02/07/2018

[Resenha] O mar infinito (a 5ª onda #2) | Rick Yancey

O mar infinito

Autor(a): Rick Yancey
Editora: Fundamento
Páginas: 248
Resenha por: Viviane
Avaliação: 5/5
Compre: Americanas / Editora

*Livro cedido pela editora para resenha


Sinopse: Cassie Sullivan e seus amigos sobreviveram às quatro ondas de destruição provocadas pelos Outros. Agora, com a raça humana quase exterminada e a 5ª Onda encobrindo a Terra, os sobreviventes devem escolher: encarar o inverno e esperar o retorno de Evan Walker ou partir à procura de abrigo antes que o inimigo os alcance. Porque o próximo ataque é mais do que possível ele é inevitável.

Os homens ainda não viram as profundezas até onde os Outros podem descer nem os Outros viram a que alturas a humanidade pode se erguer. Esta é a derradeira batalha entre vida e morte, esperança e desespero, amor e ódio.

Resenha: "O mar infinito" é o segundo livro da série "A 5ª onda". Vamos recapitular brevemente o primeiro livro: os alienígenas queriam a Terra, mas, para isso, precisavam exterminar a população terrestre, então eles enviaram primeiro ondas eletromagnéticas, que extinguiram toda e qualquer forma de energia e, consequentemente, comunicação; após aconteceram tsunamis e peste. A quarta onda foi o medo e a discórdia, pois ninguém sabia quem era o inimigo, e acabavam matando uns aos outros. A quinta onda foi exterminar os que ainda assim sobreviveram. Durante todo o primeiro livro, Cassie tentou sobreviver para resgatar seu irmão de cinco anos que fora capturado pelos Outros; nessa jornada ela conheceu Evan, um silenciador (encarregado de matar todo e qualquer sobrevivente humano) que "deu errado", pois apaixonou-se pela moça e passou a ajudá-la.

Nesse segundo livro o foco é a sobrevivência daqueles que ainda estão resistindo; vamos conhecer como era a vida de alguns deles antes da chegada dos alienígenas, inclusive a vida de Evan.

Durante a tentativa de Cassie de encontrar seu irmão, ela passa um tempo em uma espécie de base militar alienígena e faz alguns amigos, que estão unidos no objetivo de encontrar um local seguro para apenas sobreviver até que tudo acabe, mas os inimigos ainda são muitos.

As pessoas do grupo estão em um hotel abandonado, mas sentem-se expostas, então encontram um mapa que mostra a localização de cavernas que parecem ser um local seguro. Especialista - uma das jovens que se juntou ao grupo de Cassie - decide ir sozinha até o local conferir e voltar para buscar os outros, mas isso levará alguns dias.

"Se as cavernas não derem certo, não temos alternativa. Nenhum lugar para correr, nenhum lugar para se esconder, e a ideia de lutar é ridícula. O relógio está parando."

Após a partida de Especialista, Teacup, uma menina que se apegou a ela, foge e vai atrás, fazendo com que ambas fiquem em perigo e sejam capturadas. A partir desse ponto o foco do livro é o que vai acontecer com Especialista e tudo o que ela vai descobrir sobre os alienígenas e seus planos para dominar o planeta, inclusive o porque de eles quererem crianças menores de cinco anos, já que estas ainda não são capazes de lutar.

"...uma vozinha incômoda que dizia tem mais alguma coisa errada aqui. Alguma coisa não faz sentido. Mas eu não conseguia descobrir o que era. Sempre que eu perseguia essa dúvida, ela escapava."

O ritmo de narração desse segundo livro conseguiu ser ainda mais intenso que no primeiro. Têm muitas coisas começando a fazer sentido e muitas peças encaixando-se; era uma enorme surpresa a cada descoberta. Eu já estou criando altas teorias para o desfecho do terceiro livro.

15 comentários:

  1. Eu gostei tanto dessa trilogia <3
    Não curti muito o filme, achei a adaptação muito acelerada. O roteiro é maravilhoso e dá medo rs.. <3

    Sai da Minha Lente

    ResponderExcluir
  2. Olá! Não conhecia o livro por não costumar ler sobre alienígenas, então acredito que passarei longe da dica! Mas amei a resenha e achei bem legal a narração ser num ritmo bom e que condiz com a história! Ótima resenha!

    Beijos,
    Conta-se um Livro

    ResponderExcluir
  3. Olá, tudo bem?
    Eu tenho muita vontade de ler o primeiro livro dessa série, mas ainda não tive oportunidade. Gostei muito de você ter dito que esse segundo livro conseguiu ser ainda mais intenso que o primeiro livro. Espero que o terceiro livro não te decepcione, como isso tem acontecido com alguns leitores dessa série.
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Sempre escuto elogios mas também sempre escuto negatividades sobre essa história, mas confesso que não é meu forte o gênero então dificilmente me vejo lendo, mas mesmo assim gostei de conferir sua dica. Parabéns.

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Nunca tinha ouvido falar desse livro,não sou muito ligada em alienígenas,por esse motivo passo a dica.. Não é um gênero que me atraia..
    Mas gostei de conhecer sua opinião sobre..
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Eu estou com o primeiro volume na fila de próximas leituras e adorei conferir a sua opinião sobre esse segundo, fiquei ainda mais animada para começar a ler a série.

    ResponderExcluir
  7. Oi, tudo bem? No lançamento do filme, eu fiquei com vontade de ler, mas aí passou. Não sabia nada sobre a continuação, aliás, nem sabia que tinham mais livros. Que bom que gostou da leitura, espero que goste do último livro! :) Pessoalmente, eu achei essa continuação meio parada, mas, geralmente, o segundo livro das trilogias são sempre os mais "fraquinhos" mesmo.

    Love, Nina.
    www.ninaeuma.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Oi Vivi! Sério que o filme a 5º Onda foi baseada em um livro? Nossa, eu não sabia e agora preciso ler esse livro com urgência. Eu assisti o filme ano passado e detestei mas, sabia que ele tinha potencial para ser melhor e agora quero ler o livro e descobrir se vou amar ou odiar tudo..kk
    Vivi, suas resenhas são sempre incríveis! Eu amo o seu jeitinho de escrever e fico ansiosa para conhecer essas histórias, minha listinha de indicações suas está enorme..haha

    Beijos e Abraços Vivi
    Resenhas da Viviane

    ResponderExcluir
  9. Amo narrativas intensas, gostei muito de saber um pouquinho sobre o que rola nesse segundo volume da trilogia (que ainda não comecei a ler, mas quero muito ler).

    petalasdeliberdade.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Apesar de já ter ouvido falar no filme eu não conhecia a série, mas gostei da premissa de resistência desse livro em particular. Fiquei curiosa para saber do motivo de quererem as crianças, então espero que o desfecho seja magnifico e te surpreenda.

    Abraços.
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  11. Oi, tudo bem?
    Eu sempre vi muitos elogios para essa trilogia, mas confesso que o enredo não me atraiu e eu acabei desistindo de ler. Pelo que vi da sua resenha, o enredo desse segundo volume se tornou ainda mais dinâmico e interessante.
    Gostei de saber sua opinião, mas não pretendo ler. Porém, espero que você goste ainda mais do próximo livro.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  12. Consegui sentir através da sua resenha toda intensidade que deve ser este livro e quando chego no final da resenha você afirma que este é ainda mais intenso que o primeiro, pronto já me conquistou. Dica anotada.

    Bjo
    Tânia Bueno

    ResponderExcluir
  13. Olá,

    Sempre tive curiosidade em relação a essa trilogia por ter uma premissa que me atrai e um tantinho diferente do que costumo ler, está há algum tempo na minha wishlist, porém acabou sendo esquecido, infelizmente. Sua resenha me deixou curiosa novamente.

    Beijos,
    oculoselivrosblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Oi Vivi, sua linda, tudo bem?
    Eu só vi o filme que fizeram e gostei muito, até hoje não consegui ler os livros. Mas finalmente já tenho a trilogia completa aqui e pretendo ler em breve. Acho essa ideia das ondas super diferente e você me deixou curiosa agora para saber do desaparecimento dessas crianças menores de cinco anos. Não vejo a hora de ler. Sua resenha ficou ótima!!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  15. Olá
    Gostei muito do enredo de ambos os livros, mas sou ansiosa, dependendo da história claro, não consigo esperar e ler um e depois outro quando der kkkk omg, já anotei a dica e vou ler qdo tiver os tres em mãos.
    dica anotada.
    Bjus

    ResponderExcluir