29/08/2018

[Entrevista] Brenda Rodrigues

Olá, livreiras e livreiros! Hoje eu trouxe para vocês uma entrevista que tive a oportunidade de fazer com a querida Brenda Rodrigues, escritora do livro "Escritos autorais" e, atualmente, também organizadora de antologias. Além da resenha do livro "Escritos autorais", publicamos também um texto da autora aqui no blog há algum tempo, que vocês podem conferir clicando aqui.

1. Primeiramente, nos conte um pouco sobre você:
R: Me chamo Brenda Rodrigues, nasci em Mogi das Cruzes-SP em 1996, mudei para o Estado do Pará ainda bem nova com apenas 5 anos de idade. Enraizada na cultura nortista, vim de família humilde, com dificuldades e um estilo de vida bem simples. Eu não me imaginava entrando na literatura. Na realidade desejei ser muitas coisas antes de pensar em escrever, Psicóloga foi uma das profissões pensadas. Durante a adolescência, em momentos conturbados iniciei a escrita.

2. Todos os poemas e citações do seu livro "Escritos autorais" falam de sentimentos muito profundos e tristes. Estes sentimentos são baseados em você mesma, em experiências reais?
R: Sim, tudo que escrevo é baseado no que realmente vivo, não somente sobre como vejo as coisas mas como sinto essas coisas.

3. Seus poemas do livro "Escritos autorais" são bastante pessoais, aparentemente, e nem sempre é fácil expormos para as pessoas o que sentimos. Quando você decidiu que seus escritos pessoais virariam um livro, para todas as pessoas terem acesso?
R: Escritos Autorais é aquilo que chamamos de Diário Pessoal. Foi metade do que escrevi quando estive no estado de Depressão. São meus sentimentos e emoções mais profundas, meu modo de ver a vida, e situações pelas quais passei, tudo em seu formato Poético e Artístico. Não foi um livro pensado, não foi como sentar e pensar "Ah! tudo bem, vamos lá. Eu sou a Brenda escritora e vou lançar um livro." Ao escrever Escritos Autorais eu nem mesmo pensava em publicar, eu estava em um mundo diferente, e meu pensamento inicial sobre literatura foi extremamente arcaico. Imaginei que para publicar um livro eu já deveria ser famosa e rica, e isso não me seduziu o suficiente. Então eu apenas escrevi, escrevi como se fosse ir embora no dia seguinte e de repente se passou um ano... Acredito que aos 15 anos eu já estava com o diário completo. Em 2017 Escritos Autorais foi lançado de forma independente pelo desejo de eternizar minha vivência, da onde vim e até onde cheguei.

4. Quando os poemas e citações do livro "Escritos autorais" começaram a ser escritos?
R: Exatamente quando eu tinha 14 anos de idade.

5. Você tem outros livros publicados e/ou escritos antes de "Escritos autorais"? Se sim, conta mais para a gente:
R: Tenho outros livros escritos: Vozes Dissonantes (poesia) Teoria da Inversão (Filosofia Existencialista) e estou escrevendo um novo livro de poesias, ainda sem nome. Também estou presente em 8 antologias, e por trás de organização de 2 Coletâneas.

6. Você organizou, recentemente, uma antologia de tema e tipo de texto (contos, crônicas, poemas, etc) livres, e agora está organizando outra somente de poemas. De onde surgiu a ideia de "abraçar" diversos autores - muitas vezes desconhecidos ainda - nacionais em uma obra?
R: A idéia inicial era de ajudar um amigo, que estava doente, a publicar um texto, e eu acreditei que isso poderia ajudá-lo a melhorar. Depois a idéia foi crescendo e se tornou em uma oportunidade dada à escritores iniciantes e também veteranos a terem seus textos publicados e suas histórias divulgadas. Somente idealizei para as pessoas a oportunidade que nunca tive.

7. Como você se sente sabendo que está realizando o sonho de muitos escritores dando a oportunidade de eles terem um pequeno escrito publicado em um livro?
R: A palavra certa é REALIZADA.

