22/06/2018

[Resenha] A incendiária | Stephen King

A incendiária

Autor(a): Stephen King
Editora: Suma de Letras
Páginas: 450
Resenha por: Larissa
Avaliação: 4/5
Compre: Americanas / Editora

*Livro cedido pela editora para resenha


Sinopse: Uma criança com o poder mais extraordinário e incontrolável de todos os tempos. Um poder capaz de destruir o mundo.

Andy e Vicky eram apenas universitários atrás de uma grana extra quando se voluntariaram para um experimento científico, comandado por uma organização governamental clandestina conhecida apenas como "a Oficina". A consequência foi o surgimento de estranhos poderes psíquicos - que tiverem efeitos ainda mais perigosos quando os dois se apaixonaram e tiveram uma filha.

Desde pequena, Charlie demonstra ter herdado um poder absoluto e violento. Pirocinética, a garota é capaz de criar fogo com a mente. Quanto ter extintores espalhados pela casa se mostra inútil, Andy percebe que é preciso ensiná-la: fazer fogo se torna a Coisa Ruim, que Charlie deve evitar a qualquer custo.

Mas agora o governo está à caça da garotinha, tentando capturá-la para utilizar seu poder como arma militar. Impotentes e cada vez mais acuados, pai e filha percorrem o país em uma fuga desesperada. E parece cada vez mais que a Coisa Ruim pode ser a única chance de escaparem.

Resenha: Começamos o livro com Andy, um homem grandalhão, e Charlie, uma garotinha de sete anos, fugindo de três homens em um carro verde. Até então não entendemos muitas coisas, mas logo tudo será explicado...

Há alguns anos atrás, em um laboratório conhecido como "a Oficina", doze universitários que estavam atrás de dinheiro - eles receberiam duzentos dólares -, foram testados, tendo sido injetados com um produto chamado Lote Seis. O tal produto causou diversas alucinações nos estudantes (até que pontos eram apenas alucinações?), deixando alguns completamente loucos, o que acabou fazendo com que sobrasse, supostamente, apenas quatro destes estudantes, sendo que dois deles se casaram - Andy e Vicky - e tiveram uma filha com poderes, Charlie.

"Eles confidenciaram coisas um para o outro que um homem e uma mulher só contam depois de se conhecerem por anos... coisas que um homem e uma mulher muitas vezes não conversam, nem mesmo na cama escura depois de décadas casados."

Charlie tem diversos poderes, mas o que se apresenta de maneira mais curiosa, diferente e intensa é o poder do fogo, mais conhecido como pirocinese. Desde muito pequena a garota colocava fogo nas coisas, inclusive chegou a colocar até em seu próprio cabelo, quando estava com raiva. Porém, conforme a coisa foi ficando feia, já que ela acabou queimando a mão de sua mãe uma vez, Andy e Vicky resolveram ensinar a ela que o fogo era "a Coisa Ruim", sendo assim, Charlie passou a ter medo de criar fogo, já que ficou sabendo que isso podia até matar pessoas.

"Charlie McGee, cujos pais em certa ocasião precisaram de duzentos dólares."

Andy também tem um poder bem interessante, que ele chama de "impulsão". Com a impulsão Andy pode induzir as pessoas a fazerem, pensarem e verem coisas, ou seja, ele literalmente mexe no cérebro das pessoas de acordo com suas intenções. O único problema é que quando ele usa a impulsão, fica com dores de cabeça horríveis por no mínimo dois dias, o que custa bem caro para quem é o único responsável por uma garota diferente.

Vicky já foi morta pela Oficina, e agora eles estão atrás de Andy e Charlie, com a intenção de matar o homem e ficarem com a garota.

Após mais um dia comum em sua cidade, Andy percebe que está sendo perseguido, e então foge com Charlie, apenas com as roupas do corpo. Eles pegam um táxi - Andy dá uma nota de um dólar para o motorista, que acaba vendo trezentos dólares - e fogem para outra cidade. Chegando lá, vão para um aeroporto, e então Charlie usa seus poderes para conseguir roubar dinheiro dos telefones do local, porém, sem querer, acaba colocando fogo nos pés de um rapaz, o que atrai a atenção de todos, é claro.

Os dois vão então para um motel de beira de estrada em uma cidade próxima para passar a noite. O que eles não sabiam é que, neste momento, o governo já estava à todo vapor atrás deles, bloqueando saídas e colocando diversos veículos à procura da dupla.

No dia seguinte, poucos minutos antes de um dos veículos chegarem no motel para perguntarem sobre Andy e Charlie, os dois conseguiram pegar uma carona com um homem na estrada, que gentilmente levou-os para sua casa, convidando-os para almoçar.

Assim, nessa fuga, sendo que os perseguidores estão sempre um pé atrás dos fugitivos, Andy e Charlie ficam por um bom tempo, até que... bem, acho melhor eu parar por aqui.

Se eu fosse descrever esse livro em apenas uma palavra, seria "inteligente". É um obra muito inteligente, com personagens inteligentes, escrita inteligente e cenas inteligentes. Foi o primeiro livro que eu li do King, e não posso deixar de ressaltar a escrita detalhada dele; pude ver claramente as cenas de ação em minha mente, chegava a sentir calor quando lia as cenas em que Charlie colocava fogo nas coisas... É uma obra que merece ser lida!

"Eu olho para meu relógio de pulso novo na escuridão da noite. Ele me diz que estou mais próximo da morte, segundo a segundo. É uma boa notícia."

8 comentários:

  1. Oi, tudo bem?
    Eu tenho visto muitas pessoas elogiando esse livro, mas, infelizmente, não tenho interesse em ler. Sei que o King é um autor super aclamado, mas esse é um gênero que eu me recurso a ler e, por isso eu nem cogito pegar alguma obra dele para ler.
    De qualquer forma, fico feliz que seu primeiro contato com a escrita do autor tenha sido tão bom e acredito que, para quem gosta do gênero, é uma ótima indicação de leitura.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Olá,
    King tem esse dom mesmo de deixar a gente 'dentro' da cena né? Gosto principalmente de livros com temas assim de sobrenatural mas que nem por isso a parte do cotidiano é deixada de lado, ainda não li este mas quero muito!

    Debyh
    Eu Insisto

    ResponderExcluir
  3. Oiieeee, tudo bom meninas?

    Do King só li um livro, Misery, e confesso que me desapontei um pouco, achei a narrativa pausada demais, esperava bem mais. No entanto, prtendo futuramente tentar s orte com outro livro do autor e esse me parece uma dica bem interessante.

    Beijos

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    Se tem um autor que eu morro de vontade de conhecer a escrita é o King. Ainda não tive a oportunidade por conta do valor de seus livros, mas espero logo ter. São sempre muito elogiados e a trama sempre me chama muita atenção. Fiquei muito curiosa para conhecer este, já anotei a dica.
    Abraços

    ResponderExcluir
  5. Li alguns livros do autor e confesso que mesmo que em alguns momentos a quantidade de páginas torno a obra mais assustadora do que já é eu adoraria ter todos os livros dele, pois é exatamente a inteligência de sua escrita que me impressiona. Quero muito ler.

    abraços.
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Olá
    A minha lista de King esta até que grandinha, mas ainda vou ter a oportunidade de começar. Ví otimas indicações desse livro, não pelo fato de ser do King, mas pela história ser ótima.
    Adorei a resenha e o que será que acontece? Me deixou curiosa.
    Bjus

    ResponderExcluir
  7. Olá!

    Sinceramente nunca me interessei em ler alguma coisa do autor, mesmo com sua fama que parece ser merecida. Sempre parece que ele é descritivo de mais e suas obras são cansativas, mas achei a premissa desse livro bem interessante e se algum dia eu vier a ler algo do autor pretendo começar por esse. Valeu pela dica!

    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Olá, tudo bem?

    Costumo brincar que "King, é king, né?" rs.
    As obras dele, em sua maioria, são inteligentes mesmo.
    Confesso que não li essa, li apenas três livros dele, e todos me conquistaram. Gostei da premissa desse, entrou pra listinha de desejados!

    Beijo!
    Ana Luz.

    ResponderExcluir