24/11/2017

[Resenha] Para não perder a vontade de viver | Jamiro Filho

Para não perder a vontade de viver

Autor(a): Jamiro Filho
Editora: IDE
Páginas: 188
Resenha por: Viviane
Avaliação: 5/5
Compre: Americanas / Buscapé / Editora
*Livro cedido pela editora para resenha



Sinopse: Cada um de nós, em determinadas fases da vida, já se encontrou diante de perguntas que parecem não terem respostas. Nesses momentos difíceis, nem sempre temos força suficiente para vencer os obstáculos aparentemente intransponíveis ou enxergar oportunidades onde não vemos solução.

Em horas assim, quando a dor nos envolve e a nossa convicção fica abalada, o desespero pode nos apontar caminhos que, muitas vezes, acabam resultando em sofrimentos ainda maiores, como a fuga pelo vício, a depressão e, infelizmente, o suicídio.

O amor pela vida é a mola mestra para uma existência saudável, repleta de experiências que nos alavancam ao crescimento interior, fortalecendo a fé e revigorando o ânimo e a esperança. Esta é a proposta deste livro: incentivar a busca por uma vida mais plena e feliz.

Resenha: Este é aquele tipo de leitura que nos traz diversas reflexões. O autor inicia o capítulo com um tema e desenvolve dando exemplos e convidando a pensarmos qual seria a melhor saída. O foco da obra é na depressão e os motivos para não perdermos a vontade de viver.

No capítulo "Incerteza" é levantada a questão de nunca estarmos felizes com nada... Se não alcançamos o objetivo, ficamos praguejando à vida; se conseguimos, não nos sentimentos realizados, pois acabamos deixando de viver outras coisas. Devemos nos perguntar: Onde eu quero chegar?; Qual é o meu sonho?; O que eu quero realizar?

"O futuro está em suas mãos, e a decisão é sua e de mais ninguém."

"Insatisfação" fala exatamente do que o título sugere. Temos a mania de invejar o outro, achar que a profissão dele é a melhor, que o casamento é o mais feliz, enfim, será que o outro também não está infeliz com o que tem e até mesmo desejando ter o que eu tenho?

"Então, não fique esperando até que as coisas melhorem para você gostar de viver. Veja o que é possível fazer para mudar a si mesmo, e tudo à sua volta irá melhorar. Entenda que na vida as melhores coisas são grátis. Não custa nada."

Uma das melhores reflexões deste livro foi "De quem é a culpa?". Fala sobre como a gente tenta mudar o outro, mas ignoramos que a mudança deve começar por nós, e internamente. Se o outro não faz, é preguiçoso; se a gente não faz, é ocupado. Se o outro fala sobre si, é egoísta; se a gente fala de nós mesmos, é desabafo. Se o outro é agradável, tem segundas intenções; se a gente age assim, é gentileza... Enfim, vamos parar de julgar o outro e prestar um pouquinho mais de atenção em nossas atitudes!

"Tenho certeza de que sofreremos menos, quando aprendermos a não desejar tanto e não exigir que os outros sejam o que queremos que eles sejam."

O capítulo que mais me identifiquei foi "Viver é um desafio". Ele fala sobre as coisas que deixamos de fazer por medo. O medo de arriscar-se em um novo empreendimento, o medo de sofrer, magoar-se, o medo de errar, dirigir, viajar, medo de perder um ente querido, de ficar sozinho... Enfim, chega um momento em que o medo tem tanto poder sobre nós, que deixamos de fazer as coisas mais básicas da vida, como sair de casa. Eu sei que a gente deve enfrentar o medo, eu mesma acredito em destino, mas sei, do fundo do meu coração, que não é uma coisa fácil. Com o medo vem a ansiedade, os distúrbios alimentares e do sono e, se não tratado, pode levar a depressão. Mas fica a dica, faça o que eu digo e não faça o que eu faço: enfrente seus medos.

"Viver é correr riscos. É vencer um desafio sabendo que outros nos aguardam logo à frente. E não há como evitar tudo isso? Não, não tem como fugir desse círculo que envolve toda humanidade."

O livro discute outros tantos temas, como nunca desistir, fazer a diferença, querer e buscar a real felicidade, ter sempre Deus no coração e nunca perder a esperança. Eu queria falar de todos os capítulos, pois são maravilhosos, mas me estenderia muito, então deixo a dica desta leitura. Se você está passando por uma depressão ou se conhece alguém, não deixe de ler, têm muitas reflexões boas aqui, inclusive, sobre o suicídio, que ainda é considerado um tabu.

"Sabe-se que quem comete suicídio não deseja morrer, mas, sim, eliminar, parar de sentir a dor que avassala sua alma. Uma dor inimaginável, pois foge à nossa razão (Infelizmente essa atitude só piora a sua dor pois a vida continua)."

Foi o melhor livro de autoajuda que já li, pois ele realmente te "convida" a pensar no que está lendo, principalmente dando exemplos, e não nos dizendo o que temos que fazer, como uma imposição.

"É gratificante viver com a certeza de que tudo vale a pena, até mesmo os erros, que, aliás, ajudam-nos a encontrar o caminho certo das situações."

18 comentários:

  1. Oie
    Não leio muito este tipo de livro, mas às vezes é bom. Gostei dos temas abordados e com certeza nos ajudam a refletir.

    Beijinhos
    https://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Ei, Viviane, tudo bem?

    Sempre tive um pensamento equivocada sobre livros de autoajuda, achava uma coisa, mas pesquisando melhor sobre, vi que é algo totalmente diferente do que eu imaginava. Ainda não li nenhum livro do gênero, mas gostei muito do que este livro em especial aborda. Acredito que todos nós devíamos ler e refletir sobre alguns pontos da nossa vida, não é?

    Beijão
    Cantinho da Escrita

    ResponderExcluir
  3. Oi, Viviane! Tudo bem? Infelizmente não curto livros de autoajuda. Nunca curti. Só de ver os títulos de alguns já fico meio assim, sabe? :/ Mas que bom que gostou do livro!

    Abraço

    http://tonylucasblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi, Viviane

    Não curto o gênero, por isso não leria, mas acho bacana quando os livros conseguem fazer com que olhemos para nós mesmos... quando nos fazem refletir. Que legal que foi o melhor autoajuda que você leu!

    Beijo
    - Tami
    http://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
  5. Olá, tudo bem?
    Não é meu gênero de leitura favorito, porém achei interessante a sinopse e os pontos que vc levanta na resenha. É um livro que leria, mas não momento, de qualquer forma, dica anotada! Adorei a resenha!
    https://www.facebook.com/colecionando.romances/

    ResponderExcluir
  6. Olá!
    Apesar de ter gostado da proposta, livros de autoajuda não são os meus preferidos.
    Mas gostei de conhecer mais dessa obra através das suas considerações.
    Beijos!

    Camila de Moraes.

    ResponderExcluir
  7. É muito bom pegarmos livros para ler que nos proporciona uma reflexão no momento da leitura.

    Beijos,
    Naty
    http://www.revelandosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  8. Oiii Vivianne tudo bem?
    Que demais essa resenha menina, eu não conhecia a obra e nem a editora, mas te confesso que senti-me bem atraída e sei que seria uma ótima pedida! Além de nos incentivar a nunca desistir.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  9. Oi,
    eu não leio autoajuda. Mas gostei do que o autor falou. Conheço pessoas que são infelizes porque possuem problemas e passam a ser tão negativas e estragar o ambiente quando estão presentes. Elas não sabem lidar com as situações e culpam todos ao seu redor. É muito difícil. Parece ser um ótimo livro pois indica a solução e tenta ajudar. Parabéns pela resenha.
    bjs.
    Pri.
    http://nastuaspaginas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oie ❤
    Confesso que nunca li um livro de auto-ajuda e esse me parece ótimo para começar. Realmente existe momentos na vida em que a gente acha que não tem respostas. Parabéns pela resenha, indicação anotada.
    Bjos, Bia! ❤

    ResponderExcluir
  11. Falar de livros de auto ajuda é sempre complicado... Nesse universo literário criou-se um preconceito com esse tipo de leitura... Eu mesma sou extremamente contra a essas receitas prontas p o sucesso e para a felicidade. Porém pela sua resenha esse não é o caso, o livro nos leva mais para o caminho da reflexão. Muito obrigada pela dica.
    Bjs.
    Amanda Nery
    www.leituraentreamigas.com.br

    ResponderExcluir
  12. Gostei muito da proposta do livro e já coloquei na minha lista. A resenha também está completa e bem escrita! Boa sorte com o blog!

    ResponderExcluir
  13. Oii! Eu não costumo ler livros de autoajuda, mas esse parece ser uma obra muito interessante e que todos deveriam ler, principalmente para terem a chance de refletir sobre os temas propostos. Gostei bastante da proposta do autor, a sua resenha está incrível e já vou adicionar esse livro na minha lista. Bjss!

    ResponderExcluir
  14. Hey!
    Amo livros reflexivos e que tratam sobre temas como a depressão. Penso que esse assunto deve ser sempre debatido, pois é considerado o mal do nosso século. Parabéns pela resenha e obrigado pela indicação, com certeza irá pra minha lista de próximas leituras.

    Haulisson, Menino Livros.

    ResponderExcluir
  15. Estou fugindo de livros do gênero, acho que já li tantos que acabei enjoando um pouco. Mas sem dúvida que trás ótimas reflexões.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  16. Olá!! :)

    Eu confesso que nunca tinha conhecido este livro, mas acho ótimo que tenhas apreciado!

    Eu tenho vontade de ler agora.. ahah não estou acostumado ao género mas é bem interessante o facto de ele chamar a uma reflexao constante sobre o que esta a ser lido.

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir
  17. Definitivamente não gosto do gênero autoajuda, apesar dos conflitos e dificuldades que passo como todo ser humano, não necessito de um livro assim para me inspirar, prefiro livros que passam uma lição por sua história, mesma que fictícia. Mesmo assim, sua resenha foi bem bacana, um título que dá para indicar como leitura para outras pessoas... Gostei também dos quotes reescritos aqui, percebi uma escrita suave e convidativa. Beijos

    Nara Dias
    Viagens de Papel

    ResponderExcluir
  18. Olá, tudo bem? Confesso que não curto muito livros de autoajuda, mas pude perceber o quanto ficou encantada com a leitura. Parece ser bem diferenciado mesmo, e trazer vários temas ao mesmo tempo, num mesmo volume é bacana. Quem sabe futuramente?!
    Beijos,
    diariasleituras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir