26/03/2018

[Resenha] A 5ª onda (a 5ª onda #1) | Rick Yancey

A 5ª onda

Autor(a): Rick Yancey
Editora: Fundamento
Páginas: 368
Resenha por: Viviane
Avaliação: 5/5
Compre: Americanas / Editora

*Livro cedido pela editora para resenha


Sinopse: Cassie está sozinha, fugindo dos Outros. Ela vive em uma Terra devastada, onde qualquer pessoa, até mesmo uma criança, pode ser o inimigo. Um inimigo que parece humano, que espreita em todos os lugares, pronto para aniquilar os últimos sobreviventes. Permanecer sozinha é permanecer viva – Cassie acredita nisso até encontrar Evan Walker. Mas será que ela pode confiar nele? Será que ele pode ajudá-la a resgatar o irmão?

Chegou o momento em que Cassie deve escolher entre a esperança ou o desespero, entre enfrentar os Outros ou se render ao seu destino, entre a vida ou a morte. Entre desistir ou lutar!

Resenha: Depois de ler a seguinte introdução na orelha da capa, não tem como não esperar que seja uma leitura intensa da primeira até a última página:

"Depois da primeira onda, só restou a escuridão. / Depois da segunda onda, somente os que tiveram sorte sobreviveram. / Depois da terceira onda, somente os que não tiveram sorte sobreviveram. Depois da quarta onda, só há uma regra: não confie em ninguém. / Agora A QUINTA ONDA está começando..."

O livro começa com a narração de Cassie, uma adolescente de 16 anos que achava ser a última sobrevivente da face da terra. Ela presenciou a primeira onda, o dia em que toda a forma de energia acabou, motores pararam de funcionar e o caos instalou-se, mas, antes disso, já pairava sobre a terra uma gigantesca nave alienígena que ficou por muito tempo só observando.

A segunda onda foi uma espécie de tsunami, arrebentação, que dizimou boa parte da população terrestre; mas a terceira onda foi mais agressiva: uma peste aviária, pessoas infectadas morriam aos milhões, e foi assim que Cassie perdeu a mãe e, após, juntamente com o pai e o irmão, Sammy, de 5 anos, partiram para uma espécie de abrigo.

"Os números assustadores não o afetavam. O fato de termos reduzido de 7 bilhões para algumas centenas de milhares de pessoas em quatro meses não abalava sua confiança de que nossa raça iria sobreviver."

A quarta onda gerou medo e discórdia; como ninguém sabia qual era a aparência dos invasores, qualquer pessoa podia ser um deles, e isso levou as pessoas a matarem uns aos outros, como forma de protegerem-se.

No abrigo em que Cassie estava vivendo com o pai e o irmão, chegou um bando de militares recolhendo as crianças, com o pretexto de que era para proteção delas, que primeiro iriam as crianças e mais tardes voltariam para buscar os adultos. Mas assim que Sammy foi levado, estes mesmos militares executaram a todos, incluindo o pai de Cassie. A moça conseguiu fugir e ali ela percebeu quem eram os verdadeiros inimigos e que a quinta onda aproximava-se.

"Não se trata de destruir nossa capacidade de lutar, mas sim de destruir nossa vontade de lutar."

Como a protagonista prometeu à Sammy quando ele entrou no ônibus que iria ao encontro dele, este passou a ser seu objetivo de vida, porém o caminho para chegar até lá não seria fácil, e ainda tinha o agravante de que qualquer pessoa que ela encontrasse pelo caminho poderia ser um dos "Outros", termo como chamavam os invasores.

"A 5ª onda" é o primeiro livro de uma trilogia que eu já estou subindo pelas paredes de tanta vontade de ler a continuação. É uma leitura que a gente não consegue parar, tem sempre algo acontecendo e, como são vários narradores, é possível ter uma visão ampla de tudo o que está acontecendo. Os personagens cruzam-se em algum momento e é muito excitante quando descobrimos um fato novo da estória. Eu não sei como eu esperei tanto tempo para fazer esta leitura, que já se tornou a favorita do gênero.

19 comentários:

  1. Olá.
    Eu nunca cheguei a ler este livro, mas assisti a adaptação que teve e amei na época. Desde então eu acabei perdendo o desejo de ler os livro, até porque eu ganhei muitos spoilers.
    Eu adorei a sua resenha e fico feliz que esteja gostando dos livros, espero que goste dos outros também.
    Bjss

    ResponderExcluir
  2. Olá, tudo bem?

    Lembro quando esse livro e o filme foram lançados, todo mundo queria ler e assistir, eu também. O livro ainda não li, mas o filme eu assisti e achei bem chatinho. Gostei da sua resenha e fico feliz que tenha gostado da leitura!
    Abraço!

    ResponderExcluir
  3. Oi.
    Eu adoro o gênero e esse realmente aparece ser um livro muito bom..
    Essa jornada para encontrar o irmão, a incerteza de em quem pode confiar, tudo parece muito isntigante e sua resenha me deixou curiosa.
    Pretendo ler assim que possível.
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Nossa parece ser bem legal, adorei o enrendo, só não curto m uito livros em séries, mas sempre dou chance para alguns! Bjs

    ResponderExcluir
  5. Já escutei muitos comentários positivos desse livro. A capa é extremamente linda!❤️
    Não faz muito meu gênero preferido,mas gostei muito da sua resenha.
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. É a primeira resenha que leio sobre essa trilogia. Gostei de ver seu entusiamo pela leitura, é muito bom quando uma trama prende a nossa atenção!!

    Bjs,
    https://contosdacabana.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Realmente está sinopse já deixa o leitor na expectativa, e vendo sua resenha,não me admiro que já querer a continuação.
    Bjs Rose

    ResponderExcluir
  8. Eu cheguei a ver o filme recentemente e gostei bastante da premissa - até coloquei o livro na minha meta. Apesar de ter o mesmo ar de Maze Runner, eu gostei bastante. Espero que eu goste tanto quanto você e que vire um dos meus favoritos heheh

    Beijos,
    www.degradeinvisivel.com.br

    ResponderExcluir
  9. Gostei bastante desse primeiro livro da série, mas li alguns spoilers dos próximos que me desanimaram.
    Beijos
    Mari
    Pequenos Retalhos

    ResponderExcluir
  10. Esse livro fez tanto sucesso e eu nao fazia ideia de que era uma série, acredita? Os livros são curtinhos então dá pra compensar o tempo perdido, apesar da capa nao me chamar a atenção, sua resenha me despertou interesse. É uma delicia quando o livro nos fisga dessa maneira.

    ResponderExcluir
  11. Eu estou louca de curiosidade com esse livro e adorei ver a sua resenha sobre ele. Eu tenho certeza que é uma leitura que vai me agradar muito e não vejo a hora de ler.

    ResponderExcluir
  12. Sempre vejo comentários positivos sobre esse livro. Ele já está na minha lista de leitura e espero desfrutar em breve.
    Beijos

    ResponderExcluir
  13. Oi, tudo bem?
    Eu já tive muita vontade de ler esse livro. Porém, com o tempo o interesse foi passando e hoje eu admito que não tenho a menor curiosidade. Acho que meu gosto foi mudando e esse tipo de enredo meio apocalíptico já não me atrai mais.
    Mas fico feliz que tenha gostado da leitura e espero que as continuações sejam ainda melhores.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  14. então... eu não cheguei a ler mas vi o filme... achei bacaninha e só... =T nem bateu vibe pra ler depois... nem sei se vou querer ver a continuação... mas com relação à leitura, fico feliz que vc tenha curtido a trama...
    bjs...

    ResponderExcluir
  15. Eu acho interessantíssima a premissa de A quinta onda, é uma leitura que quero muito fazer, parece ser o tipo de história que me prende.

    ResponderExcluir
  16. Engraçado, eu vi o filme e não achei tão interessante como achei o livro aqui com sua resenha!
    Fiquei mais interessada em ler. Vou anotar a dica!!

    Beijinhos!

    #Ana Souza
    https://literakaos.wordpress.com

    ResponderExcluir
  17. Ola,
    Eu vi somente o filme, achei bem interessante mas confesso que esperava mais ação pelo tipo de enredo sabe. O livro deve ser interessante também e contar com mais detalhes,fiquei triste pois não vi mais notícias de que iriam fazer uma continuação cinematográfica, mas se conseguir vou ler.
    Beijos
    Raquel Machado
    Leitura Kriativa
    http://leiturakriativa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  18. Aiiiii como quero esse livro.
    Eu não resisti e vi o filme kkkkkk mas ainda quero ler.
    Adoro distopias, e diversos narradores também me agrada MUITO. Saber que vai acontecendo coisa atras de coisa me deixa ainda mais animada.
    Adorei a resenha.

    ResponderExcluir
  19. Olá
    adorei a resenha, muito interessante e espero poder ler o livro em algum momento, não sei se por agora pois não é bem meu estilo de leitura mas acho o enredo bem criativo e ja ouvi muita gente elogiar

    beijos
    http://www.prismaliterario.com.br/

    ResponderExcluir