19/01/2018

[Resenha] Primeira página | JM Costa

Primeira página

Autor(a): JM Costa
Editora: Independente
Páginas: 168
Resenha por: Viviane
Avaliação: 5/5
Compre: Autor

*Livro cedido pelo autor para resenha


Sinopse: Até que ponto um jornalista pode publicar tudo o que descobre? Qual a distância entre a verdade apurada nas ruas e a verdade que acaba noticiada para a população? Será possível para uma repórter novata superar barreiras morais e políticas para cobrar justiça? Isso é o que o leitor descobrirá nos três dias que Clara Gabo levará para concluir sua reportagem. Além de pressões externas e dentro da própria redação, ela ainda terá que se preocupar com a segurança de sua principal testemunha: uma garotinha que ela só conhece pela voz.

Resenha: O livro "Primeira página" conta, de forma visceral e intensa, três dias na vida da jornalista Clara Gabo, colunista de um famoso jornal, impresso e virtual, no Rio de Janeiro.

Tudo começa com o telefonema de uma garotinha, Jéssica, pedindo ajuda, pois haviam atirado em sua mãe e ela estava com muito medo. Mesmo estando no final do expediente e tendo um compromisso em família, Clara não hesitou, pegou o endereço, um fotógrafo e foi atrás da notícia.

"É bom que o receio exista dentro de você. Evita a armadilha do excesso de confiança. Mas jamais permiti que o medo me intimidasse. Naquele momento, nada me parecia mais certo do que apurar a fundo aquela história.

Chegando lá, já não havia mais corpo e a garota sumira. Mas, na casa da criança, Clara encontrou o celular em que a menina fez um vídeo da cena em que mostrava policiais militares que, após balear a mulher pelas costas, ainda agrediram-na fisicamente.

Com uma "bomba" nas mãos, Clara prepara a matéria para o dia seguinte, mas ela não esperava envolver-se tanto. Em suas pesquisas descobriu que Leninha, a mulher ferida, tinha uma filha, a Jéssica, com o chefe do tráfico, na favela conhecida como morro da baiana. Com o vazamento das imagens que incriminavam policiais, Clara foi chamada pelo próprio traficante para uma conversinha na favela. Clara foi, receosa, e lá ficou sabendo que os mesmos policias que atiraram em Leninha raptaram Jéssica e que estavam pedindo um resgate, já tinham até mandado um dedo da menina para mostrar que não estavam de brincadeira.

"Como uma instituição criada para manter a ordem e proteger o cidadão acaba agindo pior do que os criminosos a quem deveria combater? Não era a primeira, nem a última vez que me questionava a respeito, mas atirar em uma inocente e mutilar a filha de um bandido para extorquir-lhe dinheiro ia muito além da minha compreensão."

A acusação de Linho, o chefe do tráfico, era muito grave, e os superiores de Clara não queriam se comprometer tanto assim, e também havia a desconfiança de que Linho armara para denegrir a imagem da polícia. De "mãos atadas", Clara não teve outra alternativa a não ser dar "seu jeitinho", porque não era só a reportagem da sua vida, era também a vida de uma inocente que estava em jogo.

O livro, além de ter muita ação e intensidade, é uma forte crítica social à corrupção, que, infelizmente, é tão presente no nosso dia a dia. Aqui mostra policiais e bandidos jogando com a vida dos cidadãos, mas ela está em todo lugar, principalmente na política. JM Costa é jornalista por profissão e um apaixonado por contar histórias e estórias. Publicou este livro de forma independente e eu me sinto honrada por ter sido convidada a lê-lo.

22 comentários:

  1. Não conhecia o livro, mas gostei muito do enredo, principalmente pela crítica social sobre a corrupção. Infelizmente parece que estamos lendo algo em algum jornal local, não é?
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  2. Uau! Estou impressionada com a trama, que demais esse livro!! Já quero ler haha
    Estou muito curiosa, certeza que vou ler! A resenha está muito boa, parabéns ❤️
    Beijos ❤

    Jardim de Palavras

    ResponderExcluir
  3. Caramba! Será que consigo comprar agora? Porque depois de ler essa resenha, só quero ler imediatamente esse livro! Parece ser uma leitura rápida, não por ser leve, mas por parecer ser dessas que prende a gente! Adorei a resenha e a premissa. Já anotei a dica!

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  4. Parece uma história muito interessante e totalmente diferente do que eu esperaria quando vi a capa.
    Beijos
    Mari
    Pequenos Retalhos

    ResponderExcluir
  5. Me interessei bastante peço enredo Viviane, acho valido e essencial que haja mais na literatura temas sobre corrupção e coisa parecida. Parece que não mas abre os olhos de muita gente! > Bjs

    ResponderExcluir
  6. Oie, tudo bem?
    Eu adorei a premissa desse livro! Retrata a nossa realidade, e parece ser uma história bemmm instigante. Fiquei preocupada com a minha pequena xará, Jessica, o quanto ela deve sofrer nas mãos desses sequestradores. Incrível enredo, fiquei com vontade de ler!

    ResponderExcluir
  7. NOSSA! Jornalismo e Policial... dois ingredientes perfeito e que sou alucinada. Quero conhecer esta obra.

    Bjocas!
    Patrícia Brito
    www.leiturasplus.com
    www.patriciabritto.com

    ResponderExcluir
  8. Oii, tudo bem?
    Não conhecia essa obra mas fiquei impressionada com a premissa, super diferente do que a gente costuma ler. Fiquei com muita vontade de ler, vou dar uma olhada no livro hehe
    Adorei a resenha, beijos!
    Meio Wandinha

    ResponderExcluir
  9. Olá!
    Gostei bastante do desenrolar da história e por trazer uma intensidade e aventura que coloca a jornalista no vórtice do perigo. A capa em si não chama atenção, mas gostei de ver sua opinião sobre a leitura.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  10. Críticas sociais são sempre bem vindas, desde que não puxe "saco" para nenhum lado especifico, gosto quando são realistas e sinceras.
    O enredo é bom e pra mim muito envolvente, uma vez que curto esse gênero mais policial investigativo e afins. Não conhecia a obra, mas sem dúvidas quero ler.

    Beijos.
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Que legal voce ter sido convidada para resenhar essa obra! Essa premissa é muito interessante e sem duvidas é um assunto que merece ser tratado, quem sabe se falarmos da corrupção em todos os meios, até na literatura, a coisa melhore.

    ResponderExcluir
  12. Ola
    A cada resenha que leio desse livro me encanto mais e quero mais poder ler. Já esta na minha lista de leitura para 2018, e espero conseguir ler. Quero saber o desfecho desses tres dias.
    Bjus.

    ResponderExcluir
  13. Olá, JM Costa, autor do livro, passando por aqui para agradecer pela leitura e pela bela resenha postada aqui no Duas Livreiras. Muito obrigado pelo interesse em minha obra.

    Aproveito para convidar quem se interessar a conhecer um pouco mais e ler os três capítulos iniciais gratuitamente em: http://livro.jmcostaescritor.com.br/primeirapagina

    Um forte abraço!

    ResponderExcluir
  14. Eu não conhecia o livro e fiquei curiosa com a leitura, gosto bastante do gênero e fiquei interessada na obra. Parece ser uma boa leitura.

    ResponderExcluir
  15. Como faço Jornalismo, já me interessei pelo livro. Acho que será uma leitura bem envolvente e interessante.

    ;*

    ResponderExcluir
  16. Olá, tudo bem?
    Esse parece ser um livro bem intenso mesmo, não conhecia a obra, com certeza vai para minha lista.

    Beijinhos,
    http://livroseimaginacoes.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  17. Oi, tudo bem? Acabei de me formar em jornalismo e gostei bastante da premissa, especialmente porque, se a gente for pensar na profissão, ela pode ser traduzida como uma investigação (e algumas investigações, com certeza, se tornam ótimos enredos policiais).
    Com certeza leria o livro, embora a capa não tenha me cativado. Gostei de saber que o autor é jornalista, acho que torna o enredo mais real e próximo da realidade (porque nada mais chato do que alguém que nunca exerceu funções específicas escrevendo sobre elas, né; às vezes a imaginação não é o bastante).
    Obrigada pela dica :)

    Love, Nina.
    www.ninaeuma.blogspot.com

    ResponderExcluir
  18. Olá!

    Livros contendo jornalismo e policial são os meus favoritos. Eu não conhecia esse mas achei muito legal e vou incluir em minha lista de leituras.

    ResponderExcluir
  19. Olá, eu não conhecia esse livro, mas pela sua resenha parece ter um suspense incrível e uma ótima critica social *-* Adorei a dica.

    ResponderExcluir
  20. Oii! Nossa, parece ser uma história intensa e envolvente. Fiquei curiosa para saber se a Clara conseguirá salvar a Jéssica. Gostei da proposta do autor e leria com certeza. A sua resenha está ótima, bjss!

    ResponderExcluir
  21. poxa, só pela capa ja fiquei intrigada e com um enredo desses, certamente é uma obra que vale a leitura...
    espero ler em breve...
    bjs...

    ResponderExcluir
  22. Já li, gostei e super recomendo. Uma obra intensa, marcante e de muita qualidade! P.s. Ótima resenha! : )

    ResponderExcluir