11/11/2016

Resenha: Manipuladores do tempo - Júlio Nascimento

Manipuladores do tempo

Autor(a): Júlio Nascimento
Editora: Chiado
Páginas: 98
Resenha por: Viviane
Nota: 4/5
*Livro cedido pela editora para resenha




Sinopse: O fascínio em poder ir para trás e para frente no tempo é um sonho antigo dos homens, desde as primeiras civilizações. Podemos vislumbrar o assunto incorporado nas antigas mitologias. Ainda hoje, a matéria é discutida, permeando a cultura ficcionista e até o meio científico. Uma das possibilidades de poder viajar no tempo nasceu da Teoria da Relatividade do cientista Albert Einstein. Nela, ele denomina o espaço-tempo como uma entidade geométrica unificada, que, através dos buracos de minhoca – espécie de túneis − no Universo, seria possível atravessar e chegar a tempos e dimensões diferentes.

No livro, MANIPULADORES DO TEMPO, você vai se aventurar numa história fantástica, que envolve romance, aventura e viagem no tempo. A narrativa discorre sobre a existência de uma organização denominada Temporalidade, que controla o tempo, mudando o curso da história humana em prol de uma civilização melhor. Adam Smith é um membro dessa organização. Ele viola uma regra da Temporalidade, apaixona-se por Érika Thompson. Com medo de ser descoberto, o nosso protagonista decide abandonar tudo para viver ao lado da amada. No entanto, Érika o trai, abandonando-o no primitivo século 20. Dessa desilusão amorosa surge a missão mais importante de Smith que é, além de defender a permanência da Temporalidade, defender a existência humana, lutando contra forças alienígenas e nazistas envolvidas na Segunda Grande Guerra Mundial.

Resenha: A estória se passa em um século futuro, onde nós, humanos, já dominamos as viagens no tempo. Quando algo não sai como planejado, um manipulante vigilante é enviado ao futuro ou ao passado e resolve tudo, com o mínimo de interferência possível.

Adam Smith é um manipulador vigilante da Temporalidade (palavra esta que se repete milhares de vezes no decorrer da estória) que vive uma paixão secreta com Érika Thompson, pois membros da Temporalidade não podem se relacionar amorosamente. Então Smith adultera a viagem de seu colega Hank, que deveria ser mandado ao século 24, e o envia ao século 20. Após seu chefe Wilson ver o erro e achar que foi defeito mecânico, envia Smith para resgatar Hank, e ele solicita a ajuda de Érika, mas ao chegarem lá no primitivo século 20, Érika revela ser uma alienígena infiltrada na corporação e foge, abandonando Smith.

"Esse cenário realista não levantaria suspeita para outros membros da Temporalidade, pois eu não acreditava em ninguém, e nem podia, para o bem da missão."

Após Smith encontrar Hank, eles percebem estar em meio a Segunda Guerra Mundial, e descobrem que os alienígenas estão infiltrados naquele século, ajudando o partido nazista de Hitler a fabricar a bomba atômica, que poderá dizimar a espécie humana. Mas quem está por trás da descoberta de uso da bomba é ninguém menos que Albert Eistein, então eles precisam sequestrá-lo para impedir que fabrique a bomba atômica, mas sem deixar o cientista saber das viagens no tempo, pois poderia alterar o futuro de forma catastrófica.

Por ser um livro pequeno, a leitura foi super rápida. Me perdi um pouco nas palavras de termos técnicos, mas não interferiu no meu entendimento. Para quem gosta de ficção científica, esse é o livro perfeito.

13 comentários:

  1. Oii tudo bom?

    Não é um livro que me chama muito a atenção, essas histórias com demasiados termos técnicos costumam me confundir toda...rsrs, fico feliz que a leitura tenha sido satisfatória.

    Beijos

    unbloglitteraire.blogspot.com.ar

    ResponderExcluir
  2. Eu gosto de viagens no tempo e essa mistura com ciência e tudo o mais... e o livro ainda é curtinho então fiquei bem curiosa!

    Jaci
    O Que Tem Na Nossa Estante

    ResponderExcluir
  3. Eu nunca li nada do tipo, não sei se gosto, mas acho que faria um teste com esse.
    www.byanak.com.br

    ResponderExcluir
  4. Olá, Meninas.
    Eu não sou muito fã do gênero mesmo gostando do assunto viagem no tempo. Mas achei o livro interessante e acho que leria. Gosto dessa mistura de ficção com personagens reais.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  5. Olá, eu gosto bastante dessa coisa de viagem no tempo, e por gostar de ficção científica esse é um livro que eu leria.

    http://petalasdeliberdade.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Olá,
    Eu gosto muito de livros sobre viagens no tempo.
    A história desse livro me lembra muito TimeRiders, eu acho que eu leria a história.
    Bjs e um bom fim de semana!
    Diário dos Livros
    Siga o Twitter

    ResponderExcluir
  7. Oi
    acho legal o tema de viajem no tempo, estou assistindo uma série com esse tema, a história parece ser bem envolvente mesmo,

    momentocrivelli.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Essa historia me lembrou muito um episodio da série Legends of Tomorrow, é uma equipe de super herois que viajam no tempo pra impedir que aconteça alguma coisa que mude o fluxo do tempo. Tem um episodio nessa temporada que eles sequestram o Eisten pq os vilões querem ele pra criar uma bomba atômica, mas nao podem falar muito sobre as viagens no tempo pra não dar ruim, que nem nesse livro rs

    Abraços

    {DES}AFIO Cinematográfico
    {Des}Construindo o Verbo

    ResponderExcluir
  9. Anônimo19:48

    Adorei a Resenha, parabéns! Já li esse livro e adorei a resenha de vocês!

    ResponderExcluir
  10. Nossa, é um livro bem pequenininho e parece haver muita coisa para ser desenvolvida. Já fiquei confusa aqui na resenha com Einstein, Hitler, Segunda Guerra, alienígenas, viagem no tempo...me pareceu muita informação pra pouca página, mas só lendo mesmo para saber, né?

    Beijo
    - Tami
    Blog Meu Epílogo | Instagram | Facebook

    ResponderExcluir
  11. Oie! :)
    Viagem no Tempo sempre é um tema bem-vindo! Não sou muito de ler livros desse gênero, mas a história parece ser interessante e bem diferente!

    Beijos,
    Eli - Leitura Entre Amigas
    http://www.leituraentreamigas.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Olá! Tudo bom?
    Adoro livros de viagens no tempo, e esse aí me chamou a atenção, por ser curtinho deve ser bem dinâmico de ler. Vou anotar a indicação :D
    Abraços!

    -Ricardo, Blog Lapso de Leitura

    ResponderExcluir
  13. Nossa! Parece muito bom! Adoro livros que falam em viagens no tempo! Vou comprar!
    bjs

    Amor por Livros

    ResponderExcluir