8. O que a Brenda leitora gosta de ler (incluindo gêneros e autores)?
R: J.R.R Tolkien, Scott Fitzgerald, Elizabeth Bishop, Carlos Drummount de Andrade, Sigmund Freud, Augusto Cury. Gêneros: Poesia, Drama, Fantasia, Ficção Científica, e temas didáticos como: Psicologia, filosofia, ciência, biologia etc...

9. Quando você não está lendo nem escrevendo, o que gosta ou costuma fazer?
R: Gosto muito de passear, comer, e definitivamente dormir. (Risos)

10. Deixe um recado para as livreiras e para os livreiros do blog Duas Livreiras:
R: Se você está passando por qualquer momento difícil, não vou dizer agora que a vida é bela e que tudo com o tempo vai passar. Nem tudo passa, o tempo não apaga as marcas se você ainda estiver com elas expostas. Por isso encare o desconhecido, o momento difícil em si é um aprendizado. Olhe para seus problemas e os veja como eles realmente são: problemas, encare essa verdade e a modifique. Somente você pode mudar sua história. Boa sorte!

Redes sociais: Fanpage


POSTAGEM POR: LARISSA

13 comentários:

  1. Adorei a entrevista, para pela conquista de conseguir entrevistar uma autora.

    ResponderExcluir
  2. Parabens pela entrevista!!!

    ResponderExcluir
  3. Olá, esse é realmente um periodo muito dificil e que nem sempre estamos preparados para lidar, acho bacana que a autora usou isso para escrever uma obra tão sincera. Saber que ela gosta de Elizabeth Bishop me deu uma quenturinha no coração hahaha

    ResponderExcluir
  4. Que legal conhecer mais sobre o trabalho da autora! Eu já conhecia a Brenda, mas não sabia que ela possuía tantas obras e que também organiza antologias. Eu gosto muito de poesias e espero ter a oportunidade de ler as dela.

    ResponderExcluir
  5. Não conhecia a autora, mas sempre gosto de entrevistas que me fazem conhecer elas, parabéns, eu adorei poder conhecer mais uma autora.
    Obrigada.

    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Olá, gostei muito de conhecer um pouco sobre a Brenda através da entrevista, curti especialmente saber sobre quais autores ela gosta de ler. Desejo muito sucesso para ela.

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    Gostei muito de saber um pouco mais sobre a autora. É sempre bom conhecermos e incentivarmos a leitura de livros nacionais de novos autores. Não sabia que ela organizava antologias, mas lembro de ter lido algo dela. Parabéns!
    Bjs
    LÇucy - Por essas páginas

    ResponderExcluir
  8. Olá, tudo bem? Ah adoro entrevista com autoras! Acho bacana, e conhecer um pouco mais da Brenda foi bem bacana também! Adorei as respostas delas, e suas perguntas também estavam ótimas <3
    Beijos,
    http://diariasleituras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Olá, como vai? Eu amo entrevistas, tenho uma coluna assim no meu blog, e acredito ser a melhor maneira de apresentar o autor e as suas ideias para os leitores do meu blog. Eu não conheço a Brenda mas, fiquei muito feliz ao ler as respostas dela para a sua entrevistas porque, mesmo sendo jovem da para perceber que possui uma opinião formada e muita responsabilidade, já que organizou um antologia.
    Parabéns, pela entrevista gostei muito das perguntas.

    Beijos e Abraços Vivi
    Resenhas da Viviane

    ResponderExcluir
  10. Obrigada por me apresentar está autora, até então desconhecida para mim. Sempre bom ter oportunidade de conhecer novos talentos.
    Bjs Rose

    ResponderExcluir
  11. Olá,
    Muito legal conhecer sobre autores. Não entendo muito de poesias, mas gostei que ela começou numa idade tão cedo, creio que assim dá pra perceber a melhora e sempre ficar feliz com futuro projetos né.

    Debyh
    Eu Insisto

    ResponderExcluir
  12. oiiii.
    eu amei a entrevista.
    Acho fantástico que ela ter esses contos autorais que fala sobre o que ela já passou. é uma lição lição vida.
    amei a mensagem que ela deixa no final tmbm

    ResponderExcluir