenha] Uma história do século 21 | Wania Cruz

Uma história do século 21

Autor(a): Wania Cruz
Editora: Chiado
Páginas: 122
Resenha por: Larissa
Avaliação: 3/5
Compre: Editora / Travessa

*Livro cedido pela autora para resenha


Sinopse: "Acordou mais tarde no dia seguinte, afinal, era sábado. Sem agenda. Pegou a bike e foi pedalar e deixar o vento desarrumar os seus pensamentos. O vento anárquico que desorganiza e faz voar certezas. Não gostava de ter tantas certezas e definições sobre as coisas e as pessoas. Alguns amigos afirmavam com convicção tantas “verdades”. Mas ele não queria repetir essas verdades porque nem sabia se acreditava nelas. Alguém sem tantas certezas... talvez fosse isso o que quisesse ser."

"Pela sua cabeça tantas ideias vagavam angustiadas, ir embora para outra cidade, morar longe do mar, dos amigos, deixar a casa onde era protegido e havia cuidados especiais com as suas dores e alegrias. Mas, no futuro desconhecido, visto com tantos medos, mora também uma ideia luminosa de felicidade. De dentro do quarto seguro, ele olhava o mundo fora dele, muitos sonhos estavam lá e a decisão de ir ou ficar atrás da janela do quarto era solitária. O sonhador que habita todo ser humano precisa de coragem para ir, e de determinação para experimentar o que intimida e convida. Os dias incertos de espera custaram a passar. Finalmente a data marcada chegou."

Resenha: Esse é um livro sobre o nosso cotidiano, sobre as coisas pelas quais passamos no dia a dia (amizades, festas, paixões, etc) e sobre as coisas pelas quais todos já passaram ou passarão um dia (mudar de casa, ficar longe dos pais, ter de se separar de um grande amor, conviver com a saudade, etc).

Domingos é um garoto que está no segundo ano do ensino médio e vive uma vida tranquila no Rio de Janeiro, junto com a sua mãe. Tudo está acontecendo na sua vida conforme o planejado, até que ele conhece Clara.

"Encontramos pela vida milhões de pessoas, centenas nos chamam a atenção de modo passageiro. Entre essas centenas, uma, às vezes, mais demoradamente."

Clara é nova na escola e está no último ano. Ela gosta muito de ler, e é quando está lendo distraída em um café que Domingos a vê fora da escola e fica ainda mais encantado; cada vez ele tem mais certeza de que ela é uma menina diferente, que tem algo de especial.

Nosso protagonista fica por dias pensando uma como se aproximar de Clara, pois não tem experiência e não sabe como iniciar uma conversa, mas no fim tudo ocorre bem e os dois começam a sair e passar boa parte do tempo juntos.

O final do ano chega e Clara descobre que passou para uma universidade do Rio Grande do Norte. Tanto ela quando Domingos ficam felizes - por ela ter realizado seu sonho - e tristes - por ela ter que ir embora - ao mesmo tempo com a notícia.

"A gente nunca avalia exatamente o que vai sentir quando se separa de alguém. Por mais que imagine."

O dia de Clara ir embora chega e, a partir desse momento, Domingos entra em uma etapa dolorosa e escura da sua vida. Além de ter que lidar com a dor de não ter mais sua paixão por perto, ele está no último ano e tem toda a pressão em cima dele de ter que decidir o que vai cursar.

Na dúvida de qual vestibular prestar, Domingos decide ir passar um tempo em Berlim, longe de tudo e de todos, para ter um momento a sós com seus próprios pensamentos e questões.

Após a viagem, Domingos retorna para casa com uma decisão sobre o que quer fazer da vida. Agora ele tem em mente claramente seus sonhos, desejos e projetos. Então passa a estudar loucamente para passar no vestibular.

A vida do Domingos é como a vida de qualquer um de nós, e acho que foi isso que mais me encantou no livro: um personagem "gente como a gente", com os mesmos medos, aflições e sentimentos que temos diariamente. Tanto ele quanto Clara foram personagens dos quais gostei muito. Os dois abdicaram de coisas das quais gostavam muito para irem atrás de seus sonhos, mostrando a realidade, mostrando que não dá para termos tudo, que às vezes temos que deixar umas coisas de lado para ir atrás de outras, que são prioridades no momento.

"Às vezes, a gente sofre por causa da nossa imaginação, por causa do medo do desconhecido e, ao mesmo tempo, quer muito ir para o desconhecido."

"Uma história do século 21" é uma obra sem grandes pretensões; não é um livro que vai te surpreender ou te deixar aflito para saber como termina, mas sim um livro que vai te mostrar a realidade de muitas pessoas, talvez até mesmo a sua. Eu encontro-me em uma etapa da vida que coincide com a de Domingos, então me identifiquei muito com o personagem e, ao mesmo tempo em que senti medo do futuro, aprendi com ele que devemos enfrentar tudo para ir em busca dos nossos sonhos.

5 comentários:

  1. OLá!! :)

    Eu confesso que nao conhecia este livro ainda, e que fiquei algo curioso com o seu conteudo.

    Ainda bem que apreciaste a leitura. Contudo, é pena que nao haja uma historia que nos prenda.

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir
  2. Oi!
    Acho que me identificaria muito com os personagens também. Adoro essa pegada mais infanto-juvenil e que traz reflexões sobre nosso dia a dia.

    Confesso que sem ler algo mais construtivo sobre o livro, acabaria deixando a leitura passar, mas depois da sua dica, já fiquei interessada. Espero poder ler em breve.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Não acho que leria o livro por agora, mas fiquei curiosa com a leitura dele e espero que eu realmente possa dar uma chance a ele em algum momento!

    ResponderExcluir
  4. Olá, amei conhecer esse livor pelo seu post, achei super bacana isso de ele trazer a vida de um personagem que tem muito em comum com a vida de qualquer um de nós.

    ResponderExcluir
  5. Olá, tudo bem? É maravilhoso quando nos identificamos com os personagens não é? Não conhecia o livro, mas fiquei super curiosa depois da sua resenha, ainda mais em conhecer Domingos. Adorei e ótimos quotes também <3
    Beijos,
    http://diariasleituras.blogspot.com

    ResponderExcluir