29/10/2015

Tag: Outubro rosa literário

Olá, livreiras e livreiros! A tag de hoje foi criada pelo blog "Psicologia para curiosos", mas nós conhecemos através do blog "Paixão de leitora". Ninguém nos indicou, mas resolvemos responder porque achamos interessante. Então vamos lá!

1. Campanha: um livro que você indica para todos.
Larissa: "O menino do pijama listrado" (John Boyne) - Nunca comentei aqui no blog, mas este livro é o meu preferido, é o meu bebezinho, então é claro que sempre que me pedirem para indicar um livro, responderei com muito prazer "O menino do pijama listrado".
Viviane: "Extraordinário" (R. J. Palacio) - Nos dá uma lição de vida tão grande que chega nos dar vergonha de reclamar dos pequenos problemas do dia a dia.

2. Prevenção: um livro que você previne as pessoas indicando elas a não lerem.
Larissa: "A garota que eu quero" (Markus Zusak) - Esperava mais do livro por ser do mesmo escritor de "A menina que roubava livros" (não li este livro ainda, mas todo mundo diz que é ótimo).
Viviane: "A verdade nunca morre" (Valter dos Santos) - É um romance espírita. Eu até gostei, mas não é uma psicografia, então se tornou uma história parecida com a de outros livros. Se fosse para indicar, indicaria livros da Zibia Gasparetto, e não este.

3. Câncer de mama: um livro com um personagem que precisamos ter cuidado.
Larissa: "O livro do amanhã" (Cecelia Ahern) - Este é um livro cheio de mistérios, com segredos deixados para serem revelados no final, então com certeza é um livro que tem algum personagem com que precisamos ter cuidado.
Viviane: "Tormenta" (Conn Iggulden) - Nem tudo o que parece, é!

4. Dia mundial: um livro que todo mundo ama.
Larissa: "A seleção" (Kiera Cass) - Todos amam este livro (inclusive eu), e com muita razão.
Viviane: "A culpa é das estrelas" (John Green) - Não tem como não se apaixonar pelo casal formado por Hazel e Gus.

5. Rosa: um livro de capa rosa.
Larissa: "Tamanho 42 não é gorda" (Meg Cabot) - Nunca li este livro, mas minha mãe tem ele. Eu acho este tom de rosa tão lindo...
Viviane: "Não se apega, não" (Isabela Freitas) - Quero muito ler este livro.

6. Auto-exame: um livro que você descobriu sozinho e foi bom.
Larissa: "Fique onde está e então corra" (John Boyne) - Não lembro exatamente se descobri sozinha, mas tenho quase certeza que sim.
Viviane: "Mathilda Savitch" (Victor Lodato) - Comprei em uma promoção, não dava nada pelo livro, mas acabei adorando a história. Então fiz minha filha ler, e ela também adorou.

7. Médico: um livro que todo mundo deveria ler.
Larissa: "A vida na porta da geladeira" (Alice Kuipers) - Peguei este livro na biblioteca da minha escola. Nunca tinha visto ele em nenhum lugar antes. Acho que todos deveriam ler, pois traz muitas lições sobre não termos tempo para quem amamos. E o tema central é o câncer de mama.
Viviane: "O menino do pijama listrado" (John Boyne) - É triste e ao mesmo tempo é um relato exato do que foi o Holocausto.

8. Luta: um livro difícil de terminar.
Larissa: "O teorema Katherine" (John Green) - Faz um tempo que li este livro, mas pelo o que eu me lembro, demorei para ler.
Viviane: "Os três" (Sarah Lotz) - Muitos aviões, muitos personagens, muitos locais diferentes. Lá pela página cem, precisei voltar ao começo e ir anotando. Se tornou uma leitura longa e cansativa, e no final eu não entendi nada.

9. Peito: um livro que tem um lugar especial no seu coração.
Larissa: "Um amor para recordar" (Nicholas Sparks) - Como eu já havia dito, "O menino do pijama listrado" é o meu livro preferido, mas isto não significa que eu não possa ter outros livros preferidos. Esta lindíssima história de amor deveria ter um lugar especial no coração de todos.
Viviane: "Nárnia" (C. S. Lewis) - Pelo fato de ter sido o primeiro livro da minha coleção.

10. Risco: um livro que você tem medo de ler.
Larissa: "O iluminado" (Stephen King) - Estou louca para ler este livro e ao mesmo tempo estou com medo.
Viviane: "O exorcista" (William Peter Blatty) - Tive muito medo no filme, então quando eu ler o livro, prevejo noites de luz acesa.

11. Conscientização: tagueie outras pessoas.
Não vamos taguear ninguém, já que outubro está no fim. Mas se alguém quiser fazer, sinta-se à vontade.

E, para finalizar, deixamos aqui duas fotos dos nossos livros rosas (clique nas fotos para vê-las maiores).

2 comentários: