20/12/2017

[Dica de filme] Extraordinário

Olá, livreiras e livreiros! Hoje eu, Viviane, vim trazer uma ótima dica de filme para vocês, que é, aliás, baseado em um livro muito famoso...

Não é novidade para quem acompanha o blog que, por diversas vezes, nas tags, tanto eu quanto a Larissa indicamos "Extraordinário" como uma de nossas leituras favoritas. Recentemente estreou o filme, baseado no livro, e eu não poderia deixar de ir assistir; estava muito ansiosa e chegou o grande dia.

Título: Extraordinário
Lançamento: 2017
Direção: Stephen Chbosky
Gênero: Drama
Duração: 113 minutos







Sinopse: August Pullman é um garotinho que nasceu com uma desordem craniofacial congênita. Pela primeira vez, ele irá frequentar uma escola regular, como qualquer outra criança. No quinto ano, ele irá precisar se esforçar para conseguir se encaixar em sua nova realidade.

Minha opinião: Tanto o livro quanto o filme contam a estória de August Pullman, ou simplesmente Auggie. O garoto, agora com 10 anos, nasceu com uma doença rara, que causou deformidade no rosto e dificuldades para ouvir, enxergar e respirar. No decorrer de sua vida, passou por vinte e sete cirurgias que ajudaram ele a respirar, ver, ouvir e, razoavelmente, melhorar a aparência.


Auggie sempre estudou em casa, tendo a mãe como professora, mas agora, como ele está melhor e já pode sair, a família resolve que talvez seja bom ele frequentar uma escola, fazer amigos... Se para uma criança "normal" o primeiro dia na escola já é tenso, imaginem para um garotinho "diferente" dos colegas.

Auggie fez um amigo, Jack Will, que a princípio ajudou o garoto porque a mãe e o diretor mandaram, mas depois, com a convivência e alguns contratempos, os dois tornam-se grandes amigos. O garotinho também fez amizade com Summer, uma garotinha de sua idade e, com o tempo, as dificuldades lá do comecinho do ano foram diminuindo. Também não posso deixar de citar o Sr Browne, um professor que ensinava lindas lições para Auggie, mas principalmente para os que conviviam com o garoto.


O protagonista sofreu muito com o bullying, mas ele tinha uma família muito amorosa, inclusive uma irmã, que aprendeu a ser deixada de lado, pois o menino sempre precisou de cem por cento da atenção e cuidados dos pais.


Posso dizer que o filme foi fiel ao livro, embora eu ache que o Auggie do livro era muito mais forte que o Auggie do filme, que por várias vezes lamentou-se por sua condição, mas ambos são muito emocionantes, capazes de arrancar lágrimas até dos mais duros corações. Outra coisa que amo demais no livro e que apareceu no filme são as frases. Então vou deixar aqui as minhas preferidas:

"Quando tiver que escolher entre estar certo e ser gentil, escolha ser gentil."

"Toda pessoa deve ser aplaudida de pé pelo menos uma vez na vida, porque todos nós vencemos o mundo."

"A única razão de eu não ser comum é que ninguém além de mim me enxerga dessa forma."

Então fica a dica de leitura e desta magnífica adaptação que, na minha opinião, foi a mais aguardada dos últimos anos.

19 comentários:

  1. Eu li o livro há alguns anos atrás e lembro de ter chorando muito. Mas com o filme.. NOSSA eu sai com a cara inchada haihaiuhauihiuahuiahiuahuiahiua. Auggie é apaixonante <3

    ResponderExcluir
  2. Estou louca tanto para ler esse livro quanto para ver esse filme. Ainda não tive como comprar o livro e não tive a oportunidade de ir ver o filme, mas espero fazer ambos em breve. Tenho certeza que vou sair do cinema e fechar o livro com os olhos molhados e a cara inchada, mas quero muito!

    ResponderExcluir
  3. Bom dia, tudo bem?

    Eu quero muito ler o livro e assistir o filme, estou muito curioso e gostei de saber que o filme é bom....bjs.

    http://devoradordeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Amei o livro e estou ansiosíssima para assistir ao filme! Ainda não tive a oportunidade de assistir. É uma história linda!

    Passei para desejar um ótimo final de ano para vocês!

    Um abraço!

    https://meuslivrosesonhos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Eu sou apaixonada por esse livro e ainda não consegui assistir esse filme. Auggie é encantador e ao mesmo tempo um vencedor. Que força e que história linda de vida.
    Espero que agora com essa grande divulgação as pessoas conhecem mais do Extraordinário.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  6. Oiie
    Com certeza foi a adaptação mais esperada dos últimos anos, ainda não vi mas quero muito, tô empolgada. Confesso que quando li o livro, imaginei o rosto do Auggie bem pior sabe kk mas até que não tá tão ruim no filme. Amei a indicação.
    Bjos, Bya! 💋

    ResponderExcluir
  7. Também achei o filme bem fiel ao livro e eu chorei do começo ao fim, assim como foi com a leitura. A filme retratou bem o que lemos e soube de uma maneira muito sutil incluir a visão dos outros personagens, sem dúvida foi meu melhor filme do ano.

    Feliz Natal.
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Eu reli esse livro justamente por conta do filme. Eu nao soube lidar com nenhum dos dois. Apesar de ter achado o filme maravilhoso, confesso que esperava por partes retratadas no livro que dão mais emoção a história. Alguns acontecimentos acontecem em momentos diferentes também, como o acampamento. Enfim, super indico. Extraordinário é sempre uma boa pedida :)

    Beijos,
    Thalita Sousa

    ResponderExcluir
  9. O livro é muuuuito bom mesmo, um dos meus preferidos, mas o filme não fui ver ainda :(
    Muito bom saber que o filme ficou fiel ao livro, apesar de Auggie está um pouco diferente.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  10. Olá!

    Saí com os olhos vermelhos da sessão. Até choro com um ou outro filme, mas não tem como não chorar com esse, meu Deus, é cena pesada atrás de cena pesada - impossível não se emocionar!

    ResponderExcluir
  11. Oie!
    Estou louca pra conferir o filme, e fico super feliz de saber que ele foi fiel ao livro, apesar de ainda não ter lido o livro, vou tentar comprá-lo e encaixá-lo nas minhas leituras de 2018! Essas frases são incríveis!

    Beijos,
    Eli - Leitura Entre Amigas
    http://www.leituraentreamigas.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Eu estou louca para assistir a esse filme, mas antes eu quero ler o livro. Tenho certeza que vai ser uma experiência linda tanto na leitura quanto no filme. Gostei das frases que você destacou.

    ResponderExcluir
  13. Oi
    Realmente o filme parece bem emocionante, vou assistir assim que possível, estou bem ansiosa, sei que vou chorar horrores. Ainda bem que a adaptação é fidedigna.

    ResponderExcluir
  14. Simplesmente adorei o livro! Não vejo a hora de assistir o filme, minhas expectativas estão bem altas!
    Bjs
    Lucy - Por essas páginas

    ResponderExcluir
  15. Quero muito ver esse filme. Já vou levar até os lencinhos de papel, pq vou, com certeza, pagar micão. Sou dessas. Costume ler antes de assistir, mas nesse caso não quero esperar. Um beijo.

    ResponderExcluir
  16. Oiii!

    É possivel chorar do inicio ao fim desse livro e nesse filme? SIM! É. eu chorei tanto lendo quanto assistindo ao filme! Que história mais linda meu deus. Fiquei apaixonada pela adaptação e feliz pela forma como ela foi feita. Muito fiel. Que bom que gostou.

    Beijinhos,

    ResponderExcluir
  17. Oii! Lembro de ter me emocionado apenas assistindo ao trailer, imagine quando eu assistir ao filme haha? A sua crítica está ótima e fiquei mais curiosa ainda para assistir, por saber que a adaptação é fiel a obra. Bjss!

    ResponderExcluir
  18. Oi Viviane, sua linda, tudo bem?
    Só lendo a sua crítica já fiquei emocionada. Foi o que você falou, é difícil o convívio social para todo mundo, para ele então, deve ter sido muito pior. Estou louca para ler o livro e ver o filme também. Sua crítica ficou ótima.
    beijinhos.
    cila.
    https://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Este livro é super bom, eu devo dizer que amei desde que eu li e amei mais quando eu vi que o ator principal é Jacob Tremblay. Eu o vi em um dos filmes com Naomi Watts em 2016 e acho que é muito talentoso. Fez uma grande química com todo o elenco, vai além dos seus limites e se entrego ao personagem. Se vocês são amantes dos filmes desse ator este é um filme que não devem deixar de ver.

    ResponderExcluir