28/12/2016

Tag: Hábitos de leitura

Olá, livreiras e livreiros! Hoje viemos responder uma tag super legal que pegamos no blog "Borboletas na carteira". A tag consiste em respondermos algumas perguntinhas sobre os nossos hábitos de leitura e é bem legal. Vamos conferir nossas respostas?!

1. Quando você lê? (manhã, tarde, noite, o dia inteiro ou quando tem tempo)
Larissa: Geralmente eu leio de noite, mas quando o livro é muito bom, eu acabo lendo em várias partes do dia em que tenho um tempinho.
Viviane: 99% de noite.

2. Você lê apenas um livro de cada vez?
Larissa: Na maioria das vezes sim, mas já teve vezes em que li mais de um ao mesmo tempo.
Viviane: Normalmente um de cada vez, mas se forem gêneros e personagens bem diferentes, arrisco ler dois ao mesmo tempo.

3. Qual seu lugar favorito para ler?
Larissa: Minha cama, com certeza. Não consigo ler em outro lugar, pois nunca encontro silêncio.
Viviane: No quarto ou ao ar livre, mas em silêncio.

4. O que você faz primeiro: lê o livro ou assiste ao filme?
Larissa: Leio o livro, quando é possível.
Viviane: Esta questão é bem complicada. Se leio primeiro e o filme é muito diferente, apaga da minha memória o livro, então acho que prefiro assistir primeiro o filme e depois ler. Mas geralmente não gosto de assistir filmes baseados em livros, tenho a impressão de que o roteirista apenas leu a sinopse do livro.

5. Qual formato de livro você prefere? (audiolivro, e-book ou livro físico)
Larissa: Esta pergunta é difícil, pois eu leio livros nesses três formatos. Para ter, eu prefiro livro físico; para ler, e-book; para quando estou em lugares barulhentos, não consigo me concentrar para ler ou quando tenho que fazer outras coisas, escuto um audiolivro e tudo se resolve.
Viviane: Eu gosto dos ebooks pela praticidade de ler em qualquer lugar pelo celular e até mesmo a noite, deitada. Mas jamais abro mão do livro físico. Audiolivro é bem útil para "ler" enquanto minhas mãos estão ocupadas, nos afazeres domésticos, por exemplo.

6. Você tem algum hábito exclusivo ao ler?
Larissa: É um hábito estranho e muito chato, mas quando estou lendo no livro físico, tenho que sempre ir "tapando" as linhas que já li para não me confundir.
Viviane: Acho que não é exclusivo, mas tenho um ritual antes de começar um livro novo: aliso a capa e sinto os relevos e texturas, daí vou para a capa traseira e leio a sinopse ou opiniões, após leio as orelhas, depois cheiro longamente as páginas, fecho e aliso mais uma vez a capa e, só então, estou pronta para começar minha leitura.

7. As capas de uma série tem que combinar ou não importa?
Larissa: Não acho que precisam combinar bem combinadas, digamos assim, mas quando a editora muda totalmente a capa de um livro para outro, sendo que são da mesma série/coleção, dá uma raiva.
Viviane: Sim, acho muito importante a similaridade nas capas de uma coleção, bem como as capas de livros de um mesmo escritor.

Então, livreiras e livreiros, o que acharam dessa tag e das nossas respostas? Nós adoramos responder ela. Quem quiser respondê-la também, sinta-se à vontade, vamos adorar conhecer um pouquinho mais sobre vocês. Beijos e até a próxima postagem!

24 comentários:

  1. Oi, meninas!
    Adorei a tag. Prefiro ler no silêncio também, mas quando não tem como, continuo mesmo assim.
    Beijos,
    Carol | Fantasma Literário
    http://ofantasmaliterario.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Carol! Que bom que gostou da tag. Beijos!

      Excluir
  2. Oii meninas

    Não consigo ler se não for em completo silêncio, sou fácil de me distrair. Ja tentei ler mais d eum livro por vez e não rolou, acabo trocando as bolas, confundindo personagens e ai pra resenhar depois vira um caos.

    Beijos

    resenhaatual.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Alice! Somos duas então, hehe. Também fico meio confusa ao ler mais de um livro ao mesmo tempo, mas às vezes é necessário... Beijos!

      Excluir
  3. Oi Meninas, eu definitivamente sou daquelas que lê o livro antes de assistir ao filme. É claro que as vezes acontece de eu assistir sem saber que o mesmo era uma adaptação, mas nesses casos, eu busco relevar a situação.
    Beijos
    Quanto Mais Livros Melhor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Priscila! Eu também procuro sempre ler o livro antes de ver o filme, mas às vezes não dá tempo de eu ler o livro antes de lançarem o filme, rs. Beijos!

      Excluir
  4. Gostei bastate da Tag, meninas!!
    Eu sempre leio 2 livros ao mesmo tempo. Um mais sério, de uma leitura mais difícil como alguns livros de filosofia e outro para relaxar :)

    Um feliz 2017 para você!
    Beijos
    BlogCarolNM
    FanPage

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou, Carol! Eu leio só quando preciso mesmo, não é algo que eu curta muito, hehe. Beijos e um feliz ano novo!

      Excluir
  5. Oi meninas, suas lindas, tudo bem?
    Não consigo, é só um livro de cada vez e tenho u problema: enquanto não resenho, não consigo iniciar outra leitura. Como não gosto de interromper uma leitura, leio à noite, pois aí só fecho quando acabar. Sempre acabo vendo o filme antes de ler o livro, risos...Só leio livros físicos. Adorei essa tag!!!
    Beijinhos.
    Cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Cila, tudo bem sim e com você, querida? Sério que você só lê livros físicos? Eu adoro ler livros digitais, acho que são muito mais práticos, haha! Beijos!

      Excluir
  6. Adorei essa tag!
    Eu também leio sempre à noite e prefiro ler um livro de cada vez.
    E as capas da série têm que combinar sim, fica feio na estante!

    Virando Amor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sinta-se a vontade para responder a tag também, Carol. Obrigada pela visita, volte sempre!

      Excluir
  7. Oi
    eu normalmente leio dois, um livro e um e-book de uma vez só, leio em qualquer horário que tenho tempo.

    momentocrivelli.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Denise! É uma boa forma de leitura, pois quando você não está com o livro físico, pode ler o e-book.

      Excluir
  8. Oi Meninas,
    Adorei a tag e as respostas.
    Eu sempre costumo ler mais de um livro, assim como a Denise, pego um físico e outro em e-book, por causa da correria do dia-a-dia com o trabalho, pego sempre o e-book para ler no ônibus e o físico deixo para ler em casa quando chego.
    Capas de série sempre tem que combinar, se não ficam meio estranhas quando completamos elas e olhamos.
    Bjs e uma ótima noite!
    Diário dos Livros
    Siga o Twitter

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Jessica! Que bom que gostou. É uma boa forma de leitura, né?! Beijos!

      Excluir
  9. Oi meninas! Eu adorei a tag (já salvei para respondê-la) e as respostas de vocês. Fiquei respondendo aqui mentalmente também rsrs, sou muito parecida com a Viviane.
    Beijos
    http://lua-literaria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Bia! Que legal saber que você vai responder a tag também! Quando o fizer, avisa a gente para que possamos conferir suas respostas. Beijos!

      Excluir
  10. Oiee ^^
    Suas respostas são bem parecidas uma com a outra, hein? Eu até que consigo ler em meio a barulho, mas depende do que está acontecendo ao meu redor...haha' de qualquer forma, prefiro mil vezes ler no silêncio *-* Eu nunca "li" em audiobook, mas tenho curiosidade de "conhecer" essa plataforma.
    MilkMilks ♥
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Dryh! Pois é, às vezes a gente concorda com algo, haha. É uma plataforma muito bacana, experimente, pois com certeza você vai curtir!

      Excluir
  11. parece ser estranho !! mas u nao curto muito ler livros realmente prefiro filmes mas ler é muito bom ( leio quando gosto muito da sinopse do livro ) como 50 tons de cinza coisas assim.
    Adorei o post

    www.amorouvicio.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sério? Hahaha! Aqui no blog Duas Livreiras você encontra diversas dicas de livros, talvez você se interesse por alguns. Beijos!

      Excluir
  12. Também leio 1 livro por vezes, gosto de dar 100% de atenção para cada livro. Também faço que o a Viviane faz, passo a mão pela capa, aliso, cheiro o livro, pareço um doida hahahah
    Adorei a tag!

    Um beijo e feliz 2017 <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ela sempre faz isso, hahaha! Se ela não fizer isso, não tem leitura para ela. Beijos e feliz ano novo!

      Excluir