26/10/2018

[Resenha] Uma policial de quatro patas | W. Bruce Cameron

Uma policial de quatro patas

Autor(a): W. Bruce Cameron
Editora: Fundamento
Páginas: 188
Resenha por: Viviane
Avaliação: 5/5
Compre: Americanas / Editora

*Livro cedido pela editora para resenha


Sinopse: Ellie é uma cadelinha muito especial com um trabalho muito importante. Desde que era filhote, foi treinada para ser um cão de resgate. Por isso, ela consegue encontrar uma criança perdida no meio de uma floresta ou uma vítima ferida em um prédio que desabou. A missão de Ellie é salvar pessoas que estão em perigo.

Mas Ellie descobre que precisa fazer mais. Seus cuidadores - o viúvo Jakob e a solitária Maya - estão com problemas e também precisam dela. Muitas vezes, para salvar pessoas, é preciso mais que treinamento. É preciso amor, dedicação e atitude!

Uma policial de quatro patas é a adaptação para crianças do filme Quatro vidas de um cachorro. Contada do ponto de vista do cão, é uma obra inspiradora para os jovens amantes de animais.

Resenha: Ano passado eu li "Quatro vidas de um cachorro", um dos meus livros preferidos da vida, e, devido à minha paixão pela raça pastor alemão, a personagem Ellie foi a minha "vida" favorita, então eu fiquei louca quando soube que tinha um livro só dela. A versão é infantil, mas não tirou nem um pouco o brilho e a emoção da leitura.

Ellie, nossa narradora, é a cachorrinha mais inteligente de uma grande ninhada de cães da raça pastor alemão, por isso foi a escolhida pelo solitário e triste Jacob, um policial de Busca e Resgate. Logo que ele adotou Ellie os treinamentos começaram, com a ajuda de Wally, um outro policial. Ellie era treinada todos os dias para "Encontrar", usando apenas o cheiro de uma roupa de Wally; com o tempo ela ficou muito boa em "Encontrar" e divertia-se muito fazendo isso. Quando voltavam para casa ela sentia que precisava fazer algo para deixar Jacob feliz, então dedicava-se muito a aprender todos os comandos.

Chegou então o dia de "Encontrar" de verdade e Ellie cumpriu majestosamente sua função, encontrando uma senhora com alzheimer, que tinha sumido de casa.

Um dia, durante a busca de uma garotinha, Jacob leva um tiro e precisa se aposentar, mas Ellie é uma cadela jovem ainda e é transferida para outra policial, a Maya. Ellie sente que Maya não é triste como Jacob, mas sente falta do antigo "dono", porém como é uma cadela muito esperta ela logo se adapta à Maya, que enfrenta algumas dificuldades para acompanhar Ellie no trabalho, pois está um pouco acima do peso.

"Eu me aproximei e pus a cabeça no joelho de Maya, triste por ela sofrer tanto. A pobrezinha estava cansada até para erguer a mão e acariciar minha cabeça."

Um dia Maya e Ellie são chamadas para auxiliar na Busca e Resgate em um local devastado, não entendi se por um furação ou por um terremoto, mas estava tudo em escombros. Ellie ficou frustrada, pois só encontrava mortos, não conseguia salvar ninguém, e sua missão era salvar pessoas, então Maya pediu a um policial que se escondesse para Ellie achá-lo e ficar feliz, o que deu certo.

"Não era isso que deveria acontecer. Encontrar pessoas deveria ser o mesmo que salvá-las."

Neste mesmo dia Ellie foi "Encontrar", pois sentiu que alguém estava vivo, e seu focinho foi molhado com algum produto químico, muito corrosivo, que a deixou muito ferida, colocando em risco seu futuro como cão policial de Busca e Resgate.

Como eu disse antes, a estória é narrada por Ellie e tem tanta emoção, tanto sentimento, que por vezes eu pegava-me sorrindo sozinha, fora as tantas vezes que as lágrimas embaçaram minha leitura. É uma estória linda, o livro é curtinho, dá para ler em um dia; eu demorei um pouco mais, pois não queria que acabasse nunca. Recomendo muito esta leitura para todos que amam - ou não - os cachorros.

8 comentários:

  1. Olá Vivi, que lindo esse livro. Nossa, cada vez que visito o seu blog fico mais feliz em saber que, em saber que temos tantas coisas em comum, eu também amo cachorros! Quando vi a capa do livro tive certeza que seria uma estória linda e comovente, sempre choro quando o livro tem animais, porque eles são seres inocentes e, me deixam muito emocionada.

    Eu tinha certeza que conhecia esse livro quando vi a capa mas, lendo a sua resenha percebi que estava enganada, como assisto muitos filmes sobre animais acabei confundindo..rs! Sobre o livro "Quatro vidas de um cachorro" estou com ele na minha lista de compras da BF pretendo lê-lo ainda esse ano.

    Quero te recomendar o mangá "O Cão que Guarda as Estrelas" e o livro "Ameixa" tenho certeza que irá amar a história deles, porque são igualmente emocionantes.

    Beijos e Abraços Vivi
    Resenhas da Viviane

    ResponderExcluir
  2. Depois que eu li Marley&Eu jurei nunca mais ler livros que tivessem animais como foco, gostei de conferir sua resenha sobre esse livro em especial mas não é uma leitura que me vejo fazendo, não tenho psicológico na verdade. kkk

    beijos

    ResponderExcluir
  3. Oiiii,

    Adorei a empolgação com a resenha, mas eu não consigo ler livros que tenham animais como foco, mesmo achando super interessante a história ser narrada sob a perspectiva do animal eu sempre acho que vou sofrer demais e aí sempre prefiro pular este tipo de leitura. Mas acho super válida a dica pra quem curte este tipo de leitura.

    Beijinhos...
    http://www.paraisoliterario.com

    ResponderExcluir
  4. Que capa mais fofa, já fiquei super interessada!
    Quero muito ler Quatro vidas de um cachorro, mas infelizmente ainda não tive a oportunidade. Fiquei ainda mais empolgada em saber que você adorou esse livro.
    O livro que você trouxe ainda não conhecia. Amei em saber que a narradora é cachorrinha, deve ser extremamente emocionante.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Oi, tudo bem? Não leio muito livros em que os animais são os narradores, acho que o último foi Marley e eu, há uns bons anos. Fiquei triste por saber desse acidente com a cachorrinha e me deixou curiosa para saber quem fez isso com ela. Não gosto de ler/ver pessoas/animais em sofrimento, mas fiquei pistola pra saber quem fez isso com ela hahaha. A capa é uma fofura <3

    Love, Nina.
    www.ninaeuma.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Olá Larissa, eu não conhecia esse livro, mas pelos seus comentários o enredo parece ser muito bom além de cheio de emoções como você mesmo comentou *-* Essa narrativa com a visão da cachorrinha Ellie parece estar encantadora *-* Dica anotada.

    ResponderExcluir
  7. Oi, tudo bem?
    Eu tento evitar ao máximo livros e filmes com animais que sofram, mas eu realmente fiquei bem curiosa para ver mais sobre essa história e já quero muito ler, parece ser uma leitura excelente e adorei poder conhecer um pouquinho aqui através da resenha.

    ResponderExcluir
  8. Ai que coisa mais linda!!! Acho que vou chorar lendo esse livro, ainda mais sendo narrado pela Ellie. Deve ser incrível ver as coisas pelos olhos dela, livros com animais sempre me emocionam muito. Espero conseguir ler logo.

    ResponderExcluir