25/05/2018

[Resenha] Tudo por amor (esmeralda #2) | Ana Ferrarezzi

Tudo por amor

Autor(a): Ana Ferrarezzi
Editora: Novo século
Páginas: 584
Resenha por: Viviane
Avaliação: 4/5
Compre: Americanas

*Livro cedido pela autora para resenha


Sinopse: Angélica, uma moça que foge do sertão após seu pai trocá-la por fartura e entregá-la a um homem enigmático conhecido como príncipe Teiú, muda seu nome para Alex e se prostitui, até que se une à tribo de guerreiras, as Icamiabas. Então o inimaginável acontece: ela perde o ritual de iniciação e é forçada a enfrentar a mesma pessoa da qual fugia.

O príncipe Teiú precisa de Angélica. Depois de tanto tempo lutando sem sucesso para dominar a moça, ele está confuso. Não sabe mais qual é seu pior infortúnio: viver longe de Gaha - seu planeta -, ou ela surgir como peça principal para desfazer a magia que o mantém exilado de seu verdadeiro lar.

Já Joana, agora enfrenta outra adversidade: Cauã, seu amor, foi obrigado a retornar ao seu astro, o Sol. Ela ficou para trás, sendo obrigada a lidar com o abandono. Então ela resolve fazer o que jamais poderia: desafiar o amor.

Nesta segunda parte da série "Esmeralda", os personagens arriscam tudo pelo amor. E desafiam forças do sistema solar e até mesmo do universo.

Resenha: Nesse segundo livro da série "Esmeralda" (leia a resenha do primeiro livro clicando aqui), da autora Ana Ferrarezzi, vamos começar conhecendo um pouco mais sobre o passado de uma das Icamiabas, as guerreiras treinadas para lutar e defender as entidades. A Icamiaba em questão é Alex, ou Angélica, que é seu verdadeiro nome. A moça foi vendida pelo pai, um nordestino muito pobre, e acaba fugindo e precisando prostituir-se, isso antes de tornar-se uma guerreira. A moça nunca se prostitui na verdade, pois ela tem um único cliente, que é mudo e ela só conhece por Mecânico; ele exige exclusividade e paga por isso, então eles mantêm anos de relação, até que ela é convocada para ser uma Icamiaba e perde o contato.

No final do primeiro livro teve uma luta das guerreiras, que seria tipo um ritual de passagem para se tornar definitivamente uma Icamiaba; se a lutadora perde para o oponente, que é sempre um homem, ele tem o direito de tê-la por uma noite, depois ela volta e retorna aos treinamentos até a próxima prova. Acontece que o oponente de Angélica é justo o Mecânico, então ela fica desconcertada e acaba perdendo a luta, tendo que ir com o vencedor; só que o homem não quer ela só por uma noite, na verdade ele tem que entregá-la para aquela pessoa que citei antes, que a comprou de seu pai, e assim o faz.

"Precisava lamber suas feridas e encontrar-se em seu novo mundo. Um mundo que ela tentou fugir, mas que jamais deixou-a partir."

Então vamos descobrir que o tal homem que a comprou é vítima de uma maldição e só se libertará quando encontrar o amor verdadeiro que, no caso, ele cismou que é Angélica. A moça é levada para uma caverna, e mantida lá até se apaixonar pelo homem, mas o mais estranho é que sempre que ele vem tentar seduzi-la, ela tem que estar de venda e só ouve sua voz.

Em paralelo à tudo que acontece com Angélica, o Sol (Guaraci/Cauã) e a Lua (Jaci/Joana) ainda não conseguiram ficar juntos definitivamente; a Lua ainda não se lembra de suas outras existências e o Sol tem que voltar para o seu elemento, para acalmá-lo, já que está fora de controle e quase cozinhando a Terra. Esse afastamento deverá durar em torno de dez anos, então o Sol libera a Lua para viver a vida, mas claro que é da boca para fora e fica enlouquecido quando a Lua relaciona-se com outra pessoa que, na verdade, é um grande amigo deles.

"Saiba que, além de entidade do sol, Cauã está em forma humana e sofre. O mesmo acontece com você. "

Os personagens Gabriel (cupido) e Cristiano (boto) ainda são bem presentes neste segundo livro e têm muitas coisas que são reveladas envolvendo o passado da Lua nesta existência, como quem é seu verdadeiro pai, já que o marido de sua mãe é estéril. Rodrigo, o ex de Joana, também vai aprontar muito neste volume. Também aparecem outras entidades e lendas do nosso folclore, como o Boi Tatá e o Curupira.

Mais uma vez, aprendi muito com esta leitura. Este volume conta com quase 600 páginas, então têm muitas coisas que não consegui falar para não me estender muito ou acabar dando algum spoiler. O livro é bem escrito e dá muitos detalhes de tudo que está acontecendo, então é possível ambientar-se bem e sentir-se parte da estória. Para quem gosta de lendas e de aprimorar seus conhecimentos, é uma ótima leitura.

20 comentários:

  1. Fiquei apaixonada pelo tanto de crítica social que fica nas entrelinhas dessas quebras de sistema e de luta contra o machismo. A personagem parece demonstrar o quanto suas fraquezas são suas forças. Mais uma resenha lindona e uma indicação de ouro por aqui!

    semquases.com

    ResponderExcluir
  2. Um pequeno calhamaço.. Quase 600 páginas.. chocada.
    Vou ser honesta, se eu fosse me basear pela capa eu não compraria. Sério.. a resenha não entrega muito e a capa não atrai, por isso se não fosse pela sua resenha eu passaria direto.
    Gostei da premissa da história, e senti que vc realmente ficou envolvida *_* e isso despertou o meu interesse pela leitura.

    Sai da Minha Lente

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ** a sinopse não entrega muito (errei ali em cima =/)

      Excluir
  3. Uau! O título me pareceu bem convidativo. Não conhecia o livro mas gostei muito de conhecer mais sobre o livro e a história

    ResponderExcluir
  4. Apesar do livro se espelhar nos fatis da vida real onde acontece inúmeras maldades contra todos incluso às mulheres e vale para nos conscietizarmos sobre o fato que merece uma atenção e todos ..
    http://robsondemorais.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Achei a premissa interessante. Gostei da resenha, mas não sei se leria o livro.

    ResponderExcluir
  6. Uau, que premissa mais interessante! Quando vi a capa eu não imaginava que fosse me interessar tanto, mas lendo a sua resenha eu fiquei morrendo de curiosidade. Mas acho que peguei alguns spoilers rs enfim, vou lá ler a sua resenha do primeiro volume.

    ResponderExcluir
  7. Nossa que resenha mais interessante, meus parabéns, a premissa também é bem interessante mas confesso que não me encheu os olhos ao ponto de pegar para ler, pelo menos não agora quem sabe mais para frente. Obrigada pela dica.

    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Olá
    Excelente resenha, nos deixa com muito interesse em ler. Fui até dar uma olhada na resenha do primeiro livro.
    Bem legal ser nacional, com características brasileiras, vi também pelo seu texto que tem nomes de lendas daqui. Parece bemmmm interessante. Dica anotada.

    ResponderExcluir
  9. Olá!! :)

    Eu nunca tinha ouvido falar do livro ate agora, mas ainda bem que gostaste de ler!!

    Enfim, eu gosto de fantasia, e achei ótimo que os detalhes enriquecam a historia... O tamanho e que me assusta um bocadinho! ahahah

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir
  10. Primeiramente, parabéns pela descrição. Para um romance, achei que são muitos os elementos de novidade, incluindo o fantástico, o que parece ser coisa rara. Muito obrigado por compartilhar.

    ResponderExcluir
  11. Olá!

    Amei a resenha, explicou muito bem e sem spoilers as histórias paralelas que prosseguem após o primeiro livro Entre o Sol e a Lua.
    Sou apaixonada por essa série! Ela foge do óbvio e tem uma trama tão inteligente, cativante e explora muito bem as lendas e o folclore nacional <3

    Beijos,

    www.viajenaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  12. Gostei de saber sobre tudo o que o livro traz, não conhecia a autora ou a série, e fiquei super interessada em conferir a obra. Sua resenha ficou ótima, e revelou o enredo na medida certa, me deixou bem curiosa para ler.
    beijos

    ResponderExcluir
  13. Senti nesta resenha mistura dos livros O Guarani e Macunaíma visão que tive, não sei se foi intuito da escritora. Mas saber as lendas brasileiras são muito boas,a mãe de um ex-namorado meu morou na roça interior de São Paulo, divisa do Paraná e ela disse que quando criança certa vez ela viu o curupira, muito grande e alto, temos muitas lendas e contos a serem escritos, obrigada pela dica de livro e ótima resenha Bjs.

    ResponderExcluir
  14. Confesso que amo obras nacionais que abordam o nosso folclore e suas lendas, e é algo muito difícil de encontrar. Gosto de livros que dão detalhes de um jeito que facilita a nossa ambientação, e no caso dessa série acredito que seja algo muito importante. Não conhecia o livro, mas quero ler.

    ResponderExcluir
  15. Imagino quão envolvida voce deva ter ficado ao ler um baita calhamaço desse, é informação demais e impossível nao ficar imersa no enredo, né? Eu sou apaixonada por esse tipo de obra que valoriza o cenário nacional, nao conhecia essa em especial mas ja adicionei na lista de desejados.

    ResponderExcluir
  16. Gosto da premissa do livro, nunca li nada que o folclore nacional estivesse tão introduzido dentro do enredo e esse livro parece ter isso. Deixo a recomendação anotada e vamos descobrir mais dessa Lua e esse Sol.

    Abraços.
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Achei bem instigante sua resenha, e é o meu primeiro contato com a série. Parece ser algo bem complexo e cheio de detalhes mas que vale a pena.

    ResponderExcluir
  18. Olá,

    No começo fiquei muito pouco perdida na resenha, mas vi que se trata do volume dois, já ouvi falar muito nessa autora, infelizmente não estou começando novas séries no momento.

    Beijos,
    oculoselivrosblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Olá eu tenho o primeiro livro e não tenho esse mais estou curiosa para ler esse mais vou ter que ler o primeiro dica anotada

    ResponderExcluir