20/10/2017

Resenha: Nunca olhe para dentro - Amanda Ághata Costa

Nunca olhe para dentro

Autor(a): Amanda Ághata Costa
Editora: Independente
Páginas: 482
Resenha por: Larissa
Nota: 5/5

*E-book cedido pela autora para resenha



Sinopse: Nem sempre a vida é colorida como um quadro ou suave como uma pincelada, às vezes é o contrário de tudo isso. Depois de perder os pais em um acidente de carro aos oito anos, a única coisa que Betina precisa fazer é encontrar o responsável por ter destruído sua família na noite que daria início à sua próspera carreira como pintora. Agora, longe dos pincéis e das paletas, ela está focada em terminar a primeira graduação e procurar na justiça um pouco de consolo para o caos que o seu passado ainda traz. Ao lado de seus amigos e sob o teto de uma tia que a detesta, ela perceberá de que cores as pessoas são feitas, e do quanto é realmente necessário olhar para dentro de tudo aquilo que a assombra, mesmo que para isso precise passar por uma inesperada decepção.

Resenha: A obra vai nos apresentar Betina, uma moça que quando tinha apenas oito anos perdeu seus pais em um acidente de carro, quando voltavam de uma exposição onde muitas pessoas puderam conhecer as obras da nossa protagonista, surpreendentemente incríveis para uma criança.

Após o acidente, Betina passou a morar com sua tia, Cecília, irmã de sua mãe, que deveria cuidá-la e dar à ela todo o amor que perdeu por causa da morte de seus pais, no entanto não é bem isso que acontece... Cecília, tomada por ódio da garota e de sua mãe, começa tirando seus materiais de pintura, proibindo suas amizades e, por fim, maltratando-a, espancando-a.

Além de ter que viver - se é que isso pode ser considerado vida - com a tia víbora que só a maltrata, Betina sofre para encontrar o culpado pelo acidente, que nunca foi exposto, sendo que agora já fazem doze anos que aconteceu o acidente.

Todos alegam e acreditam que o pai de Betina estava bêbado, e por isso atirou o carro com a família dentro em um lago, porém Betina tem memórias vagas daquele dia e sabe que não foi bem assim. Ela lembra de ter visto um carro vindo em direção a eles, e então, seu pai, para desviar, foi parar no lago. Tudo o que ela quer é encontrar o culpado pelo acidente que tirou tudo o que ela tinha de melhor.

Betina cursa psicologia, e em um dos trabalhos da faculdade, em que precisa ir ao hospital, acaba conhecendo Nicolas, um médico sensacional e que vai fazer o coração da nossa personagem bater mais forte...

Não posso deixar de citar os amigos de Betina, Paola e Caio. Esses dois são incrivelmente incríveis, daquele tipo de personagem que você tem vontade de tirar do livro e abraçar.

Por causa das violências de Cecília contra Betina, temos cenas que narram essas coisas horríveis que, mesmo sendo descritas em um livro de ficção, sabemos que acontecem diariamente com milhares de pessoas. Apesar das cenas serem fortes, gostei muito da autora ter abordado esses temas, pois talvez alguém que passe por isso possa ler a obra e parar de ficar calado. A culpa nunca é da vítima!

"Suas cenas exibicionistas servem para tentar me mostrar o quanto é superior. Mal percebe ela que quanto mais esforço faz para isso, mais inferior ela se torna. A grandeza é altruísta e vem de dentro, mas é impossível algo assim brotar em um lugar vazio e frio. Os grandes nunca precisaram provar nada para ninguém. Eles simplesmente eram gigantes."

Eu gostei muito da Betina, de verdade. Em alguns momentos ficava com raiva dela por pensar apenas nos pais, que já estavam mortos, afinal, mas no fim eu sei que eu faria o mesmo. Qualquer um de nós faríamos, não é?

A nossa querida protagonista tem a mania de atribuir cores às pessoas, o que eu achei muito legal e criativo.

"Depois de passar por todas as cores, dar de cara com a morte e viver na penumbra por muitos anos, a última coisa da qual eu preciso é voltar para o preto. O cinza é aceitável. O preto é o que eu mais abomino."

Eu gostei muito de tudo no livro, e se tem algo que fez ele ganhar mais pontos ainda do que já tinha comigo, foi que não ficaram pontas soltas; o desfecho foi muito bem elaborado, tudo se encaixou perfeitamente. Saber de tudo por trás do acidente é simplesmente chocante, confesso que demorei a assimilar tudo.

Enfim, espero que todos vocês possam ler esta obra, pois é simplesmente incrível... O livro está disponível na Amazon (amanhã, dia 21/10, o livro estará grátis), então não deixem de comprar e ler agora mesmo!

"Ninguém nasce preparado para perder, não importa o que seja. Todos nascem com o intuito de ganhar. Ganhamos mais experiências, mais desejos, mais momentos, ganhamos tudo o que todos ganham. Agora, quando nos deparamos com a perda, nunca estamos prontos para ela. Tentamos adiar ao máximo."

14 comentários:

  1. Oi Lari, adoro livros com um bom mistério e acho que sentiria muita raiva ao ver a Betina ser agredida e não revidar. Fiquei louca para ler, não vou perder a oportunidade de baixá-lo amanhã.
    Bjos
    Te amo
    Mamis

    ResponderExcluir
  2. Acho que essa já é a segunda resenha desse livro que eu vejo e se antes eu já estava com vontade de ler, agora ainda mais. Amo esses mistérios e, mais ainda, quando mexem com o emocional e o psicológico da gente. A dica está mais do que anotada! Beijinhos

    ResponderExcluir
  3. Olá!

    Também acho livros que abordam esse tema muito interessantes e necessários. Tanto para quem sofre, quanto para pratica ou para quem está perto de alguma situação assim.
    Gostei bastante do enredo, parece ser uma história bem envolvente, ainda mais com a personagem Betina.

    Ótima resenha!

    Beijão
    cantinhodaescritaa.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Acho que é um livro cheio de detalhes que enriquecem a história, como o fato de a protagonista atribuir cores às pessoas.
    Beijos
    Mari
    Pequenos Retalhos

    ResponderExcluir
  5. Baixei esse livro e já estava louca para começar a ler, depois da sua resenha então eu já vou devorar ele e resenha-ló também. Sucesso para vocês e para a autora também.

    ResponderExcluir
  6. Olá!

    Parece ser um bom livro, depois vou dar uma olhada e quem sabe, arriscar a leitura, parabéns pela resenha.

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    Tenho visto uma boa movimentação sobre esse livro nas redes sociais e tem uma boa colocação na Amazon.
    Até fiquei curiosa quanto a leitura dele justamente por ter elementos que curto em uma trama.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  8. Eu tenho visto muita gente comentando sobre esse livro, mas eu não me interessei pela leitura dele. Que bom que você gostou da obra, é bom quando lemos algo que nos agrade dessa maneira.

    ResponderExcluir
  9. Oi,
    Já vi falar muito desse livro ele deve ser bem emocionante mesmo. Acho que principalmente para o pessoal de psicologia é uma boa pedida. Que bom que você gostou se puder quero conhecer também a obra.
    Beijos
    Raquel Machado
    Leitura Kriativa
    leiturakriativa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. ah, deve ser uma história tocante, certamente os fãs do gênero vão curtir essa premissa...a autora é uma fofa, sempre acompanho suas redes sociais... sucesso pra ela...
    bjs :D

    ResponderExcluir
  11. Oie!
    Eu nunca li nada da autora, mas já ouvi falar muito bem dela.
    Parece ser o tipo de história que mexe com a gente.
    Preciso expressar que já tô com nojo da Cecília.
    Fiquei curiosa para conhecer a Betina.

    ResponderExcluir
  12. Olá, como vai? Ainda não conheço a autora, mas a história do livro me fez lembrar de muitas fanfics que li nessa vida, ou as obras do Wattpad. A história sempre começa com o personagem principal perdendo os pais num acidente de carro. Já li tanta história assim que passo essa dica. Mas fico feliz que tenha gostado e que a autora aborde temas diferentes, como a violência doméstica. Um beijo e boas leituras para nós.

    ResponderExcluir
  13. Oie,
    Adorei sua resenha e adorei conhecer o livro. Gosto de livros com um pouco de mistério e a sinopse me deixou um pouco curiosa. Não sei se eu não precisaria, como a personagem fez.
    Beijos
    Blog Relicário de Papel

    ResponderExcluir
  14. Fico feliz que tenha gostado do livro e agradeço pelo carinho ♥

    ResponderExcluir