
Autor(a): Julinho Sertão
Editora: CeNE
Páginas: 28
Resenha por: Viviane
Avaliação: 5/5
Compre: Editora
*Livro cedido pela editora para resenha
Resenha: Com um prefácio do querido Ziraldo, que é só elogios ao autor, começamos esta linda fábula moderna.
Latinha é uma lata cheia de sonhos e aspirações, e aqui vai contar sua história; ela foi criada em uma fábrica, e no começo não sabia qual seria seu conteúdo ou seu destino. A lata teve vontade de fugir, mas não podia.
"O que será de mim?O que vou conter?E depois que estiver vazia?"
Depois de ganhar uma roupinha (rótulo), ela e suas colegas foram levadas para um supermercado, e lá foram dias esperando até que alguém a comprasse.
Quando o momento tão esperado chegou, Latinha ficou muito feliz, mas logo que seu conteúdo foi usado, ela foi descartada no saco de lixo e levada para um lugar com um cheiro muito ruim. E agora, qual será o destino de Latinha?
Eu fico encantada com como uma estória infantil nos passa tantos ensinamentos em tão poucas páginas. Além da linda estória da latinha com suas dúvidas e sonhos, o livro traz para as crianças lições de reciclagem e as incentiva a pensar e pesquisar para onde vai o lixo que sai de suas casas.
O autor deixa nos rodapés várias dicas de como uma lata é fabricada, a importância de economizar na hora das compras, e tem até uma informação muito legal: as cores dos resíduos que podem ser reciclados ou não.
"Azul - papéis e papelões;Verde - vidros;Vermelho - plásticos;Amarelo - metais;Marrom - resíduos orgânicos;Preto - madeiras;Cinza - materiais não reciclados;Branco - hospitalares;Laranja - resíduos perigosos;Roxo - resíduos radioativos."
O livro também conta com ilustrações incríveis que dão vida e todo um charme para a nossa protagonista.
Recomendo demais a leitura e acho que deveria ser leitura obrigatória nas escolas, com as crianças das séries iniciais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário