29/12/2017

[Resenha] Itália amore mio | Cecilia Machado

Itália amore mio

Autor(a): Cecilia Machado
Editora: Autografia
Páginas: 272
Resenha por: Viviane
Avaliação: 4/5
Compre: Americanas / Buscapé / Editora
*Livro cedido pela editora para resenha



Sinopse: É uma história de amor que aconteceu na ilha de Sardenha e depois continuou por Ímola, a cidade que Ayrton Senna se despediu da vida terrena, como Trieste, além da ilha Sardenha onde desabrochou o amor como pela Italia afora. Uma professora brasileira divorciada com um filho de 14 anos, que tinha casa em Florença, incentivada pelo filho que adora moto a ir para Ímola, que tem o campeonato mundial de moto, sendo ele o precursor da saída da mãe de Florença. Um italiano também desquitado que encanta a moça de trinta e poucos anos. É um engenheiro que não saía dos seus canteiros de obra e adorou encontrar uma brasileira tão cheia de vida que sabia conviver com os ex-sogros de Firense que o filho é apaixonado, como com a atual familia do noivo que estava adquirindo. Depois de tantos altos e mais altos pela descoberta que o seu companheiro não era somente bem de vida como imaginava. Mas muitoooo rico! Se casaram e estão até hoje (hehehe) felizes, independente da riqueza descoberta poucos dias antes do casamento.

Resenha: No começo do livro vamos conhecer um pouco da vida e do primeiro casamento de Ilária, uma mulher hoje com trinta e poucos anos, professora, brasileira e que reside em Ímola, a pedido do filho, Massimo, que é apaixonado por motos. Seu casamento fora feliz, mas chegou um momento em que ambos tinham interesses diferentes e separaram-se amigavelmente. Desta antiga união, restou o fruto, Massimiliano, agora com 16 anos, e um grande carinho e amizade pelos antigos sogros.

Quando Ilária tira férias, viaja para Sardenha e lá conhece Nicola, com quem passa momentos muito agradáveis. Nicola também já fora casado e mantinha uma relação amigável com a ex esposa.

Ilária e Nicola começaram um namoro com muita transparência, sabendo tudo um da vida do outro, mas ela só ficaria com ele se Massimo aprovasse e se Nicola fosse bom para o garoto.

Nicola quer que Ilária conheça a sua família, então a leva para conhecer sua irmã primeiro, o que parece não ter sido uma boa ideia, pois a mulher a trata com indiferença. Mais tarde Nicola explica a Ilária que é por conta da irmã ainda ser muito amiga de sua ex esposa e, no fundo, ter esperanças que os dois reatem o casamento. Já o encontro com a futura sogra é muito prazeroso e ambas tornam-se grandes amigas. Mais tarde, as cunhadas acertam-se, mas Ilária manterá um "pé atrás" por precaução.

Conforme a relação entre Nicola e Ilária vai se firmando, eles decidem aumentar a família adotando uma criança. Ambos combinam de ir até um abrigo e escolher, mas Ilária chega antes e conhece um garotinho, Max, que imediatamente cativa seu coração e já não restam dúvidas, ela apenas telefona para Nicola e avisa que já encontrou o menino. O processo de adoção ainda irá demorar alguns dias, mas a família toda já está radiante com a novidade. Os dias que seguem são de muita expectativa é ansiedade, pois Max irá definitivamente para casa e o casamento se aproxima.

"- Que DEUS nos proteja, nosso menino acabou de nascer para nós, à chama de mãe, acaba de me conhecer e me chama de pai!"

"Itália amore mio" é um romance leve, delicioso de ler, com uma escrita um pouco diferente do que estou acostumada, mas acredito que seja pelo fato da escritora ser casada com um italiano e passar bastante tempo no país do esposo.

11 comentários:

  1. Amei a resenhaa ^^ Amo livros de romance e ainda mais a Itália, vou adicionar na minha lista de leitura e com toda certeza eu vou ler. Ilhas? melhor ainda, vou amar ler esse livro, certeza.

    ResponderExcluir
  2. Eu adorei essa resenha e não conhecia o livro.
    O que me atrai nesses romances - além de ser leve - é o local onde a trama ocorre, pois sempre ficamos conhecendo um pouquinho mais da cidade e da cultura (mesmo como pano de fundo rs).
    Anotei a dica

    Beijos e feliz ano novo <3

    ResponderExcluir
  3. Oii
    Acho a Itália um país muito lindo, tenho vontade de conhecer um dia kk Já vi lindas resenhas desse livro e confesso que fiquei bem interessada. ADorei saber sua opinião.
    Bjos, Bya! 💋

    ResponderExcluir
  4. Gostei da resenha. Um livro que não conhecia. Não sou de ler muitos livros de romance mas gostei deste.

    ResponderExcluir
  5. Já tinha lido uma outra resenha deste livro e ele me pareceu mesmo ser um romance mais leve. Em relação a escrita da autora, espero não ter dificuldades com ela.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  6. Não conhecia o livro, mas achei o enredo bem legal, embora seja um tanto clichê. É uma boa pedida para quem procura leituras mais leves, vou anotar a dica! Beijos

    ResponderExcluir
  7. Apesar de ter achado a sinopse inicial um pouco confusa, achei interessante a história, me pareceu boa, mas não consegui identificar a trama central. Apesar disso não me conectei a ponto de querer ler o livro, entretanto seria interessante ter a Itália como cenário de fundo. Beijos

    Nara Dias
    www.viagensdepapel.com

    ResponderExcluir
  8. Não me atraiu muito pois não gosto desse gênero literário, mas deve ser uma leitura interessante para quem gosta da temática. Gostei do post! Boa sorte com o blog :)

    Portal GATILHO
    https://portalgatilho.wordpress.com

    ResponderExcluir
  9. Olá!
    Ja tinha visto sobre esse livro e tirando o fato de retratar o cenário europeu não me senti atraída pelo desenrolar da trama.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  10. Olá!
    Que bom que esse livro é leve e gostoso de ser lido. Eu me imagino lendo ele num dia de sol para poder relaxar. Os personagens também me pareceram ser bem construídos e desenvolvidos.
    Sua resenha está mais do que convidativa e vou super anotar a dica.
    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Oi, tudo bem? Não tenho interesse nesse tipo de romance, porque essas coisas de casamento e maternidade são realidades bem opostas aos meus desejos pessoais. No entanto, a questão da adoção me interessa (como não quero ser mãe biológica, talvez seja por adoção, mas também não é um sonho). Senti falta de saber mais sobre as personagens e como foi ler a relação entre elas. Mas achei a narrativa bem fraquinha para o tipo de literatura que gosto, hihi. Mas que bom que gostou ^^ Parece um romance bem leve mesmo.

    Love, Nina.
    www.ninaeuma.blogspot.com

    ResponderExcluir