25/10/2017

Entrevista: Karine Vidal

Olá, livreiras e livreiros! Como vocês estão? Hoje viemos trazer uma entrevista maravilhosa que conseguimos com a autora de "Escola dos mortos". Quem acompanha o blog sabe o quanto eu (Larissa) amei o livro da autora, então não podia deixar de tentar uma entrevista com ela. Quando a Karine aceitou, fiquei mega feliz... Vamos conferir?!

1. Primeiramente, nos conte um pouco sobre você:
R: Sou mineira, advogada, e tenho dois romances escritos além de Escola dos Mortos. Amo ler e escrever sobre romance e fantasia.

2. Achei o livro muito diferente de tudo o que eu já li, pois não é comum encontrarmos um livro em que a vida continua após a morte, com direito a um boy magia como o Luka e tudo mais, então gostaria de saber de onde veio a inspiração para escrever uma estória com uma escola para os mortos:
R: Eu sonhei com Luka e a história foi se moldando em torno dele. Eu sabia que se passaria em uma Escola, e que essa Escola teria um segredo obscuro e místico – pois o tom sombrio é característica da minha escrita. O resto foi surgindo aos poucos.

3. Luka é um personagem enigmático, misterioso, possessivo, entre outros. Você se inspirou em alguém para criá-lo ou foi tudo fruto de sua imaginação mesmo?
R: Ninguém especificamente. Eu uni todos os detalhes de um homem que me causaria fascinação (sem me preocupar com moralidades) e inseri nele. Eu queria fazer a leitora odiá-lo, senti-lo, para que o ódio se transformasse em amor ao longo do livro. Queria um personagem que desafiasse a leitora.

4. A estória é surpreendente e muito bem elaborada, com vários mistérios, mas não fica nenhuma ponta solta. Você já tinha planejado tudo antes de começar a escrever o livro ou a trama foi surgindo ao mesmo tempo em que ia escrevendo a obra?
R: Eu tinha apenas o básico na cabeça ao começar a escrever. A medida que eu avançava na história, as respostas foram surgindo.

5. Vi em algumas resenhas os leitores falando que sua estória é parecida com "Crepúsculo" (não sou capaz de opinar, pois não li). Você realmente teve inspiração nesta estória ou é uma mera coincidência?
R: Sim, eu me inspirei nesse livro da mesma forma que me inspirei em várias outras obras em que, na época, eu li e amei. Então se houveram semelhanças, não foi intencional. Todas as obras que li até ali me influenciaram, incluindo Crepúsculo. Eu coloquei no papel o que estava dentro de mim.

6. Quanto tempo você demorou para escrever "Escola dos mortos"? Foi uma escrita direta, sem pausas, ou você escreveu um pouco e, depois de algum tempo, retornou e escreveu o resto?
R: Acredito que uns 8 meses. Eu escrevi direto até uns 80% do livro e parei por uns meses, ocupada com outras coisas. Até então, não tinha nem ideia de levar esse livro a publico. Minhas primas leram e me incentivaram a concluir o livro (ainda bem, rs).

7. Sabemos que é muito difícil, hoje em dia, um autor nacional se destacar e ter seu espaço na literatura. Seu livro anda fazendo bastante sucesso e sendo, na maioria das vezes, favoritado pelos leitores. Como você se sente em relação a isto?
R: Maravilhosa, é lindo ver esse retorno. Me inspira a continuar. Eu sou muito dedicada e obcecada quando encontro alguma coisa que amo. Eu tenho consciência de que as editoras brasileiras adoram os enlatados estrangeiros e pouco dão chance para nós, os próprios brasileiros. Então se for para abrir meu caminho com meus próprios pés, que seja. A internet está aí para ajudar e os blogueiros literárias são muito receptivos! Devo muito a eles.

8. Apesar de o livro se passar na Inglaterra, nossa protagonista, Lara Valente, é brasileira e fala para seus amigos sobre algumas coisas da cultura brasileira. O que te levou a isto: criar uma estória na Inglaterra, mas não deixar sua nacionalidade de fora da trama?
R: Eu queria, na verdade, que a história se passasse no Brasil. Mas somos um país novo (500 anos não é nada), e eu precisava de um país com tradição, antigo como os da Europa, para dar sentido a história da maldição da Sotrom. Então eu mantive a brasilidade de Lara para deixar bem claro que essa é uma obra brasileira.

9. Seu livro irá ser publicado por uma editora, aliás, está em pré-venda, então gostaríamos de saber como foi todo o processo para essa publicação.
R: Não foi nada fácil. Contratei com outra editora, que, ao final das contas, me fez perder muito dinheiro e ainda abriu meu livro pra venda por 93 reais. Ou seja, me enganou. Foi bem horrível a experiência. Por fim, por indicação de um colega escritor encontrei a Skull. E que escolha acertada! Eles me recepcionaram com carinho e são extremamente competentes, dedicados ao autor. Recomendo fortemente.

10. Deixe um recado para as livreiras e para os livreiros do blog Duas Livreiras:
R: Espero que, se lerem essa obra, ela os faça sentir, rir e chorar. Espero que valha o tempo de vocês. Obrigada por compartilharem esse amor pela leitura. Antes de ser escritora, sou leitora. Sinto-me em casa por aqui! Em família!

Livro(s):

Redes sociais:
E então, livreiras e livreiros, o que acharam da entrevista? Espero muito que tenham gostado, pois eu amei ter entrevistado essa escritora maravilhosa. Ah, e não deixem de comprar o livro, que está em pré-venda nesse link, com preço especial. Beijos e até a próxima postagem!

15 comentários:

  1. Conheci por meio de resenhas Escola dos Mortos estes dias e achei super intrigante por falar de universo paralelo, adoro esse tipo de enredo. A autora também é novidade para mim.
    Infelizmente no Brasil o mercado editorial tem destas coisas que ela citou, então fico muito feliz quando vejo esses autores se destacando por mérito próprio. Sucesso a Karine.

    Beijos.
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oie
    Não conhecia ainda a autora, gostei de conhecer um pouco sobre ela e suas obras.

    Beijinhos
    https://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Que linda essa Karine, preciso comprar o livro dele pois só li em PDF, ela é barbara. O livro é divertido, tem suspense e tem romance.
    Foi muito bom saber sobre ela aqui.
    Parabéns ao blog e sucesso a autora!
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Além de linda, é fofa e atenciosa. Muito legal quando gostamos tanto assim de um livro. Adorei conhecer um pouquinho mais desta jovem escritora.
    Parabéns pela entrevista.

    ResponderExcluir
  5. Legal conhecer a autora um pouco melhor. Gostei da resposta dela sobre o porquê de sua história não se passar no Brasil.
    Beijos
    Mari
    Pequenos Retalhos

    ResponderExcluir
  6. Que demais! Eu tenho muita vontade de ler essa obra desde que vocês publicaram a resenha, e agora ao saber um pouco sobre a autora e como foi o processo de criação do livro fiquei ainda mais curiosa para iniciar a leitura, confesso que estou ansiosa para conhecer o Luka também haha. Adorei a entrevista, bjss!

    ResponderExcluir
  7. Eu ainda não conhecia a autora, mas já conhecia o livro A Escola dos Mortos. Achei a entrevista muito bacana e gostei de poder conhecer um pouco sobre a Karine.

    ResponderExcluir
  8. EU não conhecia a Karine ainda, e esta entrevista foi ótima para conhecer um pouco dela. Parabéns pela entrevista.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  9. Oie!
    Ainda não conhecia o livro, nem a autora, mas a autora foi ótima e bem consistente! Concordo com ela, com relação as poucas oportunidades que os autores brasileiros tem diferente dos estrangeiros, queria que isso mudasse nas editoras.
    Parabéns pela entrevista!

    Beijos,
    Eli - Leitura Entre Amigas
    http://www.leituraentreamigas.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Bacana você estar apoiando a literatura nacional e divulgando a autora. Isso é sempre importante, esse trabalho de incentivo que os blogs fazem. Mas infelizmente, lendo a entrevista, não me interessei pelo livro dela porque parece que não é meu estilo. Porém, vou ler sua resenha sobre ele pra tirar mais conclusões.

    ;*

    ResponderExcluir
  11. Bom, lendo a entrevista, acho que o estilo da autora não é bem o meu, espero que seja um sucesso e espero encontrar outras entrevistas por aqui, gostei da proposta da coluna.

    ResponderExcluir
  12. Oi, meninas! Adorei conhecer um pouco mais da autora e do livro, que parece ser muito bom! Uma pena ela ter sido enganada pela primeira editora do livro, mas torço mto pelo sucesso de seu lançamento!
    Bjos
    Lucy - Por essas páginas

    ResponderExcluir
  13. Olá!

    Adorei conhecer a autora, li resenhas do livro dela e parece ser muito bom. Agora fiquei chocada com essa editora que a enganou, 93 num livro em pré-venda???? Absurdo!

    ResponderExcluir
  14. Oiiii!

    Eu adorei conhecer mais da autora já que gostei bastante de ler o livro. A escrita dela é fluida, mas eu acho que a sinopse fala demais! Vale a pena conferir.
    Suas perguntas foram ótimas

    beijinhos,

    ResponderExcluir
  15. Olá!
    Que bacana essa entrevista. Não conhecia Escola dos Mortos e ver o entusiamo das respostas as suas perguntas me fez querer conhecer mais das obras da autora.
    Parabéns pela entrevista.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir