16/07/2018

[Resenha] O amanhã pode ser melhor (letargia #1) | Valéria Magalhães

O amanhã pode ser melhor

Autor(a): Valéria Magalhães
Editora: Autografia
Páginas: 348
Resenha por: Larissa
Avaliação: 4/5
Compre: Americanas / Editora

*Livro cedido pela editora para resenha


Sinopse: Kaila é uma menina ingênua e sonhadora. Sua tia, movida pela vingança, criou a menina debaixo de rígidas regras, isolada de todos.

Apesar de suas tentativas para torná-la infeliz, a jovem, ao chegar à Encosta da Serra, descobre sentimentos nunca experimentados. Em um acaso do destino, ela é encontrada pelo pai, um homem muito rico que dá a ela a oportunidade de se tornar a dama que sempre sonhou ser.

Fascinada com o glamour da alta sociedade dos meados de 1912, Kaila se vê envolvida em uma trama de mentiras, e sua ingenuidade não lhe permite perceber que as piores decisões partem dela mesma.

Resenha: Kaila é uma jovem que fora criada desde bem pequena pelos seus tios, Rebeca e Filemom. Privada de qualquer conhecimento do mundo exterior, Kaila sempre fora mantida como uma escrava por sua tia. O tio não a tratava da mesma forma que Rebeca, mas também não defendia a garota das maldades da tia.

Certo dia, Kaila recebe a notícia de que eles irão mudar-se para uma vila, o que a deixa muito empolgada, pois irá conhecer outras pessoas, mas ao mesmo tempo com um pouco de medo do desconhecido.

Na vila onde Kaila passa a morar com seus tios, tem uma família muito conhecida, que tem uma fazenda por lá, os Calados. Humberto e Felipe são filhos de Dr. Getúlio e, juntos, os três compõem a família.

"Todos nós temos nossos feridas, nossas barreiras, nossas lutas; como vivemos e as enfrentamos revela se seremos felizes ou não. A prática da vida nos molda. Por muitas vezes acreditamos que uma pessoa não tem sentimentos, mas não percebemos que essa foi a maneira que encontrou para sobreviver em um mundo que fere sem piedade. Assim, o meio nos gera à sua imagem e semelhança."

Kaila é uma moça à frente de sua época; diferente das outras mulheres, não sonha em casar-se e ter uma família, mas sim em tornar-se uma grande mulher e ter seu lugar na sociedade. Um dos motivos para não querer casar-se e depender de um homem é o casamento dos seus tios, que nunca fora um mar de rosas, deixando-a ressabiada.

Após alguns acidentes, Kaila acaba ficando muito próxima da família dos Calados. Ela tem uma quedinha por Felipe, porém o rapaz é um mulherengo. Logo Humberto, o irmão mais sério e fechado, mostra-se um rapaz encantador e ótimo amigo para a moça.

Em um dia qualquer um novo médico chega na vila, deixando Rebeca intrigada. Logo Kaila descobre ser seu pai, que ela acreditava estar morto há muitos anos, e é com ele que ela tem a chance de realizar um dos seus sonhos: ir para São Paulo e começar uma vida nova, longe de sua tia. Porém, para isso, ela terá que deixar Humberto para trás...

"Humberto seria o marido ideal para qualquer esposa, o homem com quem toda mulher desejaria se casar, gentil, doce, carinhoso e muito protetor, mas nunca procurei um homem. Minhas ambições sempre foram bem maiores."

Foi o primeiro romance de época que tive a oportunidade de ler, e confesso que gostei bastante. No geral, "Letargia" é um livro cheio de surpresas, bem como eu gosto, porém o final deixou um pouco a desejar, já que ficaram algumas pontas soltas, ao meu ver. De qualquer forma, indico demais a leitura. E se você nunca leu um romance de época, como eu até então, é um ótimo começo!

"Com esse episódio, aprendi algo: existem pessoas que ao serem feridas por alguém ou alguma situação simplesmente evitam tocar no assunto, pensando ser essa melhor opção, esquecer os fatos. Sei que sentimentos são na alma e eles não desaparecem, apenas se escondem dentro de nós e, quando menos esperamos, vêm à tona."

26 comentários:

  1. somos do @leituraromancereal, e temos acompanhado a autora. as pontas no final do livro serão desatadas na segundo Edição: Letargia O Despertar. E não posso deixar de elogiar os quotes, amei.

    ResponderExcluir
  2. Eu já peguei raiva da tia da Kaila sem nem mesmo conhecê-la, como pode? hahahahahaha Eu gostei da premissa da história, mas confesso que se fosse depender da capa eu nunca daria uma chance rs... foi sua resenha que despertou minha curiosidade.

    Sai da Minha Lente

    ResponderExcluir
  3. Para o primeiro do estilo, percebo que começou bem, o primeiro de época que li não foi muito legal, depois peguei outros que amei... O amanhã pode ser melhor é um livro que acabo de conhecer e já coloquei na lista de leitura, espero gostar tanto quanto você.

    ResponderExcluir
  4. Olá! Eu amo romances de época e quando vi a capa já fiquei interessada! Gostei bastante da premissa da história, especialmente por se passar no Brasil, pois é bem difícil achar de época nacionais que realmente passem aqui. Acredito que, por ser o primeiro, por ter uma continuação, as pontas soltas sejam para se encaixarem no próximo. Posso estar errada, mas é o que costuma acontecer.
    Adorei a resenha e a dica! Abraços

    ResponderExcluir
  5. Olá, tudo bem?

