14/09/2018

[Resenha] Um grão de areia | Pedro Braghin

Um grão de areia

Autor(a): Pedro Braghin
Editora: Autografia
Páginas: 176
Resenha por: Viviane
Avaliação: 5/5
Compre: Americanas / Editora

*Livro cedido pela editora para resenha


Sinopse: Um jovem médico rico e arrogante jamais conseguiria fazer algo em meio ao caos e violência. Impulsionado por uma raiva incontrolável, Almir não se conformava com o fato de ninguém se mobilizar em prol dos menos favorecidos. Ele embarca, então, em uma cruzada emocionante na busca de provar a todo custo que pode mudar o mundo.

Será que um bom coração, embora sozinho e impaciente, pode surtir algum efeito no mundo caótico e violento? Ou seria apenas um grão de areia, insignificante?

Resenha: Almir é um jovem médico, recém formado. Nascido em uma família rica e renomada, o sonho de seu pai é que ele faça carreira na medicina, levando adiante o sobrenome da família, mas o rapaz tem outros planos.

Almir voluntaria-se como médico no continente africano, na Nigéria, para ser mais exata. Seu sonho é salvar vidas e fazer história, algo que seus pais são completamente contra, mas Almir vai mesmo assim.

"Almir, ou Al, era brasileiro, vindo de uma família de grandes médicos. Se formara nos estados Unidos com honras, e agora enfrentava uma grande decisão: ser médico em qualquer grande hospital que escolhesse ou seguir um grupo aos confins da desigualdade humana, em uma cruzada pelo território de pessoas menos favorecidas."

O caminho para chegar até lá não foi fácil, foram dias de caminhada por estradas quase desertas, "quase" porque tinham os perigos das emboscadas das milícias de lá, que não queriam americanos enxeridos cuidando de seu povo, mas, além disso, queriam seus suprimentos de remédios e comidas.

A primeira parada de Almir é um hospital extremamente precário, onde ele não consegue fazer quase nada em prol daquelas pessoas, o que acaba frustrando um pouco o médico que chegou ali com grandes sonhos e esperanças.

Após alguns desentendimentos com seu superior, Almir é transferido para uma base federal e contará com a ajuda de dois enfermeiros voluntários. Já nos primeiros dias os moradores de lá apresentam dores de cabeça, vômito e diarreia; após alguns testes, o vírus mortal, ebola, é confirmado e o pânico instala-se.

"O jovem médico agitado e impaciente que chegara semanas antes naquele lugar dava espaço a um homem mais maduro. Suas provações até o momento já o haviam mudado o suficiente para suportar aquele cenário."

Em meio a todos os problemas que Almir vem enfrentando, sua mãe está "mexendo os pauzinhos" para fazer com que o filho volte, nem que para isso seja preciso fazer uso da força.

Quando Almir já tem uma estratégia de contenção da doença, militares o levam a força de volta para sua cidade natal. Ao chegar lá, ele lutará com todas as forças e recursos para voltar para a Nigéria. Será que nosso protagonista conseguirá voltar? E, se voltar, o que ele encontrará lá depois dos vários dias em que esteve ausente?

"Um grão de areia" foi uma história de luta, fé e perseverança de um jovem que tinha tudo para ter um futuro brilhante no ramo da medicina, mas que decidiu trilhar seus próprios caminhos com coragem e determinação. É uma história que merece ser lida por todos, principalmente por aqueles que estão sempre se queixando e reclamando da vida.

14 comentários:

  1. Nunca li nada da Autografia, mas tenho muita vontade. Esse livro me parece um bom jeito de começar, porque eu amo livros que tem esse tema meio pesado e que nos fazem refletir sobre tudo. adorei a dica!

    E a resenha ficou ótima também.

    ResponderExcluir
  2. Eu já tinha encontrado uma resenha sobre esse livro, mas a sua despertou meu interesse pela leitura. É uma história bem curtinha, né? Mas parece ser bem intensa e reflexiva. Com ctza não é um grão insignificante, já quero ler e anotei essa dica maravilhosa.

    Beijos
    Sai da Minha Lente

    ResponderExcluir
  3. Olá, me parece ser uma história bem forte pelo seu post, deve ter sido difícil para esse médico querer fazer tanto mas se ver impedido por falta de condições. Já quero ler também.

    http://petalasdeliberdade.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Oiii Viviane

    Enredo interessante, deve ter sido enriquecedor acompanhar a jornada desse médico tão altruísta. Não conhecia o livro, mas achei a dica ótima.

    Beijos

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
  5. Vendo pela capa e pelo título, eu não imaginava encontrar uma história tão interessante assim. Eu gostei bastante da premissa e a sua resenha me deixou bem curiosa com a leitura, pode ser um livro que talvez me agrade e espero ter a oportunidade de realizar a leitura.

    ResponderExcluir
  6. Olá, tudo bem?

    Eu já tinha livro uma resenha sobre o livro "Um grão de areia" e gostei bem do que li, a premissa é interessante. A sua resenha só reforçou o meu interesse e curiosidade na leitura e desejo ler esse livro no próximo ano.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  7. Eu adoro esse tipo de obra porque serve como um verdadeiro tapa na cara naqueles momentos em que só estamos reclamando da vida, né? É algo bem certeiro. Não conhecia essa história mas pela sua resenha, parece gerar grandes reflexoes.

    ResponderExcluir
  8. Olá,
    Gosto deste drama mais carregado e que trás algo a se pensar. Torna a leitura mais impactante e marcante. O enredo parece ser repleto destes momentos de reflexão.

    Debyh
    Eu Insisto

    ResponderExcluir
  9. Olá, tudo bem? Adorei a resenha! Me identifico muito com histórias que falam sobre luta e perseverança, e só pela resenha me senti tentada a ler! Dica anotada <3
    Beijos,
    http://diariasleituras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  11. Olá Vivi, tudo bem? Eu amo visitar o seu blog, sempre conheço livros e autores novos quando venho aqui! Eu conheço apenas dois autores que publicam na Editora Autografia e, percebi que eles são bem seletivos em suas publicações, fico feliz em saber que os autores nacionais estão se dedicando cada dia mais aos seus livros.

    Pelo que percebi na sua resenha, esse livro é um drama emocionante com muitas reviravoltas, principalmente quando se trata de doenças e ajudar aos menos favorecidos, a nossa sociedade está organizada de uma maneira onde os ricos ficam mais ricos e os pobre mais pobres, infelizmente os nossos governantes não estão preocupados conosco.

    A história desse jovem médico me deixou emocionada porque, não é sempre que as pessoas percebem que os outros precisam de ajuda, tenho certeza que ele livro da uns bons "tapas na nossa cara" e nos faz refletir sobre como estamos vivendo. Parabéns, pela resenha incrível.

    Beijos e Abraços Vivi
    Resenhas da Viviane

    ResponderExcluir
  12. Olá!
    Gosto muito de livros com história sobre força, perseverança e fé e fiquei bastante curiosa para ver como tudo isso foi trabalhado nesse livro. Só fiquei um pouco preocupada com a mãe de Almir "mexendo pauzinhos", mas é uma obra que parece agradável e reflexiva e que vou anotar a dica.
    Beijos

    ResponderExcluir
  13. Oi. Parece um daqueles livros que fazem chorar, gosto quando a proposta da narrativa enfoca na fé de uma forma abrangente sem cair no clichê cristão, não sei como é abordado nesse livro, mas fiquei curiosa para conhecer.

    ResponderExcluir
  14. Olá,

    Deve ser difícil descobrir o que se quer quando já achava que sabia, por isso fiquei bastante animada para saber como será o desenrolar desse conflito. Nunca li nada desse autor, contudo espero gostar bastante.

    Beijos,
    oculoselivrosblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir