17/01/2018

[Papo de livreiras] Antologias

Olá, livreiras e livreiros! Hoje é a Viviane quem veio dar as caras por aqui... Eu acredito que todo leitor sonha em ser escritor ou pelo menos ter a oportunidade de ver um conto seu ser publicado. Isso já é possível com os lançamentos de antologias organizadas por algumas editoras, e é sobre isso que iremos falar hoje.

No final de 2016, eu "passeava" pelo Facebook quando vi a divulgação de uma antologia que seria lançada pela editora Illuminare e organizada pela escritora Rô Mierling. O gênero era policial e, o tema, "mulheres fatais". De repente começou a surgir na minha cabeça uma estória e as palavras foram saindo; comecei a digitar no computador, mas precisava trabalhar, então dei continuidade ao texto no celular e, em poucas horas, eu tinha um conto escrito. Nem acreditei, pois nunca pensei sério em escrever, publicar, enfim. Mas com o apoio incondicional da minha filha e parceira de blog, Larissa, que fez a correção para mim, eu enviei o conto. A partir daí foi só aguardar... Dentro do prazo recebi o e-mail comunicando que meu conto fora selecionado e, em poucos meses, eu estava com o livro em mãos. Foi uma das maiores alegrias da minha vida, depois do nascimento de meus filhos.

Nunca almejei ser escritora e deixei isso claro na minha "bio" no livro "Mulheres fatais", porém, no último trimestre do ano passado, vi que a escritora (que admiro muito) parceira do nosso blog, Judie Castilho, foi convidada para participar de uma antologia que tem como tema a depressão, então se repetiu o que aconteceu na primeira vez: as palavras foram surgindo, eu fui digitando no celular, atropelando as palavras - pois a cabeça é bem mais rápida que as mãos -, as lágrimas rolavam enquanto eu escrevia, pois considero o tema bem forte, e mais rápido ainda que da primeira vez eu tinha outro conto escrito. Hesitei bastante em enviar. Mais uma vez, a Larissa fez a correção para mim e incentivou-me a enviar. Achei impossível ter tanta sorte quanto da primeira vez, mas eis que meu conto foi selecionado, aí foi só comemorar. A antologia será publicada pela editora Sinna por volta de maio deste ano e foi organizada pela blogueira e escritora Gê Benjamim.

Para quem tem curiosidade de saber os valores, eu paguei entre R$ 150,00 e R$ 250,00 cada uma, respectivamente, mas sei que têm algumas bem mais caras, depende muito da editora e dos escritores famosos convidados.

Se você tem o sonho de escrever e publicar um livro, começar por contos em antologias é uma ótima pedida, pois muitos escritores, hoje famosos, começaram assim, e meu maior conselho é: nunca desista de um sonho, porque eu jamais imaginaria ter meu nome, como autora, em um livro, então imaginem só em dois. Mas volto a dizer: não tenho ambições de ser escritora. Foram maravilhosas estas duas participações em antologias, mas um outro conto só surgirá se o tema inspirar-me.

E vocês, tem algum material guardado, esperando o momento certo de ser publicado? Beijos e até a próxima postagem!

21 comentários:

  1. Olá, tudo bem?
    Sempre quis escrever um livro, e ainda quero, um dia eu chego lá. Parabéns pela a sua conquista, te desejo muito sucesso.

    Beijinhos,
    http://livroseimaginacoes.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Ah, eu criei um carinho tão grande pelas antologias desde que comecei a fazer parte do blog Literaleitura que quando tive um conto meu selecionado (também pela editora Illuminare), eu quase tive um treco. Nunca mais participei de seleção, mas o sonho de escrever permanece e alguns ideias já surgiram, falta-me tempo (lê-se terminar a faculdade). Mas é realmente começar por algum lugar e se arriscar e a chave e não há alegria maior!

    Beijinhos,
    https://literaleitura2013.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Olá, tudo bem?

    Eu acho essa ideia e projeto de antologias bem legais, é uma boa oportunidade para novos escritores. Acho super legal as editoras apoiarem. Eu mesmo tenho vontade de escrever contos ou mesmo um livro de ficção histórica ou fantasia na idade média!
    Abraço!

    ResponderExcluir
  4. Eu sou umas das poucas leitoras e blogueiras que não tem pretensão de escrever nada além dos meus posts. Escrever é um dom e eu não tenho ele rsrs, nasci apenas para ler.
    Parabéns pela seleção, você tem o dom e isso é mágico, espero ainda ler um livro teu. Em relação ao valor, achei super acessível, tenho alguns colegas que desistiram de enviar um conto quando se depararam com o preço a pagar caso ele fosse escolhido.
    Parabéns novamente e para quem tem o sonho, as dicas foram ótimas.

    Beijos.
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi, estou tão contente por você ❤️❤️ Quero muito ser escritora, e acho que eu ter essa vontade me atrapalha, não sei... Nunca consigo escrever um livro, não consigo termina-los, apresso demais... Não sei escrever contos.. fico muito frustada.
    Mas aí, participei de um desafio literário com uma amiga e ela me incentivou a colocá-lo na antologia que o grupo estava organizando. Ela me falou unas verdades kkkk pra eu finalmente cair na real e ver que minha crônica estava boa. Foi publicado na Amazon e o sentimento foi incrível, é muito felicidade e mesmo assim continuo frustada por não conseguir escrever nada -_- algum conselho?
    Um Abraço ❤

    Jardim de Palavras

    ResponderExcluir
  6. Olá, tudo bem? Primeiramente, parabéns pelas antologias! Imagino que deve ter sido um momento único, ver o conto que você mesma escreveu saindo em um livro. Sempre vejo antologias sendo abertas, mas nunca parei para pensar em alguma história. Quem sabe um dia eu encontre uma que me faça viajar nas palavras e criar um conto também! Mais uma vez, parabéns! Vou até dar uma olhada nessas antologias.

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Oi, tudo bem? Que legal que você também é publicada, eu comecei assim também. Na época, o valor era bem mais alto, ainda bem que as últimas foram com a Darda, que tem um preço maravilhoso. Confesso que eu não gostei do tema da antologia na qual você publicou, achei bastante machista, não seria algo que leria.

    Love, Nina.
    www.ninaeuma.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Oiee
    Tenho alguns livros que foram começados, dois deles estão na metade e espero publica-los um dia. Adorei o post.
    Bjos, Bya! 💋

    ResponderExcluir
  10. Já participei de antologias e a sensação de ser selecionada é maravilhosa, um dos melhores sentimentos do mundo. O apoio da sua filha também é lindo. Não ache que isso foi sorte, você tem talento.

    ResponderExcluir
  11. Ja li antologias muito boas, e acho que é um projeto bem bacana pra dar chance a novos escritores, vai na fé que você consegue sim o/

    ResponderExcluir
  12. Eu sou uma aspirante a escritora, mas não sou de escrever contos. Muito raramente os escrevo, acabo me dedicando muito mais a romances e pequenos textos diários.

    Já tive vontade de participar de antologia, mas a grande maioria exige um valor muito alto para a participação. Acabo ficando um pouco receosa.

    Degradê Invisível

    ResponderExcluir
  13. Que legal guria, mais um cono seu sendo publicado! Imagino a sua emoção. E quando se tem um dom, acontece assim mesmo, no nada ele aparecer.
    Parabéns e sucesso!
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  14. Oi Vivi, parabéns por essas conquistas. Sim, acho que nós como pessoas viciadas em livros acabamos sempre caindo nessa vontade de escrever algo, porque de tanto ler não conseguimos escapar. Estou com o lançamento meu primeiro livro, infantil, programado para lançar em agosto desse ano, realmente, uma alegria e tanto. Beijos

    Nara Dias
    Viagens de Papel

    ResponderExcluir
  15. Oi, tudo bem?
    Adorei seu post, muito legal mesmo para quem tem interesse de publicar algo. Confesso que já pensei, mas meus pensamentos sobre este assunto nunca foram para o papel. Vejo muita gente publicando muitos contos e livros pequenos no Amazon, mas sem revisão e que desanima ler! Ao invés de propagar a literatura nacional, acaba afastando o leitor pela falta de qualidade!
    http://colecionandoromances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Eu amo antologias, gosto muito de ler e também de publicar contos meus. Eu também tenho um conto na antologia Mulheres Fatais e gosto muito desse livro. Achei o seu texto muito interessante.

    ResponderExcluir
  17. Oi, tudo bem?
    Que post bacana! Confesso que, como leitora, não sou muito fã de antologias porque eu tenho um problema com contos. Por outro lado, acho que é uma ótima forma dos autores começarem a mostrar seu trabalho.
    Parabéns pelo post! Achei que você trouxe uma ótima dica para quem deseja começar uma carreira literária ou até já tem um conto e não sabe como publicar.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  18. Oie, tudo bom?
    Eu adorei seu post! Costumava escrever fanfics, acredita? Tenho algumas salvas, até! Haha. Fico feliz de ter sido escolhida, seria um sonho para mim também. Invista bastante no seu talento!

    ResponderExcluir
  19. Olá!
    Que legal essa ideia. Sou parceira da Sinna então provavelmente terei oportunidade de ler seu conto. Espero que seja um sucesso.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  20. Eu amo antologias menina, nunca participei de nenhuma e fiquei fascinada pelo seu texto, ela se tornaram e até hoje são as minhas queridinhas, dica anotada.
    Bjos

    ResponderExcluir
  21. Olá, muito bacana conhecer sua história com as antologias, pois eu também participei de cinco e é ótimo poder ver sua história no papel.

    ResponderExcluir