    Eu já li umas duas resenhas sobre esse livro, acho a capa legal, não é apelativa e sim elegante. A premissa é interessante e a sua resenha ficou bem legal. No momento não pretendo ler, mas vou indicar o livro.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  6. Oie, tudo bem?

    Ainda não conhecia esse livro nem a autora, mas me chamou a atenção principalmente por ser Brasileiro. Adorei a capa, a história parece bem interessante! Infelizmente não gosto de romance histórico, mas anoite a dica para quem curte!


    Beijos,
    www.dreamsandbooks.com

    ResponderExcluir
  7. Nunca li um romance de época,mas tenho muitos na minha lista de desejados..
    Não conhecia essa obra ,mas me interessei bastante.. Amo livros nacionais, então já vou anotar sua dica.
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. OIiieee meninas

    Eu li poucos romances d eépoca, cofnesos que não é um gênero que faça muito meu estilo mas, esse livro parece ser legal, aquele tipo de livro que surpreende o leitor em muitos momentos. Não conhecia e achei a dica ótima pra quem é fã do gênero.

    Beijos

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
  9. olha, eu nao gosto muito desses livros que a tia malvada tenta acabar com a vida de alguem hahaha
    acho que nao teria muita paciencia de ler esse livro, mas fica aqui anotada a dica
    obrigada

    ResponderExcluir
  10. Eu já li o livro Letargia. Amei, foi o primeiro livro que li até o final, odiava ler e agora amo, é um romance super divertido e contagiante... Louca para ler o Letargia- O despertar.

    ResponderExcluir
  11. Não conhecia o livro, mas me chamou atenção.
    Amei a capa, e a historia parece ser mega interessante, amo romance.
    Dica anotada!

    ResponderExcluir
  12. Oi.
    Adoro romances de época e gostei do enredo desse livro. Apesar de que acho que as maldades da tia me incomodariam bastante durante a leitura. Essa questão de o final ter deixado pontas soltas também me deixa um pouco ressabiada, mesmo assim é um livro que eu leria.
    Beijos

    ResponderExcluir
  13. Olá Larissa, tudo bem? Eu não posso dizer que "amo" e nem que "odeio" romances de época, porque li apenas um livro..kk
    Eu amei muito a sua resenha, ela ficou bem estruturada e escrita mas, o fato do livro conter pontas soltas me deixou desanimada, gosto de finais fechadinhos.

    Beijos e Abraços Vivi
    Resenhas da Viviane

    ResponderExcluir
  14. Eu descobri que amo romance de época e penso que vou gostar de ler este que você me apresentou, ainda que o final não tenha lhe agradado e vou descobrir o motivo.

    Bjo
    Tânia Bueno

    ResponderExcluir
  15. Oi, tudo bem? Não conhecia o livro, e ele me cativou em alguns pontos, mas não em outros. De forma geral, não leria, porque não suporto mais esse gênero, de tanto que o li na adolescência. Achei a capa bonita, mas a figura feminina parece bem destoante, de acordo com a sua descrição. Mas gostei de saber sobre esse livro, pois é nacional e gosto muito de saber o que estamos produzindo <3

    Love, Nina.
    www.ninaeuma.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. Olá, achei super interessante a época em que se passa e a dúvida da personagem entre realizar o sonho ou permanecer perto de seu amigo. Pena o final ter deixado pontas soltas.

    ResponderExcluir
  17. Eu amo de paixão romances de época!! Ainda não conhecia esse e adorei saber que é uma obra nacional. Espero ter a oportunidade de ler em breve, gostei bastante da tua resenha.

    ResponderExcluir
  18. não sei como é a experiencia de ler o primeiro romance de época, mas imagino que vc deva ter ficado beeem empolgada

    ResponderExcluir
  19. Olá, não conhecia esse livro, mas pelos seus comentários ele parece estar com um enredo bem bacana apesar do final deixar a desejar. Dica anotada *-*

    ResponderExcluir
  20. Olá, eu também sou nova nesse negócio de romances de época (comecei com Jane Austen) e fico feliz que sua primeira experiencia tenha sido satisfatória mesmo com pontas soltas no final.
    Gostei muito da sua resenha e da dica de livro!

    Beijos

    ResponderExcluir
  21. Olá,

    No começo acreditei que seria um livro contemporâneo, achei a premissa interessante, principalmente que a protagonista vivenciará situações difíceis e ainda terá que escolher entre a vida que deseja e o amigo.

    Beijos,
    oculoselivrosblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  22. Olá, tudo bem? Como adoro romances de época, com certeza é dica anotada. Que pena que o final é bem aberto, pois também é algo que não curto. Não conhecia o livro, mas fiquei maravilhada com a capa. Adorei!
    Beijos,
    https://diariasleituras.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  23. Olá tudo bem? Não conheço a obra, mais achei a história bem interessante, o título do livro por si só é bem sugestivo, gostei da resenha, e acredito ser uma leitura válida, beijos!

    ResponderExcluir
  24. Olá!
    Adoro romances de época, mas eu não conhecia esse livro, fiquei intrigada com a história, mas odeio saber que o final deixou a desejar, isso me desanima um pouco rs' mas, dica anotada aqui!

    beijos!

    ResponderExcluir
  25. Já vi algumas resenhas positivas sobre a obra e fiquei bem curiosa, até porque amo esse gênero de leitura. Apesar do final, creio que será uma leitura positiva.
    Bjim!
    Tammy

    ResponderExcluir
  26. Um difícil de um livro como esse que é uma trilogia é isso, a gente fica na expectativa quanto ao final. Mas o segundo em breve será lançado e essas pontas serão todas atadas. Bjs

    ResponderExcluir