26/01/2018

[Resenha] Que mico! | Dieison Engroff

Que mico!

Autor(a): Dieison Engroff
Editora: Ava
Páginas: 102
Resenha por: Larissa
Avaliação: 4/5
Compre: Amazon

*E-book cedido pelo autor para resenha


Sinopse: Todo mundo tem daqueles parentes que são iguais à segunda-feira; a gente não gosta, mas não tem como escapar deles. Sempre há alguém que fala o que não deve, que faz piada sem graça, ou que paga de abobado nas redes sociais...

Essas situações hilárias e que rendem boas risadas a Rô compartilha com você! Ela quase morre de vergonha com cada mico e mancada cometidos por sua família, coitada! Os parentes dela, sem muito esforço, conseguem estourar todos os micômetros do planeta.

É tanto mico que provavelmente você irá terminar a leitura com a barriga doendo de tanto rir e dirá: "Ufa! Ainda bem que não foi comigo!"

Um livro de humor, que também aborda questões sérias como consumismo, separação dos pais e o típico constrangimento que muitos adolescentes sentem em relação ao pai e à mãe. É pra pensar e se divertir!

Resenha: Nessa obra vamos conhecer Roberta, nossa protagonista e narradora, que tem esse nome graças ao Roberto Carlos, cantor do qual sua mãe é fã.

Rô tem quatorze anos e mora com sua mãe, já que seus pais são separados. Roberta irá nos contar várias estórias hilárias de micos pelos quais sua família passa (e que ela constrange-se junto), como a vez em que sua tia estava trabalhando no shopping, em um presépio, fazendo o papel da vaca.

A protagonista fala bastante da sua mãe, e é impossível não nos identificarmos com as frases que ouvimos sempre das nossas mães, pois mães são todas iguais, só mudam de endereço.

Como eu disse anteriormente, os pais da nossa protagonista são separados, e tem um capítulo onde ela fala sobre isso, sobre como lidar com a separação dos pais e tudo mais, o que eu achei bem interessante e válido para as adolescentes/crianças que estão passando por essa situação.

"Pai também tem que dar amor, atenção, impor limites, essas coisas que a minha mãe faz."

O livro tem também um capítulo exclusivo para as festas de fim de ano... Rô conta diversas situações que aconteceram/acontecem na família dela e que é impossível não nos identificarmos, como as piadinhas do "É pavê ou pacumê?", "Só vou tomar banho ano que vem", etc, ou com aqueles primos que ainda são crianças e ficam correndo pela casa, entre várias outras coisas.

"Alguns parentes são que nem segunda-feira. A gente não gosta, mas não tem como escapar, o jeito é aguentar mesmo."

Alguns capítulos contam ainda com desenhos que ilustram alguma cena, o que eu achei muito bacana para poderemos visualizar melhor o que aconteceu.

Como a personagem é uma adolescente, o livro tem uma linguagem adolescente, com pensamentos adolescentes e gírias, então alguns adultos podem ficar incomodados com a escrita, mas para quem não se preocupa com isso, eu super indico a leitura, já que todos somos, já fomos ou seremos adolescentes um dia.

É uma leitura bem engraçada, sem dúvidas, e bem rapidinha de ser feita. Super indico!

"As pessoas são do jeito que são. Muitas vezes, fraquejam e nós devemos procurar entendê-las, porque nós também podemos fraquejar, e sempre haverá alguém pra nos compreender."

14 comentários:

  1. Olá!
    Parece ser uma história divertida, daquelas pra gente passar o tempo, eu ia gostar de ler. Bjs

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Logo no início da sua resenha eu já imaginei que ia me identificar com esse livro, afinal, quem nunca sentiu vergonha alheia por algum parente, não é mesmo? Eu, demais! Adorei saber sobre esse livro e já anotei a dica!

    Abraços,
    http://literaleitura2013.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi, tudo bem?
    De fato um livro super curto que certamente dá para ler em um dia! Parece ser um livro interessante, de leitura fluida e envolvente. Anotei a dica e espero ler em breve! Adorei a resenha!
    http://colecionandoromances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Parece ser um livro bem divertido de se ler mas que trás uma lição familiar bem bacana! Gostei bastante da sua resenha, ficou bem espontânea e gostosa de ler! Obrigada pela dica!
    Rich
    Conta-se um Livro

    ResponderExcluir
  5. Olá
    Sempre vejo resenhas positivas sobre esse livro, me parece um ótimo livro, bem divertido e com bastante ensinamentos para os jovens entenderem um pouco mais sobre familia e relações de amor! Adorei a resenha, a Rô parece ser uma protagonista que eu queria ser amiga

    ResponderExcluir
  6. Acho que por isso eu não solicitei esse livro com o autor, me pareceu ter uma linguagem bastante adolescente e não me prenderia mas agora fiquei pensando sobre como esse livro pode ajudar crianças que estão passando pelo processo de separação, assunto importante e leitura divertida!

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    Esse livro parece ser mesmo bem legal para quem é pré-adolescente, não acho que adolescentes mesmo (entre 15 e 17 anos) apreciariam. Como já passei dessa fase há um bom tempo, não acho que gostaria dessa leitura. =/
    Bjs

    ResponderExcluir
  8. Gostei do post! Segui o teu blog, podes seguir o meu? :)

    www.aflormaria.blogspot.pt

    beijinhos

    ResponderExcluir
  9. Não conhecia o livro mas pela sua resenha pareceu ser uma narrativa bem engraçada.. pareceu aqueles livros para serem lidos entre leituras densas .. Gostei da dica :)

    Beijos,

    Thalita Sousa

    ResponderExcluir
  10. Olá!
    Esse livro parece retratar a realidade de muitos jovens que possuem pais separados. Achei muito legal a obra possuir humor e a mocinha falar sobre a mãe. Acho importante obras com essa pegada abordarem esses tipos de relacionamentos.
    Vou anotar a dica, obviamente.
    Beijos

    ResponderExcluir
  11. O autor falou comigo também e achei a ideia do livro bem interessante, com esses toques de humor e por tocar em assuntos tão importantes.
    Beijos
    Mari
    Pequenos Retalhos

    ResponderExcluir
  12. Olá!
    Acho que eu iria dar grandes risadas com algumas situações, principalmente envolvendo parentes.
    A trama parece ser bem leve e fácil de se fazer, certamente me agradaria essa leitura.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  13. Olá, eu não conhecia o livro, mas não me interessei pela leitura. Acho que para o público alvo deve ser uma obra atrativa.

    ResponderExcluir
  14. Olá, tudo bem? Acho que iria também rir muito com o livro. Acho a ideia genial e quero ler futuramente ainda esse ano (já conhecia o autor por nome rs). Ótima resenha!
    Beijos,
    diariasleituras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir