23/03/2018

[Resenha] Quem é você, Alasca? | John Green

Quem é você, Alasca?

Autor(a): John Green
Editora: Martins Fontes
Páginas: 230
Resenha por: Larissa
Avaliação: 3/5
Compre: Americanas




Sinopse: Miles Halter é um adolescente fissurado por célebres últimas palavras - e está cansado de sua vidinha segura e sem graça em casa. Vai para uma nova escola à procura daquilo que o poeta François Rabelais, quando estava à beira da morte, chamou de o "Grande Talvez". Muita coisa o aguarda em Culver Creek, inclusive Alasca Young. Inteligente, espirituosa, problemática e extremamente sensual, Alasca levará Miles para o seu labirinto e o catapultará em direção ao "Grande Talvez".

Resenha: Miles é um garoto fissurado em últimas palavras - achei isso bem criativo e diferente, acho que vou aderir - que, por estar cansado de sua vidinha sem graça na Flórida, decide ir para um colégio interno.

Lá nesse colégio, Gordo - como passa a ser chamado por seus novos amigos, pois é bem magro - conhece Coronel, Takumi e, é claro, a incrivelmente linda Alasca Young. Logo de cara Miles fica apaixonado por Alasca, porém ela tem namorado e gosta dele o bastante para não o trair.

"Só queria dormir com ela, no sentido mais inocente da palavra. Mas eu não tinha coragem. Ela tinha namorado. Eu era um palerma. Ela era apaixonante. Eu era irremediavelmente sem graça. Ela era infinitamente fascinante. Então voltei para o meu quarto e desabei no beliche de baixo, pensando que, se as pessoas fossem chuva, eu era garoa e ela, um furacão."

Os quatro - Alasca, Gordo, Takumi e Coronel - aprontam várias dentro do colégio interno, desde beber ou fumar até trotes muito bem elaborados.

O livro é dividido em duas partes: antes e depois. Os capítulos são assim: cinquenta e três dias antes, quarenta e oito dias antes, de forma que vamos ficando cada vez mais próximos do "depois", mesmo sem saber o que isso significa... Eu fiquei curiosa para saber o que era e... bum! No "último dia" acontece algo de deixar o leitor paralisado, de queixo caído.

Eu gostei da leitura, mas acho que por esperar demais da obra - já que todos diziam ser o melhor livro do tio João Verde -, acabei me decepcionando um pouco... Depois desse baque que temos no "último dia", para mim, pelo menos, o livro perdeu um pouco a graça (não posso falar o porquê, pois seria spoiler), e o final deixou várias pontas soltas. Eu indico a leitura sim, pois tem suas partes boas, mas certamente não é o meu livro favorito da vida e nem do John Green - me julguem, mas prefiro "Cidades de papel".

"Imaginar esse futuro é o que nos impulsiona para a frente, mas nunca fazemos nada. Simplesmente usamos o futuro para escapar do presente."

12 comentários:

  1. Eu já ouvi falar do livro mas não faz meu estilo. Porém eu li a resenha e foi super bem feita, então meus parabéns. Esse quote final é muito bonito. Gostei.

    Minha Vida Por Acaso


    ResponderExcluir
  2. Confesso que tenho medo de ler pois sempre vejo resenhas, algumas boas outras nem tanto, mas ainda tenho uma pontinha de curiosidade para ler

    ResponderExcluir
  3. Oie! Pela tua resenha, o livro me pareceu bom. Eu li "A culpa é das estrelas" e amei, é uns dos meus livros preferidos da vida, sim, apesar de ser bem infanto juvenil, mas amor é lindo em qualquer idade.
    Parabéns pela resenha, conseguiu me deixar bem curiosa.
    Bjos
    Mamis

    ResponderExcluir
  4. Oi Larissa!
    Adorei sua resenha, mas confesso que não tenho lido nada do 'João Verde' desde Cidades de Papel. O livro é bem ruim e agora fico pé atrás com outros livros dele.
    Bjs
    https://almde50tons.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Eu gostei bastante do formato do livro, entre o antes e depois e a questão das últimas palavras. Não é meu livro preferido do John, mas com certeza gostei bastante :)
    Beijos!

    Books & Impressions

    ResponderExcluir
  6. Eu tenho um pé atrás com os livros do John Green. Acho que, no geral, não são grandes histórias, mas são boas para passar o tempo.

    ResponderExcluir
  7. Ótima postagem e com certeza mais um para eu conferir e ler todo para em seguida comenta-lo.
    www.robsondemorais.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Oi! Confesso que tenho todos os livros do Tio João. Mas não li todos, faltam dois. O Teorema Katherine e esse. Porque eu soube o que é esse "depois" e acabei não tendo vontade de ler, o que é bem triste. Até por todo mundo dizer mesmo que é o melhor livro dele - o que eu já discordo, visto os outros que já li haha
    Vamos ver se ainda dou uma chance pra esse livro em 2018.
    Parabéns pela resenha. Beijos

    https://almde50tons.wordpress.com

    ResponderExcluir
  9. Olá
    Li bem recentemente um livro do autor, até achei a escrita dele gostosa, bem leve, mas acho que as histórias que ele tem para contar ou eu já li em outro lugar ou não me interessa muito, então não tenho muito vontade de ler o livro da Alasca.
    Que pena que o livro não te agradou tanto, mas espero que o próximo tire esse gostinho ruim que ficou em você.

    ResponderExcluir
  10. Olá tudo bom? Confesso que tenho muita curiosidade de ler os livros desse autor, li algumas resenhas e despertou minha curiosidade. Sua resenha é bem descrita e dá vontade de ler o livro. Apesar de não ser fã do estilo desse em especial. Blog muito fofo bjus Isa Miranda

    ResponderExcluir
  11. Olá, meninas. Tudo bem?
    Assim como vocês aconteceu de eu me decepcionar também. ALiás, não gosto nem de dizer que foi decepção porque eu já não esperava tanto do livro. Li outros livros do autor e não gostei, exceto A culpa é das estrelas. Então, por as pessoas dizerem que Alaska é o melhor eu paguei para ver e não vi nada demais. Sinceramente, rs.

    - Bjux,
    Diego || Blog Vida & Letras ♥
    www.vidaeletras.com.br | @vidaeletras

    ResponderExcluir
  12. Eu acabei de ler um livro do John Green, até que gostei. Foi meu primeiro.

    https://bomdiacaradecotia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir