08/10/2018

[Resenha] Até quando? (parte #1) | Christiane de Murville

Até quando?

Autor(a): Christiane de Murville
Editora: Chiado
Páginas: 284
Resenha por: Viviane
Avaliação: 4/5
Compre: Editora

*Livro cedido pela editora para resenha


Sinopse: Quantas vezes repetimos situações já experimentadas, voltamos a visitar locais bem conhecidos, descobrimos parentes novos ou cruzamos com gente que não lembramos ao certo quando e onde já encontramos? Quem nunca caiu em esquemas de pensamentos repetitivos ou em algum registro emocional capaz de o aprisionar em alguma realidade particular? Este romance ficcional conta a aventura de João e de sua família, quando passam exaustivamente por inúmeras dessas situações em suas experiências na Terra, vivendo ora momentos de grande alegria e prazer, ora de extremo sofrimento e decepção, visitando tanto cenários infernais como paradisíacos. Até quando continuarão eles reeditando inúmeras experiências já vividas, repetindo comportamentos eventualmente pouco saudáveis, retornando a lugares já bem conhecidos e oscilando de humor? Em seu íntimo, cada qual quer provar o seu valor, mostrar a todos e convencer a si mesmo de que é uma pessoa honrada e virtuosa. Portanto, precisa projetar novos episódios em sua vida e reeditar outros já vividos, até conseguir sentir-se satisfeito consigo mesmo, com o coração tranquilo e a consciência apaziguada, tendo realizado seu potencial de vida na Terra. No entanto, estariam João e sua família presos em projeções pessoais? Como fazer, então, para encontrarem a liberdade, para se livrarem de padrões repetitivos, formatações e condicionamentos diversos criados por eles mesmos e o coletivo no qual todos estão mergulhados?

Resenha: "Até quando?" é um livro que fala de espiritualidade, reencarnação, erros e acertos de outras vidas, mas tudo de uma forma muito lúdica, como se, em cada existência nossa, nossos erros e acertos fossem sendo colocados em exposição, em uma espécie de armazém, no qual vamos quando morremos, vemos tudo o que fizemos de certo e de errado e programamos nossa próxima vida.

João, em sua primeira vida apresentada, era um servente de pedreiro, sem dinheiro, sem futuro, sem vontade de trabalhar ou viver, invejava a amante gostosa do patrão e a moto nova com baú de um colega, que desejou a morte e ela chegou de forma trágica. Ao chegar em seu "armazém", admitiu seus erros e nasceu novamente, claro que esquecendo tudo da vida passada.

"Somente quando fosse checar novamente sua relação de memória incômodas, ligada a desejos e pendências pessoais ainda por resolver, talvez compreendesse o motivo de tudo que estava vivendo e se sentisse mais aliviado."

Na sua segunda vida João tinha a mulher gostosa que tanto sonhou e um emprego melhorzinho, mas ainda assim não estava feliz. Sua esposa adoeceu, engordou, só gastava, ele não dava amor e atenção aos filhos, acabou sozinho e voltou ao "armazém" para entender onde ele errou e planejar sua volta.

Em todas suas reencarnações João reencontra seu primeiro patrão, a amante gostosa, sua mãe, uma vizinha que eventualmente se relacionava com ele e até mesmo o cachorro.

"João não tinha a sensação de ser eterno, não se lembrava de outras aparições no mundo, nem de sua passagem pelo armazém de memórias."

Foi possível perceber o quanto o personagem evoluiu espiritualmente em cada vez que ele renascia. Em algumas vidas ele morreu velho, em outras jovem e em algumas nem chegou a nascer. Em cada nova existência João resgatava alguma pendência de outra vida, mas acabava adquirindo novas.

De certa forma este livro nos faz refletir que queremos as coisas, as desejamos do fundo do coração, mas quando enfim conquistamos, vemos não era aquilo que a gente queria e passamos a desejar outras coisas; quase sempre a vida do outro, que achamos ser melhor que a nossa. Eu acredito em reencarnação, mas a vida é agora, temos que fazer valer a pena agora, viver bem com o que temos e não desejar o que é do outro, até porque não sabemos o que o outro passa ou passou para chegar até desejada conquista.

13 comentários:

  1. Oie
    Gostei da proposta do livro e de seus comentários sobre. Concordo com você que temos que fazer valer a pena agora, viver bem, fazer o nosso melhor. Fiquei com vontade de ler o livro.

    Beijinhos
    https://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com/2018/10/resenha-guerra-que-me-ensinou-viver.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, obrigada pelo seu interesse e comentário! Ótimo dia!

      Excluir
  2. Olá, tudo bem?
    Eu achei bem bacana conhecer a sua opinião sobre a obra, mas a premissa não me despertou interesse. Eu acho que não seria uma boa experiência de leitura para mim, mas para quem se interessa por livros assim com certeza tem uma ótima dica! Sua resenha está muito boa e acho que vai despertar curiosidade em quem se atrai por livro a do gênero.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Beatriz, bom dia! Obrigada por deixar seu comentário, mesmo não sendo exatamente o etilo de livro que mais aprecia. Ótimas leituras!

      Excluir
  3. É um livro que foge dos gêneros que estou acostumada a ler. Mas sempre paro para prestar atenção porque meu namorado adoro temas assim e também porque conseguimos tirar algo bom nessas leituras. Não conhecia a obra e mesmo não me sentindo tão atraída pela premissa, acredito que daria uma chance, sabe? =D

    Sai da Minha Lente

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OLá, Clayci
      Obrigada pelo seu comentário e interesse pelo meu livro. ótimo dia!

      Excluir
  4. Oi, tudo bem?
    Eu ainda não conhecia esse livro, mas confesso que não sei se é o tipo de leitura que eu faria. Nunca tive muita curiosidade por livros que envolvam espiritualidade, apesar de acreditar em reencarnação. No entanto, achei o enredo desse interessante, especialmente pelo fato do protagonista demonstrar uma evolução em cada reencarnação.
    Adorei sua resenha e vou anotar a dica. Quem sabe eu não animo ler futuramente né?
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Maria Luiza, obrigada pela sua mensagem e interesse pelo meu livro, apesar de ser diferente do que costuma ler. Ótimas leituras!

      Excluir
  5. Olá, tudo bem? Eu não acredito em reencarnações e justamente por isso acho a obra tão importante, porque certamente me faria desconstruir a ideia que tenho a respeito do tema. Desse modo, sua dica veio em excelente hora, espero ler em breve!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Dayhara, muito obrigada pela sua mensagem. De fato, esse livro tem despertado o interesse de muita gente por apresentar essa ideia de reencarnação de modo bem original. Espero que aprecie a leitura. beijo e boa semana!

      Excluir
  6. Olá, Vivi linda! Como vai?
    Olha, quando eu vi a capa desse livro pelo instagram eu tinha certeza que era auto-ajuda e, que falava sobre algo completamente diferente do que li na sua resenha, confesso que julguei o livro pela capa e agora estou arrependida.

    Eu tenho vários livros sobre espiritualidade e religião na minha estante, quando eu era mais jovem costumava ler esse gênero com mais frequência mas, mesmo assim, achei a premissa muito interessante e com certeza, desperta a nossa curiosidade para o futuro. Eu acredito que devemos viver nossos dias como se fossem o último e, fazer todo o bem que conseguirmos, afinal, não sabemos quando iremos morrer.

    Beijos e Abraços Vivi
    Resenhas da Viviane

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Viviane, super obrigada pela sua mensagem interessada e empolgada. Espero que curta a história do João e da família dele! Beijo e ótima semana!

      Excluir
  7. Olá, bom dia! Muito obrigada pela resenha bem elaborada e interessante sobre o meu livro. Também acredito que é importante viver o presente e dar sempre o melhor de si. Pois talvez não seja uma questão de ficar indo e vindo, reencarnando, mas de simplesmente criar/projetar à nossa volta uma realidade alegre, feliz e luminosa. Beijo, obrigada e ótima semana!

    ResponderExcluir